quinta-feira, 30 de junho de 2016

Jogo do Dinheiro

FICHA TÉCNICA
Título original: Money Monster
Estados Unidos
colorido
Direção: Jodie Foster
Roteiro: Jim Kouf, Jamie Linden, Alan DiFiore
Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell, Caltriona Balfe, Dominic West
Duração: 99 minutos
Gênero: policial

Sinopse: O apresentador Lee Gates é uma personalidade bombástica da televisão norte-americana que foi transformado em mago das finanças graças ao sucesso de seu programa. Mas um dia ele tem uma surpresa desagradável...

O apresentador vivido por George Clooney enfrenta um dia de cão quando um irado telespectador invade o estúdio. O problema é que ele seguiu os conselhos de investir numa empresa que misteriosamente virou pó no mercado.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de bastaidores com Clooney e Julia, que já contracenaram várias vezes. Jodie Foster, atriz consagrada e aqui diretora, foi elogiada por transformar uma história aparentemente banal numa sátira sobre Wall Street.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Alice Através do Espelho

FICHA TÉCNICA
Título original: Alice Through the Looking Glass
Estados Unido
colorido
Direção: James Bobin
Roteiro: Linda Woolverton
Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Sacha Baron Cohen, Anne Hathaway
Duração:110 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Alice retorna após uma longa viagem pelo mundo e reencontra a mãe. Durate uma festa no casarão, ela descobre a presença de um espelho mágico e a partir daí sua vida muda.

A heroína, novamente interpretada por Mia Wasikowska, atravessa o espelho e retorna ao País das Maravilhas. Então descobre que o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) corre risco de vida depois de fazer uma descoberta sobre seu passado.

E POR FALAR NISSO...

É uma continuação do filme lançado seis anos atrás. Tem também como base um livro escrito por Lewis Carroll. O elenco é o mesmo, mas Tim Burton saiu do projeto. A repercussão também foi bem menos.

sábado, 25 de junho de 2016

X-Men: Apocalipse

FICHA TÉCNICA
Título original: X-Men:Apocalypse
Estados Unidos
colorido
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Simon Kinberg
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Oscar Isaac, Sophie Turner
Duração: 144 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a história de En Sabat Nabur, o mutante original. Após milhares de anos, ele volta à vida disposto a garantir sua supremacia e acabar com a humanidade. Para isso, escolhe quatro cavaleiros.

Com a ameaça, duas equipes se formam. Do lado do mal há Magneto, Psylokpe, Anjo e Tempestade. Mas o professor Xavier recruta novos alunos, como Cíclope, Mística, Noturno e Mercúrio.

E POR FALAR NISSO...

Cena de destruição. A nova edição surgiu com um contexto diferente, mostrando as origens do mal. Apesar do elenco grandioso e dos efeitos de primeira, não fez o sucesso esperado. Mas o diretor Singer se declarou satisfeito.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Os Anarquistas

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Anarchistes
França
colorido
Direção: Elie Wajeman
Roteiro: Wajeman, Gaële Macé
Elenco: Tahar Rahim, Adele Exarchopoulos, Swann Arlaud, Guillaume Coix, Sarah Le Picard
Duração: 101 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A ação se passa em Paris nos últimos anos do do século 19, quando um sargento é encarregado pela polícia de se infiltrar num grupo de anarquistas.

Trailer legendado em português. O policial, interpretado por Tahar Rahim, receberá uma promoção pelo trabalho. Mas, durante o trabalho, acaba se afeiçoando àquelas pessoas e questiona o mundo.

E POR FALAR NISSO...

O casal central em entrevista durante o Festival de Cannes de 2015, após a exibição do filme. Adele chamou a atenção por Azul é a Cor Mais Quente e Tahar deve destaque cedo, em O Profeta.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

O Menino e o Mundo

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Alê Abreu
Elenco: Alê Abreu, Emicida, Naná Vasconcelos, Melissa Garcia, Vinícius Garcia
Duração: 85 minutos
Gênero: animação

Sinopse: O personagem principal é um menino que deixa a aldeia em que vive em busca do pai, que deixou a família. E sua busca é cheia de surpresas.

