FICHA TÉCNICA
Título original: Christiane F, Wir Kinder vom Banhof Zoo
Alemanha
colorido
Direção: Ulrich Edel
Roteiro: Herman Weigel, Kai Hermann, Horst Rieck
Elenco: Natja Brunckhorst, Thomas Haustein, Jens Kuphal, Christiane Reichelt, David Bowie
Duração: 136 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta a história real de Christine que, aos 13 anos, e ao lado do amigo Detlef, começa a experimentar vários tipos de drogas e a fazer programas para sustentar o vício.
O livro, escrito pelos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck, já havia sido um escândalo e o filme ampliou em muito o alcance da história. O título faz referência à estação de metrô de Berlim onde os adolescentes se reuniam para cair na balada pesada.
E POR FALAR NISSO...
O clipe tem música de David Bowie, que participou como ele mesmo. Natja Brunckhorst, de 15 anos, nunca havia atuado, foi escolhida em testes e só pode participar com consentimento dos pais. Thomas Haustein, seu parceiro, foi descoberto num clube e demorou para aceitar o convite.
FICHA TÉCNICA
Título original: Nighthawks
Estados Unidos
colorido
Direção: Bruce Malmuth
Roteiro: David Shaber, Paul Sylbert
Elenco: Sylvester Stallone, Billy Dee Williams, Rutger Hauer, Lindsay Wagner, Nigel Davenport
Duração: 99 minutos
Gênero: policial
Sinopse: Os policiais Deke DaSilva e Willis Fox são designados para encontrar um perigoso terrorista europeu que age em Nova York.
Trailer do policial estrelado por Sylvester Stallone que teve repercussão mediana nas bilheterias. Ele vive o agente Deke DaSilva e seu parceiro é interpretado por Billy Dee Williams.
E POR FALAR NISSO...
O perigoso terrorista europeu, chamado Wulfgar, foi vivido pelo holandês Rutger Hauer, que em seu país estrelou vários filmes de Paul Verhoeven e agora começava carreira de sucesso em Hollywood.
FICHA TÉCNICA
Título original: Escape from New York
Estados Unidos
colorido
Direção: John Carpenter
Roteiro: Carpenter, Nick Castle
Elenco: Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine, Donald Pleasence, Isaac Hayes
Duração: 99 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: A trama mostra a Nova York do futuro transformada numa gigantesca prisão de segurança máxima, cercada por muros gigantescos, para onde vão perigosos vândalos.
Trailer da aventura futurista dirigida por John Carpenter e que fez grande sucesso. Tudo se complica quando o avião presidencial cai no inferno em que se transformou Nova York e ele precisa ser resgatado.
E POR FALAR NISSO...
Cabe ao perigoso bandido Snake Plissken, interpretado por Kurt Russell (ator favorito de Carpenter) a tarefa de fazer com que o presidente escape ileso. Mas para isso ele terá de enfrentar Duke (Isaac Hayes), que quer usar a situação. O presidente foi vivido por Donald Pleasence.
FICHA TÉCNICA
Título original: Escape to Victory
Estados Unidos
colorido
Direção: John Huston
Roteiro: Jeff McGuire, Yabo Yablonsky
Elenco: Michael Caine, Sylvester Stallone, Pelé, Max Von Sydow, Bobby Moore
Duração: 115 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Narra a história de prisioneiros aliados internados num campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial e que usam o futebol para escapar.
A trama conta que o capitão do campo, vivido por Max Von Sydow, que havia sido jogador da seleção alemã de futebol, tem ideia de promover um jogo entre prisioneiros e guardas.
E POR FALAR NISSO...
A cena mostra Pelé provando como é fácil fazer gol. O filme se revelou um fracasso por não fazer muito sentido. Na época Pelé jogava no Cosmos de Nova York. Mais um exemplo da teoria de que futebol não funciona muito bem nas telas.
FICHA TÉCNICA
Título original: Clash of the Titans
Inglaterra
colorido
Direção: Desmond Davis
Roteiro: Beverley Cross
Elenco: Laurence Olivier, Claire Bloom, Harry Hamlin, Maggie Smith, Ursula Andress
Duração: 118 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: A aventura inglesa é uma adaptação do mito grego de Perseus, o filho de Zeus, e sua luta para destruir dois monstros poderosos.
A fantasia fez grande sucesso no Brasil e durante boa parte dos anos 80 foi um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde. O galã canastrão Harry Hamlin chamou atenção como Perseus e Laurence Olivier deu vida a Zeus. Os efeitos especiais não eram lá essas coisas.
E POR FALAR NISSO...
O filme teve uma reedição em 2010, com muito muito mais investimento na produção, efeitos de primeira e Sam Wortington (de Avatar) na pele de Perseus. Mas não teve a mesma repercussão do primeiro.
