FICHA TÉCNICA
Título original: Iron Eagle
Canadá
colorido
Direção: Sidney J. Furie
Roteiro: Furie, Kevin Elders
Elenco: Jason Gedrick, Louis Gosset Jr., David Suchet, Larry B. Scott, Caroline Lagerfelt
Duração: 117 minutos
Gênero: ação
Sinopse: Um piloto da Força Aérea americana é abatido durante uma missão arriscada perto da fronteira de um país do Oriente Médio.
Cenas de abertura da co-produção entre Canadá, Estados Unidos e Israel, com a canção Road to the Gipsy. Não dá para não dizer que se trata de uma cópia de Top Gun, grande sucesso do mesmo ano.
E POR FALAR NISSO...
Cenas finais do filme em que o galã procurava lembrar Tom Cruise e Louis Gosset Jr. parecia repetir seu papel de militar durão de A Força do Destino. Na trama, o piloto é acusado de espionagem e aguarda julgamento.
FICHA TÉCNICA
Título original: Allan Quatermain and the Lost City of Gold
Estados Unidos
colorido
Direção: Gary Nelson
Roteiro: Gene Quintano, Lee Reynolds
Elenco: Richard Chamberlain, Sharon Stone, James Earl Jones, Henry Silva, Cassandra Petersen
Duração: 99 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Allan Quatermain volta a encontrar a bela Jesse Huston em uma nova aventura, agora em busca de um mítico tesouro em solo africano.
Trailer do filme que deu continuidade a As Minas do Rei Salomão, e também tomando como base a obra de H. Rider Haggard. Apesar de fazer sucesso, não conseguia esconder o fato de ser uma versão genérica de Indiana Jones.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em tributo a Richard chamberlain ao som de Elvis Presley (Memories). A trama conta que Quatermain (Chamberlain) descobre que seu irmão está perdido na África durante a busca por uma tribo perdida. Ao chegar lá, ele e Jesse (Sharon Stone) encontram a famosa Cidade de Outo.
FICHA TÉCNICA
Título original: Gothic
Inglaterra
colorido
Direção: Ken Russell
Roteiro: Stephen Volk
Elenco: Gabriel Byrne, Julian Sands, Natasha Richardson, Miryam Cyr, Timothy Spall
Duração: 87 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Em 1816, o poeta Percy Sheller visita seu amigo Lorde Byron, também poeta, que vive exilado na Suíça. E o encontro rende muitas histórias.
Trailer do filme de Ken Russell ideal para seu estilo over. A trama conta que Shelley leva consigo a esposa Mary Goodwin e a cunhada Claire. E tudo termina entre o sexo e o terror.
E POR FALAR NISSO...
O clipe tem a canção All The Love, com Kate Bush. Lorde Byron incita os visitantes, todos intelectuais, a colocarem as imaginações à solta, além de criar jogos eróticos e a estimular práticas religiosas diferentes. Tudo para que cada um desafie seu medo.
FICHA TÉCNICA
Título original: That's Life
Estados Unidos
colorido
Direção: Blake Edwards
Roteiro: Edwards, Milton Wexler
Elenco: Jack Lemmon, Julie Andrews, Sally Kellerman, Robert Loggia, Jennifer Edwards
Duração: 102 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: No seio da família Fairchild, Harvey, o marido, é um arquiteto que atravessa uma crise de meia-idade, pois vai fazer 60 anos e não sente mais interesse em outras mulheres.
A difícil arte de envelhecer bem é o tema da comédia de Blake Edwards, que pode (ou não) ter toques autobriográficos, já que a estrela é sua esposa de muitos anos, Julie Andrews, que viveu Gillian Fairchild. a canção se chama Only Hope.
E POR FALAR NISSO...
Julie Andrews formou um par sensacional com Jack Lemmon, que trabalhou pela primeira vez com Blake Edward. Gillian, a personagem dela, era um cantora famosa que suspeitava estar com um tumor maligno.
FICHA TÉCNICA
Título original: Betty Blue 37º2 Le Matin
França
colorido
Direção: Jean-Jacques Beineix
Roteiro: Beineix
Elenco: Jean-Hughes Anglade, Beatrice Dalle, Gerard Darmon, Consuelo de Havilland, Clémentine Celarié
Duração: 116 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Zorg é um zelador de pré´dio que leva uma vida pacata até conhecer Betty, bela moça de temperamento instável e explosivo.
Trailer do filme francês que fez grande sucesso ao mostrar uma garota esquisita e bipolar como heroína. Revelou Beatrice Dalle, considerada uma nova versão de Brigitte Bardot, mas que com o tempo se revelou tão instável quanto a personagem.
E POR FALAR NISSO...
