segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Victor Frankenstein

FICHA TÉCNICA
Título original: Victor Frankenstein
Reino Unido
colorido
Direção: Paul McGuigan
Roteiro: Max Landis
Elenco: Daniel Radcliffe, James McAvoy, Jessica Brown Frindlay, Daniel Mays, Bronson Webb
Duração: 110 minutos
Gênero: terrorome

Sinopse: Ao visitar um circo, o doutor Victor Frankenstein conhece um corcunda que trabalha sem nome que trabalha como palhaço. Ele fica admirado com o rapaz e o leva para casa.

James McAvoy é o cientista e Daniel Radcliffe (o ex Harry Potter) a criatura nessa nova versão do clássico de Mary Shelley. O corcunda tem grandes conhecimentos de anatomia e salva a trapezista, o que deixa o médico abismado.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o médico falando de suas teorias sobre vencer a morte, o que também gera preconceito. Quando encontra o jovem corcunda, ele lhe dá um nome, Igor, e o prepara para uma grande missão.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Ausência

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Chico Teixeira
Roteiro: Teixeira e Marcelo Gomes
Elenco: Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Francisca Gavilán, Gilda Nomace
Duração: 87 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Serginho é um menino muito mais maduro que os adolescentes de sua idade. Ele cuida do irmão mais novo e da mãe alcóolatra.

O filme nacional aborda de forma emocionada o sentimento expresso no título. Ausência é o que sente o personagem principal, que não conta com apoio para crescer e precisa se virar sem ajuda.

E POR FALAR NISSO...

Na falta de uma figura masculina para chamar de pai, muitos meninos amadurecem antes do tempo. Serginho (Matheus Fagundes) acaba encontrando isso no professor Ney (Irandhir Santos), mas ele pode confundir essa relação com desejo...

sábado, 5 de dezembro de 2015

Três Lembranças de Minha Juventude

FICHA TÉCNICA
Título original: Trois Souvenir de Ma Jeunesse
França
colorido
Direção e roteiro: Arnaud Desplechin
Elenco: Mathieu Amalric, Lou Roy Lecollinet, Quentin Dolmaire, Françoise Lebrun, Olivier Rabourdin
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Paul Dédalus, que é questionado pela namorada a respeito de seu passado, e passa recordar três fatos que mudaram sua trajetória.

O personagem principal, interpretado por Mathieu Amalric na maturidade, lembra a infância difícil e a péssima relação com a mãe, a experiência na Rússia e a paixão pela misteriosa Esther.

E POR FALAR NISSO...

Cena com Paul e Esther (Quentin e Lou Ann) na juventude. O filme francês foi bastante elogiado pela narrativa emocionada, algo não muito comum no cinema daquele país, e pela história de acerto de contas com o passado.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ninguém Ama Ninguém por Mais de Dois Anos

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Clóvis Mello
Roteiro: Rodrigo Vasconcellos, Paula Santos
Elenco: Gabriela Duarte, Michel Melamed, Pedro Brício, Luana Piovani, Ernani Moraes
Duração: 87 minutos
Gênero: dramaha

Sinopse: O filme acompanha as histórias de cinco casais que vivem, paralelamente, no Rio de Janeiro no final dos anos 1950 e não se acertam no amor.

O clipe adota um tom bem humorado. Na trama, ambientada em uma sociedade cheia de moralismo, os desejos de homens e mulheres se manifestam de forma diferente e poucos vivem como querem.

E POR FALAR NISSO...

Matéria do programa Metrópolis, da Cultura, sobre a estreia do filme. O roteiro é baseado na obra de Nelson Rodrigues, grande dramaturgo brasileiro. A produção foi do filho do autor.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Visita

FICHA TÉCNICA
Título original: The Visit
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: M. NIght Shyamalan
Elenco: Olivia DeJonge Ed Oxelbound, Deanna Dugan, Peter McRobbie, Kathryn Hahn
Duração: 94 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Um garoto e sua irmã mais velha são mandados pela mãe para ficar um tempo com os avós, que moram numa remota fazenda.

Assim que chegam, as crianças acreditam que os avós são dois adoráveis velhinhos. Não demora para perceberem que o casal tem segredos. E logo o clima na fazenda isolada se transforma em terror...

E POR FALAR NISSO...

Cena de suspense doméstico. O filme foi mais uma tentativa de Shyamalan reerguer na carreira. É uma produção modesta e com elenco pouco conhecido. Depois do estouro em O Sexto Sentido, o cineasta vem acumulando fracassos...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Malala

FICHA TÉCNICA
Título original: Malala
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Davis Guggenheim
Elenco: Malala Youzafsai
Duração: 87 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O documentário lança um olhar ao mesmo tempo realista e emocionado sobre a história da menina paquistanesa que desafiou o talibã.

Malala acabou se transformando em um símbolo por defender a educação das mulheres e por resistir à violência que recebeu em troca do regime talibã. Sua história virou um símbolo.

E POR FALAR NISSO...

Discurso de Malala ao receber o Prêmio Nobel da Paz. O livro dela também bateu recordes de leitores em todo mundo. Infelizmente, porém, a situação para a mulher na região só piora...