sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme

FICHA TÉCNICA
Título original: Wall Street - Money Never Sleeps
Estados Unidos
colorido
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Alan Loeb, Stephen Schiff
Elenco: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Josh Brolin, Carey Mulligan, Susan Sarandon
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Depois de passar oito anos na cadeia por conta de fraudes financeiras, o ex-milionário Gordon Gekko é solto, mas não tem ninguém à sua espera na saída. E tem de recomeçar do zero.

É uma continuação do filme lançado em 1987, que deu o Oscar de ator a Michael Douglas. O personagem, Gordon Gekko, virou ícone por sua fala "a cobiça é boa". Aqui a história é acrescida de doses de cinismo, por conta da situação atual e da crise mundial de 2008.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, Gekko tem problemas com a filha Winnie (Carey Mulligan), que não o aceita. Ele acaba conhecendo o namorado da moça, o especialista financeiro Jack Moore (Shia LaBeouf), que acaba virando uma espécie de pupilo.

Zé Colmeia

FICHA TÉCNICA
Título original: Yogi Bear
Estados Unidos
colorido
Direção: Eric Brevig
Roteiro: Brad Copeland
Elenco: Dan Aykroyd, Justin Timberlake, Anna Faris, T.J. Miller
Duração: 80 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de Zé Colmeia e Catatau, dois ursos pardos que têm o costume de roubar cestas de piquenique dos visitantes do parque Jellystone.

A produção mistura animação computadorizada com personagens em carne e osso. Zé Colmeia e Catatau foram dublados, respectivamente, por Dan Aykroyd e Justin Timberlake. A repercussão foi mediana, por que as crianças não estivessem habituadas com os personagens, sucesso dos desenhos nos anos 60.

E POR FALAR NISSO...

Para dar um toque atual à trama, foi acrescentado um viés ecológico. Os ursos preguiçosos acabam se unindo aos guardas que sempre pegam no pé deles por que um executivo quer destruir o parque e construir um condomínio comercial.

Zona Verde

FICHA TÉCNICA
Título original: Green Zone
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Brian Helgeland
Elenco: Matt Damon, Greg Kinnear, Brendan Gleeson, Amy Ryan, Jason Isaacs
Duração: 115 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A ação se passa em Bagdá, em 2003, quando Roy Miller lidera uma equipe a serviço da inteligência do exército americano em busca de armas de destruição de massa.

O agente interpretado por Matt Damon se vê no Iraque em busca das tais armas que serviram de justificativa americana para o ataque ao país. E de repente se sente no meio de uma situação caótica.

E POR FALAR NISSO...

Além de cenas, o clipe tem uma entrevista com o diretor Paul Greengrass, mestre do estilo vertiginoso e uma escolha pessoal do astro Matt Damon, que trabalhou com ele em dois filmes da franquia Bourne. As locações aconteceram na Espanha e no Marrocos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

2009 NO CINEMA

Foi o ano em que Avatar (foto) bateu todos os recordes de bilheteria com sua história de amor futurista. Já para A Estrada, o futuro era ainda mais sombrio. A Fita Branca mostrou o ovo da serpente, a origem do mal até em belas crianças. A Menina que Brincava com Fogo relatou uma história eletrizante, onde ninguém é mocinho. Abraços Partidos foi uma homenagem de Almodóvar ao cinema. Coco Chanel, ícone eterno da moda, reviveu em dois filmes: um sobre sua juventude e outro a respeito de seu envolvimento com Stravinsky. Amor Sem Escalas abordou o novo mundo das relações líquidas. Bastardos Inglórios foi um tratado pop sobre a vingança. Direito de Amar fez um contraponto entre amor e intolerância.

