segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Chico - Um Artista Brasileiro

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Miguel Faria Jr.
Elenco: Chico Buarque, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Adriana Calcanhotto, Ruy Guerra
Duração: 100 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O longa-metragem traz uma apresentação de Chico Buarque, feita exclusivamente para a produção, em que ele fala sobre sua vida e carreira.

O filme traz um depoimento emocionado de Chico, que desfaz certos conceitos, como o fato de ser tímido. "Nunca fui,e na infância meus pais me chamavam de 'show boy"". E diz que não tem problema nenhum com a solidão...

E POR FALAR NISSO...

Cenas de making of da produção. Para o filme, vários artistas fizeram apresentações especiais com canções de Buarque. O destaque da cena é a belíssima Sinhá, parceria dele com João Bosco.

Jogos Vorazes A Esperança - Final

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hunger Games - The Mockingjay - Part 2
Estados Unidos
colorido
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Danny Strong, Peter Craig
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemswort, Julianne Moore, Elizabeth Banks
Duração: 137 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta contra ela, Katniss é enviada ao Distrito 2 pela presidente Alma. Lá, ajuda a convencer os moradores a se rebelarem contra a Capital.

A trama conta que a heroína, interpretada por Jennifer Lawrence, consegue unir todos os distritos na luta contra o poder. Ela decide começar o ataque, mas descobre que para isso precisa da ajuda de Peeta (Josh Hutcherson).

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra a formação do esquadrão estelar. A série cinematográfica, baseada nos livros de Suzanne Collins, teve encerramento com sucesso, assim como em todos episódios. No Brasil, foi fenômeno de bilheteria.

domingo, 29 de novembro de 2015

Chatô, o Rei do Brasil

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Guilherme Fontes
Roteiro: Fernando Moraes
Elenco: Marco Ricca, Andréa Beltrão, Letícia Sabatella, Gabriel Braga Nunes, Leandra Leal
Duração: 102 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história do magnata das comunicações Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados, e que, entre outras coisas, trouxe a televisão para o Brasil, em 1950.

Chatô, interpretado por Marco Ricca, é visto como um homem polêmico, para dizer o mínimo, já que utiliza seu poder de comunicação contra os inimigos e consegue apoio para seus projetos por meio da chantagem.

E POR FALAR NISSO...

Documentário sobre o mesmo tema. O filme começou a ser rodado em 1995, portanto durou 20 anos para chegar às telas. Durante um tempo, era dado como perdido. As filmagens foram interrompidas em 1999 e o diretor Guilherme Fontes ficou sob suspeita.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Amizade Desfeita

FICHA TÉCNICA
Título original: Unfriended
Estados Unidos
colorido
Direção: Levan Gabriadze
Roteiro: Nelson Greaves
Elenco: Shelley Hennig, Moses Storm, Renne Ostead, Will Peltz, Jacob Wysocki
Duração: 83 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Quando um vídeo constrangedor de Laura cai na internet, a menina se suicida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos ainda quer saber detalhes sobre a tragédia.

A trama conta que o grupo percebe que há uma sétima pessoa participando da conversa. Logo eles descobrem que é a própria Laura, que exige saber quem postou o vídeo que a levou à morte.

E POR FALAR NISSO...

Com produção modesta e atores jovens no elenco, o terror é dedicado ao público adolescente. O estilo é aquele conhecido, que usa a internet como mote. A crítica despreza, os jovens adoram...

Órfãos do Eldorado

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Guilherme Coelho
Elenco: Daniel de Oliveira, Dira Paes, Mariana Rios, Adriano Barroso
Duração: 96 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Arminto Cordovil, que está decidido a deixar o passado complicado para trás e retornar ao Amazonas, sua terra natal.

O personagem principal, interpretado por Daniel de Oliveira, tenta um contato com o pai, com quem sempre teve uma relação conflituosa. Mas tudo será bem mais difícil do que ele imagina...

