sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comboio

FICHA TÉCNICA
Título original: Convoy
Estados Unidos
colorido
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: B.W.L. Norton
Elenco: Kris Kristofferson, Ali McGraw, Ernest Borgnine, Burt Young, Madge Sinclair
Duração: 106 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O caminheiro Martin Penwald, apelidado de Rubber Duck por carregar um pato de borracha em seu veículo, é perseguido pelo xerife Lyle Wallace nas estradas do Arizona e do Novo México.

Um grande sucesso de público, em que o até então sisudo diretor Sam Peckinpah acrescentou toques de comédia no currículo. Mas foi seu penúltimo trabalho, pois já estava com problemas ligados à droga e alcoolismo.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música tema. O sucesso, se não ajudou a carreira de Peckinpah, foi ótimo para os atores. E seguindo a linha do bem-sucedido Agarra-me se Puderes, colocou em cenas muitas perseguições de carros em alta velocidade.

Doido para Brigar, Louco para Amar

FICHA TÉCNICA
Título original: Every Which Way But Loose
Estados Unidos
colorido
Direção: James Fargo
Roteiro: Jeremy Kronberg
Elenco: Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis, Beverly D'Angelo, Walter Barnes
Duração: 110 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a história do caminheiro Philo Beddoe, que mora na Califórnia com a mãe e um amigo, mas tem como melhor companheiro um orangotango chamado Clyde.

Trailer da comédia de aventura em que Clint Eastwood fez parceria com um orangotango. Na história, o personagem ganhou o animal depois de uma luta de rua. O sucesso foi tão grande que gerou uma continuação, dois anos depois.

E POR FALAR NISSO....

Clipe com a música título, com Eddie Rabbit, da trilha sonora do filme. Na trama, o caminheiro se apaixona por uma cantora country, que desaparece. Então vai atrás dela e encara até uma gangue de motociclistas chamada Víúvas Negras.

A Taberna do Inferno

FICHA TÉCNICA
Título original: Paradise Alley
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Sylvester Stallone
Elenco: Stallone, Lee Canalito, Armand Assante, Frank McRae, Anne Archer
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de três irmãos ítalo-americanos que moram nas favelas de Nova York e tentam ajudar uns aos outros.

Cenas de abertura do drama em que Sylvester Stallone foi diretor, roteirista e ator principal. E a história lembra sua vida. Foi talvez muita pretensão do rapaz, logo após o estouro de Rocky um Lutador. Talvez por isso, a repercussão ficou bem abaixo do esperado.

E POR FALAR NISSO....

Os outros dois irmãos foram vividos por Lee Canalito, de boné na cena, e Armand Assante, o mais arrumadinho. Outro detalhe: Stallone até cantava! E a música, Too Close to Paradise, foi escrita por ele.

S.O.S. Submarino Nuclear

FICHA TÉCNICA
Título original: Gray Lady Down
Estados Unidos
colorido
Direção: David Greene
Roteiro: David Lavallee, Frank Rosenberg
Elenco: Charlton Heston, Stacy Keach, David Carradine, Christopher Reeve, Ned Beatty
Duração: 111 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Quando o submarino nuclear U.S.S. Neptune se choca com um cargueiro norueguês, ele afunda rapidamente até a borda de um cânion instável no oceano.

Clipe com cenas do filme que tentava prosseguir a onda dos filmes de desastre. Não à toa, Charlton Heston, que estrelou grande parte deles, era o capitão. Do título original, "gray", ou dama cinzenta, era uma referência ao apelido que a tripulação deu ao submarino.

E POR FALAR NISSO...

Cena com destaque para os atores David Carradine e Stacy Keach. Eles pilotam um submersível que é a única esperança para conter a tragédia.

Duplo Triunfo

FICHA TÉCNICA
Título original: International Velvet
Estados Unidos/Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Bryan Forbes
Elenco: Tatum O'Neal, Christopher Plummer, Nanete Newman, Anthony Hopkins, Peter Barkworth
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de uma garota do Arizona, Sarah Brown, que fica órfã e vai morar com os tios na Inglaterra. E lá descobre o amor pelos cavalos.

O filme era uma adaptação de National Velvet (A Mocidade é Assim), estrelado em 1944 pela jovem Elizabeth Taylor. Mais uma tentativa de Tatum O'Neal de se firmar na carreira depois do Oscar em Lua de Papel.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música original do filme, composta por Francis Lai. Pela história, Velvet, a tia de Sarah, interpretada por Nanete Newman, é a personagem de Liz Taylor na maturidade.

Piranha

FICHA TÉCNICA
Título original: Piranha
Estados Unidos
colorido
Direção: Joe Dante
Roteiro: John Sayles
Elenco: Bradford Dillman, Heather Menzies, Kevin McCarthy, Keenan Wynn, Dick Miller
Duração: 94 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Dois adolescentes  nadam em uma instalaçao militar aparentemente abandonada. Eles aproveitam o que parece ser uma piscina, quando de repente são atacados.

A trama, bem delirante, conta que antes de ser militarizado, o local abrigou uma incubadora de peixes. Porem, com as Experiências, foram geradas espécies mutantes como as piranhas assassinas.

E POR FALAR NISSO ...