FICHA TÉCNIA
Título original: Galxay of Terror
Estados Unidos
colorido
Direção: Bruce D. Clark
Roteiro: Clark, Mark Siegler
Elenco: Edward Albert, Erin Moran, Ray Walston, Bernard Behrens, Zalman King
Duração: 79 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O filme conta a história de um grupo de resgate que parte para um sombrio planeta com a missão de trazer o último sobrevivente de volta.
Trailer do terror espacial hoje considerado cult. A produção tem ecos de Alien O Oitavo Passageiro e de outros filmes clássicos. Hoje é um filme raro, mas que tem muitos fãs.
E POR FALAR NISSO...
A trama conta que o último sobrevivente está em sua nave, preso por um campo de força que destrói tudo que se aproxima. Do grupo de salvamento, apenas um homem restará para cumprir a missão.
FICHA TÉCNICA
Título original: Sharky's Machine
Estados Unidos
colorido
Direção: Burt Reynolds
Roteiro: Gerald di Piego, William Diehl
Elenco: Burt Reynolds, Vittorio Gassman, David Keith, Charles Durning, Earl Holliman
Duração: 122 minutos
Gênero: policial
Sinopse: Policial de narcóticos da cidade de Atlanta é rebaixado depois que uma missão dá errado e acaba indo trabalhar com a equipe que faz a patrulha nas ruas.
O personagem principal, interpretado por Burt Reynolds (também diretor), faz a ronda noturna, prendendo prostitutas e cafetões. Por acaso, acaba descobrindo uma trama criminosa. O duro é fazer seus superiores acreditarem...
E POR FALAR NISSO...
A trama envolvia uma garota de programa de luxo, um candidato a governador e um perigoso gângster italiano (Gassman). O resultado dividiu opiniões. Alguns apontaram o machismo da trama, em que as poucas personagens femininas eram prostitutas.
FICHA TÉCNICA
Título original: Halloween II
Estados Unidos
colorido
Direção: Rick Rosenthal
Roteiro: John Carpenter, Debra Hill
Elenco: Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Charles Cyphers, Jeffrey Kramer, Lance Guest
Duração: 92 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O assassino psicopata Mike Myer, depois de aparentemente morto no primeiro episódio, volta à ativa para aterrorizar uma pequena cidade.
O enorme sucesso do primeiro Halloween fez com que John Carpenter criasse uma história para explicar o retorno do maluco. Desta vez, Carpenter ficou com roteiro e produção, contratando outro diretor.
E POR FALAR NISSO...
Cena da morte de Michael Myers. A série conta com vários fãs apaixonados até hoje. Jamie Lee Curtis voltou a ser a estrela aterrorizada e Donald Pleasence um médico esquisito, o doutor Samuel Loomis, que conhece os segredos da mente criminosa.
FICHA TÉCNICA
Título original: Heavy Metal
Canadá
colorido
Direção: Gerald Potterton
Roteiro: Daniel Goldberg, Len Blum
Elenco: vozes de Harvey Atkin, Jack Burroughs, John Cand, Eugene Levy, Harold Ramis
Duração: 91 minutos
Gênero: animação
Sinopse: O filme é uma antologia de vários contos de ficção científica e fantasia, baseados em histórias publicadas na revista Heavy Metal.
Trailer do grande sucesso alternativo, na categoria quadrinhos para adultos, ainda pouco explorada àquela época. Pelo caráter de cult que a revista mantinha, o filme contou com a participação de vários atores do mainstream hollywoodiano como dubladores.
E POR FALAR NISSO...
O filme apresenta as seguintes histórias: Soft Landing, Grimaldi, Harry Cannon, Den, Capitão Sternn, B-17, Tão Bonito e Tão Perigoso e Taarna. A trilha sonora, obviamente com rock pesado, é outro destaque.
FICHA TÉCNICA
Título original: Ghost Story
Estados Unidos
colorido
Direção: John Irvin
Roteiro: Lawrence Cohen
Elenco: Fred Astaire, Melvyn Douglas, Douglas Farbainks Jr., John Houseman, Alice Krige
Duração: 110 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Em uma pequena cidade da Nova Inglaterra, quatro amigos idosos formam que eles chamam de Chowder Society, um clube dedicado às histórias de terror.
Trailer do filme baseado num romance de sucesso de Peter Straub e que reuniu nos papéis principais um quarteto com alta quilometragem no cinema americano: Astaire, Douglas, Fairbanks e Houseman.
E POR FALAR NISSO...
A associação entre eles exige que cada um apresente uma história real. O que se mostra mais verídico ainda quando o filho de um deles cai de uma janela ao tentar salvar uma moça e volta como um demônio.
FICHA TÉCNICA
Título original: Lili Marleen
Alemanha
colorido
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Roteiro: Fassbinder, Joshua Sinclair
Elenco: Hanna Schygulla, Giancarlo Gianinni, Mel Ferrer, Hark Bohm, Erick Schumann
Duração: 120 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a cantora de cabaré Willie e o pianista Robert se apaixonam em Munique. Mas ele é judeu.
