FICHA TÉCNICA
Título original: The 300 Spartans
Estados Unidos
colorido
Direção: Rudolph Maté
Roteiro: Gian Paolo Calegari
Elenco: Richard Egan, Ralph Richardson, Diane Baker, Barry Coe, David Farrar
Duração: 114 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Baseado em acontecimentos reais ocorridos na Grécia em 490 AC, narra a história incrível do soldado Leônidas e seu triunfo sobre os persas.
O épico recontava a aventura de Leônidas, interpretado por Richard Egan, que comandava os 300 soldados espartanos na batalha de Termópilas, contra o exército do rei persa Xerxes.
E POR FALAR NISSO...
A história foi contada mais uma vez em 2006, com o título 300 e em clima de superprodução, com muitos efeitos visuais. Gerard Butler foi Leônidas e o Rodrigo Santoro fez o rei Xerxes.
FICHA TÉCNICA
Brasil
preto e branco
Direção: Glauco Mirko Laurelli
Roteiro: Milton Amaral
Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgar Franco
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: No Brasil colonial, um rico fazendeiro, dono de escravos, envolve pessoas humildes para se livrar de uma mulher que o chantageia.
Foi o primeiro filme colorido de Mazzaropi (embora as cores não tenham sido preservadas por problema de conservação). Alguns o consideram a obra-prima dele, e um de seus maiores sucessos, falando sobre opressão e o poder dos coronéis sertanejos. A cena tem a música A Dor da Saudade.
E POR FALAR NISSO...
A reportagem de televisão destaca que o filme marcou a estreia no cinema de Tarcísio Meira. Parte da história foi rodada na fazenda Ermida, em Jundiaí. O filme atraiu oito milhões de espectadores.
FICHA TÉCNICA
Título original: Five Weeks in a Balloon
Estados Unidos
colorido
Direção: Irwin Allen
Roteiro: Charles Bennett, Albert Gail
Elenco: Red Buttoms, Fabian, Barbara Eden, Cedric Hardwicke, Peter Lorre
Duração: 101 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Explorador tem como maior sonho conhecer a África e permanece cinco semanas em um balão para percorrer o continente.
Créditos de abertura ao som da música principal, composta por Paul Satwell. O roteiro é baseado num clássico de Jules Verne e o diretor Irwin Allen era famoso na época por produções grandiosas.
E POR FALAR NISSO...
O cantor Fabian, um grande sucesso da música americana daquele tempo, teve destaque no elenco. Outra presença de destaque no elenco foi Barbara Eden, que logo depois faria Jeannie é um Gênio.
FICHA TÉCNICA
Título original: Tales of Terror
Estados Unidos
colorido
Direção: Roger Corman
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: Vincent Price, Peter Lorre, Basil Rathbone, Maggie Pierce, Leona Gage
Duração: 89 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O filme faz uma junção de três histórias clássicas de terror criadas pelo mestre no estilo Edgar Allan Poe.
Trailer do terror que marcou a grande fase de dois artistas: o diretor Roger Corman e o ator Vincent Price. Na primeira parte, Price vive um homem atormentado pelo passado de sua falecida esposa, Morella.
E POR FALAR NISSO...
A segunda história condensa dois textos de Poe: O Gato Preto e O Barril. A última conta a história do hipnotizador que resolve mostrar seu poderes para o sr. Waldemar na hora da morte dele.
FICHA TÉCNICA
Título original: All Fall Down
Estados Unidos
preto e branco
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: William Inge
Elenco: Warren Beatty, Eva Marie Saint, Karl Malden, Angela Lansbury, Brandon de Wilde
Duração: 111 minutos
Gênero: drama
Sinopse: O malandro Berry-Berry é idolatrado pelo seu irmão caçula Clinto, apesar de seu estilo egoísta de ser. E tudo se piora quando ele começa um caso com uma mulher mais velha.
Depois do enorme sucesso com Clamor do Sexo, Warren Beatty teve destaque na pele do malandro que conseguia atrair todo tipo de mulher. O irmão caçula foi vivido por Brandon de Wilde, o menino de Os Brutos Também Amam.
E POR FALAR NISSO...