Cena do filme com a dublagem clássica do Telecine. O filme surgiu como uma paródia de Tubarão, que virou fenômeno. Seu diferencial é não se levar a sério, como muitos outros.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Convite à Morte

FICHA TÉCNICA
Título original: The Legacy
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Richard Marquand
Elenco: Charles Gray, Hildegarde Neil, John Standing, Katharine Ross, Sam Elliot
Duração: 102 minutos
Gênero: terror

Sinopse: O filme conta a história de um jovem casal americano que decide se mudar para Londres e tudo dá errado na viagem, até com fatos arrepiantes.

O jovem casal enfrenta uma maré de azar, com um acidente na viagem. E, para piorar, na missão onde ficam hospedados, são obrigados a enfrentar forças diabólicas.

E POR FALAR NISSO...

Cena da piscina. O casal americano foi interpretado por Katharine Ross (de Butch Cassidy e A Primeira Noite de um Homem) e Sam Elliot, casados na vida real. O roqueiro Roger Daltrey, astro de Tommy, faz uma participação especial como um cantor que morre engasgado.

Círculo de Ferro

FICHA TÉCNICA
Título original: Circle of Iron
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Moore
Roteiro: Stirling Silliphant
Elenco: David Carradine, Jeff Cooper, Christopher Lee, Roddy Mc Dowall, Eli Wallach
Duração: 102 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Jovem especialista em artes marciais decide competir, mas perde o direito de procurar pelo Livro de Todos os Conhecimentos, mantido por um feiticeiro chamado Zetan.

O filme tem como base um roteiro deixado por Bruce Lee, que não teve tempo de aproveitá-lo. O papel principal ficou com David Carradine, que à época fazia sucesso na série Kung Fu.

E POR FALAR NISSO...

Mesmo sem o acesso ao livro, o rapaz interpretado por Carradine decide se arriscar na jornada, enfrentando todos os perigos. O maior de todos é descobrir quem é seu inimigo e quem é aliado.

Amor e Balas

FICHA TÉCNICA
Título original: Love and Bullets
Estados Unidos
colorido
Direção: John Huston, Stuart Rosenberg
Roteiro: Wendell Mayes, John Melson
Elenco: Charles Bronson, Jill Ireland, Rod Steiger, Henry Silva, Strother Martin
Duração: 107 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Um policial escolhido pelo governo dos Estados Unidos deve cuidar de uma missão mortal, na qual viajará meio mundo para capturar a amante de um czar do mundo do crime.

Charles Bronson era o caçador e sua esposa Jill Ireland a caça. O roteiro conta que a missão de Charlie (Bronson) começa a dar errado quando uma forte atração acontece entre ele e a bela Jackie.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de Lalo Schifrin. Quando o casal assume a atração, provoca raiva dos dois lados. E aí passa a ser perseguido por toda a Europa. O filme não fez sucesso no Brasil e a explicação dos distribuidores foi a palavra "amor" no título, que teria afugentado seu público alvo. Será?

O Magnata Grego

FICHA TÉCNICA
Título original: The Greek Tycoon
Estados Unidos
colorido
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: Morton Fine
Elenco: Anthony Quinn, Jacqueline Bisset, James Franciscus, Edward Albert, Marilu Tolo
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O milionário armador grego Theo Thomais é casado e pai de um filho adulto. Mas a vida familiar é tensa pelo fato de ele manter várias amantes, inclusive a extravagante cantora Sofia Matalas.

Cena do drama que não assumiu o que é evidente: a inspiração é o milionário Aristoteles Onassis e seu envolvimento com a cantora Maria Callas e a ex-primeira dama americana Jackie Kennedy.

E POR FALAR NISSO...

Jacqueline Bisset interpreta a socialite Liz Cassidy, casada com o senador James Cassidy (James Franciscus), que se torna presidente. Ele alerta a esposa sobre o perigo do relacionamento com o armador grego. Mas tudo ficou no nível da fofoca.

1977 NO CINEMA

Foi um ano pop. O ano em que Luke Skywalker, Princesa Leia e Hans Solo (na foto) começaram uma luta numa galáxia distante. Também foi em 1977 que Steven Spielberg lançou Contatos Imediatos de Terceiro Grau, deixando claro seu fascínio pelos extraterrestres. E foi quando John Travolta, na pele de Tony Manero, convidou a moçada para sacudir o esqueleto nas pistas de dança em Os Embalos de Sábado à Noite. Por tudo isso, o ano é considerado um marco: a chegada de Hollywood à era dos filmes-espetáculos, das campanhas de marketing, do licenciamento de produtos, dos lucros astronômicos. E, para os críticos, o começo da infantilização do cinema. Porém, quem ficou com o Oscar (e o prestígio) foi Woody Allen, com a comédia romântica Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

BRILHARAM: Mark Hamill, Carrie Fischer, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Peter Weir, Diane Keaton, Werner Herzog, Andrzej Wajda, Maximilian Schell, David Lynch, Dennis Hopper, Rutger Hauer, Dario Argento, Paolo e Vittorio Taviani, John Gielgud, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Jane Fonda, Vanessa Redgrave, Fernando Rey, Shelley Duvall, Gena Rowlands, Isabelle Huppert, Laura Antonelli, Geraldine Chaplin, Alberto Sordi, Ridley Scott, Shirley MacLaine, Anne Bancroft, Richard Burton, Peter Firth