BRILHARAM: Jeff Bridges, Sandra Bullock, Quentin Tarantino, James Cameron, Penélope Cruz, Audrey Tautou, Brad Pitt, Colin Firth, Julianne Moore, Meryl Streep, Michael Haneke, Lars Von Trier, Tom Hanks, Glória Pires, Carey Mulligan, Johnny Depp, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Matt Damon, Gabourey Sidibe, Mo'nique, Edward Norton, Selton Mello, Michael Sheen, Michael Jackson, Eduardo Coutinho, Abel Ferrara, Jim Carrey, Daniel Day-Lewis, Richard Gere, Ricardo Darin

MORRERM: Michael Jackson, Natasha Richardson, David Carradine, Farrah Fawcett, Patrick Swayze, Dirce Migliaccio, Clodovil Hernandez, Anselmo Duarte, Mara Manzan, John Updike, Joseph Wiseman, Leila Lopes, Les Paul, Mercedes Sosa, Miguel Magno, Naomi Sims, Perry Salles, Pina Bausch, Renato Consorte, Zé Rodrix, Don Galloway, Patrick McGoohan, Ricardo Montalban, Susanna Foster, James Whitmore, Estelle Bennett, Ida Gomes, Walter Silva, Sidney Chaplin, Ron Silver, Andy Hallett, Maurice Jarre, Ankito, Isolda Cresta, Francarlos Reis, Marilyn Chambers, Stephanie Parker, Ken Annakin, Maurice Druon, Beatrice Arthur, Otto Stupakoff, Augusto Boal, Dom DeLuise, Leina  Krespi, Juliana de Aquino, Silvio Barbato, Karl Malden, Walter Cronkite, Duse Nacaratti, Maria Sílvia, Sérgio Viotti, Nadinho da Ilha, Anilza Leoni, John Hughes, Raul Solnado, Bob Nelson, Paul Burke, Mary Trevors, Andréa Matarolli, Al Martino, Edward Woodward, Lombardi, Richard Todd, Jennifer Jones, Brittany Murphy, Marianne Stone

500 Dias com Ela

FICHA TÉCNICA
Título original: 500 Days of Summer
Estados Unidos
colorido
Direção: Marc Webber
Roteiro: Scott Neustadt
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Chloe Mortez, Clark Gregg, Minka Kelly
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme utiliza uma narrativa não linear para dar voz ao protagonista masculino, o publicitário Tom Hansen, que conta a história de um amor mal-sucedido.

A história começa quando Tom, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, é apresentado por seu chefe à nova assistente, Summer (Zooey Deschanel). A atração que ele sente pela moça é imediata, e passa a tentar várias formas de se aproximar dela.

E POR FALAR NISSO...

A comédia romântica, produzida de forma independente, acabou fazendo grande sucesso, apesar da falta de final feliz. Eles acabam se entendendo num karaokê, mas o relacionamento é cheio de altos e baixos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

2012

FICHA TÉCNICA
Título original: 2012
Estados Unidos
colorido
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Emmerich, Harald Kloser
Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Amanda Peet, Thanie Newton, Oliver Platt
Duração: 158 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme-catástrofe faz referência ao calendário maia, que previa que uma série de cataclismas atingiria a Terra na data de 20-12-2012.

O roteiro vai fundo no clima de desastre e conta que o clima do núcleo do planeta começa a sofrer um aquecimento sem precedentes, o que causa uma série de deslocamentos da crosta terrestre.

E POR FALAR NISSO...

Entre os vários cenários catastróficos, estavam a queda da Califórnia para o Oceano Pacífico, a erupção do vulcão de Yellowstone, e até a queda do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O filme leva tudo isso a sério, o que teve até um lado cômico.

A Estrada

FICHA TÉCNICA
Título original: The Road
Estados Unidos
colorido
Direção: John Hillcoat
:Roteiro: Joe Penhall
Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme mostra a luta e a fuga de pai e filho por todos os Estados Unidos num período pós-apocalíptico, em que toda a Terra se encontra devastada.

O roteiro, baseado num livro de sucesso de Cormac McCarthy, conta que o mundo foi praticamente destruído há mais de 10 anos, mas ninguém sabe exatamente o que aconteceu. Mortensen e o jovem Kodi têm destaque como pai e filho.

E POR FALAR NISSO...

Os personagens principais, que não têm os nomes revelados (são apenas o pai e o filho), sobrevivem por meio de todo furto que conseguem praticar, seja de comida ou de roupa. Apesar de tudo, não desistem e seguem pela estrada, rumo ao Oeste dos Estados Unidos.