O clipe lista os filmes de Warren Beatty. Anjo Violento foi considerado "um grande fracasso" do ator após seu belo início e apesar do excelente elenco. Ele afirma que o personagem era "desagradável", baseado num romance de James Leo Herlihy, o mesmo de Perdidos na Noite.
FICHA TÉCNICA
Título original: Cartouche
França
colorido
Direção: Philippe de Broca
Roteiro: Daniel Boulanger
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Claudia Cardinale, Jess Hahn, Marcel Dalio, Jean Rochefort
Duração: 114 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: No século 18, Louis de Bourguignon está trabalhando com a gangue Malichot, mas cria seu próprio bando, com o nome Cartouche.
Jean-Paul Belmondo, considerado o feio mais sensual da história do cinema, era Bourguignon, conhecido por Cartouche. Um ladrão audacioso e, claro, charmoso como o ator. Claudia Cardinale a bela Venus, companheira de aventura.
E POR FALAR NISSO...
Slideshow com a música do filme, que foi a sexta maior bilheteria do ano da França. A história mostrava o personagem com um toque Robin Hood, pois ele planejava audaciosos roubos aos ricos para depois distribuir nos bairros pobres.
FICHA TÉCNICA
Título original: Eva
Inglaterra
preto e branco
Direção: Joseph Losey
Roteiro: James Chase, Hugo Butler
Elenco: Jeanne Moreau, Stanley Baker, Virna Lisi, James Villiers, Riccardo Garone
Duração: 115 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Escritor casado se envolve com uma bela mulher que gosta de humilhá-lo e que pode destruir sua carreira e sua vida em família.
Cenas do filme, em que Jeanne Moreau, então no auge após suas interpretações em Jules e Jim e a Noite, vive a perigosa Eva. A música é Willow Weep, na inconfundível voz de Billie Holiday.
E POR FALAR NISSO...
O clipe lembra Stanley Baker. Na maioria das cenas, seu personagem andava pela vida noturna. O filme teve direção de destaque de Joseph Losey, que depois se tornaria um cineasta britânico clássico.
FICHA TÉCNICA
Título original: Walk on the Wild Side
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Edward Dmytryk
Roteiro: Nelson Algren, Joe Fante, Ben Hecht, Edmund Morris
Elenco: Laurence Harvey, Jane Fonda, Capucine, Anne Baxter, Barbara Stanwyck
Duração: 114 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Num famoso bordel de Nova Orleans, Hallie acaba virando a preferida de todos, tanto dos clientes quanto da dona do lugar, Jo.
A cena mostra a jovem Jane Fonda num pequeno papel. A estrela era Capucine, que interpreta Hallie, e Barbara Stanwyck, a cafetina. O problema é que o namorado da moça vem a Nova Orleans e nem desconfia o que ela faz para ganhar a vida.
E POR FALAR NISSO...
Os créditos de abertura, bastante criativos, foram criados pelo artista Saul Bass. E inspiraram o título espanhol do filme, La Gata Negra. A canção de Lou Reed veio depois...
FICHA TÉCNICA
Título original: Mondo Cane
Itália
colorido
Direção: Gualtiero Jacopetti
Roteiro: Paolo Cavara, Franco Prosperi
Duração: 108 minutos
Gênero: documentário
Sinopse: O documentário reúne uma coleção de imagens com as mais incríveis e improváveis situações protagonizadas pela espécie humana.
Clipe do polêmico filme. Cenas mostravam pintinhos sendo coloridos e colocados num forno a 50ºC. O mais chocante é o sistema de engorda dos gansos para fazer foie gras, algo que rende protesto até hoje. Além das vacas sendo embebedadas para ficarem com a carne mais macia...
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a canção More Ti Guardero nel Cuore.. O trailer americano destacava o fato de o filme estar sendo comentado em todo mundo. No Festival de Cannes foi definido como "chocante". Fez enorme sucesso, teve várias continuações e, durante um tempo, seu título foi sinônimo de sensacionalismo.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Notorius Landlady
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Richard Quine
Roteiro: Larry Gelbart, Blake Edwards
Elenco: Kim Novak, Jack Lemmon, Fred Astaire, Lionel Jeffries, Estelle Winwood
Duração: 123 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Jack Lemmon vive um diplomata que se hospeda na casa da bela Carlyle (Kim Novak). O problema é que ela está sendo acusada de ter matado o marido.