Superprodução de Fassbinder e seu maior sucesso comercial. Como em outro filme que o diretor alemão apresentou naquele ano (Lola), as heroínas eram cantoras de cabaré e seus amores proibidos.
E POR FALAR NISSO...
A canção mítica, Lili Marleen, aqui recebe interpretação de Marlene Dietrich, que a tornou sua marca registrada e a consagrou em todo o mundo. O roteiro era inspirado no romance da cantora Lale Andersen com Rolf Libermann.
FICHA TÉCNICA
Título original: Wolfen
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Wadleigh
Roteiro: Whitley Strieber
Elenco: Albert Finney, Diane Venor, Edward James Olmos, Gregory Hines, Tom Noonan
Duração: 115 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Um policial de Nova York investiga uma série de assassinatos brutais na cidade e que envolvem ataques de animais.
Estrelado pelo inglês Albert Finney em um bom momento, o filme poderia ter caído no lado trash ao falar a respeito de um suposto clã de lobisomens, mas a direção segura as pontas.
E POR FALAR NISSO...
Cena de ataque, com a metamorfose da fera. A produção conseguiu destaque no gênero "licantrópico" que aconteceu no cinema comercial, já que outro grande sucesso, Um Lobisomem Americano em Londres, tinha o mesmo tema.
FICHA TÉCNICA
Título original: Lola
Alemanha
colorido
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Roteiro: Pea Frölich, Peter Marthesheimer
Elenco: Barbara Sukowa, Armin Muller-Stahl, Mario Adorf, Matias Fuchs, Helga Feddersen
Duração: 113 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O filme é ambientado dez anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando um comissário de polícia está apaixonado por Marie Louise, mãe solteira que é filha de sua senhoria.
O título do filme já deixa claro que é uma homenagem de Fassbinder a um clássico alemão, O Anjo Azul, com a personagem Lola. O policial nem desconfia que à noite a doce Marie Louise é a sensual Lola, atração de um cabaré.
E POR FALAR NISSO...
Na história de Lola, assim como em O Anjo Azul, seu apaixonado não percebe que a cantora é amante de um construtor cujos projetos dependem dele. O que pode causar sua ruína. Como no filme estrelado por Marlene Dietrich.
FICHA TÉCNICA
Título original: Mad Max 2 - The Road Warrior
Austrália
colorido
Direção: George Miller
Roteiro: Miller, Terry Hayes, Brian Hannant
Elenco: Mel Gibson, Bruce Spence, Vernon Wells, Michael Preston, Mick Phipps
Duração: 95 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: A continuação da saga mostra que a disputa pelo petróleo gerou uma guerra entre as potências mundiais de proporções catastróficas. O planeta vira uma terra deserta e sem lei.
Cena com toque de Taxi Driver da continuação da aventura que fez um sucesso muito além do esperado em todo o mundo. Max, que era o motociclista rebelde, agora viaja sem rumo a bordo de um Ford Falcon V8.
E POR FALAR NISSO...
Destaque para o ataque das gangues. Além da ótima acolhida popular, o filme teve boas críticas e foi considerado um dos melhores filmes de 1981. Mel Gibson virou definitivamente um astro na pele do policial amargurado que perdeu a família.
FICHA TÉCNICA
Título original: Mommie Dearest
Estados Unidos
colorido
Direção: Frank Perry
Roteiro: Perry, Frank Yablans, Tracy Hotchner
Elenco: Faye Dunaway, Diana Scarwid, Steve Forrest, Howard Da Silva, Mara Hobet
Duração: 129 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O filme conta o comportamento tirânico da atriz Joan Crawford com seus dois filhos adotivos, a quem submeteria a torturas piscológicas.
O roteiro é baseado num livro escandaloso escrito por Christina Crawford, filha adotiva da atriz que a acusa de manipular cada detalhe da vida dos filhos e até de dar surras com cabide de metal.
E POR FALAR NISSO...
O estilo um tanto exagerado de Faye Dunaway casou bem com a forma como o filme descreve Crawford. A personagem do filme contrasta com a imagem de mãe dócil e compreensiva que era passada ao público.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Devil and Max Devlin
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Hilliard Stern
Roteiro: Jimmy Sangster, Mary Rodgers
Elenco: Bill Cosby, Elliot Gould, Adam Rich, Susan Aspach, Ronnie Schell
Duração: 96 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Conta a estranha história de Max, que morre atropelado por um ônibus. Mas acha que ainda não viveu tudo que queria e por isso faz um pacto com o diabo.
A comédia de humor negro tem Elliot Gould na pele de Max e o diabo aparece com o jeito aparentemente tranquilo e bonachão de Bill Cosby, que interpreta o chefe dos infernos, Barney Satin.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção Roses and Rainbows, interpretada por Julie Budd, destaque do filme. O problema é que, para conseguir o que pretende, Max tem dois meses para convencer várias outras almas a se entregarem ao tinhoso.