A Fita Branca

FICHA TÉCNICA
Título original: Das Weisse Band
Álemanha
preto e branco
Direção e roteiro: Michael Haneke
Elenco: Ulrich Tukur, Steffi Kuhnert, Leonard Proxauf, Roxane Duran, Rainer Bock
Duração: 144 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A ação transcorre em 1913, num vilarejo no norte da Alemanha, onde vivem crianças que se unem num coral, regido por um professor primário.

A trama conta que acontece um estranho acidente com o médico do local. O cavalo dele tropeça num arame afiado. A partir daí começa uma busca pelos responsáveis. E a resposta será uma triste surpresa...

E POR FALAR NISSO...

O diretor explicou que o filme mostra "a gênese de todo tipo de terrorismo", mas ficou mais fácil de ver a semente do nazismo. Ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes e o Globo de Ouro. Era considerado favorito para o Oscar de filme estrangeiro, mas foi surpreendido pelo argentino O Segredo de Seus Olhos.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A Jovem Rainha Victoria

FICHA TÉCNICA
Título noriginal: Young Victoria
Reino Unido
colorido
Direção: Jean-Marc Valée
Roteiro: Julian Fellowes
Elenco: Emily Blunt, Rupert Friend, Miranda Richardson, Paul Bettany, Mark Strong
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história começa em 1837, em Londres. Victoria, então com 17 anos, fica no centro da luta pelo poder real. Seu tio, William IV, está para morrer e ela é herdeira do trono.

A jovem rainha Victoria (Emily Blunt) começa a ser bajulada por todos. Mas sua mãe, a possessiva Duquesa de Kent (Miranda Richardson), a deixa afastada de todos, junto com o ambicioso conselheiro Conroy (Mark Strong). E Victoria odeia os dois.

E POR FALAR NISSO...

O filme foi responsável por mostrar um outro lado da rainha Victoria, que passou para a história como uma mulher reprimida e repressora. Mas ela é vista como determinada, que tem um grande amor pelo príncipe Albert (Rupert Friend), a quem foi fiel até depois da morte prematura dele.

A Menina que Brincava com Fogo

FICHA TÉCNICA
Título original: Flickan Som Lekte Med Elden
Suécia
colorido
Direção e roteiro: Daniel Alfredson
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Andersson, Anikka Halin
Duração: 129 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Depois de realizar um roubo perfeito, a hacker Lisbeth Salander viaja pelo mundo e fica um ano longe de seu país. Ao retornar à Suécia, começa a enfrentar várias acusações.

A trajetória da hacker que tem uma tatuagem de dragão nas costas, vivida por Noomi Rapace, traumatizada por abusos sexuais, se cruza com a de Mikael Bloqvist (Michael Nyqvist), e os dois vivem uma aventura eletrizante.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado na trilogia Milleniun, nome da revista em que Mikael trabalhava. Os livros foram escritos por  Stieg Larrson, que morreu prematuramente, antes de todo esse sucesso. O primeiro episódio teve uma versão em inglês.


A Mulher Invisível

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Cláudio Torres
Elenco: Selton Mello, Luana Piovani, Maria Manoella, Vladimir Brichta, Fernanda Torres
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Deprimido depois de ser abandonado pela mulher, Pedro encontra a mulher ideal. Ela é a fogosa loira Amanda. O único problema é que ela é uma criação da mente dele.

Pedro (Selton Mello) acaba entrando na história com a mulher irreal, interpretada por Luana Piovani. Enquanto isso, Vitória (Maria Manoella), sua vizinha, fica viúva e passa a assediá-lo, mas sem chance.

E POR FALAR NISSO...

Apesar de ser uma comédia rasgada, o filme permite uma análise séria sobre a solidão e a fuga da realidade. Fez sucesso e acabou gerando uma série apresentada pela Rede Globo, com os mesmos atores.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Princesa e o Sapo

FICHA TÉCNICA
Título original: The Princess and the Frog
Estados Unidos
colorido
Direção: Ron Clementes, John Musker
Roteiro: Clements, Musker
Elenco: vozes de Anika Noni Rose, Oprah Winfrey, Keith David, Jennifer Lewis, John Goodman
Duração: 89 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Tiana é uma moça que vive na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz. Ela sonha um dia abrir um restaurante, inspirada pelas deliciosas receitas de seu falecido pai, James.