NASCERAM: Orlando Bloom, Jerry Trainor, James Van Der Beek, Sarah Michelle Gellar, Alessandra Maestrini, Daniele Harris, Camila Pitanga, Fernanda Lima, Liv Tyler, Kelly Reilly, Danny Roberts, Jonathan Rhys-Myers, Jonathan Togo, Daniele Suzuki, Roberta Gualda, Aria Giovanni, Brittany Murphy, Andreia Diniz, Katherine Moening, Jon Abrahams, Patrícia Abravanel, Analice Nicolau, André Mehmari, Fiona Apple, Arieta Correa, Eric Balfour, Beto Lee, Tom Brady, Bruno Mazzeo, Carla Perez, Cássio Reis, John Cena, Emanuelle Chriqui, Daniel de Oliveira, Djin Sganzerla, Edward Boggis, Chiwetel Ejiofor, Ellen Jabour, Erom Cordeiro, Rupert Evans, Michael Fassbender, Fred Camacho, Edward Furlong, Gabriel Gracindo, Georgiana Góes, Maggie Gyllenhall, Colin Hanks, Tom Hardy, Randy Harrison, Isabella Fiorentino, Jennifer Hall, Jiddu Pinheiro, Larissa Maciel, Leonardo Sakamoto, Ludacris, Melanie Linskey, Maria Rita, Mariana Oliveira, Chris Martin, John Mayer, MC Leozinho, Jane Monheit, Jason Mraz, Sean Murray, Paloma Duarte, Paulo Rocha, Pitty, Jason Reitman, Renata Fan, Tico Santa Cruz, Chris Flores, Shakira, Susana Werner, Talita Castro, Titina Medeiros, Vanessa Goulart, Milo Ventimiglia, Vitor Belfort, Wado, Lauren Wiesberger, Tom Welling, Kanye West

MORRERAM: Henri-Georges Clouzot, Peter Finch, Joan Crawford, Jacques Prèvert, Isaura Bruno, Stephen Boyd, Roberto Rossellini, Elvis Presley, Groucho Marx, Jean Hagen, Bing Crosby, Charles Chaplin, Howard Hawks, Abílio Pereira de Almeida, Andeas Baader, Anecy Rocha, Antero de Oliveira, Sylvia Ashley, Big Boy, Steve Biko, Marc Bolan, Werner von Braun, Maria Callas, Cândido Mota Filho, Carlos Lacerda, Carolina de Jesus, Clarice Lispector, Dilermando Reis, Egidio Eccio, Francisco Mattarazzo, René Goscinny, José Carlos Pace, Joubert de Carvalho, Guy Lombardo, Luperce Miranda, Maysa, Vladimir Nabokov, Paulo Emílio Salles Gomes, Tom Pryce, Thales de Andrade, Eric Weil, José Carlos Pace

Guerra nas Estrelas

FICHA TÉCNICA
Título original: Star Wars
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: George Lucas
Elenco: Mark Hamil, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guiness, Kenny Baker
Duração: 121 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O alto oficial do Império Galáctico Darth Vader vai atrás da Princesa Leia Organa sob duas acusações: ela é integrante da Aliança Rebelde e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte.

Trailer remasterizado do filme que marcou a chegada da era dos blockbusters no cinema. O roteiro reproduz situações comuns das produções de guerra, mas com ambientação no espaço sideral. E os personagens, incluindo Chewbacca e os robôs R2D2 e C3PO, viraram astros.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro era na verdade o quarto episódio de uma série imaginada por Lucas. Por isso, ganhou depois o subtítulo Episódio 4: Uma Nova Esperança. E o cineasta lançou depois o início da saga. Foi a maior bilheteria do ano, com 775 milhões de dólares.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

FICHA TÉCNICA
Título original: Close Encounters of the Third Kind
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Steven Spielberg
Elenco: Richard Dreyfuss, François Truffaut, Melinda Dillon, Teri Garr, Bob Balaban
Duração: 137 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: Conta a história de Roy Neary, um eletricista de Indiana cuja vida muda depois de ter um encontro com um OVNI (objeto voador não identificado).

O filme é um projeto pessoal de Spielberg, que o queria realizar há quatro anos, mas só conseguiu depois do sucesso de Tubarão. Foi sucesso no mundo todo e ganhou dois Oscar: fotografia e efeitos sonoros.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe da cena da música que era a comunicação com os extraterrestres. Ganhou o Globo de Ouro e o Grammy de trilha sonora. O roteiro vai preparando o espectador aos poucos para o encontro final e é incrível o impacto com a chegada da nave-mãe.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

The Last Wave

FICHA TÉCNICA
Título original: The Last Wave
Austrália
colorido
Direção: Peter Weir
Roteiro: Weir, Tony Morphett, Petru Popescu
Elenco: Richard Chamberlain, Olivia Hamnet, David Gulpilil, Frederick Parslow
Duração: 106 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a vida de David Burton, um advogado branco em Sidney, cuja vida aparentemente normal é rompida após assumir um caso de assassinato.