A química entre Jack Lemmon e Kim Novak funcionou perfeitamente. Ela, que já havia trabalhado com o diretor em Sortilégio de Amor, fazia a loira misteriosa que confundia a cabeça do típico boa-praça interpretado por Lemmon.
E POR FALAR NISSO...
A despeito de falar sobre a transformação de Kim Novak, especialmente o rosto deformado que mostrou na entrega do Oscar, o clipe fala sobre a "crueldade" de Hollywood. Mas fica a pergunta: será que também não foi cruel?
Sinopse: A produção, uma ideia de Zavattini, reúne quatro grandes cineastas contando histórias sobre amor e sexo nos tempos modernos, no estilo Boccacio. São Renzo e Luciana (Monicelli), A Tentação do Doutor Antonio (Fellini), O T:rabalho (Visconti) e A Rifa (De Sica).
A cena mostra Sophia Loren no episódio de De Sica. O filme provocou polêmica por uma decisão dos produtores: a versão mundial teve o corte do episódio de Monicelli, ficando com 150 minutos. No Brasil, não o assistimos. E os outros três diretores protestaram e se recusaram a divulgar o trabalho.
E POR FALAR NISSO...
Peppino de Felippo em cena como o moralista Doutor Antonio. O problema é que ele começa a ser perseguido nas ruas de Roma por uma gigantesca Anita Ekberg. O episódio de Fellini foi o mais elogiado.
FICHA TÉCNICA
Título original: La Commare Secca
Itália
preto e branco
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Sergio Citti
Elenco: Carlota Barilli, Lorenza Benedetti, Clorinda Celani, Vincenzo Circora, Alvaro D'Ercole
Duração: 88 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Na periferia de Roma é encontrada o corpo de uma jovem prostituta, brutalmente assassinada. A polícia interroga uma série de suspeitos.
As primeiras cenas do filme já mostram o encontro do corpo da jovem perto de uma ponte. A produção ficou conhecida por marcar a estreia na direção de Bernardo Bertolucci, grande nome do cinema. A música é de Piero Piccioni.
E POR FALAR NISSO...
O roteiro mostrava as diferentes versões de cada suspeito a respeito do crime. E a história acaba fazendo um retrato dos moradores da periferia romana. A trilha sonora incluía até um mambo cubano.
FICHA TÉCNICA
Brasil
preto e branco
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Luiz Carlos Barreto, Armando Nogueira
Duração: 58 minutos
Gênero: documentário
Sinopse: O filme alterna imagens de Garrincha em ação no Botafogo e na Seleção Brasileira, com cenas do cotidiano, mostrando a vida em família e na sua cidade natal, Pau Grande (RJ).
O filme foi lançado num momento mais que especial: logo após de o Brasil trazer para casa o bicampeonato, na Copa do Chile. Garrincha, chamado de O Anjo das Pernas Tortas, foi considerado o principal responsável pelo triunfo.
E POR FALAR NISSO...
As cenas mostram a entrada do vestiário do Botafogo, onde Garrincha era a grande estrela. Também mostrava o jogador comprando discos no Rio de Janeiro, dançando e com as sete filhas. Na época ele vivia uma polêmica relação com a cantora Elza Soares, que não aparece no filme.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Premature Burial
Estados Unidos
colorido
Direção: Roger Corman
Roteiro: Charles Beaumont, Ray Russell
Elenco: Ray Milland, Hazel Court, Richard Ney, Heather Angel, Alan Napier
Duração: 81 minutos
Gênero: terror
Sinopse: O filme conta a história de Guy, um homem cujo maior medo é ser enterrado vivo, pois ele acredita que sofre de catalepsia.
O roteiro é baseado num dos contos mais famosos de Edgar Allan Poe. Roger Corman, considerado o rei do filme B, gastou um pouco mais e contratou Ray Milland, que já havia vencido o Oscar. Conseguiu um clima claustrofóbico e mostrou o maior medo do personagem principal sendo concretizado.
E POR FALAR NISSO...
