quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atrás da Porta

FICHA TÉCNICA
Título original: The Door
Alemanha/Hungria
colorido
Direção e roteiro: Istvan Szabó
Elenco: Helen Mirren, Martina Gedeck, Karoly Eperjs, Gabor Konkz, Mari Nakz
Duração: 97 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na Hungria dos anos 1960, Magda é uma escritora em busca de reconhecimento profissional. Ela acaba de se mudar para uma nova casa com o marido e precisa de alguém para cuidar das tarefas domésticas.

Após algumas indicações, a escritora, interpretada por Martina Gedeck, chega até Emerence (Helen Mirren), uma misteriosa idosa que mora na vizinhança. No início, ela estranha o jeito rude e reservado da empregada.

E POR FALAR NISSO...

O filme, dirigido pelo húngaro Szabó (o mesmo de Mephisto e Encontro com Vênus) é bastante centrado no talento de Helen Mirren. Ela vive a empregada ranzinza que não deixa ninguém entrar na casa da patroa. mas aos poucos elas desenvolvem uma grande amizade.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

FICHA TÉCNICA
Título original: The Dark Knight Rises
Estados Unidos
colorido
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan e Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman, Anne Hathaway, Tom Hardy
Duração: 165 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Oito anos se passaram. Batman não é mais visto desde que assumiu a culpa pelos crimes do promotor público Harvey Dent. O alter-ego do herói, Bruce Wayne, tonrou-se um recluso.

O diretor Christopher Nolan estava hesitante sobre uma terceira continuação da série, mas assumiu o desafio ao tomar como base os quadrinhos Batman Knightfall, que marcam o aparecimento do vilão Bane, interpretado por Tom Hardy.

E POR FALAR NISSO...

O filme estreou com críticas bastante positivas e um apoio maciço dos fãs extremados da série. Ao mesmo tempo, um acontecimento trágico: durante uma sessão da meia-noite, ainda em pré-estréia, em Aurora, no Colorado, um atirador abriu fogo e matou 12 pessoas no cinema.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Bem-Vindo à Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: People Like Us
Estados Unidos
colorido
Direção: Alex Kurtzman
Roteiro: Robert Oro, Jody Lambert
Elenco: Chris Pine, Jody Lambert, Michelle Pfeiffer, Olivia Wilde, Jon Favreau
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Após a morte do pai, Sam recebe a incumbência de entregar parte da herança para Frankie, uma irmã que ele não conhecia.

O drama com toques cômicos fala das dificuldades de relacionamento em família, e conta que todas elas têm segredos guardados embaixo do tapete. É o que descobre o certinho Sam (Chris Pine), ao tentar se entender com a descolada Frankie (Elizabeth Banks).

E POR FALAR NISSO....

Cena emocionante de entendimento entre os meio-irmãos. Quando Sam se aproxima da moça, sem revelar o parentesco, acaba mudando o relacionamento com a mãe (Michelle Pfeiffer) e a namorada (Olivia Wilde).

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Bem-Vindo aos 40

FICHA TÉCNICA
Título original: This is 40
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Judd Apatow
Elenco: Paul Rudd, Leslie Mann, Jason Segel, Charlyne Yi, Tim Bagley
Duração: 133 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme lança um olhar na vida de Debbie e Pete. Os dois estão chegando aos 40 anos e resolvem dar um jeito nas vidas, por meio de dietas e exercícios, para fugir da rotina.

A produção é uma espécie de continuação de Ligeiramente Grávidos, lançado cinco anos antes, mas como se tivesse passado mais tempo. Agora os papéis principais são feitos por Rudd e Leslie Mann, esposa do diretor, que parece ter colocado uma parte de sua vida no roteiro.

E POR FALAR NISSO...

O filme tem uma participação especial de Megan Fox, então em alta, e várias cenas escatológicas, no banheiro e com a descoberta de espinhas em certos lugares. Mas a crítica ficou dividida e a longa metragem foi acusada por alguns tempos mortos na história.

domingo, 27 de julho de 2014

Branca de Neve e o Caçador

FICHA TÉCNICA
Título original: Snow White and the Huntsman
Estados Unidos
colorido
Direção: Rupert Sanders
Roteiro: Evan Daugherty
Elenco: Charlize Theron, Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Sam Claffin, Ian McShane
Duração: 127 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Num reino dominado pela tirania, a vaidosa rainha Ravenna descobre que sua enteada Branca de Neve está destinada a substitui-la não apenas como a mais bela, mas também a governante.