O filme ficou famoso por ter a primeira princesa negra da Disney. Por isso, até a poderosa Oprah apareceu entre os dubladores. Tiana também tinha algo diferente em relação às princesas clássicas: era empreendedora, batalhava pelo que queria.

E POR FALAR NISSO....

Clipe com a canção Almost There, sucesso da trilha sonora. A atriz de musicais da Broadway Anika Noni Rose dublou Tiana. O filme fez sucesso, mas antes de estrear rolaram polêmicas sobre o fato de ele supostamente reforçar os estereótipos negros. O que caiu por terra...

À Procura de Eric

FICHA TÉCNICA
Título original: Looking for Eric
Reino Unido
colorido
Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty
Elenco: Steve Evets, Eric Cantona, Stephanie Bishop, Gerard Kearns, Stefan Gumbs
Duração: 116 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O carteiro Eric sente que sua vida está afundando. Sua família caótica não ajuda nada, com uma esposa megera e enteados travessos. E ele lamenta ter perdido a mulher que amou, há 30 anos.

Apesar dos esforços dos amigos, Eric, interpretado por Steve Evets, sente que continua marcando passo. Sua paixão sempre foi o futebol, território da amizade masculina, e é de lá que acaba vindo a ajuda de forma inesperada.

E POR FALAR  NISSO...

Quem acaba aparecendo para ele é Eric Cantona, o francês que foi um mito do futebol britânico e o grande ídolo do outro Eric. O jogador encara ele mesmo como ator e dá um precioso conselho ao novo amigo: "quem tem medo de jogar o dado nunca tira um seis."

A Proposta

FICHA TÉCNICA
Título original: The Proposal
Estados Unidos
colorido
Direção: Anne Fletcher
Roteiro: Pete Chiarelli
Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Betty White, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Margaret é uma editora durona de uma multinacional americana que adora criar clima de terror entre os funcionários. Um dia ela percebe que, por ser canadense, será deportada. A menos que faça uma coisa com a qual nunca sonhou.

A executiva durona, interpretada por Sandra Bullock, só ficará nos Estados Unidos se topar se casar com um cidadão americano. E o candidato é seu assistente, Andrew (Ryan Reynolds), que conhece bem a megera.

E POR FALAR NISSO...

Cena de dança, com a participação de Betty White. Com a farsa do casamento, Margareth acaba conhecendo um lado dela que estava sufocado. A crítica não gostou do roteiro clichê, mas a química entre os atores principais foi elogiada.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Saga Crepúsculo: Lua Nova

FICHA TÉCNICA
Título original: New Moon
Estados Unidos
colorido
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Melissa Rosenberg
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattison, Taylor Lautner, Ashley Greene, Kellan Lutz
Duração: 130 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Um incidente na festa de aniversário de Bella faz com que Edward vá embora. Arrasada, ela encontra consolo nos braços de Jacob.

A continuação da história imaginada por Stephenie Meyer mostra Bela (Kristen Stewart) dividida entre o doce vampiro Edward (Robert Pattison) e o belo lobismomen Jacob (Taylor Lautner). As adolescentes adoraram.

E POR FALAR NISSO...

Aos poucos, Bela começa a ser atraída para o mundo dos lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros, e passa a ter a sua lealdade questionada. A cena mostra um encontra da mocinha com o bombado Jacob embaixo de chuva.

A Teta Assustada

FICHA TÉCNICA
Título original: La Teta Asustada
Peru
colorido
Direção e roteiro: Claudia Llosa
Elenco: Magaly Solier, Susi Sanchez, Efraim Solis, Marino Balom, Antonin Prieto
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história centra-se em Fausta, uma jovem mulher que acredita ter a doença da teta assustada, que transmite medo ao filho por meio do leite materno.

A personagem principal, interpretada por Magaly Solier, crê que herdou a doença de sua mãe, estuprada por terroristas num momento muito difícil da história peruana, nos anos 80. Drama feminista com um toque de realismo fantástico.

E POR FALAR NISSO...

O filme é um dos mais premiados da história peruana. Ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim, foi o vencedor do Festival de Havana e ainda indicado ao Oscar de filme estrangeiro.