FICHA TÉCNICA
Título original: Evilspeak
Estados Unidos
colorido
Direção: Eric Weston
Roteiro: Joseph Garofalo
Elenco: Clint Howard, R.G. Armstrong, Joe Cortese, Don Stark, Charles Tyner
Duração: 89 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Stanley Coopersmith é um jovem cadete que vive sendo atormentado pelos colegas militares. Até que se cansa e clama por vingança.
Trailer do clássico de terror, considerado cult embora não muito comentado. O personagem principal, interpretado por Clint Howard, começa a mudar a vida por meio da leitura de obras antigas.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em tributo ao filme. Humilhado, Stanley é mandado para o porão do quartel fazer a faxina. Lá ele encontra vários livros antigos escritos em latim e descobre que pode conjurar espíritos vingativos.
FICHA TÉCNICA
Título original: Mephisto
Hungria
colorido
Direção: Istvn Szabó
Roteiro: Szabó, Peter Dobai
Elenco: Klaus Maria Brandauer, Kristina Janda, Ildikó Bansagi, Rolf Hoope, Peter Andorai
Duração: 144 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta a história de um ator, Hndrik Hölfger, que abandona a sua consciência para servir ao Partido Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, a fim de continuar em alta no teatro.
O filme de Szabó, muito elogiado, foi baseado num romance de Klaus Mann, que por sua vez adaptava a trágica história do doutor Faustus, que vendia a alma a Mefistófeles em troca da vida eterna. No caso, o ator a troca pelo sucesso.
E POR FALAR NISSO...
O filme ganhou o Oscar de produção estrangeira, até agora o único da Hungria a eceber o prêmio, e Klaus Maria Brandauer teve um belo momento em cena. O prêmio foi entregue por Jack Valenti e Ornela Mutti. O personagem tem um trágico fim ao perceber como foi manipulado pelos nazistas.
FICHA TÉCNICA
Título original: Montenegro
Suécia
colorido
Direção: Dusan Makavejev
Roteiro: Makavejev, Branco Vucicevic
Elenco: Susan Anspach, Erland Josephson, Marianna Jacobi, Jamie Marsh, Svetovar Cvetkovic
Duração: 96 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Conta a história de Marilyn, uma entediada dona de casa americana, casada com um rico empresário sueco, que um dia começa a dar mostras de desequilíbrio.
Cenas de abertura da comédia de humor negro dirigida pelo radical Dusan Makavejev. Quem canta The Balad of Lucy Jordan é Marianne Faitfull. Foi um grande sucesso de crítica.
E POR FALAR NISSO...
The Ballad of Lucy Jordan foi tema de outro filme feminista, Thelma e Louise. O roteiro de Montenegro mostra que Marilyn (Susan Anspach) passa a questionar o marido Martin (Erland Josephson). Um dia se perde dele no aeroporto e vai parar numa boate de sérvios, onde rola striptease e amor livre e conhece o jovem Montenegro, que trabalha no zoológico.
FICHA TÉCNICA
Título original: Eyewitness
Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Yates
Roteiro: Steve Tesich
Elenco: William Hurt, Sigourney Weaver, Christopher Plummer, James Woods, Irene Worth
Duração: 103 minutos
Gênero: suspense
Sinopse: Conta a história de um ex-combatente da guerra do Vietnã, que voltou como herói e agora trabalha como vigia noturno em uma construção.
William Hurt era o vigia que encontra o cadáver de um tenente, que é também comerciante de diamantes, e Sigourney a repórter de TV que vai conferir a história. Os dois passam a correr perigo.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em homenagem a William Hurt, ao som de Don't Let me Be Misunderstood, interpretada por Nina Simone. O ator, hoje com 63 anos, já atuou em 89 filmes e ganhou o Oscar por sua atuação em O Beijo da Mulher Aranha.
FICHA TÉCNICA
Título original: Ragtime
Estados Unidos
colorido
Direção: Milos Forman
Roteiro: Michael Weller
Elenco: James Cagney, Brad Douriff, Moses Gunn, Elisabeth McGovern, Pat O'Brien
Duração: 155 minutos
Gênero: drama
Sinopse: A trama é ambientada no começo do século 20, época do ritmo ragtime nos gravadores. A história, um painel da época naquele tempo, começa com um crime passional.
O roteiro, baseado num livro famoso de E.L. Doctorow. Fala da corista Evelyn Nesbit, casada com o milionário Harry Thaw. Mas o arquiteto Stanford White, desafeto de Thaw, fica furioso por conta de uma estátua nua que teria Evelyn como modelo.
E POR FALAR NISSO...
A trama também fala sobre cinema, mostrando um vendedor que resolve se arriscar na nascente sétima arte, e racismo, com um pianista negro que decide se vingar depois de ser humilhado por policiais.
FICHA TÉCNICA
Título original: Thief
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Mann
Roteiro: Frank Hohimer, Michael Mann
Elenco: James Caan, Tuesday Weld, Willie Nelson, James Belushi, Robert Prosky
Duração: 122 minutos
Gênero: policial
Sinopse: Decidido a mudar de vida, um ladrão especialista em roubar jóias resolve participar de um último crime, aceitando o convite de uma quadrilha.
