segunda-feira, 4 de março de 2013

O Urso e a Boneca/Brasil Ano 2000

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Ours et la Poupée
França
colorido
Direção: Michel Deville
Roteiro: Deville e Nina Companéz
Elenco: Brigitte Bardot, Jean-Pierre Cassel, Daniel Ceccaldi, George Claisse, Patrick Gilles
Duração: 85 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O violoncelista Gaspard vive numa casa tranquila com seu filho e três sobrinhos. Ele gosta de viver sozinho. Mas um dia seu caminho cruza com o de uma bela mulher temperamental.

A "boneca" do título, claro, é Brigitte Bardot, que interpreta a estressada Felícia. Num dia de chuva, seu carro bate no do "urso" Gaspard (Jean-Pierre Cassel) e a confusão começa.

E POR FALAR NISSO...

A questão é que Felícia tem consciência da beleza e está acostumada a ter os homens a seus pés. E o introvertido Gaspard parece ser imune a seus encantos. Daí que ela resolve conquistá-lo.

1969 Brasil Ano 2000

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Walter Lima Jr.
Elenco: Anecy Rocha, Ênio Gonçalves, Hélio Fernando, Iracema de Alencar, Ziembinski
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No ano 2000, com o país parcialmente devastado pela Terceira Guerra Mundial, uma família de migrantes chega a uma pequena cidade a qual dá o nome de Me Esqueci.

Típico exemplar do Cinema Novo, com viés claramente influenciado pelo Tropicalismo, tinha linguagem de vanguarda, o que assustou o público comum. Anecy, a estrela, era mulher de Lima Jr. e irmã de Glauber Rocha. Morreu jovem, ao cair no poço de um elevador.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Coração, composta especialmente para o filme por Rogério Duprat, não por coincidência o maestro da Tropicália. Na trama, a família entra em crise, dividida entre os desejos de integrar-se ao sistema ou lutar pela liberdade individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário