sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nosferatu

FICHA TÉCNICA
Título: Nosferatu - Eine Symphonie der Graeuns
Alemanha, 1922
mudo, preto e branco
Direção: F.W. Murnau
Roteiro: Henrik Gateen, com base no romance de Bram Stoker
Elenco: Max Shreck, Greta Schröder. Karl Etlinger, John Gottowt, Ruth Landschoff
Duração: 94 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Em 1838, o agente imbioliário Hutter atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha.

A criatura de Murnau era um ser amargurado, angustiado com a maldição da vida eterna. O diretor usou como base o original de Bram Stoker, mas os herdeiros do escritor o processaram por violação de direitos autorais. Murnau perdeu o processo e a Justiça ordenou a queima das cópias, mas por sorte algumas ficaram guardadas até a morte da viúva de Stoker. A belíssima música incidental do clipe é Ave Satani, do DeathSS.

E POR FALAR NISSO...

Nosferatu foi readaptado para as telas em 1979 por outro alemão igualmente excêntrico e talentoso: Werner Herzog. Klaus Kinski e Isabelle Adjani viviam os personagens principais, ele com o visual parecidíssimo ao da criatura de 1922. Aliás, na comparação entre as duas obras, como mostra o clipe, a conclusão é de que Herzog foi bastante fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário