segunda-feira, 30 de junho de 2014

John Carter: Entre Dois Mundos

FICHA TÉCNICA
Título original: John Carter
Estados Unidos
colorido
Direção: Andrew Stanton
Roteiro: Michael Chabon
Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Thomas Haden Church, Mark Strong, Willem Dafoe
Duração: 132 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O herói John Carter é um confederado da Guerra Civil Americana, que se esconde depois de ser perseguido por índios apaches, e acorda misteriosamente em Marte.

Como a gravidade de Marte é 38% da terrestre, John Carter (Taylor Kitsch) é mais forte e mais ágil que os habitantes locais. E o planeta tornou-se um mundo seco e de bárbarie, com os habitantes lutando entre si pela sobrevivência.

E POR FALAR NISSO...

Cena de batalha na arena. O herói vira prisioneiro dos Tharks, raça de guerreiros verdes com quatro braços e três metros de altura. Mas consegue salvar a princesa de Marte de uma raça humanóide de pele avermelhada.

domingo, 29 de junho de 2014

Jorge Mautner - O Filho do Holocausto

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Pedro Bial e Heitor D'Alincourt
Elenco: Jorge Mautner, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nelson Jacobina
Duração: 93 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme narra a vida de Jorge Mautner depois que seus pais - uma católica e um judeu, ambos nascidos na Áustria -, fogem do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e chegam ao Brasil.

O roteiro mostra o contato de Mautner com a cultura brasileira por meio de uma empregada negra que trabalhava como babá na casa do Rio de Janeiro. E depois sua ida para São Paulo, onde se influenciou pelos poetas concretistas.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o encontro de Mautner com a filha, a diretora de novelas da Globo Amora Mautner. O filme estreou no festival É Tudo Verdade, em São Paulo, e depois foi premiado nas mostras de Recife e Gramado.

sábado, 28 de junho de 2014

Katy Perry - Part Of Me

FICHA TÉCNICA
Título original: Katy perry - Part Of Me
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Dan Kutforth e Jane Lipsitz
Elenco: Katy Perry
Duração: 97 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme, produzido pela própria cantora em parceria com Brian Grazer, mostra uma grande turnê pelos Estados Unidos e os bastidores.

A produção, mistura de documentário e musical, destaca Katy Perry cumprindo os compromissos da turnê de Teenage Dream, seu álbum de 2010 e um enorme sucesso. Também apresenta vários clipes como esse, da música-título do filme.

E POR FALAR NISSO...

Trailer do documentário, indicado mesmo aos fãs da cantora. Com patrocínio da Pepsi, ela fez uma grande campanha de lançamento, incluindo o Brasil, e foram sorteadas passagens para a estreia, em Los Angeles.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Lincoln

FICHA TÉCNICA
Título original: Lincoln
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, James Spader, Tommy Lee Jones
Duração: 150 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Relata os esforços do presidente Abraham Lincoln, em 1865, para ver aprovada na Câmara dos Estados Unidos uma emenda que iria abolir formalmente a escravidão no país.

O filme é um projeto longamente acalentado por Spielberg, que o produziu com sua colaboradora frequente, Kathleen Kennedy. Ele esperou até encontrar o ator que considerou ideal para viver o papel, o inglês Day-Lewis, muto elogiado.

E POR FALAR NISSO...

Pela interpretação, Daniel Day-Lewis recebeu seu terceiro Oscar, entregue por Meryl Streep. Ele concorreu com Bradley Cooper, Hugh Jackman, Joaquin Phoenix e Denzel Washington.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Liv & Ingmar - Uma História de Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Liv & Ingmar
Suécia
colorido
Direção e roteiro: Deeraj Aklobar
Elenco: Liv Ullmann, Ingmar Bergman, Max Von Sydow, Harriet Andersson
Duração: 81 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Conta a história da atriz Liv Ullmann e do diretor Ingmar Bergman, que trabalharam juntos em vários filmes e mantiveram durante anos um casamento cheio de altos e baixos.

Liv Ullmann tinha apenas 25 anos e era uma atriz iniciante, com poucos filmes no currículo. Ingmar Bergman tinha 46 anos e já era considerado um dos maiores cineastas vivos de seu tempo. O encontro deles mudou não só suas vidas, mas o cinema mundial.

E POR FALAR NISSO...

Desde que Bergman a convidou para trabalhar em Persona, um de seus filmes mais intrigantes, eles nunca mais se separaram. Apesar de terem ficado casados apenas cinco anos, eles continuaram trabalhando juntos e a amizade durou 42 anos, até a morte dele.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Madagascar 3

FICHA TÉCNICA
Título original: Madagascr 3
Estados Unidos
colorido
Direção: Eric Darnell
Roteiro: Noah bombach
Elenco: vozes de Ben Stiller, Sacha Baron Cohen, David Schwimmer, Jada Pinkett-Smith, Frances McDormand
Duração: 93 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Os quatro amigos do zoológico (o leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótama Glória) agora decidem deixar o continente africano com destino à Europa.

O desenho animado de sucesso da Paramount manteve o pique de sucesso. Em seu lançamento enfrentou a concorrência de várias produções com temas semelhantes, mas ganhou a parada. Um quarto episódio já está pronto para estrear.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com as cenas damoto, e legendas em alemão. Na trama, a turma vai parar em Mônaco, onde é perseguida por uma obcecada agente de controle ambiental e encontra abrigo num circo em crise.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Marcados para Morrer

FICHA TÉCNICA
Título original: End of Watch
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: David Auer
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michael Peña, America Ferrera, Anna Kendrick, Frank Grillo
Duração: 109 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Conta a história de Taylor e Zavala, dois jovens policiais de Los Angeles que arriscam suas  vidas todos os dias patrulhando os bairros mais perigosos da cidade.

A trama conta que os personagens de Jake Gyllenhall e Michael Peña, após uma inspeção de rotina, acabam confiscando uma pequena quantia em dinheiro que pertencia a um traficante local. E aí começa todo o problema...

E POR FALAR NISSO...

A produção, que segue o estilo de Dia de Treinamento, faz com que os dois tiras se tornem alvo do cartel de drogas de LA. Mas isso não significa que eles tirarão o pé do freio das investigações, e suas vidas familiares ficam em risco.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Filho do Outro

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Fils de l'Autre
França
colorido
Direção e roteiro: Lorraine Levy
Elenco: Emanuelle Delvos, Pascal Ebbé, Jules Sitruk, Mendi Dehbe, Areen Omari
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Prestes a integrar o exército israelense a fim de cumprir seu serviço militar, o jovem Joseph descobre que foi trocado na infância por outro menino.

A surpresa é ainda maior quando o rapaz descobre que foi trocado por Yacine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. A descoberta, claro, afeta os dois lados e é disso que fala a diretora com elegância.

E POR FALAR NISSO...

O clipe traz o making of da produção francesa que foi a grande vencedora do Festival de Tóquio. O roteiro mostra que as duas famílias são forçadas a reconsiderar seus pontos de vista sobre o eterno conflito entre judeus e palestinos no Oriente Médio.

domingo, 22 de junho de 2014

MIB 3

FICHA TÉCNICA
Título original: Men in Black III
Estados Unidos
colorido
Direção: Barry Sonnenfeld
Roteiro: Etan Cohen
Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Michael Stuhlbarg, Emma Thompson
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O terrível Boris, o Animal, foi capturado no passado pelo Agente K e na época perdeu o seu braço. Vivendo na prisão lunar de segurança máxima, ele planeja uma grande vingança.