Zorg e Betty vivem uma vida sempre oscilando entre o ódio e o amor, sem meios termos. Ela colocava fogo na casa depois de brigar com o chefe dele. Então, os dois vão morar em Paris, mas nada é calmo. Foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro.
FICHA TÉCNICA
Título original: At Close Range
Estados Unidos
colorido
Direção: James Foley
Roteiro: Nicholas Kazan
Elenco: Sean Penn, Christopher Walken, Mary Stuart Masterson, Chris Penn, Millie Perkins
Duração: 111 minutos
Gênero: policial
Sinopse: Depois de vários anos, Brad Whitewood Jr. encontra seu pai pela primeira vez. Mesmo sabendo que ele é um criminoso, o rapaz fica impressionado com seu jeito de ser.
Baseado numa história real, como anuncia o trailer, o filme leva às últimas consequências um conflito de gerações que se torna perigoso. Sean Penn e Christopher Walken defendem com garra seus personagens.
E POR FALAR NISSO...
O filme foi muito elogiado pela forma seca de contar uma história chocante. Brad Junior logo percebe que o charme do pai é apenas uma fachada e que ele matará qualquer um que cruze seu caminho, podendo inclusive ser alguém da família. Os créditos de abertura têm a versão instrumental de Live to Tell, de Madonna, à época casada com Penn.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Lui Farias
Roteiro: Alice de Andrade
Elenco: Fernanda Torres, Carlos Augusto Strazzer, Marieta Severo, Reginaldo Farias, Yolanda Cardoso
Duração: 85 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Em Nilópolis, interior do Rio de Janeiro, Eliane, menina de 15 anos filha de um casal de classe média baixa, se apaixona por um desquitado de 33 anos e enfrenta a fúria da família.
A produção foi baseada no livro autobiográfico de mesmo nome escrito por Eliane Maciel, e um grande sucesso editorial da época. Fernanda Torres, em alta no cinema naquele ano, fez a personagem principal.
E POR FALAR NISSO....
Clipe com a canção Já Fui, composta por Marina Lima e Antonio Cícero especialmente para o filme. Na trama, Eliane desafia a proibição dos pais, fica grávida e vai morar com o namorado. Fugir era a única alternativa.
Sinopse: Depois de cumprir sete anos de cadeia, Anjo reencontra seu antigo comparsa e se envolve com a estrela do submundo paulistano, Shirley Sombra.
Carla Camuratti, que era a diva do cinema underground paulistano nos anos 80, aparece em cena cantando como Shirley Sombra. Quem vivia Anjo era o compositor Arrigo Barnabé, na pele de ator.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção Pregador Maldito, da Patife Band, parte da trilha sonora. Cláudio Mamberti tinha destaque no elenco como um policial corrupto. A produção é uma tradução visual da estética da vanguarda paulistana da época.
FICHA TÉCNICA
Título original: Frida, Naturaleza Viva
México
colorido
Direção: Paul Léduc
Roteiro: Leduc, José Joaquin Branco
Elenco: Ofelia Medina, Juan Jose Gurolla, Max Kerlow, Claudio Brook, Salvador Sanchez
Duração: 108 minutos
Gênero: drama
Sinopse: A história mostra a mexicana Frida Kahlo, a mais importante artista da América Latina, agonizando em sua casa em Coyoacán, enquanto evoca memórias de sua infância.
Biografia romanceada de Frida, interpretada com intensidade por Ofelia Medina. A pintora foi tema, 15 anos mais tarde de outro filme, em que foi vivida por Salma Hayek. Essa versão é considerada pela crítica mais autêntica do que a hollywoodiana.
E POR FALAR NISSO...
Cena ambientada na cozinha, que deixa bem clara a paixão de Frida por tudo o que fazia. O roteiro é uma crônica sobre a importância da pintora para aqueles que a rodeavam. Apesar de estar confinada a uma cadeira de rodas, por conta da poliomielite e das operações, ela não se entregava.
FICHA TÉCNICA
Título original: Henry - Portrait of a Serial Killer
Estados Unidos
colorido
Direção: John McNaughton
Roteiro: McNaughton, Richard Fire
Elenco: Michael Rooker, Tom Towles, Tracy Arnold, Mary Demas, Kristin Finger
Duração: 83 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O filme conta a história do psicopata Henry Lee Lucas, um dos mais prolíficos assassinos dos Estados Unidos, que deixava vítimas por onde passasse, e sem motivo aparente.
É considerada uma das melhores produções sobre psicopatas já realizadas e conta com uma interpretação emocionante de Michael Rooker, em que pese o fato de ele transmitir toda a frieza do personagem.
E POR FALAR NISSO...