A Verdade Nua e Crua

FICHA TÉCNICA
Título original: The Ugly Truth
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Luketic
Roteiro: Nicole Eastrman, Kirsten Smith
Elenco: Katherine Heigl, Gerard Butler, Bree Turner, Eric Winter, Cheryl Hines
Duração: 96 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Abby é a produtora de um programa de televisão matutino que ainda procura pelo homem perfeito, o que a deixa irremediavelmente solteira.

Além de toda a sua crise profissional e romântica, a personagem principal, interpretada por Katherine Heigl, é colocada contra a parede pelos produtores do programa, que desejam aumentar a audiência. E a novidade que anunciam a desagrada demais.

E POR FALAR NISSO...

Abby terá de conviver com o charmoso cafajeste Mike (Gerard Butler), que dará a versão masculina (ou machista, na opinião dela) sobre as situações. Os dois parecem se detestar à primeira vista, mas ela demora a se confessar atraída por ele. A divertida cena mostra os apuros da moça por causa de uma calcinha com controle remoto.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Abraços Partidos

FICHA TÉCNICA
Título original: Los Abrazos Rotos
Espanha
colorido
Direção e roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Luiz Homar, Bianca Portillo, Lola Dueñas, Chus Lampreave
Duração: 128 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Há 14 anos o cineasta Matteo Bianco sofreu um trágico acidente de carro e perdeu a visão. Nesse mesmo acidente, a pessoa que o acompanhava morreu.

Depois do acidente, o cineastra interpretado por Luiz Homar deixa de lado o cinema e vira escritor, assumindo o pseudônimo de Harry Caine. Mas guarda amargas lembranças de sua antiga profissão.

E POR FALAR NISSO...

O filme é uma homenagem de Almodóvar ao cinema e a sua gente maluca. O roteiro é circular e cheio de camadas, como ele gosta. Penélope Cruz viveu Lena, a mulher do passado de Matteo. Foi o quarto filme dela com Almodóvar. Os outros foram Carne Trêmula, Tudo Sobre Minha Mãe e Volver.

Aconteceu em Woodstock

FICHA TÉCNICA
Título original: Taking Woodstock
Estados Unidos
colorido
Direção: Ang Lee
Roteiro: James Schamus, Eliott Tiber, Tom Monte
Elenco: Emile Hirsch, Emile Martin, Eugene Levy, Imelda Staunton, Jonathan Groff
Duração: 120 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A ação se passa em 1969, quando o hotel dos pais de Eliott é ameaçado de despejo. Então ele oferece o espaço para a realização de um show de rock.


O filme de Ang Lee, taiwanês que se divide entre Oriente e Ocidente, é baseado numa história real. Mostra que Eliott e seus pais, caretas quase caricatos, nem imaginam a proporção que tomará o concerto de Woodstock.

E POR FALAR NISSO...


A produção foi rodada de agosto a outubro de 2008 no estado de Nova York. Teve estreia mundial no Fesstival de Cannes de 2009. Mas a crítica ficou dividida. A base do roteiro era um livro de memória de Tiber e Monte.

Amor sem Escalas

FICHA TÉCNICA
Título original: Up in the Air
Estados Unidos
colorido
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Reitman, Sheldon Turner
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Melanie Linskey
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história é sobre um homem contratado por empresas norte-americanas para demitir funcionários e suas viagens a trabalho por todo o país.

George Clooney era Ryan Bingham, um homem que passava mais tempo no ar que em terra firme. E só chegava para dar notícias ruins. O roteiro é baseado num livro de Walter Kim, que mostra sua filosofia de vida e as pessoas que passam pelo seu caminho.

E POR FALAR NISSO...

A função de demitir pessoas tornou Ray uma pessoa fria. E o pior é que ele adora seu trabalho. Isso se reflete nos seus relacionamentos com as mulheres, sempre passageiros. Até que ele tem uma surpresa.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Anjos e Demônios

FICHA TÉCNICA
Título original: Angels & Demons
Estados Unidos
colorido
Direção: Ron Howard
Roteiro: Akiva Goldsman, David Koepp
Elenco: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor, Slim Khezri, Pierfrancesco Flavino
Duração: 146 minutos
Gênero: suspense

Sinopse:Depois de um bizarro assassinato na Suíça, o professor Robert Langdon é chamado para investigar o desaparecimento de uma substância misteriosa, que estaria ligado à seita Illuminati.