Trailer do filme que marcou a estreia em longa-metragem de Michael Mann, diretor especialista em aventura com conteúdo, como mostrou depois em O Informante e Fogo Contra Fogo. James Caan teve um belo momento na pele do ladrão arrependido.
E POR FALAR NISSO...
Cenas finais do filme. O ladrão da história, Frank, vê seus planos de aposentadoria, irem por água abaixo quando se vê envolvido em uma trama perigosa. Também foi exibido como Ruas da Violência.
FICHA TÉCNICA
Título original: Ond Golden Pond
Estados Unidos
colorido
Direção: Mark Rydell
Roteiro: Ernest Thompson
Elenco: Henry Fonda, Katharine Hepburn, Jane Fonda, Doug McKeon, Dabney Coleman
Duração: 109 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Norman e a esposa Ethel viajam para uma antiga casa de campo onde passaram os primeiros anos de casamento. Lá recebem a visita da filha Chelsea, que não veem há tempos.
O roteiro, baseado numa peça de sucesso, mostra os ressentimentos que ainda haviam entre Norman e a filha rebelde, e a mãe colocando panos quentes. Era uma história bem parecida com a de Henry e Jane, que nunca se entenderam muito bem e agora tentavam se acertar.
E POR FALAR NISSO...
Um momento de grande emoção foi quando Henry Fonda ganhou o Oscar de ator e quem recebeu, de Sissy Spacek, foi a filha Jane. Depois de tantas indicações, foi seu primeiro prêmio, depois de tantas indicações. Ele concorreu com Warren Beatty, Burt Lancaster, Dudley Moore e Paul Newman. Foi o último filme de Fonda, que morreu poucos meses depois.
FICHA TÉCNICAS
Título original: Lady Chatterley's Lover
Inglaterra
colorido
Direção: Just Jaeckin
Roteiro: Marc Behm, Just Jaeckin
Elenco: Sylvia Kristel, Nicholas Clay, Shane Briant, Ann Mitchell, Elizabeth Spriggs
Duração: 104 minutos
Gênero: romance
Sinopse: Conta a história da bela e nobre Lady Chatterley, cujo casamento entra em crise quando o marido descobre ter ficado impotente.
A adaptação, baseada no clássico de D.H. Lawrence, que chegou a ser proibido, teve aumentada sua voltagem erótica. O diretor é o mesmo de Emanuelle, que chamou a estrela daquele filme, Sylvia Kristel, para viver a personagem principal.
E POR FALAR NISSO...
Cenas da refilmagem de 2015. A história mostra Lady Chatterley dividida entre a fidelidade ao marido, Clifford (Shane Briant) e a forte atração que sente pelo cavalariço Mallors (Nicholas Clay). A crítica ficou dividida por conta das cenas fortes e o diretor foi acusado de oportunismo.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Fox and the Hound
Estados Unidos
colorido
Direção: Ted Berman, Richard Rich, Art Stevens
Roteiro: Ted Berman (coordenador)
Elenco: vozes de Mickey Rooney, Kurt Russell, Corey Feldman, Pearl Bailey
Duração: 83 minutos
Gênero: animação
Sinopse: Uma jovem raposa, Tod, fica órfã depois que sua mãe é baleada por um caçador. É adotada por uma senhora e tratada como animal doméstico.
O filme, a 24ª produção de animação dos Estúdios Disney, conta que Tod vai viver numa fazenda, onde faz amizade com um cão de caça, também criança, e os dois acabam ficando amigos.
E POR FALAR NISSO...
Momento de cortar o coração. A velha senhora entende que precisa abandonar Tod para que viva selvagem na natureza. Ainda por cima, a raposa descobre que seu cão amigo agora foi treinado para caçar raposas.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Postman Always Rings Twice
Estados Unidos
colorido
Direção: Bob Rafelson
Roteiro: David Mamet
Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos, John P. Ryan, Anjelica Huston
Duração: 122 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O filme se passa nos anos 30, em plena Depressão Americana, quando um andarilho consegue emprego num posto de gasolina à beira da estrada.
Trailer do drama baseado num livro de James M. Cain, escrito em 1934. Foi realizada, também com sucesso, uma versão nos anos 50, com John Garfield e Lana Turner nos papéis principais.
E POR FALAR NISSO...
A personagem de Jessica Lange, Cora, é a femme fatale clássica, que começa um romance com Jack Chambers (Nicholson) e o convence a matar o marido. As cenas dos dois na mesa da cozinha são clássicas.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Entity
Estados Unidos
colorido
Direção: Sidney J. Furie
Roteiro: Frank De Felitta
Elenco: Barbara Hershey, Ron Silver, David Labiosa, Margareth Blaye
Duração: 125 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O filme traz o pesadelo de Carla Moran, mãe solteira de três filhos, que passa a ser aterrorizada por uma entidade sobrenatural.