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado num livro de Milton Hatoum, escritor que tem um estilo muito pessoal e por isso de difícil adaptação. Na trama, o rapaz se envolve com duas mulheres, incluindo a madrasta, Florita (Dira Paes).

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aliança do Crime

FICHA TÉCNICA
Título original: Black Mass
Estados Unidos
colorido
Direção: Scott Cooper
Roteiro: Jezz Butterworth
Elenco: Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Dakota Johnson, Kevin Bacon
Duração: 123 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Conta a história de Whitey Bulger, irmão de um senador dos Estados Unidos, que foi um dos criminosos mais famosos da história de Boston.

O personagem principal é interpretado por Johnny Depp, que aparece em cena irreconhecível (careca e com os cabelos claros). Depois de alguns erros em escolha de filmes, ele está muito bem e é considerado para o Oscar.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que Bulger começou a trabalhar como informante do FBI para derrubar uma família de mafiosos, mas foi traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados do país.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

American Ultra - Armados e Alucinados

FICHA TÉCNICA
Título original: American Ultra
Estados Unidos
colorido
Direção: Nima Nourizadeh
Roteiro: Max Landis
Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Topher Grace, Connie Britton, John Leguizamo
Duração: 96 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a história de Mike, cuja vida não parece fazer mais sentido a não ser fumar maconha e desenhar histórias para um gibi que nunca é publicado.

Jesse Eisenberg, que viveu Mark Zuckerberg em A Rede Social, era o cara sem noção que passa a ser perseguido por agentes federais sem saber o motivo. Kristen Strewart, a Bella de Crepúsculo, fez Phoebe, a namorada deprimida.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que Mike nem fazia ideia de que na verdade é um perigoso agente secreto que teve sua identidade modificada. O roteiro mostra as confusões do casal para enfrentar gente poderosa e sem vontade de conversar.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Floresta que se Move

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Vinícius Coimbra
Roteiro: Coimbra e Manuela Dias
Elenco: Gabriel Braga Nunes, Ana Paula Arósio, Nelson Xavier, Angelo Antonio, Fernando Alves Pinto
Duração: 99 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Elias é um bem-sucedido empresário do segundo maior banco do país. Seu destino muda quando ele conhece uma misteriosa flautista que se diz vidente.

A mulher misteriosa diz a Elias (Gabriel Braga Nunes) que em breve ele crescerá na carreira e se tornará presidente do banco. A mulher dele, Clara (Ana Paula Arósio), adora a profecia.

E POR FALAR NISSO...

A trama tem como mote a ambição e é inspirada no clássico Macbeth, de William Shakespeare. Marcou a volta de Ana Paula ao cinema brasileiro, depois de um afastamento razoável. Mas a repercussão foi mediana.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Senhor Holmes

FICHA TÉCNICA
Título original: Mr. Holmes
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Bill Condon
Elenco: Ian McKellen, Laura Linney, Hiroyuki Sanada, Millo Parker, Hatie Morahan
Duração: 104 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: A ação se passa em 1947. O famoso detetive Sherclock tem 93 anos, está aposentado, vive numa casa à beira-mar com a governanta e o filho dela. Mas os mistérios continuam aparecendo...

Sir Ian McKellen interpreta, com a classe de sempre, o detetive inglês que parece estar à beira da senilidade. Mas ele mantém a esperteza. O ator trabalhou com o mesmo diretor em Deuses e Monstros, que falava sobre o diretor James Whale.

E POR FALAR NISSO...

Contra os conselhos da governanta, vivida por Laura Linney, Holmes continua obcecado com um caso do passado que não conseguiu resolver. E ele insiste, apesar de não contar mais com a companhia de Watson.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Betinho - A Esperança Equilibrista

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Victor Lopes
Duração: 90 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme aborda a vida do sociólogo Hebert de Souza, conhecido como Betinho. Enganjado politicamente desde a adolescência, ele também foi um ativista marcante nos anos 80 e 90.

Por sua atuação política, Betinho sofreu as consequências da ditadura militar e foi exilado. Ele foi homenageado na música O Bêbado e a Equilibrista, gravada por Elis Regina, que cita "a volta do  irmão do Henfil".

E POR FALAR NISSO....

Matéria fala sobre o filme. Betinho liderou uma intensa campanha de combate à fome nos anos 90. Morreu de aids, pois como os dois irmãos (o cartunista Henfil e o músico Chico Mário), era hemofílico e contraiu o vírus durante transfusão de sanngue.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os 33

FICHA TÉCNICA
Título ooriginal: Los 33
Chile/EUA
colorido
Direção: Patricia Riggen
Roteiro: Jose Rivera, Mikko Allane
Elenco: Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, Gabriel Byrne, Kate del Castillo
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Capiapó, Chile. Um desmoronamento faz com que a única entrada de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar.

O filme é a dramatização de um fato que tomou conta do noticiário na época: a história dos 33 mineiros de Atacama presos no local, o suspense causado pela situação. Tomou conta dos noticiários em todo o mundo.

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem entrevistas com os atores. Antonio Banderas vive o líder, Mário Sepúlveda, que organiza os companheiros no local chamado refúgio. Ele faz de tudo para que os mineiros sejam resgatados, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo.

domingo, 15 de novembro de 2015

45 Anos

FICHA TÉCNICA
Título original: 45 Years
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Andrew Haigh
Elenco: Charlotte Rampling, Tom Coutenay, Geraldine James, Dolly Wells, Richard Cunningham
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Kate Mercer está planjeando a comemoração de seus 45 anos de casada com Geoff. Porém, alguns dias antes da festa, seu marido recebe uma notícia surpreendente.

A relação estável entre Kate (Charlotte Rampling) e Geoff (Tom Courtenay) fica abala quando ele sabe que o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado nos Alpes suíços.

E POR FALAR NISSO...

A química entre o casal de atores, que ganharam os prêmios de interpretação masculina e feminina no Festival de Berlim, segura a atenção. Na trama, a revelação de um amor antigo compromete o ânimo de Kate, que quer adiar a festa.

Walt Antes de Mickey

FICHA TÉCNICA
Título original: Walt Before Mickey
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Khoa Le
Elenco: Thomas Ian Nicholas, John Heder, Ayla Kell, Jodie Sweetin, David Henrie
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história começa quando Walt Disney ainda é criança e tinha por hábito desenhar os animais da fazenda onde morava. Foi o começo de uma vocação que tomou conta do mundo.

O filme, de produção modesta mas bem convincente, relata, como diz o título, o começo da vida de Walt Disney, interpretado por Thomas Ian Nicholas. No ano passado, Tom Hanks viveu Disney no filme que mostra os bastidores de Mary Poppins.

E POR FALAR NISSO...

A trama detalha, entre outros temas, o apoio fundamental do irmão Roy (John Heder) para a carreira de sucesso. Decidido a ter uma empresa própria para produzir seus desenhos, Walt começa a retratar um rato chamado Mickey.

sábado, 14 de novembro de 2015

Goosebumps: Monstros e Arrepios

FICHA TÉCNICA
Título original: Goosebumps
Estados Unidos
colorido
Direção: Rob Letterman
Roteiro: Larry Karazewski, Scott Alexander
Elenco: Jack Black, Dylan Minette, Odeya Rush, Amy Ryan, Ken Marino
Duração: 103 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O jovem Zack Cooper se muda de Nova York para uma pequena cidade do interior americano onde a mãe trabalha. E lá enfrenta várias dificuldades para a adaptação.

Zach (Dylan Minette) passa a ser vizinho de Hannah (Odeya Rush), por quem o adolescente se apaixona. E a garota tem um pai esquisitão, Stine, interpretado por Jack Black.

E POR FALAR NISSO...

Depois de escutar gritos vindos da propriedade ao lado, Zach invade a casa e acaba, acidentalmente, abrindo um dos livros. Aí todos os monstros criados por Stine  ficam à solta. E ele terá de mandar as criaturas de volta às prateleiras.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Ponte dos Espiões

FICHA TÉCNICA
Título original: Bridge to Spies
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Matt Sharman, Joel e Ethan Coen
Elenco: Tom Hanks, Mark Rylance, Sebastain Koch, Amy Ryan, Alan Alda
Duração: 132 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Em plena Guerra Fria, James Donovan, advogado especialista em seguros, aceita uma tarefa bem diferente: defender um espião soviético.

Trailer dublado do filme em que Spileberg novamente trabalha com Hanks, aqui na pele do advogado que encara um desafio maior do que parece no começo. O roteiro tem o toque dos irmãos Coen, também cineastas de prestígio.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, Donovan terá de defender Rudolf Abel (Mark Rylance), capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência na área, ele se torna peça chave na negociação para trazer de volta um americano preso pelos soviéticos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Colina Escarlate

FICHA TÉCNICA
Título original: Crimson Peak
Estados Unidos
colorido
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Matthew Robbinns, del Toto
Elenco: Mia Wasikowska, Tom Huddleston, Jessica Chastain, Charlie Humnan, Tom Beaver
Duração: 119 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe, a escritora Edith Cushing muda-se para a sua sombria mansão, localizada no alto de uma colina.

Não é fácil a vida da escritora interpretada por Mia Wasikowska), apesar do amor que sente pelo marido (Tom Huddleston). É que a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres do outro mundo logo se torna comum.

E POR FALAR NISSO....

Cenas de bastidores. O filme é mais uma incursão de Guillermo del Toro pelo universo fantástico, como já havia feito com talento em O Labirinto do Fauno. Outro destaque no elenco é Jessica Chastain, como a fria cunhada Lucille.

Peter Pan

FICHA TÉCNICA
Título original: Peter Pan
Reino Unido
colorido
Direção: Joe Miller
Roteiro: Jason Fuchs
Elenco: Levi Miller, Hugh Jackman, Garret Hedlund, Rooney Mara, Amanda Seyfried
Duração: 111 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Peter é um garoto de 12 anos que vive num orfanato em Londres, no tempo da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e um grupo de crianças são sequestrados por piratas.

O navio dos piratas sequestradores, perseguido por oficiais da marinha britânica, logo escapa e vai parar na Terra do Nunca, um lugar comandado pelo terrível capitão Barba Negra (Hugh Jackman), que escraviza as crianças.

E POR FALAR NISSO...

A superprodução apresentou uma versão totalmente diferente da história de Peter Pan, vivido com intensidade por Levi Miller. E talvez por isso tenha  divido opiniões.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Horas de Desespero

FICHA TÉCNICA
Título original: No Escape
Estados Unidos
colorido
Direção: John Eric Dowdie
Roteiro: Eric Dowdie
Elenco: Owen Wilson, Lake Bell, Pierce Brosnan, Spencer Garrett, Byron Gibson
Duração: 103 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Uma família americana muda-se para o exterior em meio a um golpe de estado. E as mudanças políticas trarão sérias consequências para todos.

O pai de família é Jack Dwyer (Owen Wilson), que foi trabalhar no país (não identificado pela trama). Quando acontece o golpe, os estrangeiros são perseguidos e começa uma fuga desesperada.

E POR FALAR NISSO...

A cena começa numa banca de jornal e mostra o lado mais calmo, antes da mudança. O filme teve boa aceitação popular, mas a crítica reclamou da velha mania dos americanos verem os outros países como "um inferno".

domingo, 8 de novembro de 2015

Bata Antes de Entrar

FICHA TÉCNICA
Título original: Knock Knock
Estados Unidos
colorido
Direção: Eli Roth
Roteiro: Nicolas Lopez, Guillermo Amoedo
Elenco: Keanu Reeves, Lorenza Izzo, Ana de Armas, Coleen Camp, Aaron Burns
Duração: 100 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Em uma noite chuvosa, duas belas mulheres batem à porta da casa de Evan, que está sozinho porque a mulher e o filho viajaram. Começa uma noite muito louca.