No Brasil, o filme ficou mais conhecido como Obsessão Macabra, título com o qual foi exibido várias vezes na Sessão Coruja da Globo. Nos anos 70 voltou a ser comentado por causa de uma lenda urbana macabra: a de que o ator Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo. Algo que, claro, nunca foi confirmado.
FICHA TÉCNICA
Título original: Two for the Seesaw
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Wise
Roteiro: Isobel Lennart
Elenco: Robert Mitchum, Shirley MacLaine, Edmond Ryan, Elisabeth Fraser, Eddie Firestone
Duração: 119 minutos
Gênero: romance
Sinopse: O advogado Jerry está em processo de divórcio e por isso anda amargurado. É quando conhece a descolada Gittel e aí tudo se transforma.
A peça de William Gibson fez sucesso no Brasil nos anos 60, com Juca de Oliveira e Cláudia Mello. Recentemente foi remontada por Murilo Benício e Giovanna Antonelli, quando eram casados.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em homenagem à grande atriz Shirley MacLaine, que continua na ativa e acabou de completar 60 anos de carreira. Estreou em 1953, em O Terceiro Tiro, de Hitchcock. Aos 79 anos, ela foi várias vezes candidata ao Oscar, mas só venceu em 1983, no drama Laços de Ternura.
FICHA TÉCNICA
Título original: Taras Bulba
Estados Unidos
colorido
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: Waldo Salt, Karl Thurnberg
Elenco: Yul Brynner, Tony Curtis, Sam Wanamaker, Brad Dexter, Christine Kaufman
Duração: 122 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: O filme é ambientado na região da Ucrânia do século 16, numa era comandada pela violência, em que homens se envolviam em batalhas apenas para conseguir sua liberdade.
Vagamente inspirado num conto de mesmo nome escrito por Nikolai Gogol, o filme tinha Yul Brynner na pele do chefe cossaco determinado a recuperar as terras tomadas por invasores poloneses. A cena tem a canção folclórica Kalinka.
E POR FALAR NISSO...
O filme também tinha um toque Romeu e Julieta, pois Andrei (Tony Curtis), o impetuoso filho de Taras Bulba, se apaixonava perdida por uma polonesa, vivida por Christine Kaufman. O clipe tem a música The Wishing Star.
FICHA TÉCNICA
Título original: All Night Long
Inglaterra
preto e branco
Direção: Basil Dearden
Roteiro: Neil King e Peter Achilles
Elenco: Patrick McGoohan, Keith Michell, Betsy Blair, Paul Harris, Richard Attenborough
Duração: 95 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Um empresário reúne grandes nomes do jazz em uma festa noturna para comemorar o casamento de seu músico principal.
O jazz não era apenas um ingrediente a mais na receita desse drama britânico sombrio, mas tinha importância fundamental. Como mostra o trailer, que tem as presenças de Dave Brubeck e Charlie Mingus.
E POR FALAR NISSO...
A cena tem o ator Patrick McGoohan num solo de bateria. Na trama, durante a festa, um trompetista negro é levado ao crime por conta das intrigas de um músico rival.
FICHA TÉCNICA
Título original: Pressure Point
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Hubert Cornfield
Roteiro: Cornfield e Robert Lindner
Elenco: Sidney Poitier, Bobby Darin, Peter Falk, Barry Gordon, Anne Barton
Duração: 91 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Num presídio, o chefe da psiquiatria ouve as reclamações de um auxiliar que pensa em desistir do caso de um garoto negro. Ele acha que o chefe, por ser negro, pode cuidar melhor do rapaz.
Sidney Poitier conseguiu destaque novamente na pele do chefe da psiquiatria. Na maior parte do tempo, o roteiro narra em flashback um outro caso em que ele atuou, no início da carreira.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em homenagem a Sidney Poitier, que completou 85 anos em 2012. Dono de uma carreira intensa, foi o primeiro ator negro a ganhar o Oscar, em 1963, e teve atuação pelos direitos civis também. As imagens unem seus melhores trabalhos, e sempre se preocupou em fazer personagens do bem.