O filme causou impacto e foi muito elogiado, apesar de não ter contado com exibição comercial à época no Brasil. Consolidou o nome de Peter Weir como cineasta. Não foi tão popular quanto Piquenique na Montanha Misteriosa, sua obra anterior, mas hoje é cult.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música original de Charles Wain. Na história, o personagem principal, vivido por Richard Chamberlain, acaba descobrindo uma estranha ligação com o grupo de aborígines acusado pelo crime.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

FICHA TÉCNICA
Título original: Annie Hall
Estados Unidos
colorido
Direção: Woody Allen
Roteiro: Allen, Marshall Brickman
Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane, Paul Simon
Duração: 93 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta a história de Alvy Singer, humorista judeu e divorciado que faz análise há 15 anos. Ele se apaixona por Annie Hall, cantora em início de carreira.

Uma das comédias mais elogiadas de Woody Allen, e certamente a mais bem-sucedida, pois rendeu a ele o Oscar de filme e direção. É um texto leve e romântico, em que a graça vem das neuroses urbanas acumuladas por um casal que se ama, não consegue se entender.

E POR FALAR NISSO...

Diane Keaton também foi a vencedora do Oscar de atriz. Recebeu um prêmio com um figurino hoje impensável para a ocasião, mas que lembrava o estilo que a consagrou no filme. Ela concorreu com Jane Fonda, Anne Bancroft, Shirley MacLaine e Marsha Mason.

Stroszek

FICHA TÉCNICA
Título original: Stroszek
Alemanha
colorido
Direção e roteiro: Werner Herzog
Elenco: Bruno S., Eva Mattes, Clemens Scheitz, Wilhelm von Homburg, Burkhard Driest
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Bruno Stroszek tem problemas mentais é libertado da cadeia, onde foi parar por problemas com álcool. E encontra o amor nas ruas.

Uma poderosa história sobre os deserdados da vida. Stroszek, interpretado por Bruno S., vai tocar acordeon nas ruas, onde conhece a prostituta Eva (Eva Mattes), tão maltratada quanto ele.

E POR FALAR NISSO...

Cena do leilão, um destaque do drama. Apaixonado por Eva, Stroszek parte para os Estados Unidos em busca do sonho americano. Herzog trabalhou com uma grande maioria de atores americanos amadores.

Os Embalos de Sábado à Noite

FICHA TÉCNICA
Título original: Saturday Night Fever
Estados Unidos
colorido
Direção: John Badham
Roteiro: Norman Wexler
Elenco: John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller, Joseph Cali, Paul Popi
Duração: 118 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Tony Manero é um vendedor de loja de tintas no Brooklyn, em Nova York, que só fica feliz quando chega o fim de semana e pode mostrar seu talento na pista de dança de uma discoteca.

Trailer do filme que era para ser pequeno, mas se transformou em fenômeno por várias razões: marcou a explosão de John Travolta e da música dos Bee Gees, além de traduzir em imagens a febre das discotecas.

E POR FALAR NISSO...

Clipe inesquecível com a canção You Should be Dancing, dos Bee Gees. Os passos de Travolta foram imitados por jovens de todo o mundo. E ele foi indicado ao Oscar de ator principal pelo desempenho.

O Homem de Mármore

FICHA TÉCNICA
Título original: Czlowiek z Marmuru
Polônia
colorido
Direção: Andrzej Wajda
Roteiro: Alexander Scybor-Rylski
Elenco: Jerzy Radzilowicz, Krystyna Janda, Tadeusz Lominicki, Jacek Lominick
Duração: 165 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 1976, uma jovem da Cracóvia está produzindo um filme, que seria seu projeto de conclusão de curso, e procura imagens de um pedreiro.

Cenas de abertura do filme que transformou de vez Andrzej Wajda num cineasta respeitado em todo o mundo. O drama foi muito elogiado pela crítica e candidato ao Oscar de produção estrangeira.

E POR FALAR NISSO...

A história ocorria em dois tempos. No presente, a estudante Agnieska (Krystyna Janda, musa do diretor) pesquisa a história de Birkut (Jerzy Radzilowicz), que virou herói operário no passado.

Cruz de Ferro

FICHA TÉCNICA
Título original: Cross of Iron
Estados Unidos
colorido
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: Julius Epstein, James Hamilton, Walter Kelley
Elenco: James Coburn, Maximilian Schell, James Mason, David Warner, Roger Fritz
Duração: 132 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Liderados pelo sargento Steiner, grupo de soldados alemães luta para sobreviver em território russo durante a Segunda Guerra Mundial.

O diretor Sam Peckinpah levou seu estilo seco e violento, que o consagrou nos faroestes, para esta aventura de guerra com clima pesado e sombrio. O texto é baseado no romance de Willi Heinrich.

E POR FALAR NISSO...

James Coburn interpretou o sargento Steiner, que começava a perceber o desfecho inevitável. E entrava em conflito com o capitão Stransky (Maximilian Schell), que tem como único objetivo ganhar a Cruz de Ferro dos nazistas.

Eraserhead

FICHA TÉCNICA
Título original: Eraserhead
Estados Unidos
preto e branco
Direçãoe roteiro: David Lynch
Elenco: Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph, Jeanne Bates, Lauren Near
Duração: 85 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Henry Spencer é um reservado operário de fábrica que se vê obrigado a casar com Mary, a namorada grávida. Aí começam seus delírios.

David Lynch começou com tudo sua carreira com essa obra radical e personalíssima. Acusado de ser incompreensível, o diretor disse que cada um poderia dar sua interpretação. Logo de cara, uma criatura emerge da boca de Henry e desaparece no espaço.

E POR FALAR NISSO...