Tema musical do filme, criado por Ken Hale, Steven James e Robert McNaughton. O filme foi realizado em 1986 direto para o mercado de vídeos e só descoberto três anos mais tarde, quando foi eleito um dos 10 melhores do ano pela Times Magazine e os jornais Chicago Tribune e USA Today.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Boy in Blue
Estados Unidos
colorido
Direção: Charles Jarrott
Roteiro: Douglas Bowie
Elenco: Nicolas Cage, Cynthia Dale, Christopher Plummer, David Naughton, Sean Sullivan
Duração: 100 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Ned Hanlan é um delinquente juvenil que se torna remador internacional e com isso tem a chance de redenção por meio do esporte.
Trailer do filme que marcou mais um sucesso do jovem galã Nicolas Cage. A história conta os altos e baixos do rapaz no esporte, pois ele enfrenta um grande problema quando cai nas mãos de um empresário inescrupuloso.
E POR FALAR NISSO...
O clipe tem cenas marcantes de Nicolas Cage ao som de Good Life, com One Republic. O ator se mantém no auge até hoje, apesar de uma certa irregularidade na escolha dos filmes, alternando obras interessantes com verdadeiras bombas.
FICHA TÉCNICA
Título original: Crocodile Dundee
Austrália
colorido
Direção: Paul Faiman
Roteiro: John Cornell
Elenco: Paul Hogan, Linda Kozlowski, John Meillon, David Gullpill, Steve Rackman
Duração: 94 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Michael Dundee é um caçador de crocodilos que vive num lugar isolado da Austrália. Chegam notícias dele aos Estados Unidos e uma jornalista é enviada para entrevistar o exótico personagem.
O modesto filme australiano foi uma das surpresas do ano, conseguindo ótima bilheteria e tendo continuação. Paul Hogan acabou ficando famoso e marcado pelo personagem.
E POR FALAR NISSO...
Como a matéria faz sucesso, Dundee é convidado pela repórter, a bela Sue (Linda), que se apaixona por ele, a conhecer Nova York. O choque do caipira australiano com a metrópole rende boas risadas.
Elenco: Rodney Dangerfield, Sally Kellerman, Burt Young, Ned Beatty, Robert Downey Jr.
Duração: 96 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Um pai rico mas sem uma educação formal resolve entrar numa faculdade para dar uma força ao filho desanimado nos estudos.
A comédia é centrada na figura característica de Rodney Dangerfield, com seu porte enorme, assim como os olhos esbugalhados. Seu personagem sofre muito tentando aprender, mas dá algumas lições também.
E POR FALAR NISSO...
Cena de briga no bar, com participação de Robert Downey Jr, que estreou no cinema com esse filme. Na trama, Thornton Mellon, o personagem de Dangerfield, era um industrial de 57 anos que se fez sozinho e, apesar de pouca teoria, tinha muita prática no assunto.
FICHA TÉCNICA
Título original: Diavolo in Corpo
Itália
colorido
Direção: Marco Bellocchio
Roteiro: Bellocchio, Enrico Palandri
Elenco: Maruschka Detmers, Federico Pitzalis, Anita Laurenzi, Alberto Di Stazio, Catherine Diamant
Duração: 114 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta a história de Giulia, garota que fica à beira da perturbação mental quando o pai é assassinado por terroristas.
Famoso por seus filmes com teor político, Bellochio acrescentou uma grande dose de erotismo e provocou polêmica, principalmente por cenas em que Maruscha Detmers teria feito realmente sexo oral.
E POR FALAR NISSO...
No filme, a personagem de Maruschka enfrenta um dilema porque justamente seu namorado está à espera de julgamento por terrorismo. É nesse momento que ela se apaixona por Andrea, mais jovem que ela, com quem passa a viver loucas experiências.
FICHA TÉCNICA
Título original: Crossroads
Estados Unidos
colorido
Direção: Walter Hill
Roteiro: John Fusco
Elenco: Ralph Macchio, Joe Seneca, Jami Gertz, Joe Morton, Robert Judd
Duração: 96 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O filme conta a história de Eugene Martone, famoso estudante de música clássica que tem paixão pelo blues e suas histórias, mesmo contrariando os professores.
A produção foi ao mesmo tempo um sucesso de público e cult, ajudada também pela popularidade de Macchio, então o Karate Kid. A encruzilhada do título seria um lugar mítico onde os músicos de blues venderiam a alma ao diabo em troca de fama.
E POR FALAR NISSO...
A cena conta com um solo de guitarra de Steve Vai. Na trama, Eugene (Macchio) entra em contato com o gaitista Willie Brown (Joe Seneca) para entender a história do músico Robert Johnson, que teria conseguido uma música do próprio diabo.
FICHA TÉCNICA
Título original: Tough Guys
Estados Unidos
colorido
Direção: Jeff Kanew
Roteiro: Jim Cuickshank, James Orr
Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Charles Durning, Alexis Smith, Dana Carvey
Duração: 104 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Depois de passarem 30 anos na cadeia, dois ladrões de trem não conseguem se adaptar à sociedade atual.