FICHA TÉCNICA
Título original: That Touch of Mink
Estados Unidos
colorido
Direção: Delbert Mann
Roteiro: Stanley Shapiro, Nate Monaster
Elenco: Cary Grant, Doris Day, Gig Young, Audrey Meadows, Alan Hewit
Duração: 99 minutos
Gênero: romance
Sinopse: Cathy é uma moça simples é um dia tem a roupa molhada quando a limusine de um milionário passa pela rua num dia de chuva. Os dois se conhecem e nasce uma atração.
Trailer da comédia romântica que marcou o primeiro encontro entre Cary Grant e Doris Day, àquela altura mais acostumada com Rock Hudson. Hudson chegou a ser cogitado, mas não pode aceitar. Depois, Grant comentou que odiou o resultado.
E POR FALAR NISSO...
Um desfile de modas típico de 1962 é apresentado para Cathy aprovar, a mando do milionário Philip Shayne (Grant). Doris Day contou que Grant prestou atenção em muitos detalhes, inclusive os figurinos. E algumas roupas podiam ser usadas hoje...
FICHA TÉCNICA
Título original: Le Diable et les Dix Commandements
França
preto e branco
Direção: Julien Duvivier
Roteiro: David Alexander e Michel Audiard
Elenco: Alain Delon, Michel Simon, Micheline Presle, Fernandel, Charles Aznavour
Duração: 143 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: O filme francês é dividido em dez episódios, cada um retratando os 10 mandamentos da lei de Deus. E ao mesmo tempo como o diabo tenta os humanos.
Cena interessante da comédia francesa que resultou um tanto desigual, risco comum quando se trata de episódios, mas famosa por reunir um elenco notável.
E POR FALAR NISSO...
O belo Alain Delon teve destaque no nono mandamento, aquele que diz para não cobiçar a mulher do próximo (ou o marido da próxima). Curioso no clipe é a trilha sonora, com um sambinha básico.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Best of Enemies
Inglaterra/Itália
colorido
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Suso Cecchi D'Amico, Agenore Incrocci
Elenco: David Niven, Alberto Sordi, Michael Wilding, Harry Andrews, Noel Harrison
Duração: 104 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: Um major inglês cai de avião na Etiópia, no final da Segunda Guerra Mundial, e é feito prisioneiro pelos italianos, até mesmo após o final do conflito.
Trailer da comédia que tem mensagem pacifista. O roteiro mostra que nenhum dos dois lados sabe do término da guerra, mas se unem para encontrar a melhor saída para a situação.
E POR FALAR NISSO...
Clipe com a música original, feita pelo grande maestro Nino Rota, o favorito de Fellini. O filme também recebeu belas críticas pelo roteiro e a química em cena entre o inglês Niven e o italiano Sordi.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Reluctant Saint
Estados Unidos/Itália
preto e branco
Direção: Edward Dmytryk
Roteiro: John Fante, Joseph Petracca
Elenco: Maximilian Schell, Ricardo Montalban, Lea Padovani, Akim Tamiroff, Harold Goldblatt
Duração: 105 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Conta a história de Joseph de Cupertino, jovem que, para muitos moradores de sua aldeia, não passa de um idiota. Mas ele decide, apesar de todos, seguir sua vocação sacerdotal.
A produção franco-americana conta a história de São José de Cupertino. O astro é o alemão Maximilian Schell, que havia vencido o Oscar no ano anterior. Um dos roteiristas é o famoso escritor John Fante, autor de Pergunte ao Pó.
E POR FALAR NISSO...
Na trama, os moradores da cidade pressionam Giuseppe a entrar no monastério apenas para ficarem livres dele. Mas se surpreendem quando ele se torna sacerdote e depois mostra toda a força de sua fé. A música original é de Nino Rota.
FICHA TÉCNICA
Título original: Only Two Can Play
Inglaterra
preto e branco
Direção: Sidney Gilliat
Roteiro: Bryan Forbes
Elenco: Peter Sellers, Mai Zetterling, Virginia Maskell, Kenneth Griffith, Raymond Huntley
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Conta a história de John Lewis, bibliotecário mal remunerado que tem um casamento insosso, mas de repente se sente atraído por uma socialite elegante, e é aparentemente correspondido.