O filme está cheio de criaturas estranhas, incluindo o filho de Henry e Mary, que nasce como uma aberração e faz com que a mãe fuja para criá-lo escondido. Estranho e perturbador, do tipo "ame ou odeie".

O Amigo Americano

FICHA TÉCNICA
Título original: Der Amerikanishe Freund
Alemanha
colorido
Direção e roteiro: Win Wenders
Elenco: Dennis Hopper, Bruno Ganz, Lisa Kreuzer, Nicholas Ray, Samuel Fuller
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Moldurista alemão acredita sofrer de uma doença incurável quando recebe uma proposta de um gângster: matar um rival em troca de dinheiro.

Trailer do filme de Win Wenders livremente inspirado num romance de Patricia Highsmith. Na trama, Dennis Hopper interpreta o assassino Ripley, o amigo americano que atormenta Zimmermann (Bruno Ganz).

E POR FALAR NISSO...

Cena ao som de Fiery Cash, com Andrew Bird. A trama engenhosa mostra que Zimmermann, o personagem principal, aceita a proposta, mas não sabe que por trás de tudo está Ripley, com quem tem um áspero contato.

Quadrilha de Sádicos

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hill Have Eyes
Estados Unidos
colorido
Direção: Wes Craven
Roteiro: Craven
Elenco: Susan Larrier, Robert Huston, Martin Speer, Dee Wallace, Russ Grieve
Duração: 89 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Durante uma inocente viagem de carro pelo interior da Califórnia, a família Carter resolve pegar um atalho. Aí começa sua desgraça.

Trailer da produção que chamou a atenção para o nome de Wes Craven no gênero terror. Ele já demonstra criatividade, sem medo do bizarro e de chocar o público. Hoje trabalha com grandes orçamentos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe ao som de Here to Stay, do Korn. A história mostra que a família vira alvo de um grupo de canibais que transforma suas vidas num pesadelo infernal. Muitas cenas são de virar o estômago. Também conhecido como Viagem Maldita.

Soldado de Laranja

FICHA TÉCNICA
Título original: Soldaat van Oranje
Holanda
colorido
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Verhoeven, Gerard Soetman
Elenco: Rutger Hauer, Jeroen Krabbé, Susan Penhaligon, Derek de Lint, Edward Fox
Duração: 152 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Holanda, 1940. A Alemanha nazista invade os Países Baixos e a nação fica dominada. Mas logo começa a resistência, organizada por jovens soldados.

Cena forte de tortura do filme de Paul Verhoeven que, depois de uma história de amor nada convencional (Louca Paixão), decidiu contar a resistência holandesa ao nazismo. Outro sucesso, indicado ao Globo de Ouro de produção estrangeira.

E POR FALAR NISSO...

Cena de tango, um alívio cômico no drama de guerra. O roteiro mostra os holandeses divididos entre a acomodação e a luta contra o poderio nazista, até que seis jovens dá início à rebelião.

Suspiria

FICHA TÉCNICA
Título original: Suspiria
Itália
colorido
Direção: Dario Argento
Roteiro: Argento, Daria Nicolodi
Elenco: Jessica Harper, Stefania Casini, Flavio Bucci, Udo Kier, Alida Valli
Duração: 98 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Uma aluna novata de uma elegante academia de balé de Roma percebe que o local é muito diferente das primeiras aparências.

Trailer americano do filme de Argento,  mestre italiano do terror. Sem muito dinheiro, mas abusando da criatividade, ele gostava de ambientar suas histórias em lugares à primeira vista. O roteiro foi baseado num livro de Thomas DeQuincey.

E POR FALAR NISSO...

Cena de morte bem bizarra, como sempre foi comum em Argento. A personagem principal, a americana Suzy, descobre que a academia é fachada para um mundo sinistro.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pai Patrão

FICHA TÉCNICA
Título original: Padre Padrone
Itália
colorido
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Roteiro: Gavino Ledda, Paolo e Vittorio Taviani
Elenco: Omero Antonutti, Saverio Marconi, Marcella Michelangelli, Fabrizio Forte, Nanni Moretti
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história do escritor Gavino Ledda, que aos seis anos é o obrigado a abandonar os estudos para tomar conta de ovelhas.

Um grande sucesso, que lançou os irmãos cineastas Taviani e ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1977. O roteiro foi baseado no livro autobiográfico de Gavino Ledda, que enfrentou o pai (e patrão) para poder ler.

E POR FALAR NISSO...

Imagens do filme ao som da Canção do Pastor. A luta de Gavino pela instrução só começa aos 20 anos de idade, quando entra no Exército e começa a ter alguma base. Ele não segue a carreira militar e continua estudando. Mas o choque com o pai é inevitável.

Providence

FICHA TÉCNICA
Rança/Suíça
colorido
Direção: Alain Resnais
Roteiro: David Mercer
Elenco: John Gieldgud, Ellen Burstyn, Dirk Bogarde, David Warner, Elaine Stritch
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A certeza de que está sendo vencido por um câncer leva um velho escritor a reunir sua família para acertar as contas.

Clipe com imagens do filme falado em inglês de Alain Resnais, com elenco ótimo. John Gielgud viveu o escritor que está transtornado pela doença, sem saber diferenciar realidade e fantasia. O roteiro segue a mesma linha.

E POR FALAR NISSO...

