sábado, 30 de janeiro de 2016

O Clã

FICHA TÉCNICA
Título original: El Clan
Argentina
colorido
Direção e roteiro: Pablo Trapero
Elenco: Guillermo Francella, Peter Lanzoni, Lili Popovich, Gisele Motta, Franco Masini
Duração: 110 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Baseado na história de uma das gangues mais conhecidas da Argentina, os Puccio, o filme fala sobre essa família conhecida por sequestrar e matar pessoas.

O clã criminoso, muito atuante no país, estava composto por um pai, seu dois filhos, um militar aposentado e mais dois amigos. As mulheres davam apoio logístico. E eles encaravam a atividade ilícita como algo empresarial.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe de uma cena de sequestro. O filme foi muito elogiado pela crítica e teve a mesma equipe de produção de Relatos Selvagens, incluindo Pedro Almodóvar. Era esperada sua indicação para o Oscar de filme estrangeiro, o que não aconteceu.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

As Sufragistas

FICHA TÉCNICA
Título original: Sufragette
Reino Unido
colorido
Direção: Sarah Gavron
Roteiro: Abi Morgan
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham-Carter, Meryl Streep, Brendan Gleeson, Ben Whishaw
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No início do século 20, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Então,um grupo feminino resolve radicalizar;

A trama conta que o grupo militante, conhecido como suffrgettes, decide comandar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos para a causa.

E POR FALAR NISSO...

A líder do grupo é Maud Watts, interpretada por Carey Mulligan, que não tem formação política mas se integra ao novo grupo feminista. A história é baseada em fatos reais. Destaque no elenco é Meryl Streep em papel secundário.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Macbeth: Ambição e Guerra

FICHA TÉCNICA
Título original: Macbeth
Reino Unido
colorido
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Todd Louisio, Michael Lesslie
Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, David Thewlis, Paddy Consindine, Sean Harris
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Macbeth é um general do exército escocês que trai o seu rei após ouvir o presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Depois disso, sua vida é um eterno conflito.

Michael Fassbender é o angustiado general escocês e Marion Cottilard vive a ambiciosa Lady Macbeth, que insufla até o limite a ambição do marido. O texto é baseado numa peça de Shakespeare, tida como de mau agouro para atores.
ISS
E POR FALAR NISSO...

Detalhe para a cena do banquete. O filme teve sucesso de crítica pela produção e pelo elenco competente. Quanto ao texto, por mais que as peças de Shakespeare tenham sido escritas no século 16, elas parecem sempre atuais.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Pegando Fogo

FICHA TÉCNICA
Título original: Burnt
Estados Unidos
colorido
Direção: John Wells
Roteiro: Steven Knight
Elenco: Bradley Cooper, Lily James, Alicia Vikander, Uma Thurman, Emma Thompson
Duração: 102 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história do chef de cozinha Adam Jones, que já foi um dos mais respeitados de Paris. Mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo.

O bonitão Bradley Cooper encara o personagem principal que, após um período de isolamento em Nova Orleans, parte para Londres a fim de reciclar sua carreira. Mas a volta por cima não será tão fácil...

E POR FALAR NISSO...

A comédia dramática se aproveita de um momento em que a gastronomia está em alta total, até com muitos programas na televisão. E mostra o chef como uma pessoa temperamental, assim como os chefs reais. O elenco feminino é outro destaque.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Olhos da Justiça

FICHA TÉCNICA
Título original: Secret in Their Eyes
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Billy Ray
Elenco: Julia Roberts, Chiwetel Ejiofor, Nicole Kidman, Dean Norris, Michael Kelly
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A vida de dois investigadores do FBI e de uma procuradora mudam totalmente depois que a filha de uma delas é sequestrada e não aparecem pistas.

Treze anos após o crime, Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) continuam procurando pistas e finalmente parecem ter encontrado um caminho para solucionar o caso. Mas o que acontece surpreende a todos...

E POR FALAR NISSO....

A produção é uma versão do drama argentino O Segredo de Seus Olhos, que ganhou o Oscar de filme estrangeiro. Totalmente desglamurizada, Julia Roberts faz o papel que foi de Ricardo Darin. Mas a versão americana não foi tão elogiada.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

À Beira-Mar

FICHA TÉCNICA
Título original: By the Sea
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Angelina Jolie Pitt
Elenco: Angelina Jolie Pitt, Brad Pitt, Melanie Laurent, Melvil Poupaul, Niels Arestrup
Duração: 122 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história começa mostrando um casal em crise na relação. Ela, Vanessa, é uma ex-bailarina e ele, Roland, um escritor. E eles tentam salvar o casamento.

Angelina Jolie que, além de diretora e roteirista, viveu a principal personagem feminina, chamou o marido para ser seu parceiro de cena. Aliás, com esse filme ela acrescentou o sobrenome Pitt em seu nome artístico.

E POR FALAR NISSO...

