terça-feira, 30 de setembro de 2014

Pedalando com Molière

FICHA TÉCNICA
Título original: Alceste à Bicyclette
França
colorido
Direção: Philippe Le Guay
Roteiro: Le Guay, Fabrice Luchini
Elenco: Fabrice Luchini, Lambert Wilson, Maya Sansa, Laurie Bordesoules, Camile Japy
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Cansado da carreira de ator, o respeitado Serge Tanneur decide abandonar os palcos e se aposentar, vivendo isolado na pequena Ilha de Ré.

A calma do ator, interpretado por Fabrice Luchini, é interrompida pela chegada de Gauthier Valence (Lambert Wilson), astro popular da televisão, que o convida para estrelar uma nova versão de O Misantropo, de Molière.

E POR FALAR NISSO...

A comédia extrai sua graça do choque de egos entre os dois atores e da visão crítica de um dos maiores "vícios" franceses: a pretensão intelectual. Na trama, Serge propõe que eles ensaiem a primeira cena para só depois dar a resposta. Começa um jogo entre os dois...

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Philomena

FICHA TÉCNICA
Título original: Philomena
Reino Unido
colorido
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Steve Coogan, Jeff Pope
Elenco: Judi Dench, Steve Coogan, Peter Herrmann, Michelle Farley, Mare Winnigham
Duração: 98 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Irlanda, 1952. Philomena Lee é uma garota que tem um filho quando é mandada para um convento. Sem poder ficar com a criança, a dá para adoção.

A trama mostra que Philomena, agora interpretada por Judi Dench, 50 anos depois da perda do filho, ainda quer encontrar o rapaz, que foi adotado por uma família americana e sumiu no mundo.

E POR FALAR NISSO...

Para a busca, ela conta com a ajuda do jornalista Martin Sixsmith (Steve Coogan, também roteirista). Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre o filho de Philomena. Judi Dench foi indicada ao Oscar de atriz.

domingo, 28 de setembro de 2014

Quebra de Conduta

FICHA TÉCNICA
Título original: Möbius
França
colorido
Direção e roteiro: Eric Rochand
Elenco: Jean Dujardin, Cécile de France, Tim Roth, Emile Dequenne, John Lynch
Duração: 103 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Gregory Lyubov é um oficial do serviço secreto russo enviado a Mônaco para monitorar as ações de um poderoso empresário.

A trama do policial francês conta que o agente, interpretado por Jean Dujardin, precisa de apoio local. Então, é recrutada a bela Alice (Cécile de France) e nasce entre os dois uma paixão que atrapalha o trabalho.

E POR FALAR NISSO...

A produção conta com Dujardin à frente do elenco logo após ele ter recebido o Oscar de ator por O Artista. Pensava-se que ele tentaria carreira internacional depois do prêmio, o que não aconteceu.

sábado, 27 de setembro de 2014

Questão de Tempo

FICHA TÉCNICA
Título original: About Time
Reino Unido
colorido
Direção: Richard Curtis
Roteiro: Curtis
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Margot Robbie, Lydia Wilson
Duração: 123 minutos
Gênero: romance

Sinopse: No dia em que completa 21 anos de idade, Tim Lake descobre que herdou uma característica dos homens da família: ele consegue viajar no tempo.

Avisado pelo pai (Bill Nighy) de que toda a ala masculina da família tem essa capacidade, Tim (Domhnall Gleeson) decide consertar os erros do passado. Volta para o réveillon em que a timidez o impediu de beijar uma garota.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o encontro de Tim com Mary (Rachel McAdams) no restaurante Dans La Mer, quando ele pede o telefone dela. O diretor e roteirista, Richard Curtis, é considerado o mago da comédia romântica britânica.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Rush - No Limite da Emoção

FICHA TÉCNICA
Título original: Rush
Estados Unidos
colorido
Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Olivia Wilde, Alexandra Maria Lara, James Norton
Duração: 122 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Centrado em fatos reais, o filme mostra a rivalidade entre dois pilotos de Fórmula 1 - o inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda - durante o campeonato de 1976.

Com base nos arquétipos, o roteiro mostra Hunt (Hemsworth) como o piloto ousado e aventureiro, enquanto Lauda (Brühl) é frio e calculista. Mas tudo muda quando o segundo tem um acidente que desfigura seu rosto.

E POR FALAR NISSO...

A melhor cena engraçada do filme mostra Lauda e sua mulher, Marlene (Alexandra) dando carona na estrada e o susto que provoca quando ele se identifica. O roteiro é de Morgan, especialista em fatos reais, autor de A Rainha.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

São Silvestre

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Lina Chamie
Elenco: Fernando Alves Pinto
Duração: 70 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme pretende reproduzir a sensação de participar da maratona de São Silvestre, a maior corrida a céu aberto realizada na América Latina.

O clipe apresenta uma matéria da TV Gazeta a respeito do lançamento do filme, que foi uma experiência sensorial, já que não tem texto ou propriamente um roteiro. O ator Fernando Silva Pinto participou com uma câmera acoplada ao corpo.

E POR FALAR NISSO...

A matéria mostra a chegada do brasileiro Marilson dos Santos para vencer a São Silvestre de 2010, última vítória de um brasileiro. A prova é sempre realizada no último dia do ano em São Paulo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Se Beber não Case 3

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hangover Part III
Estados Unidos
colorido
Direção: Todd Philips
Roteiro: Craig Mazin, Jon Lucas
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, John Goodman
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Alan está deprimido devido à morte de seu pai. Preocupado com o cunhado, Doug sugere que ele vá a um lugar chamado New Horizons, onde ele pode se tornar um novo homem.

A trama conta que Alan (Galifianakis) só aceita a sugestão se Phil (Cooper) e Stu (Helms) concordarem em levá-lo. É o início de uma nova viagem da turma, que passa a ser novamente perseguida pelos capangas de Marshall (Goodman).

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o Top Ten dos melhores momentos da comédia, que encerrou a trilogia em grande estilo, mantendo o sucesso. No roteiro, eles ficam atrás do amigo oriental que teria aplicado um golpe no chefão do crime.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Segredos de Sangue

FICHA TÉCNICA
Título original: Stoker
Estados Unidos
colorido
Direção: Chan-wook Park
Roteiro: Wntworth Miller
Elenco: Nicole Kidman, Mia Wasikowska, Matthew Goode, Phylis Somerville, Dermot Mulroney
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No dia do aniversário de 18 anos de India Stoker, seu pai sofre um acidente de carro e morre. A convivência dessa garota tímida com a mãe fica ainda mais difícil.

Nicole Kidman vive a mãe e Mia Wakikowska, a Alice de Tim Burton, é a filha nesse drama que conta com as tintas fortes do coreano Park. Na trama, a convivência entre as duas torna-se ainda mais problemática depois do funeral.

E POR FALAR NISSO...

Tudo fica ainda mais complexo com a chegada do tio Charlie (Matthew Goode), um aventureiro que passou boa parte do tempo viajando pela Europa. India nunca soube da existência dele, que chega disposto a controlar a situação.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Serra Pelada

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Dhalia, Vera Egito
Elenco: Juliano Cazarré, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Wagner Moura, Júlio Andrade
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Juliano e Joaquim, dois amigos que deixam São Paulo em busca de fortuna no garimpo de Serra Pelada e se envolvem em mil aventuras.

O roteiro mostra a loucura que vira o local nos anos 80, quando homens de todos os tipos seguiram em busca do ouro. Os irmãos foram vividos por Cazarré e Andrade, Sophie era a prostituta que se envolve com eles e Nachtergaele um atravessador.

E POR FALAR NISSO...

Entrevista sobre o filme com os atores Wagner Moura, Sophie Charlotte e Juliano Cazarré. No início de 2014, o filme ganhou uma adaptação em microssérie para a Rede Globo, com edição em quatro capítulos.

domingo, 21 de setembro de 2014

Somos Tão Jovens

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato, Bruno Torres
Duração: 104 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Renato Russo, líder da banda de rock Legião Urbana, desde 1973, quando sua família se muda para Brasilia e ele fica preso na cama por uma doença degenerativa.

Sem muito a fazer, Renato Manfredini Junior, interpretado por Thiago Mendonça, passa a escrever versos e sonha em ser o vocalista de uma banda de rock. Depois de curado, descobre o movimento punk em Brasília e cria uma banda, Aborto Elétrico.

E POR FALAR NISSO...

Com a dissolução da banda, por conta de brigas com outros integrantes, passa a se apresentar como O Trovador Solitário, com músicas mais narrativas como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo. Até que acontece a Legião Urbana em sua vida...

sábado, 20 de setembro de 2014

Temporada de Caça

FICHA TÉCNICA
Título original: Killing Season
Estados Unidos
colorido
Direção: Mark Steven Johnson
Roteiro: Evan Daugherty
Elenco: Robert De Niro, John Travolta, Millo Ventimiglia, Elizabeth Olin
Duração: 91 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O americano Benjamin Ford é um veterano da Guerra da Bósnia que decide ir morar numa cabana escondida na floresta para esquecer os traumas do combate.

Robert De Niro vive o combatente traumatizado neste drama que fala de um dos mais sangrentos conflitos da atualidade. Travolta é o vilão, um tanto exagerado. O carisma dos atores segura o interesse.

E POR FALAR NISSO...

Quando Ford tenta se esquecer de tudo o que viver, aparece um fantasma bem vivo. As lembranças vêm persegui-lo na pele do militar bósnio Emil Kovac (Travolta), que pretende acertar as contas com ele. Logo começa uma guerra psicológica entre eles.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Terapia de Risco

FICHA TÉCNICA
Título original: Side Effects
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns
Elenco: Rooney Mara, Chaning Tatum, Jude Law, Catherine Zeta-Jones, Vinessa Shaw
Duração: 106 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A trama gira em torno da jovem Emily Hawkins, que acaba de ver o marido ser libertado da prisão por crime de colarinho branco. O que dá início a uma série de confusões.

O drama de Steven Soderbergh, que já falou de narcotráfico em Traffic, é centrado na indústria farmacêutica, uma das que mais lucram no mundo, entre outras coisas estimulando o público a consumir remédios dos quais não precisa.

E POR FALAR NISSO...

A personagem principal, interpretada por Rooney Mara, tem crises de depressão e busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade. Ela busca tratamento, liderado por profissionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones), mas que trará sérias consequências.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Tese sobre um Homicídio

FICHA TÉCNICA
Título original: Tesis sobre un Homicidio
Argentina
colorido
Direção: Hernan Goldfrid
Roteiro: Diego Dubcovsky
Elenco: Ricardo Darin, Alberto Amman, Calu Rivero, Arturo Puig, Fabián Arenillas
Duração: 106 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Roberto Bermudez é um especialista em direito criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Ele começa uma nova turma e na classe está Gonzalo, filho de um amigo.

O drama é estrelado por Ricardo Darin, mais famoso ator argentino da atualidade, na pele do experimentado professor. Ele começa a desconfiar do jeito simpático de Gonzalo (Alberto Amman) e acha que o rapaz esconde uma índole perigosa.

E POR FALAR NISSO...

Cena de encontro tenso entre professor e aluno na biblioteca. A trama conta que uma moça é brutalmente assassinada perto da universidade e Roberto passa a acreditar que Gonzalo seja o criminoso. Mas todo mundo acredita na figura simpática do rapaz.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Thor - O Mundo Sombrio

FICHA TÉCNICA
Título original: Thor - The Dark World
Estados Unidos
colorido
Direção: Alan Taylor
Roteiro: Christopher Yost, Christopher Marcus
Elenco: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleton, Anthony Hopkins, Stelan Skaarsgaard
Duração: 112 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: De volta aos dias de hoje, em Asgard, Loki é condenado à prisão perpétua por Odin. Enquanto isso, Thor e seus amigos combatem seres de Vanahein.

A trama conta que, em Londres, a astrofísica Jane Foster, que não vê Thor desde os eventos do primeiro filme, é sugada por um vórtice e levada a um local onde o Éter ficou guardado por milhares de anos. E começa a aventura...

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o making of da superprodução. Foi o oitavo filme produzido pelo Universo Marvel. O diretor do primeiro, Kenneth Branagh, saiu do comando. Nos primeiros dias de exibição, já alcançou a marca de meio bilhão de dólares na bilheteria.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Toque de Mestre

FICHA TÉCNICA
Título original: Grand Piano
Espanha
colorido
Direção: Eugenio Mira
Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Elijah Wood, John Cusack, Tamsin Egerton, Dee Wallace, Alex Winter
Duração: 90 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Conta a história de Tom Selznivk, pianista virtuoso que decide retomar a carreira, com um grande concerto, após um incidente com uma peça musical que o deixou perturbado.

A trama conta que o personagem principal, interpretado por Elijah Wood, forçou-se a uma aposentadoria precoce por conta de seu medo de se apresentar em público novamente. Vai tentar vencer o receio, mas terá uma surpresa.

E POR FALAR NISSO...

A produção espanhola falada em inglês conta que o pianista começa a receber recados ameaçadores, pelo celular, dizendo que se parar de tocar começará uma série de mortes. O roteiro pode parecer exagerado, mas funciona.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Turbo

FICHA TÉCNICA
Título original: Turbo
Estados Unidos
colorido
Direção: David Soren
Roteiro: Soren, Robert Siegel, Darren Lemke
Elenco: vozes de Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Michael Peña, Richard Jenkins, Michelle Rodriguez
Duração: 96 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de Theo, um caracol de jardim que passa o dia com os amigos, colhendo tomate e torcendo para não ser pego pelas aves predadoras. Ele sonha em ser veloz.

A animação da DreamWorks esbanjou originalidade ao contar a história de um caracol. O personagem principal, dublado por Ryan Reynolds, sonha em seguir o exemplo de Guy Champeon, campeão de Indianapolis.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção The Snail is Fast. A obsessão pela velocidade faz com que Theo seja ridicularizado pelos colegas. Um dia ele cai acidentalmente dentro do motor de carro de corrida e o efeito faz com que se torne veloz.

domingo, 14 de setembro de 2014

Última Viagem a Vegas

FICHA TÉCNICA
Título original: Last Vegas
Estados Unido
colorido
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Dan Fogelman, Adam Brooks
Elenco: Michael Douglas, Robert De Niro, Morgan Freeman, Kevin Kline, Mary Steenburgen
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Billy, Paddy. Archie e Sam, hoje senhores de idade, são amigos desde a infância. E eles se unem mais uma vez para uma inusitada festa de casamento em Las Vegas.

A comédia conseguiu repercussão obviamente graças à força do talento do quarteto principal, que mostra ótima sintonia em cena. A trama fala de cumplicidade masculina e de dificuldade em aceitar a velhice.

E POR FALAR NISSO...

A trama fala sobre o casamento de Billy (Michael Douglas), o solteirão do grupo, com uma moça de 30 e poucos anos. Oportunidade para os amigos irem a Las Vegas para reviver a juventude e curtir uma tremenda despedida de solteiro.

sábado, 13 de setembro de 2014

Um Castelo na Itália

FICHA TÉCNICA
Título original: Un Château en Italie
França
colorido
Direção: Valeria Bruni Tedeschi
Roteiro: Tedeschi, Noémi Lvovsky, Agnes de Sacy
Elenco: Louis Garrel, Valeria Bruni Tedeschi, Xavier Beauvois, Céline Sallete, Omar Shariff
Duração: 104 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: No meio de uma grande família burguesa italiana, uma mulher vive um período de transformações. Ela sente que a família e os amores nunca mais serão os mesmos.

A comédia foi dirigida e co-escrita por Valeria, que fala um pouco de sua própria família de raízes italianas radicada na França. Ela vive a protagonista, Louise, sempre envolta nas encrencas familiares.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra a coletiva de imprensa do filme durante o Festival de Cannes. Além da diretora, marcou presença o ator Louis Garrel, considerado galã cult por sua postura cool e os cabelos eternamente despenteados.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Um Time Show de Bola

FICHA TÉCNICA
Título original: Foosball
Argentina
colorido
Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Campanella, Axel Kuchevatsky
Elenco: vozes de Campanella, David Masajnik, Pablo Rago, Mariana Otero, Rupert Grint
Duração: 106 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Desde garoto Amadeo é aficionado por pebolim, tendo construído seus próprios jogadores e criado várias jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel, garoto arrogante que se acha o máximo.

Criado pelo diretor do premiado O Filho da Noiva, o filme fala da paixão argentina pelo futebol. Lá o pebolim, ou totó, é conhecido como foosball, movimenta campeonatos. E é disso que fala a história.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que Ezequiel, por não ter conseguido vencer a partida, retorna a sua cidade disposto a transformar o local num grande parque temático. Então, Amadeo resolve enfrentar o vilão numa partida de futebol de verdade.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Uma História de Amor e Fúria

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Luiz Bolognesi
Elenco: vozes de Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro
Duração: 75 minutos
Gênero: animação

Sinopse: O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O protagonista passa por momentos marcantes da história do país.

A trama aborda desde os conflitos indígenas, por volta de 1500, com a chegada dos europeus, até a ditadura militar e a disputa pela água, um bem precioso, no futuro nem tão distante de 2096.

E POR FALAR NISSO...

O clipe destaca a participação de Camila Pitanga, que até soltou a voz para a trilha sonora. O filme foi premiado no Annecy International Animated Festival, na França, e foi uma das 19 produções selecionadas para a categoria animação no Oscar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Uma Ladra sem Limites

FICHA TÉCNICA
Título original: Identity Thief
Estados Unidos
colorido
Direção: Seth Gordon
Roteiro: Craig Mazin
Elenco: Jason Bateman, Melissa McCarthy, Jon Favreau, Amanda Peet, Morris Chestnut
Duração: 111 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Sandy Patterson é casado, com responsabilidades pois a mulher está grávida, até descobrir que seu nome vem sendo usado indevidamente por alguém de outro Estado.

Jason Bateman é o executivo lesado e Melissa McCarthy, aproveitando o sucesso de Missão Madrinha de Casamento, interpreta a ladra assumida, que não tem vergonha do que faz. A personagem parece repulsiva no começo, mas depois se humaniza.

E POR FALAR NISSO...

Destaque para a cena engraçada de cantoria dentro do carro. Na trama, Sandy vai até a cidade de Diana para convencer a pilantra a se entregar. E há também um caçador de recompensas de olho na trambiqueira, o que só faz aumentar a confusão.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Uma Família em Tóquio

FICHA TÉCNICA
Título original: Tokyo Kazoku
Japão
colorido
Direção: Yoji Yamada
Roteiro: Yamada, Emiko Hiramatsu
Elenco: Satoshi Tsumabuki, Yu Aoi, Jun Fubuki, Kazuko Yoshioki, Yui Natsukawa
Duração: 146 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um casal de idosos que vive em uma pequena ilha vai a Tóquio para visitar seus três filhos e passa por uma série de dissabores, incluindo algumas surpresas.

O filme japonês seduz por conta de seu roteiro emocionante, numa história em que fica clara a importância dada na sociedade nipônica para os mais velhos. A inspiração foi um filme de 1953 do mestre Yasujiro Ozu, Era uma Vez em Tóquio.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro mostra que os três filhos estão muito ocupados e não têm tempo para dar aos pais. A releitura do clássico de Ozu acabou tendo boa repercussão por conta da loucura da vida moderna.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Universidade Monstros

FICHA TÉCNICA
Título original: Monsters University
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Dan Scanlon
Elenco: vozes de Billy Cristal, John Goodman, Peter Sohn, Helen Mirren, Dave Foley
Duração: 104 minutos
Gênero: animação

Sinopse: A dupla inseparável de monstros, Mike e Sully, nem sempre foi amiga. A história conta que quando eles se conheceram na universidade se detestaram de imediato.

Continuação de Monstros S. A., grande sucesso da Pixar. A história conta os problemas de entrada na maturidade, com os monstrinhos encarando crises de afirmação e bullying, como qualquer ser humano. E uma boa dose de comédia.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a cena de boas-vindas na universidade, Welcome to Scares Games. Na trama, Mike é uma espécie de nerd, estudioso e concentrado. Já Sully tem jeito de líder, graças a sua tendência natural a ser assustador.

domingo, 7 de setembro de 2014

Vai que Dá Certo

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Maurício Farias
Roteiro: Farias, Bernardo Guilherme, Maurício Gonçalves
Elenco: Danton Mello, Lúcio Mauro Filho, Fábio Porchat, Natália Lage, Gregório Duvivier
Duração: 110 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Quatro amigos de adolescência voltam a encontrar numa festa onde também estão um político e uma garota. E juntos eles têm uma grande ideia.

Os amigos resolvem bolar um golpe durante o transporte de valores de uma transportadora. Três deles vão num automóvel, enquanto o outro segue num carro-forte. Claro que tudo dá errado ...

E POR FALAR NISSO ...

Clipe com a versão 2013 de Cabeça Dinossauro, dos Titãs, utilizada para a produção. A ideia do filme aconteceu em 1994 para Farias. Mas ele só levou à frente em 2008 com os roteiristas de A Grande Família, programa dirigido por ele.

sábado, 6 de setembro de 2014

Vendo ou Alugo

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Betse de Paula
Roteiro: Betse, Mariza Leão, Julia Abreu
Elenco: Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, André Mattos, Sílvia  Buarque
Duração: 88 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Maria Alice, que vive com a mãe, a filha e a neta num casarão do Leme, no Rio de Janeiro, e faz de tudo para se livrar do imóvel.