Destaque para a Valse Crépusculaire, especialmente composta para o filme pelo grande maestro Miklos Rosza. A trama mostra que o escritor Clive Langham termina o último livro, onde retrata os parentes como parasitas.

Um Dia muito Especial

FICHA TÉCNICA
Título original: Una Giornata Particolare
Itália
colorido
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Scola, Maurizio Constanzo, Ruggero Marcari
Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd, Patrizia Basso
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em Roma, no dia 6 de maio de 1938, quando Hitler vem à cidade para celebrar o pacto, todo mundo vai ver, menos a solitária dona de casa Antonietta e seu vizinho Gabrielle.

Cena do drama que fez enorme sucesso e marcou um momento diferente da dupla Loren-Mastroianni. Ela é uma mulher reprimida pelo marido fascista enquanto ele é um radialista homossexual perseguido pelo regime.

E POR FALAR NISSO...

Mastroianni foi indicado ao Oscar por sua interpretação e Sophia também teve um excelente momento como a dona de casa que se interessa pelo único homem que a tratou com respeito. Brilhante.

Julia

FICHA TÉCNICA
Título original: Julia
Estados Unidos
colorido
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Alvin Sargent
Elenco: Jane Fonda, Vanessa Redgrave, Jason Robards, Maximilian Schell, Meryl Streep
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Duas amigas de infância percorrem caminhos diferentes: Julia, a mais rica, vai estudar em Viena, enquanto Lilian Hellmann se torna escritora e é convidada a ir para a União Soviética.

Trailer do filme baseado na biografia da escritora Lilian Hellmann. Ela é convencida pela amiga a contrabandear dinheiro através da Alemanha e lutar contra a ascensão dos nazistas, o que representa grande perigo. O filme tem outro destaque: marcou a estreia nas telas da grande Meryl Strep.

E POR FALAR NISSO...

Vanessa Redgrave ganhou o Oscar de atriz coadjuvante, e o prêmio foi entregue por John Travolta. Foi um momento marcante da entrega do prêmio, pois em seu discurso a atriz defendeu os palestinos. Logo em seguida, o roteirista judeu Paddy Cheyfevksy a criticou violentamente. Maior saia justa.

Esse Obscuro Objeto do Desejo

FICHA TÉCNICA
Título original: Cet Obscur Objet du Désir
França
colorido
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Buñuel, Jean-Claude Carrière
Elenco: Fernando Rey, Carole Bouquet, Angela Molina, Julien Bartheau, Milena Vukotic
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história da obsessão do cinquentão Mathieu por uma bela e geniosa mulher, Conchita. Ela é uma virgem de 18 anos que manipula o desejo dele.

Trailer do drama em que Buñuel aborda o amor, mas sempre com muitas doses de cinismo. Na primeira cena, Mathieu (Fernando Rey) aparece jogando um balde de água em sua amada.

E POR FALAR NISSO...

Outro destaque é que a principal personagem feminina é interpretada por duas atrizes, a francesa Carole Bouquet e a espanhola Angela Molina. Foi p último filme de carreira do gênio espanhol.

Três Mulheres

FICHA TÉCNICA
Título original: Three Women
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Altman
Roteiro: Altman, Patricia Reznick
Elenco: Sissy Spacek, Shelley Duvall, Janice Rule, Robert Fortier, Ruth Nelson
Duração: 124 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Os caminhos de três mulheres se cruzam sem planejamento: Pink, uma adolescente desajeitada; Millie, solitária mas bem humorada; e a misteriosa artista grávida Willie.

Trailer do filme de Robert Altman que deixa um mistério no ar. Sempre original, o cineasta descreve a vida das três moças nunca de forma linear. Foi muito elogiado pela crítica, mas deixou o público desconfiado.

E POR FALAR NISSO...

A interpretação das atrizes certamente contou para os comentários sobre o filme. Sissy Spacek vive a meiga Pink e Janice Rule é a misteriosa Willie. Mas foi Shelley Duvall, a simpática Millie, quem ganhou o prêmio de atriz no Festival de Cannes.

Noite de Estreia

FICHA TÉCNICA
Título original: Opening Night
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: John Cassavetes
Elenco: Gena Rowlands, Ben Gazzara, Joan Blondell, Paul Stewart, Zohra Lampert
Duração: 144 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Myrtle Gordon, famosa atriz de meia-idade, enfrenta uma crise de identidade ao se sentir culpada pela morte de uma fã.

Cena de um dos mais famosos filmes de John Cassavetes, o mestre do cinema americano independente. O elenco tem sempre seus atores amigos, com destaque para a esposa Gena Rowlands, magnífica.

E POR FALAR NISSO...

Gena deu vida à complicada atriz Myrtle, que vê a fã morrer numa noite de estreia. A partir daí, passa a ter alucinações com a morta e se recusa a estrelar uma peça sobre a passagem do tempo.

Um Amor tão Frágil

FICHA TÉCNICA
Título original: La Dentellière
França/Suíça
colorido
Direção: Claude Goretta
Roteiro: Pascal Lainé
Elenco: Isabelle Huppert, Yves Beneytton, Florence Giorgietti, Michel de Ré, Jean Obé
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: De origem humilde, a tímida jovem Beatrice trabalha como assistente de um salão de beleza de Paris. E conhece um estudante sofisticado.