A produção foi mais centrada na Rainha Má, interpretada por Charlize Theron. Julia Roberts havia feito o mesmo papel um pouco antes em Espelho Meu. Na trama, ela quer arrancar o coração de Branca de Neve (Kristen Stewart) para ficar com o poder.

E POR FALAR NISSO...

Chris Hemsworth, que havia feito Thor, era o caçador Eric, mas ele se apaixona por seu alvo. O filme ficou mais conhecido pela fofoca de bastidores. Kristen, que formava o casal do momento com Robert Pattinson, por causa da saga Crepúsculo, foi vista aos beijos com o diretor.

sábado, 26 de julho de 2014

Celeste e Jesse para Sempre

FICHA TÉCNICA
Título original: Celeste and Jesse Forever
Estados Unidos
colorido
Direção: Lee Toland Krieger
Roteiro: Rashida Jones
Elenco: Andy Samberg, Rashida Jones, Elijah Wood, Emma Roberts, Eric Christian Olsen
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Celeste e Jesse se conhecem na escola e logo resolvem se casar. Agora, aos 30 anos, ela cuida de uma firma de consultoria empresarial enquanto ele está novamente desempregado.

A comédia romântica foi escrita pela atris Rashida Jones. Na trama, Celeste, sua personagem, ao ver que Jesse (Andy Samberg), o marido, parece ter se acomodado com a situação, resolve que o melhor é a separação.

E POR FALAR NISSO....

A trama fala de amor com um toque realista, mostrando que nem sempre amor basta. Jesse resolve concordar com a proposta da esposa, apesar de ainda estar apaixonado por ela. E a vida na solidão não será nada fácil para nenhum dos dois.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Colegas

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Marcelo Galvão
Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Deto Montenegro
Duração: 94 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme mostra fatos simples da vida pela visão de três jovens portadores da síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde  vivem.

A produção ganhou o KIkito de Ouro do Festival de Gramado. Contou com a bela participação de Ariel (o Stallone), Rita (a Aninha) e Breno (o Márcio). Na história cada um tem um sonho: o primeiro de ver o mar, ela de casar e o terceiro de voar.

E POR FALAR NISSO...

Colegas acabou fazendo grande sucesso e o elenco foi à maioria dos programas e visitas. Ariel e Rita são casados há alguns anos e ele fez a campanha "Vem Sean Penn" para convidar seu ídolo a vir ao Brasil. O ator não veio, mas Ariel foi ao Estados Unidos para conhecê-lo.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hannah Arendt - Idéias que Chocaram o Mundo

FICHA TÉCNICA
Título original: Hannah Arendt
Alemanha
colorido
Direção: Margarethe von Trotta
Roteiro: Pamela Katz
Elenco: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer, Julia Jentsch, Tom Leick
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nos anos 60, depois de participar do julgamento do nazista Adolph Eichmann, em Jersualém, a filósofa alemã sacudiu o mundo das idéias com a sua tese sobre "a banalidade do mal".

A intelectual, intepretada por Barbara Sukowa, ousou abordar o holocausto de uma forma que nunca havia sido feita antes. Seus artigos na revista New York foram atacados até mesmo por amigos, mas ela não desistiu de seus pontos de vista.

E POR FALAR NISSO...

Cena do discurso final. Arendt dizia que o pior mal era praticado por criaturas como Eichmann, que não pensam e apenas seguem ordens. A diretora e a atriz também retratam outro ícone da esquerda, nos anos 90, Rosa Luxembergo.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cosmopolis

FICHA TÉCNICA
Título original: Cosmopolis
Canadá
colorido
Direção: David Cronenberg
Roteiro: Cronenberg, Don DeLillo
Elenco: Robert Pattinson, Paul Giamatti, Samantha Morton, Juliette Binoche, Mathieu Amalric
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um bilionário de 27 anos, Eric Parker, locomove-se lentamente por Manhattan em sua limusine, que usa como escritório, quando vai para o seu barbeiro favorito.

O personagem priincipal, vivido por Robert Pattinson, tem a vida restrita ao carro. As ruas estão congestionadas por causa da visita do presidente americano e do funeral do músico favorito dele. Ele acabou de se casar, mas a esposa não quer fazer sexo para economizar energia para o trabalho.

E POR FALAR NISSO...

O filme de Cronenberg, sempre polêmico, tem cenas quentes de sexo e roteiro baseado em livro famoso de Tom DeLillo. Mais uma vez ele fala da fascinação do homem pelo carro, como havia feito em Crash, aí sobre acidentes que as pessoas causam por conta própria.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Curvas da Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Trouble with the Curve
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Lorenz
Roteiro: Randy Brown
Elenco: Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, Matthew Lillard, John Goodman
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Gus Lobell, olheiro de beisebol que não gosta de novas tecnologias e faz seu trabalho usando apenas o feeling sobre os jogadores. Mas ele começa a ter problemas de visão por conta de um glaucoma.

Clint Eastwood faz o velho olheiro que, por ironia, está ameaçado de ficar cego. Com medo de que as coisas se compliquem, o amigo Pete (Goodman) pede que a filha Mikey (Amy Adams) o acompanhe em uma viagem.

E POR FALAR NISSO...

A moça, que é advogada de sucesso, deixa os compromissos para viajar junto com o pai, com quem sempre teve um relacionamento complicado. Juntos eles conhecem Jonathan (Timberlake), ex-jogador que também virou olheiro.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

De Coração Aberto

FICHA TÉCNICA
Título original: À Coeur Ouvert
França
colorido
Direção e roteiro: Marion Laine
Elenco: Juliette BGinoche, Edgar Ramirez, Hippolyte Girardeau, Amandine Dewasmes, Bernard Verley
Duração: 88 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Conta a história de Mila e Javier, que estão casados há dez anos. Eles formam um casal feliz, unido pela convivência e pela profissão, pois ambos são cirurgiões cardíacos.

A comédia romântica francesa tem co-produção com a Argentina. O charmoso casal central é formado por Juliette e o venezuelano Ramirez, que é mais jovem, mas esse fato não é problema para a história. As dificuldades são outras...

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo a Juliette Binoche, uma das atrizes francesas mais admiradas da atualidade. Na trama, a personagem dela, Mila, descobre que está grávida, numa gestação de risco, algo que os dois não queriam. Começam os problemas, agravados pelo alcoolismo de Javier.


domingo, 20 de julho de 2014

Deixe a Luz Acesa

FICHA TÉCNICA
Título original: Keep the Lights On
Estados Unidos
colorido
Direção: Ira Sachs
Roteiro: Ira Sachs, Maurício Zacharias
Elenco: Thure Lindhart, Zachary Booth, Juliane Nicholson, Paprika Steen, Marilyn Neimark
Duração: 101 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na Nova York de 1997, o documentarista Erik conhece o advogado Paul. O que seria apenas um rápido encontro sexual transforma-se logo em algo muito mais sério.

Os dois rapazes acabam vivendo um relacionamento intenso por dez anos. Mas o problema é que Paul (Zachary Booth), preocupado com a carreira, evita assumir a relação, para não ter problemas na carreira.

E POR FALAR NISSO...

Já o intenso Erik (Thure Lindhart), até pela carreira liberal, cobra mais compromisso do parceiro e a relação amorosa entra em crise. Eles precisam aprender a lidar com os vícios e compulsões também. Um retrato realista do amor entre dois homens.

sábado, 19 de julho de 2014

Os Vingadores

FICHA TÉCNICA
Título original: The Avengers
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Samuel L. Jackson, Scarlet Johansson
Duração: 143 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Loki é enviado à Terra pelos chitauri, raça alienígena que pretende dominar o planeta. Com a promessa de que será o soberano, ele rouba o cubo cósmico das instalações da Shield.

A aventura conta que, com o intuito de conter o vilão intergalático, Nick Fury (Jackson) convoca uma série de pessoas com poderes especiais que nunca haviam trabalhado juntas, incluindo o Homem de Ferro, Thor e o Capitão América.

E POR FALAR NISSO...