A razão de ser da comédia, rodada numa pequena cidade do País de Gales, é a interpretação de Peter Sellers, perfeito para viver homens comuns e algo aéreos, o que levou para o resto da carreira.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em homenagem ao grande Peter Sellers, um dos maiores comediantes britânicos de todos os tempos. Na trama, o "pecado" a que se refere o título brasileiro é a atração de John por Liz (Mai), grã-fina entediada que pode esquecê-lo a qualquer momento. A mConteúsica é Via Con Me, com Paolo Conte.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Password is Courage
Inglaterra
preto e branco
Direção e roteiro: Andrew L. Stone
Elenco: Dirk Bogarde, Maria Perschy, Alfred Lynch, Nigel Branco, Reginald Beckwith
Duração: 116 minutos
Gênero: guerra
Sinopse: Charles Coward é o oficial britânico encarcerado no campo de prisioneiros Stalag 18 durante a Segunda Guerra Mundial. Ele encoraja os companheiros a fugir em toda oportunidade.
Dirk Bogarde teve grande destaque no filme que era basseado numa história real. O próprio Charles Coward atuou como consultor técnico. O personagem tenta fugir quatro vezes.
E POR FALAR NISSO...
Clipe em tributo ao britânico Dirk Bogarde ao som da canção As Time Goes By. Ele viveu 78 anos (1921-1999) e teve longa carreira, atuando em 78 filmes, com destaque para Morte em Veneza, O Criado, O Porteiro da Noite e Os Deuses Malditos.
FICHA TÉCNICA
Título original: 40 Pounds of Trouble
Estados Unidos
colorido
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Marion Hargrove
Elenco: Tony Curtis, Suzanne Pleshette, Larry Storch, Howard Morris, Phil Silvers
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Um gerente de cassino decide passar uma tarde na Disneylândia com a nova namorada, mas precisa cuidar junto de uma garota que é pura encrenca.
Trailer da comédia estrelada por Tony Curtis, que também participou do remake em 1980. Curtis estava no auge como galã, atuando tanto em romances quanto em comédias.
E POR FALAR NISSO...
O clipe da comédia também fazia propaganda da Disneyland, erguida na Califórnia alguns anos antes. As cenas mostram os personagens principais chegando ao parque.
FICHA TÉCNICA
Título original: Billy Rose's Jumbo
Estados Unidos
colorido
Direção: Charles Walters
Roteiro: Sidney Sheldon
Elenco: Doris Day, Stephen Boyd, Jimmy Durante, Martha Raye, Dean Jagger
Duração: 123 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Kitty Wonder trabalha em um circo repleto de dívidas. Mas um publicitário tentará reerguer a atração, por meio de um simpático elefante.
Trailer de uma comédia musical de outros tempos, em que primeiramente circo com animais ainda era um passatempo aceitável. Some-se o roteiro de Sidney Sheldon com a presença no elenco de Doris Day, e o que se tem hoje é uma atração totalmente nostálgica.
E POR FALAR NISSO...
Doris Day canta My Romance, de Richard Rodgers e Lorenz Hart. Ela contracena com Stephen Boyd, o publicitário bonitão que deseja reerguer o circo. Jimmy Durante era o dono. As sequências circenses foram dirigidas pelo famoso coreógrafo Busby Berkeley.
FICHA TÉCNICA
Título original: La Marcia su Roma
Itália
preto e branco
Direção: Dino Risi
Roteiro: Sandro Continenza
Elenco: Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Roger Hanin, Mario Brega, Angela Luce
Duração: 94 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: O filme conta a história da implantação do fascismo na Itália, desde as origens do movimento, em 1919, até a Marcha Sobre Roma, três anos depois.
Um tema potencialmente dramático contado de forma cômica. Essa sempre foi uma habilidade dos italianos, como prova este filme. Ugo Tognazzi, na cena com Angela Luce, era Umberto, um deserdado da vida que adere aos camisas pretas.
E POR FALAR NISSO...
A cena mostra outros tantos deserdados de camisa escura chegando de caminhão ou de trem para tomar roma e instalar o regime de Mussolini que na Segunda Guerra foi aliado dos nazistas de Hitler.