O problema de Maria Alice (Marieta Severo), que faz vários bicos para sobreviver, é que a casa fica bem na entrada de uma favela. Ela sabe que a venda seria sua salvação, mas não acha comprador.

E POR FALAR NISSO...

Um dia Maria Alice descobre que tem um estrangeiro no Rio de Janeiro louco para encontrar uma casa e consegue atrai-lo. O lado amoral do filme produzido por Marieta, em que os personagens fazem de tudo para se dar bem, foi polêmico.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Walt nos Bastidores de Mary Poppins

FICHA TÉCNICA
Título original: Saving Mr. Banks
Estados Unidos
colorido
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: Kelly Marcell, Sue Smith
Elenco: Tom Hanks, Emma Thompson, Colin Farrell, Stanley Tucci, Jason Schwartzmann
Duração: 125 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Durante 20 anos, Walt Disney tentou adquirir os direitos para o cinema de Mary Poppins. Mas a autora do livro, P. L. Travers, sempre se recusou, achando que ele faria mais um de seus "desenhos bobos."

Tom Hanks era Walt Disney e Emma Thompson a ranzinza escritora australiana nesta fábula sobre o encontro de duas personalidades opostas. E a história mostra como Mary Poppins estava ligada à trajetória da autora.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra a chegada da escritora em Hollywood. Além do choque cultural, ela começa  dar palpites em todos os detalhes da obra, dizendo que é sua vida. Dizem que, apesar de tudo, ela não gostou do resultado final...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Wolverine: Imortal

FICHA TÉCNICA
Título original: Wolverine Imortal
Estados Unidos
colorido
Direção: James Mangold
Roteiro: Scott Frank, Mark Bomback
Elenco: Hugh Jackman, Tao Okamoto, Rila Fukushima, Svetlana Kodchenkova, Brian Tee
Duração: 126 minutos
Gênero: ação

Sinopse: Depois de matar Jean para salvar a humanidade, por ela não estar controlando os poderes da Fênix, Logan decide abandonar a vida de herói e se recolhe para a selva, como um ermitão.

O filme mostra o mutante das garras de aço, interpretado por Hugh Jackman, como um homem deprimido que encontrado num bar pela bela jovem japonesa Yukio. Ela foi enviada por seu pai, que conhecia Wolverine desde a Segunda Guerra, para salvá-lo.

E POR FALAR NISSO...

A proposta do pai da moça, que está doente, é que Logan transfira para ele seu fator de cura e possa enfim se tornar um mortal comum, como parece ser seu desejo. Mas tudo se complica quando o mutante é atacado por uma perigosa vilâ, Vibora.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

2012 NO CINEMA

O polêmico Argo ganhou o Oscar ao contar uma história real de que o cinema pode ser um aliado contra ameaças. Mas muitos viram no filme mais um patriotada americana. Já o denso e quase cruel (marca do diretor Michael Haneke) Amor, o vencedor de produção estrangeira só ganhou elogios. Django Livre colocou o dedo na ferida da escravidão, que os americanos adoravam esconder. A Hora Mais Escura questionou se vale tudo contra o terrorismo. O belo e escapista As Aventuras de Pi garantiu emoção. Lincoln, biografia do artífice da democracia americana, foi visto como importante ou como chato. Gonzaga de Pai pra Filho, biografia de duas estrelas da música, foi o mais aclamado brasileiro do ano.

BRILHARAM: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Daniel Day-Lewis, Ben Affleck, Ang Lee, Quentin Tarantino, Emanuelle Riva, Jessica Chastain, Leonardo DiCaprio, Robert de Niro, Julia Roberts, Robert Pattinson, Kristen Stewart, Denzel Washington, Naomi Watts, Joaquin Phoenix, Qwenzanée Wallis, Philip Seymour Hoffman, Irandhir Santhos, João Miguel, Keira Knightley, Helen Hunt, Christian Bale, Clint Eatwood, Marion Cottilard, Ricardo Darin, Gael Garcia Bernal, Mads Mikkelsen, Ewan McGregor, Matt Damon, Amy Adams, Hugh Jackman, Anne Hathaway, Steve Carell