Cena marcante da produção, ao som de Gimme Shelter, dos Stones. Na trama, o casal em crise tenta se acertar durante uma viagem na França, mas coisas inusitadas ainda podem acontecer...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Star Wars - O Despertar da Força

FICHA TÉCNICA
Título original: Star Wars - The Force Awakens
Estados Unidos
colorido
Direção: J. J. Abrams
Roteiro: Abrams, Lawrence Kasdan
Elenco: Harrison Ford, Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver, Oscar Isaac
Duração: 135 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, organização sombria que busca minar o poder da República.

A trama conta que os integrantes da facção maligna prendem Paul Cameron (Oscar Isaac), piloto da resistência. Porém, ele consegue enviar, por meio do robô BB8, um mapa de onde estaria o mitológico Luke Skywlaker.

E POR FALAR NISSO...

O novo episódio, o sétimo da franquia, tem direção do criador da série Lost. Conseguiu harmonizar os novos personagens com os clássicos da trama. O sucesso foi enorme, com previsão de bater recorde de bilheteria de todos os tempos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

2015 NO CINEMA

Perdido em Marte (foto) deu conta de trazer emoção a uma narrativa que poderia ser seca (nos dois sentidos).Jogos Vorazer - A Esperança Final, da seara adolescente, encerrou a trilogia com recordes de bilheteria. Aliança do Crime mergulhou no mundo dos gângsteres com classe. Ponte dos Espiões uniu espionagem e elegância. Woody Allen foi pessimista (característica eventual) e talentoso (de sempre) em Homem Irracional. O desenho animado Divertida Mente foi mais complexo do que se esperava. Enquanto Somos Jovens refletiu sobre as dores da maturidade. Entre os brasileiros, Que Horas Ela Volta? falou do eterno conflito casa grande e senzada, enquanto Chatô, o Rei do Brasil, após 20 anos na gaveta, mostrou a que veio. Os documentários foram outro destaque, com destaque para Chico Buarque, Betinho e duas cantoras viscerais falecidas precocemente (a inglesa Amy Winehouse e a brasileira Cássia Eller). Um ano intenso.

BRILHARAM: Matt Damon, Jennifer Lawrence, Johnny Depp, Daniel Craig, Meryl Streep, Tom Cruise, Tom Hanks, Robert De Niro, Anne Hathaway, Marco Ricca, Regina Casé, Jake Gylenhall, Joseph Gordon-Levitt, Emma Stone, Joaquin Phoenix, Gloria Pires, Mark Ruffalo, Charlize Theron, Ridley Scott, Mathieu Amalric, Daniel de Oliveira, Fernanda Montenegro, Ian McKellen, Charlotte Rampling, Jessica Chastain, Hugh Jackman

MORRERAM: Ninon Sevilla, Chico de Assis, Pino Daniele, René Vaultier, Dodô da Portela, Wolinski, Rod Taylor, Francesco Rosi, Anita Ekberg, Lincolon Olivetti, Antônio Rocha, Maria Della Costa, Demis Roussos, Suzana de Moraes, Vanja Orico, Colleen McCullough, Geraldine McEwan, Homero Ferreira, Odete Lara, Tomie Ohtake, Louis Jordan, Renato Rocha, Leonard Nimoy, José Rico, Inezita Barroso, Florence Arthaud, Mike Porcaro, Sam Simon, Alberta Watson, Cláudio Marzo, Beatriz Thielmann, Gene Saks, Manoel de Oliveira, Gunter Gras, Percy Sledge, Antonio Abujamra, Eduardo Galeano, Cláudio Cunha, Roberto Talma, Ben E. King, Maria Helena Velasco, Ruth Rendell, Luiz Henrique da Silveira, B. B. King, Elias Gleizer, Betsy Palmer, Jean Ritchie, Christopher Lee, Fernando Brant, Cristiano Araújo, Chris Squire, Nuno Melo, Ornette Coleman, José Messias, Olacyr de Moraes, Laura Antonelli, Clóvis Bueno, Omar Sharif, Jules Bianchi, Wilma Bentivegna, Amanda Peterson, Jerry Weintraub, Alex Rocco, Natasha Parry, Lynn Anderson, Orlando Orfei, Içami Tiba, Yvonne Craig, Wes Craven, Oliver Sacks, Dean Jones, Joel Rufino dos Santos, Dickie Moore, Delfina Cruz, Betty Lago, Carlos Manga, Luis Carlos Miéle, Maureen O'Hara, Brian Friel, José Eduardo Dutra, Chantal Akerman, Jim Diamond, Cláudia Barroso, Yoná Magalhães, Ada Chaseliov, Laurent Vidal, Moacir Japiassu, Bob Lester, Andy White, Sandra Moreyra, Scott Weiland, Gabrielle Ferzetti, Tutuca, Marília Pêra, Wolney de Assis, Nydia Licia, Selma Reis, Júpiter Maçã, Lemmy Kilmister, Wayne Rogers, Natalie Cole