O filme mostra a primeira aventura de Langdon, interpretado por Tom Hanks, antes do estouro de O Código Da Vinci. As obras de Dan Brown foram fênomeno literário e repetiram o feito nas telas grandes.

E POR FALAR NISSO...

Quando vê um símbolo da Illuminatti na cena do crime, Langdon investiga a hipótese de essa seita ainda estar na ativa. A trama envolve até o assassinato do atual papa, e tem a ver com o sinistro camerlengo vivido por Ewan McGregor.

Anticristo

FICHA TÉCNICA
Título original: Antichrist
Dinamarca
colorido
Direção e roteiro: Lars Von Trier
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe
Duração: 112 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Depois da trágica morte de seu filho, ainda pequeno, uma jovem mãe entra em crise profunda e passa a agir, ou não, como se estivesse em coma emocional.

Um dos filmes mais pesados de Lars Von Trier, fala essencialmente de culpa, pois o menino cai pela janela enquanto o casal (Gainsbourg e Dafoe) transa no quarto ao lado. Algumas cenas fortes demais renderam polêmica.

E POR FALAR NISSO...

A produção foi lançada em 18 de maio de 2009, durante o Festival de Cannes, mas a maioria da plateia reagiu com vaias e risadas.O diretor teoricamente aceitou a reação, mas a partir daí começou a fazer declarações muito estranhas, se dizendo reacionário.

As Melhores Coisas do Mundo

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Lais Bodansky
Roteiro: Luiz Blognesi
Elenco: Francisco Miguez, Caio Blat, Denise Fraga, Fiuk, Paulo Vilhena
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme se passa num colégio de classe média em São Paulo e narra um mês agitado na vida de Mano, que começa a sentir a crise da adolescência.

O filme brasileiro mergulhou no mundo da adolescência, abordando temas como bullying e descoberta do sexo. O trabalho foi fruto de uma pesquisa intensa feita pelo casal Laís-Bolognesi em colégios paulistanos.

E POR FALAR NISSO...

O ponto de partida para o filme foi o livro Mano, de Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto. Teve a nona bilheteria, entre todos os lançamentos, no Brasil em 2009. Ganhou oito Calungas no Festival de Cinema de Recife, sendo o mais premiado.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Avatar

FICHA TÉCNICA
Título original: Avatar
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: James Cameron
Elenco: Sam Wortinghton, Zoë Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez
Duração: 162 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A história mostra um conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que envolvem Alfa Centauro. Lá entram em guerra os humanos colonizadores e os navi's, nativos humanóides.

O título diz respeito aos seres híbridos criados, por meio de engenharia genética, para interagir com os humanóides. Mas acontece uma história de amor surpreendente. O filme foi um fenômeno e até agora o mais visto da história, superando Titanic, também de Cameron.

E POR FALAR NISSO...

Cenas do filme ao som de I See You, com Leona Lewis. Cameron começou a planejar o filme em 1994 e planejava lançá-lo em 1999, logo após Titanic. Porém, segundo ele a tecnologia necessária para a produção ainda não estava disponìvel.

Baaria - A Porta do Vento

FICHA TÉCNICA
Título original: Baaria
Itália
colorido
Direção e roteiro: Giuseppe Tornatore
Elenco: Angela Molina, Luigi Lo Cascio, Enrique Lo Verso, Monica Bellucci, Michelle Placido
Duração: 150 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A ação se passa em 1930, na província de Palermo. Ciccio é um humilde pastor que consegue tempo para se dedicar a sua grande paixão: a leitura.

O filme transcorre entre as duas guerras mundiais, quando começa a florescer o fascismo na Itália por conta da crise financeira, que leva a família de Ciccio a passar fome. Por isso, seu filho se torna um político comunista.

E POR FALAR NISSO...

Com a produção, Tornatore, o diretor do clássico Cinema Paradiso, prosseguia com seu estilo sentimental ao descrever o passado. A história vai até depois da guerra, quando Peppino, o filho de Ciccio, encontra o grande amor da vida dele.