Beatrice tem uma amiga mais velha, Marylne, despachada e confiante, que a convida para uma viagem a Normadia. Lá a moça conhece o rapaz rico. Mas a diferença de classes se torna trágica.

E POR FALAR NISSO...

A jovem Isabelle Huppert tem um belo momento em cena. Diva francesa do cinema, acabou de completar 60 anos e continua no auge artístico e físico. Esteve recentemente no belíssimo Amor, como a filha do casal idoso. Já atuou em nada menos que 112 filmes durante sua bela carreira.

Ifigenia

FICHA TÉCNICA
Título original: Iphigenia
Grécia
colorido
Direção: Michael Cacoyannis
Roteiro: Cacoyannis
Elenco: Tatiana Papamoschou, Irene Papas, Kostas Kazakos, Costa Carras, Panos Miahopoulos
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Baseado na tragédia clássica de Eurípedes, conta a história de Agamenon e Clitmenestra, condenada pela deusa Artemis a ser sacrificada.

Trecho do drama em que Cacoyannis concluiu a sua triologia grega clássica, iniciada com Antígona (1962) e prosseguida com As Troianas (1971). A jovem Tatiana Papamoschou foi lançada no papel principal.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a Suite para Iphigenia, composta pelo famoso músico grego Mikis Theodorakis. O filme foi indicado ao Oscar de produção estrangeira e para a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Esposamante

FICHA TÉCNICA
Título original: Mogliamante
Itália
colorido
Direção: Marco Vicario
Roteiro: Vicario, Rodolfo Sonego
Elenco: Laura Antonelli, Marcello Mastroianni, Leonard Mann, William Berger, Gastone Moschin
Duração: 106 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Conta a história de Luigi, que trata a esposa Antonia como uma pessoa doente, sem vontades. Dá calmantes para ela e não deixa que saia de casa.

Um grande sucesso de público e crítica, e que ficou famoso pelo seu contexto feminista. É que um dia Luigi se envolve numa trapalhada e precisa ficar escondido na casa do primo, bem em frente a sua casa. O clipe apresenta a história como se fosse um filme da época do cinema mudo.

E POR FALAR NISSO...

De lá ele enxerga Antonia descobrindo todas as suas falcatruas, se redescobrindo como mulher e até tendo amantes. Com o tempo eles se entendem como um novo homem e uma nova mulher. Belíssimo!

Elisa, Vida Minha

FICHA TÉCNICA
Título original: Elisa, Vida Mia
Espanha
colorido
Direção e roteiro: Carlos Saura
Elenco: Geraldine Chaplin, Fernando Rey, Ana Torrent, Arantxa Escamila, Francisco Guijar
Duração: 90 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Elisa que, por causa da crise no casamento, decide partir para o interior da Espanha a fim de encontrar o pai.

Cenas de mais um filme de Carlos Saura estrelado por sua esposa e musa Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin. O tema é a busca de uma mulher por sua essência, numa trama de muita sensibilidade.

E POR FALAR NISSO...

Outro clipe do drama de Saura. Na história Elisa se reencontra com o pai, Luis, a quem não vê há nove anos e com quem sempre manteve uma relação distanciada. Fernando Rey era o pai.

Uma Ponte Longe Demais

FICHA TÉCNICA
Título original: A Bridge too Far
Reino Unido/Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Attenborough
Roteiro: William Goldman
Elenco: Dirk Bogarde, Michael Caine, Robert Redford, Sean Connery, Liv Ullmann
Duração: 176 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Perto do final da Segunda Guerra Mundial, os Aliados lançam a operação Market Garden, a maior ofensiva contra Hitler desde o dia D.

A superprodução entre os americanos e os britânicos teve um elenco grandioso. A relação também inclui nomes como Edward Fox, Laurence Olivier, Maximilian Schell, mas alguns aparecem poucos minutos na tela. A longa duração também não ajudou para o sucesso.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o tema musical da aventura de guerra. O roteiro conta que a estratégia envolveu a mobilização de milhares de paraquedistas atrás das linhas inimigas, na Holanda.

O Fundo do Ar é Vermelho

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Fond de L'Air est Rouge
França
colorido
Direção e roteiro: Chris Marker
Elenco: narração de Jim Broadbent, Cyril Cusack, Yves Montand, François Perrier
Duração: 180 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme mostra as esperanças e decepções causadas pelo movimento de Maio de 1968 em vários países, do regime chinês ao cubano.

Como adianta o título, o filme analisa a repercussão em regimes comunistas, além de falar sobre a Primavera de Praga, em que a então Tchevoslováquia tentou se abrir, mas teve se realinhar com a União Soviética.

E POR FALAR NISSO...

As cenas mostram a Indochina, hoje Vietnã, sempre palco de conflitos. O filme é dividido em duas partes: As Mãos Frágeis e As Mãos Cortadas. O diretor Chris Marker lembra sempre que não se pode simplificar demais as questões políticas.

Um Burguês Muito Pequeno

FICHA TÉCNICA
Título original: Un Borghese Piccolo Piccolo
Itália
colorido
Direção: Mario Monicelli
Roteiro: Sergio Amidei, Vincenzo Cerami
Elenco: Alberto Sordi, Shelley Winters, Vincenzo Crocitti, Romolo Valli
Duração: 122 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um modesto funcionário está próximo da aposentadoria. Então, decide ingressar na Loja Maçônica a qual pertence seu chefe para fazer média.