A produção tentava a todo momento não ultrapassar as fronteiras do exagero a fim de não cair no trash, um risco calculado. Na pele da personagem principal, Barbara Hershey teve um momento corajoso.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a música original do filme. A entidade estupra Carla seguidas vezes. A partir daí ela começa uma via-sacra entre parapsicólogos para tentar capturar o espírito maligno.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: João Batista de Andrade
Elenco: José Dumont, Célia Maracajá, Aldo Bueno, Ruthinéia de Moraes, Denoy de Oliveira
Duração: 90 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão.
Trailer do filme que tornou-se um clássico do cinema brasileiro pela forma humana de retratar um migrante nordestino, protagonista total da história. José Dumont brilhou intensamente na pele de Deraldo.
E POR FALAR NISSO...
O clipe mostra a canção Mourão Voltado, composta por Vital Farias para o filme. José Dumont foi lançado com este filme de João Batista de Andrade e teve vários outros bons momentos, como em A Hora da Estrela, e em novelas.
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: José Antonio Garcia e Ícaro Martins
Elenco: Tânia Alves, Carla Camurati, Sérgio Mamberti, Ênio Gonçalves, Cida Moreira
Duração: 85 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Garota de 17 anos se encanta pela vida de uma prostituta. Ela a espiona por um buraco na parede que divide o escritório em que trabalha e um quarto de hotel.
Tânia Alves era a prostituta Penélope e Carla Camurati a adolescente Vera Maria Gatta (referência à música de Caetano) neste drama erótico com toques pretensiosos. A dupla de diretores paulistas depois partiu para outros voos, ainda mais "cabeça".
E POR FALAR NISSO...
Um bom momento: Cida Moreira, como uma professora de piano, interpreta My Man. Já Vera, a filha, começava cada vez mais a ficar deslumbrada com o mundo sem amarras morais de Penélope.
FICHA TÉCNICA
Título original: Modern Problems
Estados Unidos
colorido
Direção: Ken Shapiro
Roteiro: Shapiro, Arthur Sellers
Elenco: Chevy Chase, Dabney Coleman, Mary Kay Place, Arthur Sellers, Patti D'Arbanville
Duração: 89 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Num dia daqueles, um estressado controlador de voo é abandonado pela namorada e contaminado por lixo radioativo quando volta para casa.
A comédia tinha Chevy Chase no papel de um controlador de tráfego aéreo, profissão que àquela altura de campeonato ainda não era vista como uma das que mais induziam ao estresse. Mas o roteiro já abordava o fato, com muita graça.
E POR FALAR NISSO...
A cena, digna de videocassetada, mostra um mico do balé masculino. Na trama, Max Fielder, o personagem de Chase, descobre que ganhou poderes paranormais após o acidente, e com eles tenta consertar a sua vida.
FICHA TÉCNICA
Título original: Time Bandits
Inglaterra
colorido
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Gilliam e Michael Palin
Elenco: John Clesse, Sean Connery, Shelley Duvall, Ian Holm, Michael Palin
Duração: 116 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Um garoto curioso encontra a companhia de anões caçadores de tesouro e parte para uma curiosa viagem no tempo.
A fantasia mostra o lado infantil, mas nunca ingênuo do diretor Terry Gilliam, sempre com sua imaginação delirante. Ao lado de Michael Palin, companheiro no famoso grupo de humor Monty Python, ele cria uma história que se passa em várias épocas.
E POR FALAR NISSO...
Cenas iniciais da fantasia britânica. Outro destaque é o elenco charmoso: John Cleese como Robin Hood, Sean Connery na pele do rei grego Agamennon, Ian Holm vivendo Napoleão Bonaparte, entre outros.
Sinopse: Funcionários humildes, os amigos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias tornam-se as grandes atrações do Circo Bartolo graças à incrível capacidade de fazer rir.
Maior sucesso dos Trapalhões do cinema, tem o diferencial de contar com músicas que constavam do espetáculo Os Saltimbancos, de Bardot, Bacalov e Chico Buarque. A cena tem Hollywood, destaque da trilha sonora.
E POR FALAR NISSO...
A cena tem Lucinha Lins, que era a mocinha da história, cantando História de uma Gata. A história original de Os Saltimbancos fala de animais lutando contra a opressão humana. No filme, os Trapalhões encaram um mágico vilão e o Barão, ambicioso dono do circo.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Funhouse
Estados Unidos
colorido
Direção: Tobe Hopper
Roteiro: Lawrence Bloch
Elenco: Elizabeth Berridge, Shawn Carson, Jeanne Austin, Jack McDermott, Cooper Huckabee
Duração: 96 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Coisas bizarras começam a acontecer quando quatro adolescentes vão visitar um parque de diversões, onde ficam escondidos no trem fantasma quando o local fecha.