FICHA TÉCNICA
Título original: Phaedra
Estados Unidos/Grécia
preto e branco
Direção: Jules Dassin
Roteiro: Dassin, Marguerita Lymberack
Elenco: Melina Mercouri, Anthony Perkins, Raf Vallone, Elizabeth Ercy, Tsavala Karousos
Duração: 115 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Uma releitura moderna do mito de Fedra. Na Grécia moderna, o pai de Alexis, um magnata, se casa com a ardente Phaedra. Mas logo o rapaz se apaixona pela madrasta.
O filme foi mais uma parceria entre o diretor Dassin e a atriz grega Melina Mercouri, que naquele tempo estava no auge da popularidade. A história mostra que madrasta e enteado não resistem à paixão.
E POR FALAR NISSO...
Foi sucesso na Europa, mas fracassou nos Estados Unidos. Em parte por causa das críticas a Anthony Perkins, que não teria ainda se libertado dos cacoetes de Norman Bates, seu personagem em Psicose.
FICHA TÉCNICA
Título original: It's Only Money
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Frank Tashlin
Roteiro: John Fenton Murray
Elenco: Jerry Lewis, Joan O'Brien, Zachary Scott, Jack Weston, Jessie White
Duração: 83 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Lester trabalha consertando eletrodomésticos e é fã de histórias de detetives. Tanto que seu maior sonho é ser um de verdade.
Trailer da comédia em que Lewis seguia seu estilo, e voltando ao preto e branco. Ele consegue ajudar um amigo que é detetive profissional. A missão é encontrar o sobrinho desaparecido de uma milionária, que oferece 100 mil dólares de recompensa.
E POR FALAR NISSO...
Cena de humor aquático de Jerry Lewis, que naquele ano estava com o prestígio elevado. Apesar de ser um tanto subestimado em sua pátria, os franceses da revista Cahiers du Cinemà o definiram como gênio.
FICHA TÉCNICA
Título original: A View from the Bridge
Estados Unidos
colorido
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Norman Rosten
Elenco: Raf Vallone, Jean Sorel, Maureen Stapleton, Carol Lawrence, Raymond Pellegrin
Duração: 110 minutos
Gênero: drama
Sinopse: Eddie Carbone, um estivador italiano que mora no Brooklyn, vive infeliz em seu casamento com Beatrice e não percebe que sempre foi apaixonado por Catherine.
Na trama, o problema é que Catherine é a sobrinha que ele viu crescer e se tornar uma bela mulher. Para piorar, a moça se apaixona por um irmão de Eddie, que entra ilegalmente no país.
E POR FALAR NISSO...
O filme é baseado numa peça de enorme sucesso, encenado em todo mundo (também no Brasil) de autoria de Arthur Miller, que em 1962 era o viúvo de Marilyn Monroe. O diretor, o novato Sidney Lumet, também virou grande cineasta.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Three Sergeants
Estados Unidos
colorido
Direção: John Sturges
Roteiro: W.R. Burnett
Elenco: Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford, Joey Bishop
Duração: 112 minutos
Gênero: faroeste
Sinopse: Três sargentos ingleses travam intensa batalha contra nativos indianos. O jovem Gunga Din é o líder que vai guiar seus amigos, mas todos são presos por um guru.
Trailer do faroeste que trouxe como destaque todos os membros do Rat Pack. Este era o nome da turma de amigos liderada por Sinatra que aprontava todas naquela época.
E POR FALAR NISSO...
Tema de abertura do filme. Teoricamente, era a adaptação de um poema de Rudyard Kipling, filmado anteriormente como Gunga Din. Mas na verdade pareceu mesmo uma brincadeira entre amigos...
FICHA TÉCNICA
Título original: Follow that Dream
Estados Unidos
colorido
Direção: Gordon Douglas
Roteiro: Charles Lederer, Richard Powell
Elenco: Elvis Presley, Arthur O'Connell, Anne Helm, Joanna Moore, Jack Kruschen
Duração: 109 minutos
Gênero: musical
Sinopse: Toby só quer saber de tocar violão, mas tudo muda quando seu pai resolve se aproveitar de uma lei de ocupação de terras e instala a família numa praia pública.