A franquia voltou à ativa mais de 15 anos após o segundo filme, mas com receio dos produtores de que o público tivesse esquecido. Will Smith e Tommy Lee Jones continuaram firmes no papel. Se não foi assim um estouro, ao menos não decepcionou nas bilheterias.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música feita pelo rapper Pitbull. Na trama, o vilão arruma um jeito de viajar no tempo para recuperar o braço e conseguir executar seu plano de eliminar K (Jones). Para evitar isso, J (Smith) volta ao tempo e encontra uma versão mais jovem de K (Brolin).

sábado, 21 de junho de 2014

Moonrise Kingdom

FICHA TÉCNICA
Título original: Moonrise Kingdom
Estados Unidos
colorido
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, Roman Coppola
Elenco: Jared Gilman, Kara Heyward, Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray
Duração: 94 minutos
Gênero: romance

Sinopse: A história se passa nos anos 60, numa pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra, onde Sam e Suzy sentem-se deslocados em meio às pessoas com as quais convivem.

Depois de se conhecerem durante a encenação de uma peça teatral na qual Suzy atuava, os dois jovens namorados passam a trocar cartas juntos. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com detalhes das filmagens. A produção tem o toque característico de Wes Anderson, cineasta com uma assinatura própria e que usa sempre um clima aparentemente frio para contar suas histórias. Ganhou o Globo de Outo de melhor comédia ou musical.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

FICHA TÉCNICA
Título original: No
Chile
colorido
Direção: Pablo Larrain
Roteiro: Pedro Peirando
Elenco: Gabriel Garcia Bernal, Alfredo Castro, antonia Zeghers, Luis Gnecco, Marcial Tagle
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse:  Depois de 15 anos de ditadura militar no Chile, o povo é convidado a ir às urnas para decidir se o general Augusto Pinochet continua ou não no poder.

A trama é centrada na figura do publicitário Rene, intepretado por Gael Garcia Bernal, que é convidado por políticos da oposição para criar a campanha que incentiva o Não. Foi candidato ao Oscar de filme estrangeiro.

E POR FALAR NISSO...

Entrevista com Bernal e o diretor Pablo Larrain durante o Festival de Cannes. O roteiro é baseado na peça El Plebiscito, de Antonio Skarmeta, o mesmo autor de O Carteiro e o Poeta. E mostra o chefe de Rene encabeçando a campanha do Sim.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Datilógrafa

FICHA TÉCNICA
Título originaql: Populaire
França
colorido
Direção: Regis Roinsard
Roteiro: Danielk Saird, Romain Compright
Elenco: Romain Duris, Deborah François, Berenice Bejo, Shaun Benson, Miou-Miou
Duração: 111 minutos
Gênero: comédia

Sinopse:,Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e está prestes a se casar com o pacífico filho de um garagista. Sua vida parece segura... e sem graça.

Mas acontece que a heroína, interpretada por Deborah François, tem sonhos maiores. Ela sai de sua cidade disposta a conseguir um emprego no escritório de seguros de Louis (Romain Duris). E a vida realmente muda....

E POR FALAR NISSO...

Mesmo que as habilidades da moça como secretária não sejam lá muito marcantes, ela acaba surpreendendo o patrão com a incrível velocidade com a qual datilografa. E entra para um concurso nacional. Comédia com delicioso acento nostálgico.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Amante da Rainha

FICHA TÉCNICA
Título original: En Kongelig Affaere
Dinamarca
colorido
Direção e roteiro:Nikolaj Arcel
Elenco: Mads Mikkelsen, Alicia Vikander, Mikael Bols Folsgaard, David Dencik, Trine Dyrholm
Duração: 136 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Século 18. Caroline Mathilde é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Cristian 7º. E sua vida na corte não é nada fácil.

A trama conta que a saúde mental do monarca piora a cada dia, principalmente durante uma viagem pela Europa. Até que o rei é aconselhado a passar por tratamento médico e o escolhido é o alemão Johann Struensse.

E POR FALAR NISSO....