Na sua jornada de autodescobrimento, o menino conhece personagens inusitados, como máquinas-bichos e descobre o problema da desigualdade social, além do desemprego trazido pela automação.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Aos Olhos de uma Criança, de Emicida, destaque da trilha sonora. O filme não tem diálogos e foi feito sem recursos de computação. Surpreendeu ao ser indicado ao Oscar, mas o prêmio ficou com Divertida Mente.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ele Está de Volta

FICHA TÉCNICA
Título original: Er Ist Wieder Da
Alemanha
colorido
Direção: David Wnendt
Roteiro: Timur Wermes
Elenco: Oliver Masucci, Christopher Herbst, Fabian Busch, Franziska Wulf, Katja Riemann
Duração: 116 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A trama conta uma história fantástica. O ditador alemão Adolph Hitler está em seu bunker, no final da Segunda Guerra Mundial, e de repente acorda no mesmo lugar, mas em 2011.

O roteiro , baseado no livro famoso de Timur Wermes, conta que o líder nazista é confundido com um sósia. Mas começa a fazer sucesso com seus comentários, ganha um programa de televisão e vira astro da internet.

E POR FALAR NISSO...

O filme fez sucesso em muitos países, mas também provocou polêmica, por detectar sem querer o crescimento de adeptos da extrema direita. Não apenas na Europa, mas também no Brasil (vide Bolsonaro)...

sábado, 11 de junho de 2016

Capitão América: Guerra Civil

FICHA TÉCNICA
Título original: Captain America - Civil War
Estados Unidos
colorido
Direção: Anthony e Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlet Johansson, Don Cheadle, Jeremy Renner
Duração: 128 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Steve Rogers é o atual líder dos Vingadores, um supergrupo de heróis que de repente passa a ser visto com maus olhos, justamente pelo acúmulo de poderes que detém.

O Capitão América, interpretado por Chris Evans, é o chefe de uma turma que luta contra os inimigos mas começa a desafiar os poderosos. Vai daí que eles passam a enfrentar uma barra ainda mais pesada...

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que o ataque de Ultron faz com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis. Tal decisão coloca o Capitão América e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em rota de colisão, como mostra a cena.

terça-feira, 7 de junho de 2016

O Caçador e a Rainha do Gelo

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hunterman Winter's War
Estados Unidos
colorido
Direção: Cedric Nicholas-Troyan
Roteiro: Evan Daugherty
Elenco: Charlize Theron, Chris Hemsworth, Jessica Chastain, Emily Blunt, Sam Claflin
Duração: 123 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A trama começa quando a malvada rainha Ravenna recruta Eric, o caçador, para matar sua enteada, Branca de Neve. Mas ele se recusa a cumprir a ordem...

É uma sequência do sucesso Branca de Neve e o Caçador, mas a história acontece antes. Charlize Theron volta a fazer a rainha má e Hemsworth o caçador, mas Branca de Neve não tem destaque.

E POR FALAR NISSO...

O caçador se une a uma guerreira, interpretada por Jessica Chastain. Porém, do lado da rainha, há a sua irmã, Freya (Emily Blunt), do reino de gelo, que conta com um exército poderoso.

sábado, 4 de junho de 2016

Mente Criminosa

FICHA TÉCNICA
Título original: Criminal
Estados Unidos
colorido
Direção: Ariel Wromen
Roteiro: Douglas Cook e David Weisberg
Elenco: Kevin Costner, Ryan Reynolds, Gary Oldman, Gal Gador, Tommy Lee Jones
Duração: 114 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Bill Pope é um agente da CIA em meio a uma importante investigação. Mas ele acaba sendo assassinado por um anarquista, deixando seus superiores na agência cheios de dúvida sobre seu último caso.

Para resolver a questão deixada pela morte do agente vivido por Ryan Reynolds, um médico implanta todas as memórias dele em um prisioneiro imprevisível, interpretado por Kevin Costner, e ele terá de prosseguir a missão.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é um tributo à carreira de Kevin Costner. Depois do sucesso nos anos 90, em que só vivia mocinhos, ele encarou uma fase decadente. Em Mente Criminosa voltou a ter destaque como o bandido que se afeiçoa à viúva e à filha do agente morto.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Nise - O Coração da Loucura

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Roberto Berliner
Roteiro: Flávia Castro, Maurício Lissovisky
Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Fabrício Boliveira, Roney Vilela, Flávio Bauraqui
Duração: 108 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história da famosa doutora Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento das doenças mentais no Brasil quando trabalhou num hospital psiquiátrico do subúrbio carioca.

A médica, interpretada por Glória Pires, acreditava que os doentes precisavam ser tratados como seres humanos, e não segregados da sociedade, como era costume na época. E ainda aconselhava o uso da arte para eles.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra uma palestra, no Hospital Pedro II, sobre "novos" tratamentos para a loucura. A utilização da eletroconvulsoterapia em Fernando (Fabrício Boliveira), seu paciente, provoca indignação em Nise.