terça-feira, 31 de maio de 2016

A Senhora da Van

FICHA TÉCNICA
Título original: The Lady in the Van
Reino Unido
colorido
Direção: Nicholas Hytner
Roteiro: Alan Bennett
Elenco: Maggie Smith, Alex Jennings, Jim Broadbent, Frances de la Tour, Roger Alam
Duração: 104 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A trama se passa no bairro londrino Camdem Town, em 1970. Mary Shepherd é uma idosa que mora dentro de uma van. Mas seus hábitos pouco higiênicos provocam a raiva dos moradores.

Maggie Smith, dama britânica da interpretação, deu um show na pele da senhorinha nada convencional. Alex Jennings é o escritor Alan Bennett (o autor do livro e do roteiro), o único que a tolera.

E POR FALAR NISSO...

Depois de algum tempo, os moradores conseguem, junto à prefeitura, que qualquer veículo permaneça estacionado nas ruas do bairro. A intenção é que a velhinha desapareça, mas ela e seu novo amigo encontram uma saída.

domingo, 29 de maio de 2016

Ave, César!

FICHA TÉCNICA
Título original: Hail, Caesar!
Estados Unidos
colorido
Direção: Joel e Ethan Coen
Roteiro: Joel e Ethan Coen
Elenco: Josh Broslin, George Clooney, Scarlet Johansson, Ralph Fiennes, Tilda Swinton
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A trama se passa na Hollywood dos anos 50. Edward Mannix é o responsável por proteger as estrelas de um grande estúdio, Capitol Pictures, de escândalos e polêmicas.

O executivo interpretado por Josh Brolin precisa entrar em ação quando o astro Baird Whitlock (George Clooney), ator principal de um filme sobre o Império Romano, é sequestrado por uma organização chamada Futuro.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com um número musical com marinheiros, estrelado por Channing Tatum. Há outros, como a fantasia aquática com Scarlet, lembrando Esther Williams. Os irmãos Coen caíram com tudo na comédia e o resultado foi bem elogiado.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O Escaravelho do Diabo

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Carlo Milani
Roteiro: Melanie Dimantas e Ronaldo Santos
Elenco: Thiago Rossetti, Bruna Cavalieri, Marcos Caruso, Selma Egrei, Jonas Bloch
Duração: 90 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A pequena cidade de Vale das Flores é marcada por um crime surpreendente: o jovem Hugo Maltese é encontrado morto com uma antiga espada cravada no peito. E ninguém sabe os motivos...

O detalhe é que, antes de morrer, o menino recebeu uma caixinha com um escaravelho dentro. Logo outro menino é morto. O irmão da vítima, Alberto (Thiago Rossetti) e o delegado (Marcos Caruso) começam a investigar.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção-tema do filme, Brisa Fria, interpretada por Paulo Miklos. A trama é inspirada na obra de Lúcia Machado de Almeida, lançada em 1955, e considerada um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mogli, o Menino Lobo

FICHA TÉCNICA
Título original: The Jungle Book
Estados Unidos
colorido
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Marks
Elenco: Neel Sethi, Scarlet Johansson, Bill Murray, Idris Elba, Ben Kingsley
Duração: 111 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O roteiro, baseado no livro de Rudyard Kipling, conta a história de Mogli, um menino criado por uma família de lobos. Mas logo ele começa a sentir que não é querido na floresta.

A produção da Disney, com belos efeitos especiais, é inspirada no desenho que fez sucesso nos anos 60. Na trama, o menino enfrenta o tigre Shere Khan, que tem cicatrizes feitas por caçadores e passa a ver todo humano com desconfiança.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é apresentado por Lupita Nyong'o, que dá voz à personagem Rakcha. A cena mostra Mogli enfrenta a ardilosa cobra Kaa, dublada por Scarlet. A direção é de Jon Favreau, que transformou em sucesso a franquia Homem de Ferro.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Truman

FICHA TÉCNICA
Título original: Truman
Argentina/Espanha
colorido
Direção: Cesc Gay
Roteiro: Tomás Aragay
Elenco: Ricardo Darin, Javier Cámara, Dolores Fonzi, Eduard Fernandéz, Pedro Casablanc
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de dois amigos de infância, separados por um oceano (um vive na Argentina e outro na Espanha), e que se reencontram depois de muitos anos.

Os amigos são interpretados por dois atores carismáticos e talentosos: Darin, o argentino mais famoso da atualidade, e o espanhol Cámara, um dos favoritos de Almodóvar. O reencontro entre os dois é mais dramática do que se imagina.

E POR FALAR NISSO...