Bastardos Inglórios

FICHA TÉCNICA
Título original: Inglorius Basterds
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Christopher Waltz, Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Kruger
Duração: 153 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Segunda Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine é encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica para enfrentar a situação.

Só mesmo a incrível criatividade de Tarantino para fazer um filme ambientado na Segunda Guerra Mundial como uma narrativa pop. E transformar os judeus de coitadinhos em soldados vingativos que arrancam o couro (literalmente) dos inimigos.

E POR FALAR NISSO...

Brad Pitt era o chefe dos vingadores e o austríaco Christoph Waltz teve um ótimo momento como o nazista chefe, ganhando o Oscar de ator coadjuvante. O final da trama acontecia num cinema parisiense em chamas.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bem-Vindo

FICHA TÉCNICA
Título original: Welcome
França
colorido
Direção: Philippe Lioret
Roteiro: Lioret, Emmanuel Curcol
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thierry Godard
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Bilar, um refugiado iraquiano de 17 anos que vive uma grande aventura até chegar à França. Mas ele quer ir à Inglaterra, onde vive a menina pela qual se apaixonou.

O título do belo drama francês é irônico e mostra a grande carga de preconceito contra os imigrantes muçulmanos como Bilal (Farit Ayverdi). De Calais, cidade litorânea francesa, ele pensa em atravessar o Canal da Mancha. Mas, como, se não sabe nadar?

E POR FALAR NISSO...

É aí que entra em cena Simon (Vincent Lindon), professor de natação que se comove com a história do garoto e o prepara para a travessia. Ao mesmo tempo,Simon passa a refletir sobre a forma com que desistiu de lutar pela família.

Brilho de uma Paixão

FICHA TÉCNICA
Título original: Bright Star
Austrália
colorido
Direção: Jane Campion
Elenco: Ben Whishaw, Abbie Cornish, Thomas Sangster, Paul Schneider, Kerry Fox
Duração: 119 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Londres, 1818. O jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais diferentes, mas eles se sentem atraídos.

O roteiro conta que quando o irmão de Keats (Ben Whishaw) adoece, Fanny (Abbie Cornish) decide cuidar dele. Encantado pela moça, ele se oferece para lhe ensinar poesia.

E POR FALAR NISSO...

Os dois acabam se apaixonando perdidamente, apesar de toda a diferença de temperamentos. Quando as famílias de ambos descobrem, já é tarde para dar conselhos. O casal mergulha num romance obsessivo.

Brüno

FICHA TÉCNICA
Título original: Brüno
Estados Unidos
colorido
Direção: Larry Charles
Roteiro: Sacha Baron Cohen
Elenco: Cohen, Gustaf Hammerstein, Clifford Banagale, Chibundu Orukwowu, Josh Meyers
Duração: 80 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A sátira é centrada na figura do jornalista de moda gay austríaco Brüno e sua ligação com o mundo efêmero da vida fashion e das celebridades.

Depois do escracho do jornalista do Cazaquistão Borat, Cohen voltou à carga encarnando um gay afetadíssimo e cruel em seus comentários, como ele gosta. Dividiu opiniões. O povo que detesta o politicamente correto adorou.

E POR FALAR NISSO...

Cena comentadíssima com uma criança supostamente adotada da África. O roteiro detona com essa "moda", divulgada por Madonna e Angelina Jolie. Outras celebridades (como Bono, Elton John, Sting e Harrison Ford) apareceram um tanto a contragosto.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Budapeste

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Walter Carvalho
Roteiro: Rita Buzzar, Chico Buarque
Elenco: Leonardo Medeiros, Giovanna Antonelli, Nicolau Bryner, Antoine Kamerling, Paola Oliveira
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de José Costa, um bem-sucedido ghost writer. Ao retornar de um congresso em Istambul, uma ameaça terrorista faz com que seu voo seja desviado para Budapeste.