O clipe reúne as 10 melhores cenas da produção que teve um orçamento altíssimo para contar no elenco com todas as estrelas. A escalação de tantos poderosos num só filme correspondeu às expectativas comerciais e foi a maior bilheteria do ano.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Django Livre

FICHA TÉCNICA
Título original: Django Unchained
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson
Duração: 165 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, torna-se mercenário e parte para libertar a esposa de um fazendeiro cruel.

A saga de Django (Jamie Foxx), depois de contar com o apoio de King Schultz (Christoph Waltz), é enfrentar o temido Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), que tem uma casa onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos têm de lutar entre si.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o making of. A originalidade de Tarantino foi ao mesmo tempo reciclar a tradição esquecida do western spaghetti e trazer à tona a escravidão, assunto que os americanos preferem esquecer. Ele ganhou o Oscar de roteiro e Waltz o de coadjuvante, pela segunda vez atuando sob sua direção.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

E a Vida Continua...

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Paulo Figueiredo
Elenco: Lima Duarte, Amanda Acosta, Luiz Bacelli, Ana Rosa, Ana Lúcia Torre
Duração:  97 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta história de Ernesto, que tem 50 anos e carrega consigo uma tragédia do passado, que tenta esconder de todo jeito. Mas uma hora terá de encarar a realidade...

A produção foi mais uma no filão dos "filmes espíritas", mas foi bastante criticada e fez com que o estilo tivesse uma parada. O roteiro é inspirado em um livro de André Luiz e a direção ficou com Paulo Figueiredo, ator de sucesso nos anos 80 e 90.

E POR FALAR NISSO...

No clipe, Lima Duarte, que interpreta do Benfeitor Ribas, fala do espiritismo em sua vida. O nome real do ator é Ariclenes Martins, mas ele adotou na carreira a identidade do guia espiritual da mãe dele.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

E Aí... Comeu?

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Felipe Joffilly
Roteiro: Marcelo Rubens Paiva, Luisa Silvestre
Elenco: Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira, Emílio Orciollo Neto, Dira Paes, Tainá Muller
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de três amigos (Fernando, Afonso e Honório) que se reúnem num bar para contar seu problemas amorosos e tentar ver as situações com um pouco de humor.

Fernando (Mazzeo) tenta superar o fim do casamento. Honório (Palmeira) é um jornalista machão que desconfia da fidelidade da mulher. E Afonsinho (Orciollo) paga de intelectual mas só se relaciona com prostitutas.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado numa peça de sucesso escrita por Marcelo Rubens Paiva. O resultado se repetiu no cinema, pois foi a produção mais vista pelos brasileiros no ano. Alcançou a marca de mais de dois milhões de espectadores.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Elefante Branco

FICHA TÉCNICA
Título original: Elefante Blanco
Argentina
colorido
Direção: Pablo Trapero
Roteiro: Alejandro Fadel, Santiago Mitre, Trapero
Elenco: Ricardo Darin, Jeremie Renier, Marina Gusman, Walter Jakob
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Dois padres, o argentino Juan e o francês Nicolás, trabalham ajudando os mais pobres na periferia de Buenos Aires, na comunidade de Vila Virgen.

Ricardo Darin e Jermie Rénier interpretam os padres que têm de conviver num local que virou um antro de miséria e violência. O título vem do hospital público que começou a ser construído, teve as obras paradas e virou uma favela vertical.

E POR FALAR NISSO...

O filme é mais um bom exemplo do cinema de Trapero, sempre com preocupações sociais. O roteiro mostra que a polícia, os políticos e a própria Igreja nada fazem para mudar essa realidade. E os dois acabam se sentindo impotentes.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Detona Ralph

FICHA TÉCNICA
Título original: Wreck-it, Ralph
Estados Unidos
colorido
Direção: Rich Moore
Roteiro: Jennifer Lee e Phil Johnston
Elenco: vozes de John C. Reilly, Sarah Silverman, Jake Mcbrayer, Jane Lynch, Alan Tudyk
Duração: 101 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Ralph é o vilão de um jogo de videogame em que o herói é obrigado a consertar um prédio que ele destrói. Porém, depois de 30 anos, Ralph está cansado de ser o cara mau.

Para provar que tem bons sentimentos, Ralph (que na versão nacional teve voz de Tiago Abravanel) escapa do seu jogo por meio de um cabo de alimentação e vai para o Missão de Herói, um jogo de tiro com pistola de luz.