Na estreia do filme, Ricardo Darin fala sobre seu trabalho. Na trama, ele vive Julian, que se descobre com câncer terminal, e pede para que o amigo cuide de Truman, seu cachorro, após a morte.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Rua Cloverfield, 10

FICHA TÉCNICA
Título original: 10 Cloverfield Lane
Estados Unidos
colorido
Direção: Dan Trachtenberg
Roteiro: Josh Campbell, Damien Chazelle
Elenco: Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr., Maya Erskine, Matt Vairo
Duração: 103 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Uma garota sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de uma casa desconhecida. O que se segue é algo muito além do que ela pode imaginar...

A moça (Mary Elizabeth) logo recebe a visita do dono da casa, interpretado por John Goodman, a quem nunca tinha visto antes. Ele diz que salvou sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe das cenas finais. Na trama, a garota, desconfiada da história, tenta encontrar um jeito de sair do bunker, temendo que a nova realidade possa ser muito pior. Por seu tema estranho, a produção dividiu o público.


domingo, 15 de maio de 2016

Conspiração e Poder

FICHA TÉCNICA
Título original: Truth
Estados Unidos
colorido
Direção: James Vanderbilt
Roteiro: Vanderbilt, baseado em livro de Mary Mapes
Elenco: Cate Blanchett, Robert Redford, Thopher Grace, Dennis Quaid, Elizabeth Moss
Duração: 125 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história real da produtora da CBS Mary Papes. Ela suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência e o peso de seu sobrenome para não combater na Guerra do Vietnã.

A personagem principal, interpretada por Cate Blanchett, investe pesado na história e conta com o apoio de Dan Rather, um dos âncoras mais famosos da televisão americana. Mas logo descobre que entrou em terreno minado.

E POR FALAR NISSO...

No mesmo ano de Spotlight, que ganhou o Oscar, o filme é outro exemplo de cinema investigando as questões do jornalismo. Pois tudo acaba se revelando um tiro no pé. Bush conta com mais apoio e a informação é desacreditada.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Batman x Superman - A Origem da Justiça

FICHA TÉCNICA
Título original: Batman vs. Superman
Estados Unidos
colorido
Direção: Zach Snyder
Roteiro: Chris Terrio e David Goyer
Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Jesse Eisenberg, Gal Gadot, Amy Adams
Duração: 153 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse a respeito da existência de extra-terrestres no nosso planeta.

Trailer dublado. A produção conta que por causa disso, o Superman passa a ser questionado. Uns acreditam que ele seja mesmo um herói, mas outros o veem como uma criatura perigosa. Quem está no segundo grupo é Bruce Wayne (Ben Affleck), o Batman.

E POR FALAR NISSO...

Cena de luta. O filme mostra o inusitado confronto entre os dois heróis. Obcecado pelo Superman, o Batman invade o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg) para tirar uma pedra verde falta. O resultado da trama dividiu opiniões.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Boa Noite, Mamãe

FICHA TÉCNICA
Título original: Ich Seh, Ich Seh
Alemanha
colorido
Direção e roteiro: Veronika Franz e Severin Fiala
Elenco: Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Uma família (mãe e dois filhos) vive em uma casa isolada, em meio a árvores e plantações de milho. Mas tudo muda quando a mulher regressa após uma breve ausência.

Trailer legendado do filme que provocou polêmica. A questão é que a mãe fez uma cirurgia plástica, retorna com o rosto todo enfaixado, e os dois filhos gêmeos de dez anos não a reconhecem. Então começam uma série de jogos psicológicos.

E POR FALAR NISSO...

A trama é provocativa por demolir o mito da inocência infantil, já que os meninos transformam a vida da mãe num inferno, ao acreditarem que ela é uma intrusa. A tensão fica presente a cada minuto.

domingo, 1 de maio de 2016

Convergente

FICHA TÉCNICA
Título original: The Divergent Series: Allegiant
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Noah Oppenheim, Adam Cooper
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort, Miles Teller, Naomi Watts
Duração: 120 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Depois que a mensagem de Edith Prior é revelada, a equipe de Tris resolve deixar Chicago para descobrir o que existe atrás da cerca. Muitas surpresas esperam os jovens.

A terceira parte da saga aconteceu com muito barulho na mídia e recordes na bilheteria. Na trama, a heroína vivida por Shailene Woodley descobre a existência de uma nova sociedade.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Scars, interpretada por Tove Lo, feita especialmente para a produção. Apesar de ter atraído com tudo o público adolescente, o filme não foi poupado pela crítica, por conta da história considerada rala.