Trailer do terror no estilo slasher dirigido por Tobe Hopper, o mesmo de O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist. A receita é parecida: adolescentes sem noção, história bizarra e muitos sustos. Além de sucesso na bilheteria.
E POR FALAR NISSO...
Destaque para a cena do chuveiro, com o mascarado de palhaço agindo novamente. O maior mérito de Hooper, que entende do riscado quando se trata de assustar, foi criar um clima de terror num local de alegria que fica sombrio à noite. E não ter pretensão.
FICHA TÉCNICA
Título original: Shifshuf Naim
Israel
colorido
Direção: Boaz Davidson
Roteiro: Davidson, Ingo Hermes
Elenco: Yftach Katzur, Jonathan Sagall, Zachi Noy, Ariella Rabinochi, Oma Dagan
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Três jovens amigos israelenses vivem as descobertas da adolescência, que incluem garotas, sexo e tradição. Tudo ao som de rockabilly.
Trailer da comédia que fez sucesso no Brasil e trata-se de uma espécie de versão israelense de filmes como Porkys. Ou seja, mostra que em qualquer canto do mundo a descoberta do sexo é meio parecida...
E POR FALAR NISSO...
A cena , ambientada num carro, tem a canção Lollipo, com Lemon Popsicle. Em nenhum momento se fala de qualquer problema político. Comédia alienada sim, mas divertida. Nos Estados Unidos foi exibida com o título Hot Bubblegum.
FICHA TÉCNICA
Título original: Peter and Paul
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Day
Roteiro: Christopher Knopf e Sam Hough
Elenco: Anthony Hopkins, Robert Foxworth, Denis Hill, Herbert Lom, Jon Finch
Duração: 194 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O drama bíblico se concentra mais na vida de São Paulo, antes um perseguidor de cristão, mas que se converte durante o caminho de Damasco.
Originalmente uma minissérie para a TV americana, teve lançamento nos cinemas e uma boa aceitação pela forma reverente com que mostrou os fatos bíblicos. Anthony Hopkins teve destaque como São Paulo.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em homenagem a Hopkins, o Paulo de Tarso. A música é Extreme Ways, com Moby. O roteiro conta que, após converter várias pessoas na Grécia, Paulo volta a Roma para seu julgamento, sendo executado por Nero. Então, sua obra é continuada por Pedro (Robert Foxwort).
FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Walter Hugo Khoury
Roteiro: Khoury
Elenco: Roberto Maya, Dina Sfat, Lilian Lemmertz, Norma Bengell, Renée de Vielmond
Duração: 107 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O filme conta a história de Marcelo, um mulherengo incorrígível, que faz uma análise das mulheres que passaram pela sua vida.
Cenas de abertura do filme que teve como diferencial fazer a narrativa pelo ponto de vista da câmera, como havia sido feito em A Dama do Lago (1947). Ou seja, o protagonista (Roberto Maya) só mostra a voz. E o elenco reunia mais de 20 atrizes famosas nos anos 80, e de duas gerações.
E POR FALAR NISSO...
Os anos 80 foram uma fase de grande sucesso para Khoury. Em 1982 ele fez o polêmico Amor, Estranho Amor, com Xuxa. As cenas são de Amor Voraz, de 1984, estrelado por Vera Fischer. Mas a crítica não o perdoava e chamava seu estilo de pornô chique.
FICHA TÉCNCIA
Título original: Death Hunt
Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Hunt
Roteiro: Michael Grais, Mark Victor
Elenco: Charles Bronson, Lee Marvin, Angie Dickinson, Andrew Stevens, Carl Weathers
Duração: 97 minutos
gênero: aventura
Sinopse: O filme faz uma ficção a partir dos fatos reais que envolveram a perseguição empreendida pela Polícia Montada do Canada a um famoso criminoso.
O filme reúne dois atores com fama de durão e um público fiel nos anos 80: Charles Bronson e Lee Marvin. Mas Bronson, que fez o vingador de Desejo de Matar, desta vez era o vilão.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em tributo a Lee Marvin, que era o perseguidor, o sargento Edgar Miller. Bronson fazia o bandido Albert Johnson, chamado de "caçador louco". Lee Marvin atuou em nada menos que 111 filmes durante a sua longa carreira. Morreu em 1987, aos 63 anos. A música é We Have All the Time in the World, com Louis Armstrong.
FICHA TÉCNICA
Título original: Piranha II: The Spawning
Estados Unidos
colorido
Direção: James Cameron
Roteiro: Cameron, Ovidio Assonitis
Elenco: Tricia O'Neil, Steve Marachuck, Lance Henriksen, Rick Goldin, Ted Richert
Duração: 84 minutos
Gênero: terror
Sinopse: Continuação do terror de baixo orçamento que fez sucesso inesperado. Desta vez a surpresa acontece para turistas de uma ilha.
Trailer do terror que não tinha medo do absurdo. Além de virarem peixes de água salgada, as piranhas mutantes agora tinham um acréscimo: asas para forçar ataques aéreos. Para assustar ou para rir?