A produção reuniu duas lendas do cinema americano, Kirk Douglas e Burt Lancaster, que atuavam desde os anos 50 e já dividiram vários filmes. A trama fala também de um tipo de personagem que não era mais tão comum nos anos 80. A cena tem a participação da jovem banda Red Hot Chili Peppers.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção do filme, They Don1t Make Them Like They Used To, interpretada por Kenny Rogers. A história mostra que Harry e Archie não se adaptam ao novo mundo e voltam a fazer o que mais sabem: roubar.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Arnaldo Jabor
Elenco: Fernanda Torres e Thales Pan Chacon
Duração: 115 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O diretor definiu o filme como um "playground psicológico". Um jovem casal que se ama até o delírio resolve discutir em duas horas tudo o que lhe aconteceu.
O filme ficou conhecido pelo fato de ter dado a Palma de Ouro de atriz no Festival de Cannes a Fernanda Torres, que dividiu a cena apenas com Chacon. A presença de Sonia Braga no júri pode ter influenciado.
E POR FALAR NISSO...
A produção hoje é cult, mas divide opiniões. Há quem o ache poesia filmada, enquanto outros julgam que a verborragia é insuportável. Mas nunca passa em branco...
FICHA TÉCNICA
Título original: Star Trek IV - Voyage Home
Estados Unidos
colorido
Direção: Leonard Nimoy
Roteiro: Nicholas Meyer
Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, George Takei
Duração: 119 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Planejando retornar à Terra para enfrentar acusações por seus crimes, a tripulação da antiga nave estelar USS Enterprise encontra o planeta em uma situação mortal.
A quarte parta da saga teve novamente Leonard Nimoy, o Spock, como diretor. Ele teve liberdade criativa e imaginou um roteiro com mensagem ecológica e sem um vilão definido. Mas a Paramount pediu que o texto fosse reescrito por Nicholas Meyer.
E POR FALAR NISSO...
A história conta que o problema é devido a um ser alienígena que tenta se comunicar com as extintas baleias-jubarte. Então a Enterprise viaja ao passado da Terra para encontrar baleias que possam responder ao chamado da entidade.
FICHA TÉCNICA
Título original: Fortress
Austrália
colorido
Direção: Arch Nicholson
Roteiro: Everett deRoche
Elenco: Rachel Ward, Sean Garlick, Elaine Cusick, Laurie Moran, Marc Aden
Duração: 85 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Na Austrália, uma professora e nove de seus alunos são sequestrados por homens mascarados e levados para uma caverna.
O filme foi estralado por Rachel Ward na pele da professora Sally Jones. A atriz voltou a sua Austrália natal, onde filmou Pássaros Feridos, depois de algumas incursões pelo cinema americano.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com algumas músicas do filme. A produção consegue manter o suspense o tempo todo, pois a professora e as crianças escapam da fortaleza do título, a caverna, e se unem contra os bandidos.
FICHA TÉCNICA
Título original: F/X
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Mandel
Roteiro: Robert Megginson, Gregory Fleeman
Elenco: Bryan Brown, Brian Dennehy, Diane Venora, Cliff De Young, Mason Addams
Duração: 109 minutos
Gênero: suspense
Sinopse: Especialista em efeitos especiais para a indústria do cinema simula, a pedido da polícia, a morte de um mafioso. O que lhe causa uma grande encrenca.
Trailer do suspense que mostra muitos truques das produções cinematográficas para iludir o espectador. O técnico faz a mídia acreditar que o mafioso morreu, já que ele era testemunha-chave da promotoria para um caso rumoroso.
E POR FALAR NISSO...
Cenas finais ao som da música Just an Illusion, do grupo Imagination, bastante apropriada para o roteiro e um sucesso naquele ano. Na trama, o personagem de Bryan Brown descobre que foi enganado e passa a ser perseguido por assassinos reais.
FICHA TÉCNICA
Título original: Ginger e Fred
Itália
colorido
Direção e roteiro: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Marcello Mastroianni, Franco Fabrizi, Ezio Marano, Totò Mignone
Duração: 125 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Dois bailarinos italianos, que imitavam os dançarinos americanos Ginger Rogers e Fred Astaire, encontram-se 30 anos depois num show de calouros da televisão.
Nostalgia e decadência são as palavras-chaves deste filme de Fellini estrelado por Giuleta Masina, sua esposa de toda a vida, e Marcello Mastroianni, seu ator favorito e alter-ego. Brilhante.
E POR FALAR NISSO...
O programa mostra um casal envelhecido, longe da fama que os consagrou. Ao mesmo tempo, Fellini faz uma crítica à superficialidade da TV italiana e uma homenagem aos grandes musicais de Hollywood.
