sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Homem nas Trevas

FICHA TÉCNICA
Título original: Don't Breathe
Estados Unidos
colorido
Direção: Fede Alvarez
Roteiro: Alvarez e Rodo Sayagues
Elenco: Stepehen Lang, Jane Levy, Dylan Mynette, Daniel Zovatto
Duração: 88 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Três adolescentes delinquentes de Detroit ganham a vida assaltando casas. Eles descobrem um local que seria um plano infalível: a casa onde mora apenas um senhor cego.

O enredo conta que o trio fica entusiasmado ao saber que o velho vive sozinho num bairro pobre e que guardaria muito dinheiro no local. Mas não contavam com a esperteza e sadismo do homem.

E POR FALAR NISSO...

O filme teve repercussão bastante positiva junto ao público, acumulando 66 milhões de dólares nas bilheterias em três meses. O diretor, uruguaio de nascimento, é especialista em filmes de terror e refilmou antes A Morte do Demônio

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Um Namorado para Minha Mulher

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Júlia Rezende
Roteiro: Lusa Silvestre, Júlia Rezende
Elenco: Ingrid Guimarães, Caco Ciocler, Domingos Montagner, Miá Mello, Marcos Veras
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Chico está casado com Nena o tempo suficiente para sentirem o desgaste da relação. Com o tempo, a esposa se tornou insuportável e o marido não aguenta mais seu mau humor.

O casal em crise é vivido por Caco Ciocler e Ingrid Guimarães. Ele já está a ponto de enlouquecer, mas não quer assumir o peso de pedir a separação. Então, aconselhado por amigos, toma uma decisão inusitada: arrumar um amante para ela.

E POR FALAR NISSO...

Making of do filme. Trata-se da adaptação de um original argentino, que fez muito sucesso e foi adaptado em outros países. Domingos Montagner, falecido dia 15 de setembro, teve sua última atuação no cinema.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A Comunidade

FICHA TÉCNICA
Título original: Kollektivet
Dinamarca
colorido
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Vinterberg e Thobias Lindholm
Elenco: Ulrich Thomsen, Trine Dirholm, Lars Ranthe, Fares Fares, Julie Agnete Vang
Duração: 112 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na década de 70, Eric e Anna são um casal de professores universitários cheios de sonhos igualitários. Juntos com a filha Freja eles montam uma comuna num bairro elegante de Copenhague.

O filme tem roteiro e direção de Vinterberg, um dos artífices do movimento Dogma, que agitou o cinema nos anos 90. Ele foi o autor do intrigante Festa de Família, que tem tema parecido.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a participação de diretor e elenco no Festival de Berlim. A produção dividiu opiniões por conta do tema. Mostra que, apesar das intenções do grupo, questões como ciúme não são bem resolvidas.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Aquarius

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Mendonça Filho
Elenco: Sonia Braga, Maeve Jenkings, Humberto Carrão, Irandhr Santos, Julia Bernat
Duração: 145 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A personagem principal é Clara, jornalista aposentada de 65 anos que vive no Aquarius, um dos últimos pequenos prédios da avenida Boa Viagem, em Recife, que ainda resistem à especulação imobiliária.

Clara, interpretada por Sonia Braga, vive em um apartamento repleto de discos, livros e lembranças. Tem três filhos adultos, cultiva a memória e não arreda pé de continuar vivendo no mesmo local, apesar de todo o assédio das construtoras.

E POR FALAR NISSO...

Making of do filme que despertou polêmica desde maio, quando participou do Festival de Cannes e os atores fizeram um manifesto no tapete vermelho contra a deposição da presidente Dilma. Depois, disso, não foi escolhido como representante do Brasil para o Oscar de filme estrangeiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Star Trek: Sem Fronteiras

FICHA TÉCNICA
Título original: Star Trek Beyond
Estados Unidos
colorido
Direção: Justin Lin
Roteiro: Simon Pegg, Doug Jung
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Simon Pegg, Idris Elba, Karl Urban
Duração: 123 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: Desta vez, Kris, Spock e a população da Enterprise estão no terceiro ano da missão de exploração do espaço prevista para durar cinco anos.

A nova aventura mostra que a tripulação recebe um pedido de socorro e caem numa armadilha. Tudo está ligado ao vilão Krall, um insurgente anti-Frota Estelas interessado num objeto que está em posse do líder da nave.