Já de volta ao Rio, José (Leonardo Medeiros) reencontra a esposa Vanda (Giovanna Antonelli) e o filho. Porém, como sua vida se torna cada vez mais infeliz, ele passa a escrever autobiografias por encomenda.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra Chico Buarque na Hungria falando sobre seu livro e lendo trechos dele. Das três adaptações cinematográficas de obras dele (as outras foram Estorvo e Benjamin), esta foi considerada a mais bem sucedida.

Capitalismo: Uma História de Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Capitalism: A Love Story
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Michael Moore
Duração: 120 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme é centrado na crise financeira global ocorrida entre os anos de 2007 e 2009. Acontece na transição dos governos George W. Bush e Barack Obama, com pacote de estímulo à economia sancionado pelo último.

Michael Moore centra o roteiro naquilo que está no cerne de toda a sua obra: o impacto desastroso que o domínio das grandes corporações tem na vida dos norte-americanos e, em consequência, no resto do mundo.

E POR FALAR NISSO...

Coma chegada ao poder de Obama, a direita americana, que sempre detestou Moore, apostou que ele ficaria com a carreira em parafuso sem Bush, seu principal alvo. Ele continuou, mas é certo que perdeu gás e passou a ser visto como exagerado.

Um Sonho Possível

FICHA TÉCNICA
Título original: The Blind Side
Estados Unidos
colorido
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: Hancock, Michael Lewis
Elenco: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw, Kathy Bates, Lilly Collins
Duração: 129 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história real de Michael Oher, mais conhecido como Big Mike, jovem negro e sem casa adotado por uma família branca de classe alta que acredita que em seu potencial.

O roteiro, baseado num livro famoso que conta a história, mostra o empenho da socialite loira Leig Ann Tuhoy, vivida por Sandra Bullock, que enfrenta todos os preconceitos junto com o novo filho.

E POR FALAR NISSO...

Sandra Bullock venceu o Oscar de atriz, entregue por Sean Penn. Ela concorreu com Helen Mirren, Carey Mulligan, Gabourey Sidibe e Meryl Streep. Antes, as indicadas foram saudadas por Forest Whitaker, Michael Sheen, Peter Saargasrd, Oprah Winfrey e Stanley Tucci.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Coco Antes de Chanel

FICHA TÉCNICA
Título original: Coco Avant Chanel
França
colorido
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Fontaine e Edmonde Charles_Roux
Elenco: Audrey Tautou, Benoit Poelvoorde,  Alessandro Nivola, Emanuelle Devos, Marie Gillain
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a infância de Gabrielle Chanel, antes de se tornar o mito da moda Coco Chanel. Após a morte da mãe, ela é deixada num internato junto com a irmã.

Gabrielle, interpretada por Audrey Tautou (a Amèlie Poulain), trabalha numa alfaiataria de dia e canta num cabaré à noite. Lá conhece o milionário Ettiene Balsam e percebe que só com a ajuda dele terá melhores condições de vida. Então, foge e vai atrás dele.

E POR FALAR NISSO...

Coco descobre o talento de estilista fazendo roupas para o amante, que apoia seus projetos. Mesmo sempre vivendo apaixonadamente, ela sabia que nunca se casaria, nem com o homem de sua vida, Boy Capel. É que sempre este à frente de seu tempo.

Coco Chanel e Igor Stravinsky

FICHA TÉCNICA
Título original: Coco Chanel & Igor Stravinsky
França
colorido
Direção: Jan Kounen
Roteiro: Chris Greenhalgh, Carlo de Boutiny
Elenco: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Elena Morozova, Natacha Lindiger, Grigory Manoukov
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme mostra a famosa estilista Coco Chanel indo assistir , no Theatre de Champs-Elysèes, a primeira apresentação de A Sagração da Primavera, do jovem compositor russo Igor Stravinsky.

Chanel, interpretada por Anna Mouglalis, se encanta com a música de Stravinsky (o dinamarquês Mads Mikkelsen). Mas a obra era revolucionária para o seu tempo e a noite termina numa estrondosa vaia.

E POR FALAR NISSO...

Os dois se reencontram seis anos mais tarde, quando Chanel, já um ícone da moda, sente a perda do amado Boy Capel. A atração engtre os dois é imediata e ela cede uma casa de campo para a família do músico. Chanel foi abordada duas vezes no mesmo ano pelo cinema francês.