FICHA TÉCNICA
Título original: Shangai Surprise
Estados Unidos
colorido
Direção: Jim Goddard
Roteiro: John Kohn, Robert Bentley
Elenco: Sean Penn, Madonna, Paul Freeman, Richard Griffiths, George Harrison
Duração: 97 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Em 1938, quando Shangai é ocupada pelos japoneses, o traficante Walter Faraday é aparentemente morto quando tenta deixar a cidade com 500 quilos de ópio.
Na época um casal, Sean Penn e Madonna estrelaram esse filme que foi fracasso de bilheteria, mostrando que a diva pop poucas vezes conseguiu repetir o sucesso que tem na música no cinema. Ela fazia uma americana misteriosa que chegava em busca de Faraday.
E POR FALAR NISSO...
A trama conta que Gloria está em busca desse ópio para aliviar as dores dos soldados feridos na guerra. Penn era Glendon Wasey, um rude comerciante que vai ajudá-la nessa empreitada. A produção era do ex-beatle George Harrison, que também cuidou da trilha sonora.
FICHA TÉCNICA
Título original: Soul Man
Estados Unidos
colorido
Direção: Steve Miner
Roteiro: Carol Black
Elenco: C. Thomas Howell, Rae Down Chong, Arye Gross, Melora Hardin, James Earl Jones
Duração: 104 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Adolescente branco é aceito na prestigiada Universidade de Harvard, mas decide se passar por negro para ganhar uma bolsa de estudos.
Trailer da comédia que hoje, em tempos de politicamente correto, despertaria muito mais polêmica pela forma um tanto superficial como abordou a questão do racismo. Mas nos anos 80 foi apenas uma diversão descompromissada.
E POR FALAR NISSO...
A história conta que o rapaz, interpretado por C. Thomas Howell, só descobre a força do racismo e como é difícil ser negro nos Estados Unidos depois de pintar a pele de preto. Será que mudou muito?
FICHA TÉCNICA
Título original: Highlander
Estados Unidos/Inglaterra
colorido
Direção: Russell Mulcahy
Roteiro: Gregory Winde
Elenco: Christopher Lambert, Sean Connery, Clancy Brown, Roxanne Hart
Duração: 116 minutos
Gênero: ação
Sinopse: O filme retrata a história de Connor McLeod, imortal guerreiro escocês do século 16 que é doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Ramirez.
O roteiro é ambientado em duas épocas: na atual e no tempo em que Connor, vivido por Christopher Lambert se tornou imortal, a partir de 1536. Sean Connery era o mentor e foi um grande sucesso.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção tema do filme, Who Wants to Live Forever, gravada pelo Queen, na época uma das bandas de rock mais famosas do mundo. A história falava sobre a luta entre os imortais, que não deviam literalmente perder a cabeça. Para o último sobrevivente, um prêmio estava reservado.
FICHA TÉCNICA
Título original: True Stories
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: David Byrne
Elenco: David Byrne, John Goodman, Alix Elias, Spalding Gray, Swoosie Kurtz
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: David Byrne, líder da banda Talking Heads, visita uma cidade fictícia do Texas. Por coincidência, o local está comemorando 600 anos de idade.
O filme é uma experiência diferente arquitetada por Byrne, a "cabeça pensante" dos Talking Heads, banda então no auge do prestígio. O roteiro apresenta, e critica, vários lados do que se convencionou chamar de "América profunda".
E POR FALAR NISSO...
Cena do filme que mostra as casas todas sem muita personalidade. Intelectual inquieto, Byrne tem fixação por música brasileira e deu impulso a artistas que estavam esquecidos pelo país, como Tom Zé.
FICHA TÉCNICA
Título original: Howard, the Duck
Estados Unidos
colorido
Direção: Willard Huyck
Roteiro: Huyck, Gloria Katz
Elenco: Lea Thompson, Jeffrey Jones, Tim Robbins, Paul Guilfoyle, Liz Sagal
Duração: 110 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Howard é atingido em seu planeta por um raio laser disparado por uma máquina experimental construída na Terra. Ele é trazido, através do raio, à cidade de Cleveland.
A história de um pato alienígena com super-poderes é considerada até hoje uma das ideias mais esquisitas da história do cinema. Foi um esperado fracasso de bilheteria, e o público ficou longe da aventura.
E POR FALAR NISSO...
O filme é considerado um dos piores já feitos e ganhou quase todos os prêmios do Framboesa de Ouro. Com o passar do tempo, ganhou status de cult e artista como George Lucas o defendem, dizendo que será visto sob outra luz.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: David Neves
Roteiro: Neves, Haroldo Marinho Barbosa
Elenco: Mariana de Moraes, Cláudio Marzo, Roberto Bonfim, Kátia D'Angelo, Nelson Dantas
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: O roteiro é um ensaio biográfico em que um cineasta filma sem querer uma garota que passa pela rua. E acaba enfrentando muitas confusões.