E POR FALAR NISSO...

Cenas com destaque para Spock, interpretado por Zachary Quinto, e a doutora Uhura (Zoe Saldana). O filme fez sucesso em várias partes no mundo, e foi um dos últimos trabalhos de Anton Yelchin, o Pavel, falecido aos 27 anos num acidente automobilístico.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Águas Rasas

FICHA TÉCNICA
Título original: The Shallows
Estados Unidos
colorido
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro:Anthony Jaswinski
Elenco: Blake Lively, Sedona Legge, Óscar Jaenada, Brett Cullen
Duração: 87 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Nancy é uma jovem médica que está tendo de lidar com a morte recente da mãe. Para relaxar a tensão, ela vai surfar em uma paradisíaca praia isolada.

O que a personagem principal, interpretada por Blake Lively, não esperava é que a praia estava sendo atacada por um enorme e feroz tubarão. Ferida, ela consegue ficar num recife de corais enquanto espera por socorro.

E POR FALAR NISSO...

O filme consegue manter a tensão com o mínimo de diálogos e com a atriz Blake Lively sozinha em cena a maior parte do tempo. O diretor espanhol radicado em Hollywood é especialista no gênero, em produções como Desconhecido, Sem Escalas e A Òrfã.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Café Society

FICHA TÉCNICA
Título original: Café Society
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Kristen Stewart, Jesse Eisenberg, Blake Lively, Steve Carell, Corey Stoll
Duração: 96 minutos
Gênero: romance

Sinopse: À procura de mais oportunidades na vida, Bobby troca o trabalho com o pai em Nova York por Hollywood, onde terá oportunidade com o tio, poderoso na indústria do cinema.

O personagem principal, interpretado por Jesse Eisenberg, certamente um alter-ego de Allen, conhece e se apaixona pela assistente do tio, Vonnie (Kristen Stewart). Mas ele descobre que a moça está envolvida com outro homem e volta para Nova York.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o rapaz com Veronica (Blake Lively), a bela socialite com quem passa a namorar. Mas tudo se complica quando Vonnie aparece em Nova York. O filme faz uma homenagem charmosa à Hollywood dos anos 30.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quando as Luzes se Apagam

FICHA TÉCNICA
Título original: Lights Out
Reino Unido
colorido
Direção: David F. Sanberg
Roteiro: Eric Heiserrer
Elenco: Teresa Palmer, Maria Bello, Billy Burke, Alexander DiPersia, Gabriel Bateman
Duração: 81 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Desde que era pequena, Rebecca tinha uma porção de medos, especialmente quando as luzes se apagavam. E ela percebe que essa fobia foi transmitida para o irmão mais novos.

A trama conta que a situação começa a ficar ainda mais complicada. Assustados, os dois irmãos se unem e descobre que a mulher que sempre aparece nas visões está ligada ao passado da mãe deles.

E POR FALAR NISSO...

Uma das cenas mais assustadoras do filme, que foi muito bem na bilheteria de vários países, incluindo o Brasil. A produção se saiu muito bem da tarefa de filmar o terror no escuro, visto que o cinema é luz por definição. Um desafio.

sábado, 3 de setembro de 2016

Ben-Hur

FICHA TÉCNICA
Título original: Ben-Hur
Estados Unidos
colorido
Direção: Timur Bekmanbetov
Roteiro: Keith Clarke, John Ridley
Elenco: Jack Huston, Morgan Freeman, Rodrigo Santoro, Tobby Kebbell, Nazanin Boniadi
Duração: 124 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a clássica história do nobre Judah Ben-Hur, contemporâneo de Jesus Cristo, que é injustamente acusado de traição e condenado à escravidão.

Durante o tempo de castigo, o herói, agora interpretado por Jack Huston, descobre que foi enganado pelo próprio irmão, Messala (Toby Kebbell) e parte para a vingança. As corridas de biga voltam a ser destaque.

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem como destaque o brasileiro Rodrigo Santoro, que teve destaque interpretando Jesus Cristo. O filme é a reedição de um clássico de 1959, estrelado por Charlton Heston, que teve o recorde de 11 Oscar só igualado por Titanic.