O personagem principal, interpretado por Keanu Reeves, deixa-se levar pelas duas moças e é seduzido por elas. Depois da noite de amor a três, ele sofrerá toda sorte de torturas na mão da dupla.

E POR FALAR NISSO...

O resultado foi bastante polêmico. O diretor, como já demonstrou no sangrento O Albergue, adora exageros. Não faltou quem visse uma certa misoginia, já que as personagens femininas são totalmente malucas. Ou seria um conto perverso contra o adultério?

A Travessia

FICHA TÉCNICA
Título original: The Walk
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Robert Zemeckis
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, Charlotte LeBon, Clement Sibourney, Ben Schwartz
Duração: 123 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história real do equilibrista francês Philipe Petit, famoso por atravessar o espaço entre as Torres Gêmeas de Nova York usando apenas um cabo de aço.

O equilibrista (que chegou a repetir o trajeto outras vezes) é interpretado por Joseph Gordon-Levitt. Foi uma aposta arriscada do diretor Zemeckis fazer o filme, já que a história rendeu um documentário premiado com o Oscar anos antes.

E POR FALAR NISSO...

Mesmo sem ter autorização legal para a aventura, Petit reuniu um grupo de assistentes internacionais e contou com a ajuda de um mentor para elaborar o plano. Tudo aconteceu em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo todo.

sábado, 7 de novembro de 2015

Vai que Cola - O Filme

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: César Rodrigues
Roteiro: Luiz Noronha, Leandro Soares, Fil Braz
Elenco: Paulo Gustavo, Catarina Abdalla, Fernando Caruso, Cacau Protásio, Marcus Majella
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Após ser vítima de um golpe e perder todo o seu dinheiro, Valdomiro se muda para a pensão de Dona Jô, localizada no Méier, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro.

O filme conta que o malandro vivido por Paulo Gustavo tem a situação mudada quando o ex-sócio recupera a cobertura no Leblon. Porém, como a pensão foi interditada pela Defesa Civil, a turma toda vai morar na Zona Sul.

E POR FALAR NISSO...

Cena com a bichice desvairada de Ferdinando (Marcus Majela), que começa a curtir a vida de "rica", sem saber que tudo pode mudar. É uma versão para o cinema da comédia de grande sucesso exibida pelo Multishow.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Perdido em Marte

FICHA TÉCNICA
Título original: The Martian Viral
Estados Unidos
colorido
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniel, Sean Bean, Kristen Wiig
Duração: 144 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a história do astronauta Mark Whatney, que é dado como desaparecido durante uma missão à Marte e deixado pela equipe no planeta vermelha.

Matt Damon tem um ótimo momento na pele do personagem principal, que acorda sozinho no misterioso planeta e tem de se virar como pode para sobreviver. Enquanto isso, a Nasa tenta uma forma de resgatá-lo.

E POR FALAR NISSO...

Cena que mostra a equipe em Terra tentando se comunicar com o "marciano". O filme de Scott teve grande aceitação popular porque, ao contrário de suas outras obras de ficção científica, ele acrescentou emoção na narrativa.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Amy

FICHA TÉCNICA
Título original: Amy - The Girl Behind the Name
Reino Unido
colorido
Direção: Asif Kapadia
Elenco: Amy Winehouse, Mitch Winehouse, Ray Cosbert, Blake Fielder-Civil, Andrew Morris
Duração: 128 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Retrata a vida e a morte da cantora britânica Amy Winehouse, considerada o maior talento surgido nos últimos tempos, e que morreu aos 27 anos, em 2011.

O filme teve uma primeira exibição no começo do ano em Londres. A repercussão foi positiva por conta do culto à imagem de Amy que resistiu até mesmo ao seu trágico de precoce desaparecimento.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra Amy em estúdio. Aos 18 anos ela já fazia shows na Inglaterra e, com o tempo, começou a criar fama já que tinha uma voz potente como poucas. O sucesso do álbum Back to Black a tornou uma celebridade mundial, mas ela não segurou o consumo de álcool e drogas.