E POR FALAR NISSO...
Clipe com imagens do filme e a trilha sonora composta especialmente por Stelvio Cipriani. E pensar que James Cameron, o hoje poderoso diretor de Titanic e Avatar, começou a carreira assim...
FICHA TÉCNICA
Título original: Possession
França/Alemanha
colorido
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Zulawski e Frederic Tuten
Elenco: Isabelle Adjani, Sam Neill, Heinz Bennent, Margit Carstensen, Johanna Hofer
Duração: 127 minutos
Gênero: suspense
Sinopse: Uma mulher abandona a sua família, marido e filha, sem nenhuma razão. Mas ele não se conforma e decide procurá-la para ver o que realmente aconteceu.
Filme perturbador, do tipo ame ou odeie, do radical polonês Zulawski. A trama conta que Anna (Isabelle Adjani), estaria possuída por uma estranha criatura, a quem encontra numa casa situada ao lado do Muro de Berlim. Cult a ser descoberto.
E POR FALAR NISSO...
Cena da possessão no metrô de Berlim, em que Isabelle Adjani deu um show. A música é Got U Know, com Flux Pavillion. Consta que a atriz não sabia muito bem como fazer a cena, mas teria recebido orientações do maquiador, um brasileiro. Será?
FICHA TÉCNICA
Título original: The Prowler
Estados Unidos
colorido
Direção: Joseph Zito
Roteiro: Neal Barbera, Mark Edens
Elenco: Vicky Dawson, Christopher Goutman, Lawrence Tierney, Farley Granger, Cindy Weintraub
Duração: 89 minutos
Gênero: terror
Sinopse: É noite de formatura na escola feminina Avalon Bay. O evento retorna depois de uma tragédia acontecida há 35 anos quando Rosemary, a filha do major Chattan, foi encontrada empalada no parque.
Trailer do filme do gênero slasher, ou seja, de baixo orçamento mas com muito sangue e gritaria. Na trama, Pam, a editora do jornal local, descobre que o assassino nunca foi preso e está de volta com sede de matar.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em tributo ao filme e outros do gênero feito por aficionados. Na história se descobre que Rosemary tinha um namorado veterano da Segunda Guerra e a quem ela havia desprezado. O elenco conta com veteranos como Farley Granger e Lawrence Tierney.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Cannonball Run
Estados Unidos
colorido
Direção: Hal Needham
Roteiro: Brock Yates
Elenco: Burt Reynolds, Roger Moore, Farrah Fawcett, Dom DeLuise, Dean Martin
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Uma corrida ilegal, com trajeto entre Connecticut e a Califórnia, reúne os mais estranhos pilotos, dispostos a tudo para vencer.
Cenas de abertura da comédia, mais um exemplar da série "corrida maluca", dirigida e estrelada pelos mesmos de Agarra-me se Puderes. O elenco também contava com Farrah Fawcett, na época a famosa pantera da série de TV.
E POR FALAR NISSO...
O clipe reúne cenas de erros de gravação, hoje uma tradição das comédias populares após os créditos, mas na época uma novidade. O elenco também tinha Jackie Chan, astro das lutas. Grande sucesso no Brasil.
FICHA TÉCNICA
Título original: Stripes
Estados Unidos
colorido
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Len Blum, Daniel Goldberg, Harold Ramis
Elenco: Bill Murray, Harold Ramis, Warren Oates, Sean Young, John Candy
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Quando John Winger perde o apartamento, a namorada e o emprego, tudo no mesmo dia, ele decide tomar uma atitude radical.
Cena da comédia estrelada por Bill Murray, ator que com seu jeito permanente cínico, e o meio sorriso nos lábios, fez sucesso nos anos 80 com produções mais leves como essa. Hoje Murray é ator cult, e estrela produções de cineastas intelectuais.
E POR FALAR NISSO...
O roteiro do filme de Ivan Reitman, hoje também um cineasta mais intelectualizado, mostra que o personagem, sem saída, faz o que todo americano médio faria: se alistar no exército. Onde provoca mil confusões.
FICHA TÉCNICA
Título original: Les Uns et Les Autres
França
colorido
Direção: Claude Lelouch
Roteiro: Lelouch
Elenco: Robert Hossein, Nicole Garcia, Geraldine Chaplin, Jorge Donn, James Caan
Duração: 184 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Enquanto o mundo lutava entre si durante a Segunda Guerra Mundial, quatro famílias de países distantes (França, Estados Unidos, Alemanha e Rússia) se cruzam.
O painel humano com mais de três horas de duração feito por Claude Lelouch era um chamado à união. Apesar de a crítica o achar meloso, foi amado pelo público brasileiro, que o transformou no grande sucesso cult de 1981.
E POR FALAR NISSO...
Um grande destaque foi a utilização em cena de Bolero, de Ravel, que naquele ano virou cult. A peça foi utilizada na grandiosa cena final, que contou com coreografia de Maurice Bejart e foi dançada por Jorge Donn.