A cena de briga doméstica conta com as participações dos atores Roberto Bonfim, Zaira Zambelli, José de Abreu e Flávio São Tiago, que ganhou o prêmio de coadjuvante no Festival de Gramado. Tem a famosa frase "você é um intelectual de merda!"
E POR FALAR NISSO...
A música-título foi composta por Paulinho da Viola especialmente para o filme e virou sucesso do sambista. Na trama, o cineasta, sem querer, tem uma relação com a mãe da menina e depois não sabe como explicar.
FICHA TÉCNICA
Título original: Rosa Luxemburg
Alemanha
colorido
Direção: Margarethe von Trotta
Roteiro: Eberhard Junkersdorf, Regina Ziegler
Elenco: Barbara Sukowa, Daniel Olbyrchski, Doris Schade, Otto Sander, Jürgen Holtz
Duração: 123 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Biografia romanceada da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), famosa representante do pensamento socialista na Europa.
A trama mostra a intensa atuação de Rosa, interpretada por Barbara Sukowa, na sua maior especialidade: discursar para grandes plateias e convencer as pessoas de seus argumentos.
E POR FALAR NISSO...
Cena com Barbara Skowa e Otto Sander na pele de Karl Liebkcnecht. Ao lado dele e de outros companheiros, ela tentou arduamente impedir a Primeira Guerra Mundial, que começou em 1914 e terminou em 1918.
FICHA TÉCNICA
Título original: Youngblood
Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Markle
Roteiro: Markle, John Whitman
Elenco: Rob Lowe, Cynthia Gibb, Patrick Swayze, Fionulla Flanagan, Keanu Reeves
Duração: 110 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Dean Youngblood é um jovem e talentoso jogador de hóquei do interior americano que parte para Toronto em busca do sucesso no esporte.
O filme aborda o hóquei como um dos esportes mais violentos que existem, tradição que vem de tempos. E Dean (Rob Lowe) logo descobre que, se quiser fazer sucesso, terá de se adaptar às cruéis regras do rinque.
E POR FALAR NISSO...
Durante sua passagem pelo Canadá, Dean também descobre a paixão, na figura de Jessie (Cynthia Gibb), filha de seu treinador, que não aprova o namoro. Foi uma das primeiras aparições do novato Keanu Reeves.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Karate Kid Part II
Estados Unidos
colorido
Direção: John G. Avildsen
Roteiro: Robert Mark Kamen
Elenco: Ralph Macchio, Pat Morita, Bruce Malmuth, Martin Kove, Tamlyn Tomita
Duração: 113 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Daniel viaja para Okinawa a fimde visitar o pai de seu mestre, Miyagi, que está muito doente. Mas o mestre vai em seguida para encarar um de seus mais ferozes inimigos.
O enorme sucesso do primeiro filme, de dois anos antes, levou a esta continuação, que também estourou junto ao público, embora tenha deixado os críticos divididos. As filmagens aconteceram no Havaí e a ação começa imediatamente após o final do primeiro.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção Glory of Love, interpretada por Peter Cetera, indicada ao Oscar de canção. Na trama, Daniel (Ralph Macchio) conhece mais sobre a cultura japonesa e até descobre o amor.
FICHA TÉCNICA
Título original: Labyrinth
Estados Unidos
colorido
Direção: Jim Henson
Roteiro: Henson, Terry Jones, David Lee
Elenco: David Bowie, Jennifer Connely, Toby Froud, Shelley Thompson, Christopher Malcolm
Duração: 101 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Frustrada por ter de cuidar do irmão mais novo num final de semana, a adolescente Sarah consegue dar vida aos duendes de seu livro favorito, Labirinto.
Embora seja um filme adorado por crianças e adolescentes, foi um grande fracasso comercial e rendeu apenas metade dos 25 milhões de dólares investidos. A trama conta que Sarah precisa resgatar o irmão do malvado Rei dos Duendes.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com os créditos de abertura e a canção Underground, composta por David Bowie para o filme. Ele interpretou o Rei dos Duendes e a piada da época dizia que ele havia roubado a peruca de Tina Turner para o filme. A menina do filme, Jennifer Connely, virou estrela adulta.
FICHA TÉCNICA
Título original: Tenku no shiro Rapuyta
Japão
colorido
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: vozes de Maymi Tanaka, James Van Der Beek, Anna Paquin, Richard Dysart
Duração: 124 minutos
Gênero: animação
Sinopse: O filme conta a história de um amuleto que passou de geração para geração e que agora faz com que a menina Sheeta seja perseguida por piratas e agentes secretos.