Cena do filme em que Mario Monicelli mostra sua visão irônica pelos chamados "pequenos diabos" como o personagem interpretado com toda classe pelo grande Alberto Sordi. Foi exibido com sucesso no Festival de Cannes daquele ano.

E POR FALAR NISSO...

Clipecom imagens do filme ao som de Father and Son, de Cat Stevens. É também uma homenagem ao grande ator Alberto Sordi, perfeito no drama e na comédia. Durante sua intensa carreira, o italiano atuou em nada menos que 151 filmes. Morreu em 2003, aos 82 anos.

Os Duelistas

FICHA TÉCNICA
Título original: The Duellists
Reino Unido
colorido
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Gerald Vaughan-Hughes
Elenco: Harvey Keitel, Keith Carradine, Albert Finney, Edward Fox, Cristina Raines
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante o período napoleônico, um oficial tem uma desavença com o outro. Eles desenvolvem uma estranha relação e viram inimigos para sempre.

O filme, baseado num conto de Joseph Conrad, marcou a estreia no longa-metragem de Ridley Scott, cineasta hoje consagrado. Chamou a atenção de público e crítica e teve destaque no Festival de Cannes.

E POR FALAR NISSO...

Bela cena ao som da música de Howard Blake. Harvey Keitel era Feraud e Keith Carradine D'Hubert, que não se entendem. A narrativa é dividida pelos duelos que eles promovem entre si durante toda a vida.

Di-Glauber

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Glauber Rocha
Elenco: Joel Barcelos, Marina Montini, Antonio Pitanga, Glauber Rocha
Duração: 18 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Documentário realizado pelo diretor Glauber Rocha durante o enterro do pintor Di Cavalcanti, um dos mais famosos representantes da arte brasileira.

O filme tinha como subtítulo um poema de Augusto dos Anjos: Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de Sua Última Quimera, Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi sua Companheira Inseparável. Uma obra nada convencional, coerente com o estilo barroco de Glauber.

E POR FALAR NISSO...

O detalhe é que a família do pintor não gostou do que chamou de "circo" armado pelo cineasta no Museu de Arte Moderna no Rio e proibiu a exibição comercial do filme. Algo que levanta polêmica até hoje.

Comboio do Medo

FICHA TÉCNICA
Título original: Sorcerer
Estados Unidos
colorido
Direção: William Friedkin
Roteiro: Walon Green
Elenco: Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal, Amidou, Ramon Bieri
Duração: 121 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Quatro marginais fogem de seus respectivos países e se refugiam numa vila isolada em algum ponto da América do Sul, onde funciona uma petrolífera.

Trailer do filme ambicioso que William Friedkin fez após vários sucessos, como Operação França e O Exorcista. Ninguém entendeu por que ele resolveu fazer outra versão do filme francês O Salário do Medo. O resultado foi uma produção custosa e um grande prejuízo.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de Roy Scheider no filme, ao som de Tangerine Dream. Na história, depois de uma explosão na usina de extração, eles veem a chance de ganhar dinheiro transportando, pela mata, caixas de nitroglicerina.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dois Tiras Fora de Ordem

FICHA TÉCNICA
Título original: I Due Superpiedi Quasi Piatti
Itália
colorido
Direção: E.B. Clucher
Roteiro: Enzo Barboni
Elenco: Terence Hill, Bud Spencer, David Huddleston, Ezio Marano, Luciano Rossi
Duração: 115 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Quando invadem por engano um escritório da polícia, em vez de uma loja, dois homens trapalhões são contratados para trabalhar como tiras.

Mais uma aventura da dupla de atores italianos Terence Hill e Bud Spencer, tão queridos no Brasil que chegaram a atuar junto com Os Trapalhões. Detalhe é que o roteirista, Enzo Barboni, assumia a identidade americana E.B. Clucher ao assinar a direção.

E POR FALAR NISSO...

Terence Hill é Mario Girotti e Bud Spencer, Carlo Pedersolli. Como nos spaghetti western que fizeram sucesso nos anos 60, as tramas eram passadas nos Estados Unidos, mesmo sendo filmadas na Itália. E as crianças eram grandes fãs da dupla.

Momento de Decisão

FICHA TÉCNICA
Título original: The Turning Point
Estados Unidos
colorido
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Arthur Laurents
Elenco: Shirley MacLaine, Anne Bancroft, Leslie Browne, Tom Skerrit, Mikhail Baryshinikov
Duração: 119 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Conta a história de duas mulheres cujas vidas foram dedicadas ao balé. Enquanto Deedee abandonou a carreira por causa da família, Emma alcançou sucesso à custa da solidão.

Trailer do drama ambientado no mundo da dança. Shirley MacLaine fez Deedee, enquanto Anne Bancroft era Emma. O roteiro mostra que cada uma delas no fundo deseja o que a outra conquistou. A cena de briga entre as atrizes foi imitada na novela Dancin'Days, com Sônia Braga e Joana Fomm.

E POR FALAR NISSO...

O filme tornou famoso no Ocidente o bailarino Mikhail Baryshnikov, então dissidente da União Soviética. Momento de Decisão foi indicado a 11 Oscar e não levou nenhum prêmio, recorde negativo igualado em 1985 por A Cor Púrpura.