E POR FALAR NISSO...

O filme dos Estúdios Disney teve direção do mesmo realizador de vários episódios de Os Simpsons e Futurama. Foi bem-sucedido ao entrar no mundo dos games que as crianças curtem. Ralph acaba mudando de vez quando conhece uma doce menina que pode ser o bug de um programa.

domingo, 13 de julho de 2014

Espelho, Espelho Meu

FICHA TÉCNICA
Título original: Mirror Mirror
Estados Unidos
colorido
Direção: Tarsem Singh
Roteiro: Marc Klein, Melissa Wallack
Elenco: Julia Roberts, Lilly Collins, Armie Hammer, Sean Bean, Mare Winnigham
Duração: 106 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Depois da morte do rei, sua esposa assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar um exagero de impostos para manter sua vida de luxo.

Releitura do clássico no mesmo ano em que foi lançado Branca de Neve e o Caçador. A madrasta má, intepretada por Julia Roberts, mantém presa em seu castelo a enteada Branca de Neve (Lily Collins) pelo fato de ela ser mais bonita.

E POR FALAR NISSO...

Clipe que mostra os bastidores. Julia Roberts foi a primeira escolha do diretor, que queria uma madrasta com a qual o público tivesse empatia. Ela era vista não como malvada, mas sim insegura.

sábado, 12 de julho de 2014

Este é o meu Garoto

FICHA TÉCNICA
Título original: That's My Boy
Estados Unidos
colorido
Direção: Sean Anders
Roteiro: David Caspe
Elenco: Adam Sandler, Andy Samberg, Leighton Meester, Susan Sarandon, Vanilla Ice
Duração: 114 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Quando ainda era adolescente, Donny teve um filho, Toddy, e cuidou dele até ele completar 18 anos. Após esse período, eles ficam anos sem se ver.

A trama conta que, quando Toddy (Adam Samberg) está prestes a se casar,o pai, interpretado por Adam Sandler, reaparece para a festa, mesmo sem ser convidado. Ele está cheio de problemas e quer ajuda.

E POR FALAR NISSO...

Cena de mico em festa de formatura. O filme ficou marcado apenas como o maior fracasso de Adam Sandler. Custou 70 milhões de dólares e só rendeu 56 milhões nas bilheterias americanas. No Brasil, foi lançado diretamente em DVD por causa disso.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Kon Tiki

FICHA TÉCNICA
Título original: Kon Tiki
Noruega
colorido
Direção: Joachim Ronning, Espen Sandberg
Roteiro: Petter Skavlan
Elenco: Pal Hagen, Anders Christiansen, Gustaf Skarsgard, Odd Williamson, Tobias Santelmann
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Para provar a sua teoria de que povos sul-americanos poderiam ter colonizado a Polinésia, o aventureiro e etnógrafo Thor Heyerdahi constrói uma jangada.

O filme faz um relato ficcional de uma experiência real marcante para a Noruega. Heyerdahi construiu a embarcação utilizando técnicas originais do Peru com sua tripulação de cinco pessoas.

E POR FALAR NISSO...

O clipe relata as filmagens complicadas da produção em alto-mar. A produção foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro e ao Globo de Ouro na mesma categoria, fato inédito para o cinema norueguês.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ferrugem e Osso

FICHA TÉCNICA
Título original: De Rouille et S'Os
França
colorido
Direção: Jacques Audiard
Roteiro: Audiard, Thomas Bidegain
Elenco: Marion Cotillard, Matthias Schoennarts, Armand Verdure, Corinne Masiero, Céline Sallette
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No norte da França, Ali conhece Stephanie na boate em que ele trabalha como segurança. Ele é um boxeador que faz bicos e ela uma ex-treinadora de baleias.

O romance intenso une dois perdedores. Ali (Matthias Schoennarts) mora de favor na garagem da casa da irmã, enquanto Stephanie (Marion Cottilard) perdeu as pernas após um acidente. Juntos, eles vivem um paixão imprevisível e tentam se ajudar.

E POR FALAR NISSO...

Cena na boate, ao som de Bruce Springsteen. O filme foi exibido no Festival de Cannes, onde foi aplaudido durante dez minutos após a exibição. Foi indicado ao Globo de Ouro e ganhou quatro César, o Oscar francês.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Fogo Contra Fogo

FICHA TÉCNICA
Título original: Fire With Fire
Estados Unidos
colorido
Direção: David Banett
Roteiro: Tom O'Connor
Elenco: Josh Duhamel, Bruce Willis, Rosario Dawson, Vincent D'Onofrio, Curtis Jackson
Duração: 97 minutos
Gênero: ação

Sinopse: Jeremy Coleman é um bombeiro solitário, que considera seus colegas de trabalho a verdadeira família. Um dia, ao entrar numa loja, presencia o assassinato do dono e do filho dele.

O personagem principal, interpretado por Josh Duhamel, como é testemunha única do crime, é convocado pelo detetive Mike Cella (Bruce Willis) para depor contra o autor dos disparos, o sociopata Neil Hagan (Vincent D'Onofrio).

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que o detetive tem motivos pessoais para perseguir o bandido, que no passado matou seu parceiro e a esposa dele. Jeremy entra no programa de apoio às testemunhas e se muda para Nova Orleans. Mas o criminoso vai atrás dele...

terça-feira, 8 de julho de 2014

Frankenweenie

FICHA TÉCNICA
Título original: Frankenweenie
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August
Elenco: vozes de Charlie Tahan, Catherine O'Hara, Martin Landau, Winona Ryder, Martin short
Duração: 87 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de Victor Frankenstein, garoto que perde seu cão de estimação, Sparky, num acidente de carro. Ele se lembra das aulas de ciências, sobre bioeletricidade, e o traz de volta.

Depois de A Noiva Cadáver, Tim Burton voltou a investir em desenho animado, mas sem fazer concessões. Ele não adere ao jeito meiguinho de ser, apesar de ter produção da Disney. Faz uma obra autoral, em preto e branco e com seu estilo sombrio.

E POR FALAR NISSO...

Clipe sobre os bastidores da produção. A produção é um remake de um curta homônimo de 1984, em que Burton faz uma adaptação do original de Mary Shelley, mantendo o conceito, mas transformando o médico em menino. E o monstro em cachorro.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Voo

FICHA TÉCNICA
Título originl: Flight
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: John Gatins
Elenco: Denzel Washington, Tamara Tunie, Kelly Reilly, John Goodman, Melissa Leo
Duração: 139 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um avião está em iminente queda, quando o piloto William Whitaker decide assumir o comando. Ele consegue aterrissar a aeronave com danos mínimos.

Por conta da ação, o piloto interpretado por Denzel Washignton torna-se um herói na região onde mora. O problema é que uma investigação interna revela que ele estava sob o efeito de drogas e álcool.

E POR FALAR NISSO...

O filme conta com interpretação marcante de Denzel Washingotn, mais uma vez indicado ao Oscar de ator. Tendo consciência de que as acusações são verdadeiras (ele realmente estava drogado), ele se vê num  dilema e não aceita as homenagens.

domingo, 6 de julho de 2014

Gonzaga De Pai para Filho

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorio
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Elenco: Adélio Lima, Júlio Andrade, Nanda Costa, Sílvia Buarque, João Miguel
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e seu filho Gonzaguinha, músico como o pai mas que seguia um estilo totalmente diferente. Eles também não se entendiam na vida.

O roteiro foi baseado no livro Gonzagão e Gonzaguinha: Uma História Brasileira, de Regina Echeverrria, a mesma que fez a biografia de Elis Regina. A direção ficou com Breno Silviera, que havia conseguido sucesso com a história de Zezé Di Camargo e Luciano. O sucesso se repetiu.

E POR FALAR NISSO...

O filme mostra a relação complicada entre os dois. Gonzagão sempre foi um pai ausente, deixando o menino ser criado no Rio pela madrinha Dina. Eles também divergiam frontalmente quanto à política: Gonzaga apoiava os militares enquanto o filho fazia ferrenha oposição.

sábado, 5 de julho de 2014

Hitchcock

FICHA TÉCNICA
Título original: Hitchcock
Estados Unidos
colorido
Direção: Sacha Gervasi
Roteiro: John Mc Laughlin
Elenco: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Toni Collette, Danny Huston
Duração: 98 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme foca na relação entre o cineasta britânico Alfred Hitchcock, chamado de o mestre do suspense, e sua esposa, Alma Reville, também sua maior colaboradora.

O filme mostra o momento em que Hitchcock, interpretado por Anthony Hopkins, quer dar uma virada na carreira e planeja levar para as telas Psicose, baseado num romance escandaloso. Ninguém o apóia, a não ser Alma (Helen Mirren). E o sucesso é enorme.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o momento em que o casal planeja numa nova edição para o filme. A inspiração para Psicose foi o livro que cria o psicopata Norman Bates, inspirado no assassino de Wisconunsin, Ed Gein. A cineobiografia do cineasta, com um toque de humor, dividiu opiniões.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Holy Motors

FICHA TÉCNICA
Título original: Holy Motors
França
colorido
Direção: Leos Carax
Roteiro: Caraz
Elenco: Denis Lavant, Edith Scob, Eva Mendes, Kylie Minogue, Michel Piccoli
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Oscar transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai... O filme mostra cada face que ele assume.

A produção, escrita e dirigida pelo francês Leos Carax, um dos nomes mais expressivos do cinema independente (ou "cabeça"), mostra o ator Denis Lavant em sete personagens, além de Oscar, incluindo de um banqueiro a um pedinte na rua.

E POR FALAR NISSO...

A cena inclui a canção let My Baby Ride. Na trama engenhosa, Oscar é transportado por Paris em uma limusine dirigida pela misteriosa loira Céline (Edith Scob). Assim, acaba encarando os fantasmas de sua vida.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Hotel Transilvânia

FICHA TÉCNICA
Título original: Hotel Transylvania
Estados Unidos
colorido
Direção: Genndy Tartakovsky
Roteiro: David Feiss
Elenco: vozes de Adam Sandler, Selena Gomez, Andy Samberg, Kevin James, Fran Descher
Duração: 91 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conde Drácula mantém na Transilvânia um hotel cinco estrelas onde os monstros ao redor do mundo vão quando querem tirar férias dos seres humanos.

O problema do divertido desenho animado acontece quando Mavis, a filha da Bolha, prefere explorar a região com a permissão de seu pai. Mas percebe que a aldeia para onde se dirige é forjada para que passe a ter raiva dos humanos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Call Me Mavy. Drácula é dublado por Adam Sandler e a garota por Selena Gomez. Tudo se complica quando ela desperta a atenção do jovem Jonathan (Adam Samberg). Ele vai no hotel, mas Drácula diz que ele é Jonathanstein, neto de Frankenstein.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Indomável Sonhadora

FICHA TÉCNICA
Título original: Beasts of the Southern Wild
Estados Unidos
colorido
Direção: Ben Zeitlin
Roteiro: Zeitlin, Lucy Alibar
Elenco: Quvenzané Wallis, Dwight Henry, Levy Easterly, Gina Montana, Lowell Landes
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Hushpuppy é uma menina de sete anos que vive com seu pai doente em uma comunidade pobre da Louisiana. Quando uma forte tempestade atinge o povoado, uma realidade mágica se abre para ela.

Ao mesmo tempo em que encara criações de sua mente como animais gigantescos que invadem os pântanos, a menina tenta achar vestígios da mãe desaparecida. O filme foi muito elogiado pela forma poética de retratar a infância abandonada.

E POR FALAR NISSO...

A produção independente surpreendeu ao ser indicada para quatro prêmios da Academia. A protagonista, Quvenzane Wallis, foi a mais jovem indicada ao Oscar de atriz, aos nove anos de idade.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Jogos Vorazes

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hunger Games
Estados Unidos
colorido
Direção: Gary Ross
Roteiro: Suzane Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz
Duração: 142 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A ação acontece no tempo pós-apocalíptico, numa nação chamada Panem, constituída por 12 distritos comandados por uma capital muito poderosa. É lá que acontecem os Jogos Vorazes.

A personagem principal é Katniss, interpretada por Jennifer Lawrence, que entra no lugar da irmã para ser o tributo feminino no 74º Jogos Vorazes, competição criada pelo governo para conter a revolta dos habitantes de Panem.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra a parada de tributos antes dos jogos. A competição envolve adolescentes entre 12 e 18 anos, comandados por computador e condenados à morte. Só termina quando houver um único sobrevivente.