FICHA TÉCNICA
Título original: Son of Saul
Hungria
colorido
Direção e roteiro: Lázslo Nemes
Elenco: Géza Rohrig, Levente Molnár, Urs Rechn, Sandór Szóter, Christian Harting
Duração: 120 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Outubro de 1944, no campo de concentração de Auschwitz. Saul Auslander é um membro húngaro do Sonderkommando, grupo de prisioneiros judeus isolados e forçados a servir os nazistas.
A trama conta que o personagem principal, vivido por Géza Rohrig, ao explorar um dos fornos crematórios, descobre o corpo de um menino. E ele acaba assumindo que é o de seu filho.
E POR FALAR NISSO...
A produção ganhou o Oscar de filme estrangeiro, a primeira vez em que a Hungria sai vencedora na categoria. A trama dramática, e que fala sobre o Holocausto (tema caro à Academia), facilitou a conquista.
FICHA TÉCNICA
Título original: Anomalisa
Estados Unidos
colorido
Direção: Charlie Kaufman, Duke Johnson
Roteiro: Charlie Kaufman
Elenco: David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonam
Duração: 90 minutos
Gênero: animação
Sinopse: Conta a história de Michael Stone, palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Do aeroporto vai direto para o hotel, onde começam suas aventuras.
Assim que chega ao hotel, o escritor (voz de Thewlis) entra em contato com uma antiga namorada para que possam se reencontrar. Mas o seu plano não dá certo e, carente, ele começa a se insinuar para garotas que vão assistir sua palestra.
E POR FALAR NISSO....
A produção é original em tudo, primeiro por ser um desenho animado de tema exclusivamente adulto. E depois por mostrar a originalidade de Kaufman, o escritor por trás de filmes como Adaptação e Quero ser John Malkovich.
FICHA TÉCNICA
Título original: Trumbo
Estados Unidos
colorido
Direção: Jay Roach
Roteiro: John McNamara
Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, Elle Fanning, John Goodman
Duração: 124 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta a história do roteirista Dalton Trumbo, que teve uma história singular em Hollywood. É que, apesar de ter criado grandes sucessos, ele foi proibido de trabalhar.
O escritor, interpretado por Bryan Cranston (indicado ao Oscar de ator), responsável por sucessos como Spartacus e A Princesa e o Plebeu, não colaborou com o Comitê de Atividades Anti-Americanas e entrou na lista negra.
E POR FALAR NISSO...
O filme é ao mesmo tempo a defesa da liberdade de expressão e o retrato de uma personalidade fascinante, para quem Cranston dá um belo toque de ironia. Helen Mirren também tem destaque na pele de Hedda Hopper, a fofoqueira que ajudava a perseguir os comunistas.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Homero Olivetto
Roteiro: Olivetto, Patrícia Andrade
Elenco: Cauã Reymond, Sophie Charlotte, Humberto Martins, Luísa Arraes, Jesuíta Barbosa
Duração: 87 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta história de Ara, um homem de poucas palavras mas muita determinação. Ele vive em uma terra devastada que espera por um novo messias que venha trazer a liberdade.
Cauã Reymond é o herói dessa curiosa versão de Mad Max ambientada no sertão do Nordeste brasileiro. A primeira direção de Olivetto dividiu opiniões, mas foi algo diferente em meio ao mar de comédias rasas do cinema nacional.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção Boa Noite, do Tropkillaz, incluída na trilha sonora. Na trama, Ara lidera uma gangue de motoqueiros rebeldes que luta contra os desmandos do cruel Tenório. Mas desperta o ciúme de sua mulher, Severina (Sophie Charlotte\0.