MORRERAM: Etta James, Theodoros Angelopoulos, Fernando Peixoto, Carminha Mascarenhas, Gustave Leonhardt, Pio Zamuner, João Loredo, James Farentino, Ian Abercrombie, Orlando Batista, John Doo, Ben Gazzara, Whitney Houston, Márcia Maria, Phil Bruns, Wando, David Kelly, Eliana Tranchesi, Pery Ribeiro, Erland Josephson, David Jones, Lucio Dalla, Ronie Montrose, Pierre Schoendoeffer, Chico Anysio, Antonio Tabucchi, Millôr Fernandes, Chico Tenreiro, Aziz Ab'Saber, Ernani Pires Ferreira, Tonino Guerra, João Mineiro, Ademilde Fonseca, Adrienne Rich, Claude Miller, Mike Wallace, Ahmed Ben Bella, Piermario Morosini, Marly Bueno, Adriano Stuart, Greg Ham, Dicró, Luiz Carlos Buruca, Joel Goldsmith, Fernando Lopes, Carlos Fuentes, Donna Summer, Robin Gibb, Tinoco, Kaneto Shindo, Nelson Jacobina, Ray Bradbury, Theófilo Stevenson, Carlos Reichenbach, Bob Welch, Ivan Lessa, Rodney King, Mary Daniel, Nora Ephron, Yitzhak Shamir, Ernest Borgnine, Dom Eugênio Sales, Andy Griffith, Eric Sykes, Ronaldo Cunha Lima, José Roberto Bertrami, Richard Zanuck, Celeste Holm, John Lord, Ed Lincoln, William Asher, Rajesh Hanna, Tom Davis, Simon Ward, Diva Pacheco, Marcos Roberto, Tony Martin, Severino Araujo, Chavela Vargas, Neil Armstrong, Celso Blues Boy, Marvin Hamslich, Magro (MPB4), Helen Gurley Brown, Altamiro Carrilho, Tony Scott, Félix, Eduardo Koaik, Michael Clarke Duncan, Hebe Camargo, Hal David, Roberto Silva, Abrahão Farc, Andy Williams, Ted Boy Marino, Herbert Lom, Autran Dourado, Eric Hobsbawn, Sylvia Kristel, Wilton Franco, George McGovern, Regina Dourado, Diva Pieranti, Larry Hagman, Carmélia Alves, Major Harris, Marcos Paulo, Deborah Raffin, Perinho Santana, Oscar Niemeyer, Ravi Shankar, Decio Pignatari, Dave Brubeck, Thelma Reston, Charles Durning, Dona Canô, Luiz Noriega, Vevé Calazans, Paulo Rocha, Rita Levi-Montalcini

terça-feira, 2 de setembro de 2014

007 Operação Skyfall

FICHA TÉCNICA
Título original: Skyfall
Reino Unido
colorido
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Neal Purvis
Elenco: Daniel Craig, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Judi Dench, Naomie Harris
Duração: 145 minutos
Gênero: ação

Sinopse: O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade secreta de vários agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas pelo mundo, faz com que James Bond corra atrás do ladrão.

A perseguição de 007 (Daniel Craig) envolve também a agente Eve (Naomie Harris). Num trem em Istambul, ela recebe de M (Judi Dench) a ordem de atirar contra o inimigo, mesmo que atinja Bond. E é o que acontece.

E POR FALAR NISSO...

O filme também teve como destaque um vilão terrível, interpretado pelo espanhol Javier Bardem, que nesta cena faz terror físico e psicológico contra Bond. A direção de Mendes também foi elogiada, dando novo gás à série.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

12 Horas

FICHA TÉCNICA
Título original:  Gone
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Heitor Dhalia
Elenco: Amanda Seyfried, Jennifer Carpenter, Sebastian Stan, Wes Bentley, Michael Paré
Duração: 96 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme conta a história da bela Jill, que fica desesperada quando sua irmã desaparece e resolve agir por conta própria para encontrar o paradeiro da moça.

Amanda Seyfried interpreta Jill, que entra em pânico quando tem a notícia. Tudo por que ela tem a certeza de que se trata do mesmo serial killer que a atracou dois anos atrás. Mas a polícia não acredita nisso.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com breve cena ambientada numa delegacia. O filme foi uma incursão não muito bem-sucedida do brasileiro Heitor Dhalia no cinema americano, assim como fizeram Vicente Amorim (Um Homem Bom) e José Padilha (Robocop). Fernando Meirelles teve mais sorte...