Se fosse hoje, a polêmica seria enorme com a história de ocupar praia pública. Mas naquele tempo tudo era mais light. Mesmo assim, por causa do pai, Toby precisa se entender com burocratas do governo, que querem desalojar a família. E, claro, duas gatinhas apaixonadas.
E POR FALAR NISSO...
Elvis canta a ultrarromântica Angel num momento do filme. Aquele ano foi especial para o Rei do Rock, que lançou três filmes. Ele também estrelou Talhado para Campeão e Garotas e Mais Garotas. A crítica sempre esnobou, mas o público compareceu.
FICHA TÉCNICA
Título original: Don't Knock the Twist
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Oscar Rudolph
Roteiro: Rudolph
Elenco: Chubby Checker, Gene Chandler, Vic Dana, Linda Scott, Lang Jeffries
Duração: 86 minutos
Gênero: musical
Sinopse: O executivo de TV Ted Haver tem apenas quatro semanas para reunir os melhores músicos e dançarinos em um especial dedicado a mais nova dança americana, o twist.
O filme era considerado uma raridade total no Brasil, mas foi lançado recentemente, e pela primeira vez, em DVD. Lang Jeffries era o executivo, cuja noiva ameaça sabotar o show de ciúme das "garotas das piruetas" que dançam o twist no programa.
E POR FALAR NISSO...
Chubby Checker apareceu na produção como ele mesmo, ou seja, o rei do twist. No clipe ele aparece cantando Twistin'. A febre do novo ritmo já começava a contagiar o Brasil naquele ano.
FICHA TÉCNICA
Título original: Jessica
Estados Unidos
colorido
Direção: Jean Negulesco
Roteiro: Ennio de Concini
Elenco: Maurice Chevalier, Angie Dickinson, Gabrielle Ferzetti, Sylva Koscina, Agnes Moorehead
Duração: 112 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: Em uma pequena vila localizada na Sicília, na Itália, um padre tem de intervir quando as mulheres resolvem fazer greve sexual contra os maridos.
O motivo da rebelião é a chegada da charmosa americana Jessica, interpretada por Angie Dickinson. Que chega de repente nesta cena e interrompe as fofocas da mulherada.
E POR FALAR NISSO...
Jessica até atua como parteira, mas nada convencer as mulheres, lideradas pela matriarca Maria Lombardo (Agnes Moorehead), a gostar dela. O francês Maurice Chevalier era o padre siciliano.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Horizontal Lieutenant
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Gordon Cotler, George Wells
Elenco: Jim Hutton, Paula Prentiss, Jack Carter, Jim Brackus, Charlie McGraw
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia
Sinopse: O personagem principal da comédia é um tenente que está insatisfeito com a vida militar, por ficar numa remota ilha, sem nada para fazer, durante a Segunda Guerra Mundial.
Jim Hutton era o tenente e Paula Prentiss a enfermeira, na quarta vez em que contracenaram. A missão do tenente era convencer um soldado japonês a se render no final do conflito.
E POR FALAR NISSO...
O tema musical principal, também com o nome de The Horizontal Lieutenant, foi gravado pelo grupo The Diamonds. E chegou a fazer sucesso, no melhor estilo rockabilly.
FICHA TÉCNICA
Título original: Geronimo
Estados Unidos
colorido
Direção: Arnold Laven
Roteiro: Laven, Pat Fielder
Elenco: Chuck Connors, Kamala Devi, Pat Conway, Armando Silvestre, Adam West
Duração: 101 minutos
Gênero: aventura
Sinopse: O filme segue, de forma vaga, os acontecimentos que levaram à rendição final do índio Gerônimo, em 1886.
Foi sucesso essa biografia romanceada do rebelde Gerônimo, apesar de algumas críticas quanto à escolha do ator que fez o papel principal. Nem tanto pelo talento, mas por Chuck Connors ter olhos azuis....
E POR FALAR NISSO...
A mesma história foi contada em 1993, mas com o título Gerônimo, Uma Lenda Americana. O guerreiro americano foi vivido por Wes Studi, mas o roteiro deu mais destaque para os soldados americanos interpretados por Jason Patric, Gene Hackman e Robert Duvall.