Um grande sucesso do lendário animador Hayao Miyazaki, até hoje na ativa. Foi o filme que marcou a criação do Studio Gibli, destinado a suas produções e teve boa acolhida no mundo todo.
E POR FALAR NISSO...
A produção, um clássico, teve uma reedição nos Estados Unidos em 2003, com dublagem de atores americanos. A trama conta que o amuleto indicaria o caminho para Laputa, uma ilha voadora citada em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.
FICHA TÉCNICA
Título original: Matador
Espanha
colorido
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Almodóvar, Jesus Ferrero
Elenco: Assumpta Serna, Antonio Banderas, Nacho Martinez, Eva Cobo, Julieta Serrano
Duração: 110 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Diego Montes é um toureiro precocemente aposentado que trocou os touros pelas mulheres. Depois de fazer sexo com elas, matá-las é uma força de reviver a emoção das arenas.
Trailer de um dos filmes mais sangrentos e dramáticos de Almodóvar, com uma junção emocional de amor e morte. O toureiro passa a ser investigado por uma advogada criminalista, que secretamente também mata seus amantes.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a tocante interpretação de Mina para Esperáme en el Cielo, canção original do filme. A relação entre os dois matadores evolui para um desfecho surpreendente.
FICHA TÉCNICA
Título original: Max, Mon Amour
França
colorido
Direção: Nagisa Oshima
Roteiro: Oshima, Jean-Claude Carrière
Elenco: Charlotte Rampling, Anthony Higgins, Victoria Abril, Anne-Marie Jobert, Nicole Calfan
Duração: 92 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Reservada e fria, a francesa Margareth é esposa de um diplomata inglês, Peter, e vivem em Paris com o filho Nelson. Até que acontece uma estranha paixão.
Trailer do filme em que o japonês Nagisa Oshima, depois de Império dos Sentidos e Furyo Em Nome da Honra, continuava provocando, mostrando a paixão de Margareth (Charlotte Rampling) por Max, um chimpanzé que trouxe do zoológico.
E POR FALAR NISSO...
A história evolui com a reação inesperada de Peter (Higgins): cada vez mais obcecado com a relação da mulher com o chimpanzé, ele propõe que ela traga o animal em casa. Para que veja essa paixão.
FICHA TÉCNICA
Título original: Round Midnight
Estados Unidos/França
colorido
Direção: Bertrand Tavernier
Roteiro: Tavernier, David Rayfiel
Elenco: Dexter Gordon, François Clouzet, Gabrielle Haker, Lonette McKee, Herbie Hancock
Direção: 133 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Na Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos. Mas a decisão é difícil.
A co-produção franco-americana mostra a paixão dos franceses pelo jazz. O lendário saxofonista Dexter Gordon vive Dale Turner, o músico alcoólatra, que tem a ajuda do fã interpretado por François Clouzet. Na cena, Dexter Gordon interpreta As Time Goes By.
E POR FALAR NISSO...
A trilha sonora, claro, era irrepreensível, como mostra Chain's Song, com solo de Gordon e participação de Bobby McFerrin. Outros jazzistas participaram do filme, como Ron Carter e Wayne Shorter. Gordon foi indicado até ao Oscar de ator.
FICHA TÉCNICA
Título original: Un Homme et une Femme: Vingt Ans Déjà
França
colorido
Direção: Claude Lelouch
Roteiro: Lelouch, Monique Tange
Elenco: Anouk Aimée, Jean-Louis Trintgnaint, Richard Berry, Patrick Poivre d'Arvor
Duração: 112 minutos
Gênero: romance
Sinopse: Anne Gaulthier agora é uma produtora de cinema em crise que resolve procurar seu antigo amor, um piloto de corridas casado com uma mulher mais jovem.
Continuação do grande sucesso de Claude Lelouch, o que não é comum no cinema francês. Na trama, a produtora interpretada por Anouk Aimée pede permissão a Jean-Louis (Trintgnaint) para contar a história de amor vivida por eles há 20 anos nas telas.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com uma perseguição de carros. Outro desafio foi do arranjador Francis Lai, já que a música original foi marcante demais. Mas o filme voltou a fazer sucesso, mesmo contando que a história dos amantes não se repete.
FICHA TÉCNICA
Título original: Nothing in Common
Estados Unidos
colorido
Direção: Garry Marshall
Roteiro: Rick Podell, Michael Preminger
Elenco: Tom Hanks, Jackie Gleason, Eva Marie Saint, Hector Elizondo, Barry Corbin
Duração: 118 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Um jovem e ambicioso executivo tem sua vida virada de pernas para o ar quando recebe a notícia que seus pais estão se separando.
A comédia de Marshall fala de um assunto muito sério: a diferença entre as gerações e o individualismo dos jovens chamados de yuppies nos anos 80. David, o executivo vivido por Hanks, pouco se entendia com os pais até saber do divórcio.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção homônima, interpretada por Thompson Twins. Os pais foram vividos por Jackie Gleason, com seu estilo sempre meio exagerado, e Eva Marie Saint, que estava fora de cena há algum tempo.
FICHA TÉCNICA
Título original: Tenue de Soirée
França
colorido
Direção: Bertrand Blier
Roteiro: Bertrans Blier
Elenco: Gerard Depardieu, Michel Blanc, Miou-Miou, Bernard Farcy, Bruno Cremer
Duração: 84 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: O filme conta que o relacionamento do casal Monique e Antoine é a própria visão do inferno, com brigas e mais brigas. Até que algo inesperado acontece.
Trailer da ousada comédia de Blier, em que Gerard Depardieu vive um ladrão que ensina o casal formado por Michel Blanc e Miou-Miou a roubar. Mas ele é homossexual e se apaixona pelo marido.
E POR FALAR NISSO...
Cena legendada em português. A originalidade do filme está no seu insuitado triângulo amoroso: a esposa deseja o ladrão, que quer o marido. Então Monique incentiva Antoine a se entregar a Bob e virar seu amante.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Park is Mine
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Hilliard Stern
Roteiro: Lyle Gorch, Stephen Peters
Elenco: Tommy Lee Jones, Yaphet Kotto, Helen Shaver, Denis Simpson, Lawrence Dane
Duração: 102 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Depois da morte de um companheiro de guerra, ex-soldado utiliza sua habilidade em armas para sitiar o Central Park, em Nova York.
Trailer do filme em que Tommy Lee Jones interpreta Mitch, um sujeito que tem seu dia de fúria e toma posse do Central Park para demonstrar a revolta. A situação fica bastante crível pelo talento e o jeito nervoso do ator.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção tema, de Tangerine Dream. A situação se arrasta e faz com que a polícia mande várias equipes para o Central Park. Enquanto isso, Mitch não se cansa de denunciar a situação de abandono a que são deixados os veteranos de guerra.
FICHA TÉCNICA
Título original: Little Shop of Horrors
Estados Unidos
colorido
Direção: Frank Oz
Roteiro: Charlie Griffith, Howard Ashmann
Elenco: Steve Martin, Rick Moranis, Ellen Greene, John Candy, Vincent Gardenia
Duração: 94 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Os negócios desabrocham na pequena floricultura Mushnik quando uma exótica planta chamada Audrey II chega em seu vaso e provoca a maior confusão.
Clipe com a canção I'm a Dentist, com Steve Martin, que era um dentista maluco chamado para tratar da planta, que se torna carnívora e com muito apetite, enchendo a pequena loja de horrores.
E POR FALAR NISSO...
Trailer do filme com a saga de Audrey e o monte de gente maluca que gira em torno dela. A produção foi uma refilmagem do original de 1960, dirigido pelo cult George Romero, mas com doses ainda maiores de humor negro.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Caetano Veloso
Roteiro: Caetano Veloso
Elenco: Regina Casé, Guilherme Araújo, Antonio Cícero, Dedé Veloso, Hamilton Vaz Pereira
Duração: 112 minutos
Gênero: musical
Sinopse: O filme, mistura de documentário e musical, reúne várias entrevistas feitas por Caetano Veloso com personalidades com as quais tem afinidade artística.
Encontro de samba de roda em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, terra natal de Caetano, com participação de Dona Edith do Prato. O filme também conta com as presenças de Dorival Caymmi, Elza Soares, Gilberto Gil e Lulu Santos.
E POR FALAR NISSO...
Neste trecho, a atriz Regina Casé, amiga de longa data de Caetano, recita trechos da novela Melanchta, de Gertude Stein. Caetano teve a ideia de fazer o filme ao assistir programas de entrevistas. Então pensou em reunir os amigos para falarem de filosofia, poesia, literatura, música e cinema.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Boy Who Could Fly
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Nick Castle
Elenco: Lucy Deakins, Jay Underwood, Bonnie Bedelia, Fred Savage, Colleen Dewhurst
Duração: 114 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Após a morte dos pais, num acidente de avião, garoto se fecha e não conversa com mais ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é considerado autista.
Fantasia juvenil que fala de temas muito sérios, como os traumas que emperram uma mente infantil. Mas tudo melhora quando, na escola, o menino consegue se abrir para uma bela jovem, com quem faz amizade.
E POR FALAR NISSO...
O filme acabou virando um cult dos anos 80, pela maneira emocionada e sem pieguice com que retrata a amizade entre o menino silencioso e a garota bonita. E os dois atê "voam" pela cidade. Resta ao espectador embarcar na história....