Com o tempo, o médico, interpretado por Mikkelsen (o Hannibal da série de TV) vira amigo do rei e se aproxima de Carolina. Aproveitando-se da fragilidade de Cristian, os dois assuem de fato o poder e comandam uma reforma no país.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Alabama Monroe

FICHA TÉCNICA
Título original: The Broken Circus Breakdown
Bélgica
colorido
Direção: Felix Von Groeningen
Roteiro: Carl Joos, Johan Hedelbergh
Elenco: Veerle Baetens, Johan Hdelebergh, Neil Catrysse, Nils de Caster, Robbie Cleren
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Apesar das diferenças, Elise e Didier formam um casal que vive em harmonia. Ela é dona de uma loja de tatuagem, enquanto ele toca banjo em uma banda.

O filme é uma história de amor alternativa que ganhou o título inglês The Broken Circle Breakdown, com o qual foi exibido no mercado internacional. Foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2013.

E POR FALAR NISSO...

Cena musical, com a canção If I Need You. A trama conta uma história romântica e aparentemente convencional. O casal vive muito bem até descobrir que a filha, Maybelle, está gravemente doente.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Código

FICHA TÉCNICA
Título original: Safe
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Boaz Yakin
Elenco: Jason Statham, Robert John Burke, Chris Sarandon, Anton Mount, James Hong
Duração: 94 minutos
Gênero: ação

Sinopse: Conta a história de Luke, um ex-policial durão que salva uma menina oriental das mãos de bandidos dentro de um trem de metrô.

O filme é veículo para Jason Statham, o inglês careca e bonitão que dá continuidade à linhagem de astros de briga. Na trama, o problema é que a menina não fazia ideia de que era portadora de uma informação importante.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe de uma cena de luta. O personagem principal acaba ficando com a informação que interessa tanto à máfia russa quanto à chinesa. E ele vai fazer de tudo para preservá-la, nem que tenha de começar uma guerra.

domingo, 15 de junho de 2014

O Ditador

FICHA TÉCNICA
Título original: The Dictator
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Larry Charles
Elenco: Sacha Baron Cohen, Ben Kingsley, Anna Faris, Megan Fox, John C. Riley
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O general-almirante Shabaaz Aladeen é um dos mais excêntricos ditadores que o mundo já conheceu. Ele governa com mão de ferro Wadiya, país fictício do norte da África.

Mais uma produção de Sacha Baron Cohen, novamente testando os limites do humor, como havia feito anteriormente ao retratar o reporter Borat e o fashionista Brüno. Mas desta vez a repercussão foi menor...

E POR FALAR NISSO...

Cena de violência do filme, mas sempre com um toque bizarro. A trama conta que o ditador ao lado de um tio e de um pastor de cabras que é seu sósia vão até Nova York discursar na sede da ONU e aprontam mil confusões.

sábado, 14 de junho de 2014

O Grande Milagre

FICHA TÉCNICA
Título original: Big Miracle
Estados Unidos
colorido
Direção: Ken Kwapis
Roteiro: Jack Amiel, Michael Biegler
Elenco: Drew Barrymore, John Krasinski, Dermot Mulroney, Kristen Bell, Ted Danson
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Três baleias cinzentas, presas em um buraco no gelo do Círculo Ártico, são descobertas por uma equipe de notícias de uma emissora de televisão norte-americana.

A trama é baseada em um fato real, acontecido em 1989, quando uma família de baleias (um casal e um filhote) ficou encalhada. Aí começa a luta do repórter Adam Carlson (John Krasinski) para salvá-las.

E POR FALAR NISSO...

O jornalista conta com a ajuda de Rachel (Drew Barrymore), uma ativista do Greenpeace que vai para o local a fim de dar coordenadas e salvar a família. E toda a história gera recordes de audiência.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O Homem da Máfia

FICHA TÉCNICA
Título original: Killing Them Softly
Estados Unidos
colorido
Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Dominik, George Higgins
Elenco: Brad Pitt, James Gandolfini, Richard Jenkins, Ray Liotta, Sam Sheppard
Duração: 97 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Nova Orleans. Um assalto durante um jogo de pôquer ilegal, cujos participantes eram integrantes da máfia, abala o submundo do crime e o matador profissional Jackie Coogan é chamado.

O assassino de aluguel, interpretado por Brad Pitt, logo é contratado para investigar o fato, já que os chefões da máfia querem ver tudo esclarecido. E que os responsáveis sejam punidos, mas sem estardalhaço.

E POR FALAR NISSO...

O filme é violento do começo ao fim, com várias mortes, e talvez por isso não tenha sido um dos maiores sucessos de Brad Pitt. Mas a performance do elenco é um dos pontos altos, com destaque para Richard Jenkins e James Gandolfini num de seus últimos trabalhos.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hobbit - An Unexpected Journey
Nova Zelândia/Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Guillermo Del Toro
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Andy Serkis, Christopher Lee
Duração: 169 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Bilbo Bolseiro leva uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia aparece em sua porta o mago Gandalf, que traz uma missão especial.

Depois do enorme sucesso da trilogia O Senhor dos Anéis, o diretor Peter Jackson voltou a adaptar a obra de J.R.R. Tolkien. Desta vez ele tem como base o livro que mostra uma espécie de prólogo da saga. Martin Freeman assumiu a pele do herói.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de batalha da produção, outro êxito na carreira de Jackson. A trama conta que Bilbo e Gandalf enfrentam muitos perigos na Terra Média, onde vão libertar das trevas o reino de Erebor.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Homem que Ri

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Homme qui Rit
França
colorido
Direção e roteiro: Jean-Pierre Armeris
Elenco: Marc-André Grondin, Gerard Depardieu, Emanuelle Seigner, Christa Teret, Serge Merlin
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de dois órfãos, Gwynplaine e Dea. O garoto tem uma cicatriz no rosto que faz com que deixe a impressão de que está sempre sorrindo.

O filme é uma adaptação de um romance clássico de Victor Hugo, que já havia recebido uma versão na época do cinema mudo. Gwynplaine, o menino que ri, e Dea, sua irmã cega, vivem pelas ruas até serem adotados.

E POR FALAR NISSO...

A cena é ambientada num teatro, com a presença da baronesa interpretada por Emanuelle Seigner. A dupla de irmãos é acolhida pelo grande Ursus (Gérard Depardieu). Mas Gwynplaine deixa-se seduzir pela fama que consegue no teatro e abandona a família.

O Impossível

FICHA TÉCNICA
Título original: The Impossible
Espanha
colorido
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Bayona
Elenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Tom Holland, Oaklee Pendergaast, Samuel Joslin
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história do casal Maria e Henry, que está aproveitando as férias de inverno na Tailândia, quando é surpreendido pelo tsunami de 26 de dezembro de 2004.

A produção espanhola não economizou realismo para falar de uma das maiores tragédias mundiais recentes. Naomi Watts e Ewan Mc Gregor eram o casal que fica cada um para o lado. Ela foi indicada ao Oscar de atriz pela interpretação.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra a mãe e o filho mais velho enfrentando situações desesperadoras para se manterem vivo em meio à destruição e não perderem a esperança de reunir novamente a família. Enquanto isso, o pai e as crianças menores passam pelo mesmo drama...

O Lado Bom da Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Silver Linings Playbook
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: David O. Russell
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker
Duração: 122 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Pat, que tem transtorno bipolar, é mandado do sanatório de volta para a casa dos pais. Ele deseja reconstruir a vida e sanar os problemas que causou.

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence eram o estranho casal da comédia romântica: ele o bipolar Pat e ela é Tiffany, uma jovem viúva viciada em sexo. Juntos eles tentem entender seus problemas e tentar uma relação.

E POR FALAR NISSO...

Jennifer Lawrence ganhou o Oscar de atriz, entregue por Jean Dujardin. Ela concorreu com Jessica Chastain, Naomi Watts, Emanuelle Riva e Gwenzané Wallis. Foi muito comentado o fato de que ela tropeçou as escadas e caiu ao ir buscar o prêmio...

domingo, 8 de junho de 2014

O Legado Bourne

FICHA TÉCNICA
Título original: The Bourne Legacy
Estados Unidos
colorido
Direção: Tony Gilroy
Roteiro: Tony e Dan Gilroy
Elenco: Jeremey Renner, Rachel Weisz, Edward Norton, Joan Allen, Albert Finney
Duração: 135 minutos
Gênero: ação

Sinopse: Depois de Jason Bourne tornar público o projeto Treadstone, o agente Eric Byer, é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo dos Estados Unidos.

A aventura retoma vários pontos da trilogia, mas com Jeremy Renner assumindo o estrelato no lugar de Matt Damon. Ele é Aaron Cross, que consegue escapar de um programa que faz com que os soldados ajam sem sentir dor e sem ter a resistência diminuída.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Extreme Ways, de Moby. Na trama, Edward Norton é o agente Vyer, que vai a mando do governo americano eliminar os soldados do projeto secreto Outcome. E Cross é um de seus alvos principais, pois conseguiu fugir.

sábado, 7 de junho de 2014

O Lorax

FICHA TÉCNICA
Título original: The Lorax
Estados Unidos
colorido
Direção: Chris Renaus
Roteiro: Ken Dario, Cinco Paul
Elenco: vozes de Danny DeVito, Ed Helms, Zac Efron, Taylor Swift, Betty White
Duração: 86 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de Ted, que descobre o sonho de sua namorada, a bela Audrey: ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Para isso, ele vai atrás de Uma Vez Ido, único capaz de ajudar.

O roteiro é baseado num conto de Dr. Seuss, o mais clássico e famoso autor de histórias infantis dos Estados Unidos. Mas aumenta a história, dá nome ao protagonista e torna O Lorax um guardião.

E POR FALAR NISSO...

O Lorax, dublado por Danny DeVito, é quem toma conta do bosque das trúfulas. Ele é uma criatura ao mesmo tempo simpática e rabugenta, que está muito preocupado com o futuro da floresta e do mundo.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Mestre

FICHATÉCNICA
Título original: The Master
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Rami Malek, Laura Dern
Duração: 143 minutos
Gênero: drama

Soinopse: Quando termina a Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell tenta reconstruir sua vida. Traumatizado com as experiências de combate, ele tem frequentes ataques de ansiedade.

O personagem principal, interpretado por Joaquin Phoenix, tem impulsos violentos e ao mesmo tempo não consegue conter seus desejos sexuais. Tudo muda quando ele conhece um homem carismático, líder de uma seita religiosa conhecida como A Causa.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o encontro de Freddie com o mestre, vivido por Philip Seymour Hoffman. O ator teve um de seus últimos destaques e foi indicado ao Oscar de coadjuvante pelo papel. O personagem era polêmico e controlador, acreditando em vidas passadas e no controle de si mesmo.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Quarteto

FICHA TÉCNICA
Título original: Quartet
Reino Unido
colorido
Direção: Dustin Hoffman
Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Maggie Smith, Bill Connoly, Tom Courtenay, Pauline Collins, Michael Gambon
Duração: 98 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Will, Reggie e Cissy vivem em um asilo britânico para cantores de ópera aposentados, onde todos os anos os residentes fazem um concerto para angariar fundos à instituição.

O americano Dustin Hoffman fez essa curiosa (e bem-sucedida) incursão pela direção contando com a excelência dos intérpretes ingleses. O texto é baseado numa peça de Harwood e vai na contramão da tendência atual do cinema, falando de velhice e decadência.

E POR FALAR NISSO...

A história começa quando Jean, a personagem de Maggie Smith, cantora que está em dificuldades financeiras, se muda para o asilo e aí forma o quarteto. Mas não vai ser nada fácil lidar com tantos temperamentos difíceis...

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Que Esperar Quando Você Está Esperando

FICHA TÉCNICA
Título original: What to expect When You're Expecting
Estados Unidos
colorido
Direção: Kirk Jones
Roteiro: Shauna Cross, Heather Hach
Elenco: Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Rodrigo Santoro, Anna Kendrick, Chris Rock
Duração: 110 minutos
Gênero: romance

Sinopse: A comédia romântica segue a mesma linha de Simplesmente Amor e Idas e Vindas do Amor, unindo várias histórias que se cruzam. Mas dessa vez o tema em comum é a gravidez.

A personagem de Jennifer Lopez, Holly, é uma fotógrafa casada com Alex (Rodrigo Santoro) e que quer muito adotar uma criança. Ele concorda, mas depois começa a questionar se está preparado para ser pai.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o drama de Rosie (Anna Kendrick), que trabalha como vendedora de sanduíches, tem um caso passageiro com um colega e engravida sem querer. Mesmo caso da atriz vivida por Cameron Diaz, que não esperava pela notícia.

terça-feira, 3 de junho de 2014

O Som ao Redor

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Irma Brown, Iuri Holanda, Lula Terra
Duração: 131 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A presença de uma milícia para cuidar da segurança de uma rua num bairro de classe média no Recife muda a vida dos moradores do local.

O filme independente escrito e dirigido por Mendonça acabou ganhando destaque da crítica e fez sucesso em festivais exatamente por seu estilo diferente. Na trama, enquanto alguns comemoram a chegada dos seguranças, outros passam por momentos de grande tensão.

E POR FALAR NISSO....

O personagem principal, o segurança Clodoaldo, foi feito por Irandhir Santos, que teve destaque como Zelão da novela Meu Pedacinho de Chão. O filme foi quase unanimidade de crítica. A revista Veja não gostou da ironia de uma cena em que uma moradora pede a cabeça do porteiro por que ele tirou "a minha Veja do plástico". Sintomático...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os Infiéis

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Infidèles
França
colorido
Direção: Jean Dujardin, Giles Lellouche, Michel Hazanavicius e mais quatro diretores
Roteiro: Dujardin, Lellouche
Elenco: Jean Dujardin, Giles Lellouche, Alexandra Lamy, Geraldine, Nakache, Gillaume Canet
Duração: 109 minutos
Gênero: comédia

Sinopse:  O filme analisa a infidelidade masculina a partir do ponto de vista de sete diretores. Os episódios se dividem entre o drama e a comédia, mas com prevalência da segunda.

Curiosa experiência de direção coletiva realizada na França, incluindo entre os diretores Jean Dujardin, que havia acabado de receber o Oscar de ator mas não realizou carreira em Hollywood. Hazanavicius, diretor de O Artista, era um dos cineastas.

E POR FALAR NISSO...

Cena, com Dujardin em destaque, do filme que fez mais sucesso no seu país de origem. Entre os sete esquetes, a ação acontece em conferência de executivos realizada num hotel de luxo e uma reunião de viciados em sexo.

domingo, 1 de junho de 2014

Os Miseráveis

FICHA TÉCNICA
Títulos original: Les Misérables
Reino Unido
colorido
Direção: Tom Hooper
Roteiro: Hooper
Elenco: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter
Duração: 158 minutos
Gênero: musical

Sinopse: O filme conta a história de Jean Valjean, prisioneiro que chega à França durante a Revolução de Julho. Rouba um pão e por isso é perseguido pelo inspetor Javert.

A produção, luxuosa, comemorou os 25 anos do musical que fez enorme sucesso em todo o mundo. A base é o romance do francês Victor Hugo, escrito no século 19. O roteiro não deixa de lado o drama pesado em cada cena. O fato de ter o texto todo cantado dividiu opiniões.

E POR FALAR NISSO...

Pela sua interpretação da sofrida Fantine (principalmente pelo momento da canção I Dreamed a Dream), Anne Hathaway levou o Oscar de atriz coadjuvante. Ela concorreu como Amy Adams, Sally Field, Helen Hunt e Jakie Weaver.