sexta-feira, 11 de maio de 2012

Metrópolis

FICHA TÉCNICA
Título original: Metropolis
Alemanha, 1927
mudo, preto e branco
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Thea von Harbou
Elenco: Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Rudolf Klein-Rogge, Fritz Rasp
Duração: 153 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O enredo é ambientado no século 21, numa grande cidade governada por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis. Os trabalhadores, ao contrário, são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Entre os  operários, uma jovem, Maria, destaca-se, chamando os trabalhadores a se organizar.

O clipe mostra a nova versão de Metropolis, restaurada e com partes encontradas há pouco. Foi exibida pela primeira vez no Festival de Berlim de 2010. Isso mostra a atualidade da obra de Fritz Lang, até hoje uma referência. O filme influenciou muitos artistas e tem uma poderosa visão política. Consta que Hitler anteviu isso e convidou Lang e sua então esposa, Thea von Harbou, para trabalhar. Ela aceitou, mas ele preferiu se refugiar em Paris. Ponto para ele.

E POR FALAR NISSO...

A junção de dois ícones alemães: o cinema de Fritz Lang com a música do Kraftwerk. Não houve edição: foi selecionado um trecho do filme e colocada a música. O resultado foi sintonia total. Aliás, a composição se chama... Metropolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário