sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os Homens que Encaravam Cabras

FICHA TÉCNICA
Título original: The Men Who Stare at Goats
Estados Unidos
colorido
Direção: Grant Heslov
Roteiro: Peter Straugan, Jon Ronsom
Elenco: George Clooney, Jeff Bridges, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Robert Patrick
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Bob Wilton, jornalista que passa por um processo de divórcio em 2003 e aceita cobrir a guerra do Iraque. E descobre coisas surpreendentes.

Entre as várias pessoas surpreendentes, está um homem que garante conseguir matar um animal, especialmente cabras, apenas com a força do olhar. E conta que ganhou esse poder de forma ainda mais inusitada.

E POR FALAR NISSO...

O filme, uma sátira corrosiva sobre o absurdo da guerra, conta que havia um setor especial dedicado a estudos psíquicos, mas que se perdeu em pesquisas malucas. O elenco é charmosíssimo, mas o público ficou reticente em embarcar na farsa.

Os Piratas do Rock

FICHA TÉCNICA
Título original: The Boat That Rocked
Reino Unido
colorido
Direção: Richard Curtis
Roteiro: Curtis, Eric Fellner
Elenco: Phillip Seymour Hoffman, Nick Frost, Rhys Ifans, Bill Nighy, Tom Sturridge
Duração: 117 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Inspirado no fenômeno das rádios piratas britânicas dos anos 60, o filme conta a história de um grupo de amigos DJs que monta uma rádio num navio ancorado na costa da Inglaterra.

O ano é 1966, quando a principal emissora inglesa é a onipresente BBC, que dedicava apenas duas horas semanais de sua programação para tocar rock. Mas a rádio pirata se dedica ao ritmo 24 horas por dia.

E POR FALAR NISSO...

O filme tem direção e roteiro a cargo de Richard Curtis, o homem que redefiniu a comédia romântica britânica nos anos 90 com filmes como Quatro Casamentos e um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill e Simplesmente Amor. Aqui ele mostra que o rock sempre esteve ligado à rebeldia.

Pecado da Carne

FICHA TÉCNICA
Título original: Einayim Petukhot
Israel
colorido
Direção e roteiro: Haim Tabakman
Elenco: Zohar Strauss, Ran Danker, Avi Grainik, Izak Shari, Tzahi Grad
Duração: 90 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Num bairro ortodoxo de Jerusalém vive Aaron Fleishman, pai de quatro filhos e administrador do negócio da família, um açougue kosher. Tudo muda na vida dele quando arruma um ajudante.

A vida de Aaron (Zohar Strauss) vira do avesso quando aparece em seu açougue o belo aventureiro Ezri (Ran Danker). Ele não consegue esconder a atração que sente pelo rapaz e passa a ser discriminado em sua comunidade.

E POR FALAR NISSO...

O filme israelense teve uma proposta bastante ousada ao ambientar um amor homossexual numa comunidade judia ortodoxa. Foi exibido com sucesso em festivais do mundo todo e gerou polêmica. O título nacional é forçado, uma brincadeira com o fato de o personagem principal ser açougueiro.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Preciosa

 
FICHA TÉCNICA
Título original: Precious
Estados Unidos
colorido
Direção: Lee Daniels
Roteiro: Sapphire, Geoffrey Fletcher
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'nique, Mariah Carey, Lenny Kravitz, Sherri Shepperd
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Clairecee Jones Precious sofre privações inimagináveis em sua juventude. Explorada pela mãe, violentada pelo padrasto, ela chega a ter auto-estima zero.


A personagem principal, interpretada pela revelação Gabourey Sidibe (indicada ao Oscar de atriz), cresce pobre, irritada, feia, gorda e complexada. "Às vezes eu desejo não estar viva. Mas não sei como morrer. Acho que não há um botão de desligar", afirma.

E POR FALAR NISSO....

A interpretação da insuportável Mary, mãe de Precious, rendeu a Mo'nique o Oscar de atriz coadjuvante, apresentado por Robin Williams. Ela concorreu com Penélope Cruz, Vera Farmiga, Maggie Gylenhaal e Anna Kendrick.

Reflexões de um Liquidificador

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: André Klotzel
Roteiro: José Antônio de Souza
Elenco: Ana Lúcia Torre, Selton Mello, Germano Haiut, Fabíula Nascimento, Aramis Trindade
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Elvira, uma dona de casa de aparência pacata e simpática, de repente começa a ouvir uma voz. E logo descobre que ela vem de seu velho liquidificador.

Ana Lúcia Torres fez a mulher que pensa estar delirando ao ouvir o liquidificador delirar (e com a voz do Selton Mello!). Logo ela muda totalmente de vida e quem sofre as consequências é seu marido.

E POR FALAR NISSO...

A matéria do programa Radar Cultura fala sobre a estreia do filme. O filme rendeu polêmica por conta de seu roteiro diferente, e não é todo mundo que embarca na fantasia. O elenco também tinha destaque para Marcos Cesana (precocemente falecido) como o carteiro e Gorete Milagres como a amante.

Se Beber Não Case

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hangover
Estados Unidos
colorido
Direção: Todd Philips
Roteiro: John Lucas, Scott Moore
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Heather Graham, Jeffrey Tambor
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Doug está prestes a se casar e seus amigos Phil e Stu querem festejar. Para isso, eles organizam uma viagem para Las Vegas, onde tudo pode acontecer. E realmente acontece...

Os três amigos se envolvem com tantos problemas que se arrependem da viagem. Eles acordam num quarto de hotel todo bagunçado, onde está um tigre, e um deles perdeu um dente. E há ainda uma prostituta com um filho de colo...

E POR FALAR NISSO...

O trio vai procurar o carro em que veio, um Mercedes, e acaba entrando em uma viatura policial. E precisa se explicar com a polícia sobre o que aconteceu. Mas a ressaca não deixa... Comédia de grande sucesso, rendeu duas continuações.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Se Eu Fosse Você 2

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Rene Belmonte, Adriana Falcão
Elenco: Glória Pires, Tony Ramos, Glória Menezes, Cássio Gabus Mendes, Viviane Pasmanter
Duração: 98 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O casal Cláudio e Helena volta a viver uma troca de papéis. Justamente quando eles decidem se separar e a filha de 18 anos está grávida e vai se casar.

Continuação da comédia que fez enorme sucesso, graças aos belos desempenhos de Glória e Tony como o casal com papéis trocados. Na segunda experiência de troca, eles esperam quatro dias, mas não voltam ao normal e começam a entrar em desespero.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra mais uma atuação de Helena como regente de coral. Mesmo com os corpos trocados, os dois resolvem ficar juntos para organizar o casamento da filha e lidar com a presença da família.

Sedução

FICHA TÉCNICA
Título original: Cracks
Reino Unido
colorido
Direção: Jordan Scott
Roteiro: Ben Court, Caroline Ip
Elenco: Eva Green, Maria Valverde, Juno Temple, Imogen Potts, Sinead Cusack
Duração: 104 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Mrs. G, uma arrojada professora de uma escola aristocrática para meninas inglesas. À frente de seu tempo, ela faz questão de transmitir essa independência as suas alunas.

Eva Green interpretou a professora moderninha nesse drama a respeito da repressão feminina. A trama conta que com a chegada de Fiamma (Maria Valverde), estudante espanhola, tudo começa a mudar.

E POR FALAR NISSO...

A narrativa também inclui paixões lésbicas no colégio. O que acontece quando a direção começa a suspeitar de que a ligação entre a professora e a aluna nova não é apenas acadêmica.

Sempre ao Seu Lado

FICHA TÉCNICA
Título original: Hackiko: A Dog's Story
Estados Unidos/Japão
colorido
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Stephen Lindse
Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Sarah Roemer, Jason Alexander, Erick Avari
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Hachiko era um cão de rua até ser adotado pelo professor universitário Parker Wilson. Os dois criam laços tão fortes que o cachorro o acompanha até o metrô na saída para o trabalho e o espera na volta.

Um dia o professor morre. Mas Hachiko não desiste. Durante nove anos, ele volta todos os dias à estação, na esperança de que seu dono retorne. E nada o faz sair de lá, nem chuva nem sol.

E POR FALAR NISSO....

Cenas do filme ao som da canção Bittersweet, do Whitin Temptation. O roteiro é baseado numa história real acontecida no Japão e que rendeu um filme dirigido em 1987 por Kaneto Shindo.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sherlock Holmes

FICHA TÉCNICA
Título original: Sherlock Holmes
Estados Unidos
colorido
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Anthony Peckham
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Mark Strong, Rachel McAdams, Eddie Marsan
Duração: 128 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Final do século 19. Sherlock Holmes é um detetive inglês conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico nos casos em que trabalha. O doutor Watson é seu fiel parceiro.

O novo caso da dupla envolve um milionário, interpretado por Mark Strong, por eles preso ao participar de um ritual macabro que envolvia o assassinato de uma garota. Ele já matou quatro moças e tem a fama de ser um poderoso feiticeiro.

E POR FALAR NISSO...

Além do Homem de Ferro, Robert Downey Jr. encarou um Sherlock bem atirado e adepto da prática física, diferente de todos os outros. Jude Law é o contido Holmes. Fez sucesso e teve uma continuação.

Simplesmente Complicado

FICHA TÉCNICA
Título original: It's Complicated
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Nancy Meyers
Elenco: Meryl Streep, Alec Baldwin, Steve Martin, John Krasinski, Lake Bell
Duração: 120 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Jane, proprietária de uma padaria de sucesso e mãe de três filhos, que começa um caso secreto com seu ex-marido.

Meryl Streep é a comerciante bem-sucedida e Alec Baldwin o ex-marido. O romance tem início justamente quando ele está para se casar e ela começa a se envolver com o arquiteto (Steve Martin) que projetará a sua nova casa.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra as confusões em que eles caem por conta do sigilo. Com direito até uma nudez em webcam de Baldwin. A crítica ficou dividida, achou a história previsível, mas ninguém questionou a adequação de Meryl para o papel.

Tá Chovendo Hamburguer

FICHA TÉCNICA
Título original: Cloudy with a Chance of Meat Balls
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Phil Lord, Christopher Miller
Elenco: vozes de Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Andy Samberg, Bruce Camobell
Duração: 90 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Flint Lockwood é um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha do Atlântico.

Um dia o nerd Flint consegue descobrir uma fórmula que transforma água em comida. Só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle.

E POR FALAR NISSO....

Para piorar, a confusão que ele cria destrói o parque de diversões da cidade, o grande trunfo do prefeito para melhorar a economia local. Flint acha que perdeu a máquina, mas de repente começam a chover hamburgueres por toda a cidade.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tempos de Paz

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Bosco Brasil
Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel Filho, Ailton Graça, Louise Cardoso
Duração: 80 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história se passa em 1945, quando o ator polonês Clausewitz, fugitivo do regime nazista, chega ao Brasil de navio para fugir das lembranças da Segunda Guerra Mundial.

O problema é que no desembarque, o ator, interpretado por Dan Stulbach, é barrado por Segismundo (Tony Ramos), interrogador alfandegário e ex-torturador do Estado Novo, que desconfia dele.

E POR FALAR NISSO...

O filme é a versão de uma peça de sucesso levada aos palcos com os mesmos atores principais. No final, o letreiro presta homenagem a artistas que viveram da Polônia na época da guerra, como o ator Ziembinski e o maquiador Eric Rzepecki.

Transformers 2 - A Vingança dos Derrotados

FICHA TÉCNICA
Título original: Transformers 2 - The Revenge of Fallen
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger, Roberto Orci, Alex Kurtzman
Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, John Turturro
Duração: 150 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Dois anos após a batalha entre os Autobts e os Decepticons, Sam enfrenta a ansiedade de entrar na faculdade. Ele terá de deixar os pais e a namorada Mikaela.

Além disso, o personagem principal, interpretado por Shia LaBeouf, terá de explicar ao seu protetor Bumblebee, que precisará a partir de agora levar uma vida normal. O trailer anunciava "mais ação, mais Megan Fox e mais explosões".

E POR FALAR NISSO...

A cena acontece em Xangai. A trama também conta que o governo desativa o Setor 7 e cria uma nova agência para investigar o caso. A produção bateu recordes de bilheteria em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, mas ganhou vários troféus Framboesa de Ouro.

Tudo Pode Dar Certo

FICHA TÉCNICA
Título original: Whatever Works
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Larry David, Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson, Ed Begley Jr., Henry Cavill
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Mostra o relacionamento improvável entre um enxadrista idoso e ranzinza, Boris Yelnikoff, e uma jovem sulista recentemente chega a Nova York, Melodie.

No filme, Larry David faz uma espécie de alter-ego de Woody Allen, um sujeito hipocondríaco e que não acredita em nada nesse mundo. O ator chega  a fazer monólogos para a câmera, em que transmite a curiosa visão de mundo dele, ou melhor, do diretor.

E POR FALAR NISSO...

No começo da história, Melodie (Evan Rachel Wood) pede para passar uma noite no apartamento, que se estende por uma semana e que acaba resultando em casamento. Quando a mãe da garota, Marietta (Patricia Clarkson), vai visitá-la, tudo se complica.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Um Homem Sério

FICHA TÉCNICA
Título original: A Serious Man
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Joel e Ethan Coen
Elenco: Michael Stulbargh, Richard Kind, Sari Lennick, George Wyner, Amy Landecker
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Ambientada em 1967, a comédia de humor negro mostra uma família judia em que Larry Gopnick vê sua vida desmoronar ao saber que a esposa vai trocá-lo por outro.

Os irmãos Coen mostraram um professor, interpretado por Michael Stulbargh, perfeito na carreira acadêmica mas totalmente inepto na vida real. A ponto de ter de aguentar o novo marido da esposa.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, Larry faz todas as vontades de Judith (Sari Lennick), como sustentar o cunhado vagabundo, Arthur (Richard Kind). Mas descobre que terá de sair de sua própria casa. Será que ele toma finalmente uma atitude?

Um Olhar do Paraíso

FICHA TÉCNICA
Título original: The Lovely Bones
Reino Unido/Nova Zelândia
colorido
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci, Susan Sarandon
Duração: 135 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 6 de dezembro de 1973, Susie Salmon é morta por seu vizinho, George Harvey, um assassino em série de mulheres e garotas.

Um ano depois da morte de Susie (Saiorse Ronan), seu pai e sua mãe (Mark Wahlberg e Rachel Weiz) começam a desconfiar do vizinho misterioso (Stanley Tucci) e reúnem provas para incriminá-lo.

E POR FALAR NISSO...

O filme de Peter Jackson, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, é baseado num livro de Alice Sebold, publicado no Brasil com o título Uma Vida Interrompida. O diferencial é que Susie, de outro plano, ajuda os pais na investigação.

Uma Prova de Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: My Sister's Keeper
Estados Unidos
colorido
Direção: Nick Cassavettes
Roteiro: Jodi Picault, Jeremy Leven
Elenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Jason Patric, Emily Deschanel
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante 13 anos, Anna foi submetida a numerosas consultas médicas, cirurgias e transfusões cada que, de alguma forma sua irmã mais velha, Kate, pudesse lutar contra a leucemia.

Anna (Abigail Breslin) foi concebida para que pudesse ser doadora de medula óssea para Kate (Sofia Vassilieva), algo que ela nunca contestou. Mas, quando começa a entrar na adolescência, ela questiona quem realmente é.

E POR FALAR NISSO...

A situação deixa os pais das meninas (Cameron Diaz e Jason Patric) divididos. E, ao perceber que só existe nessa família para satisfazer as necessidades da irmã, Anna toma uma decisão que mudará a todas.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Up - Altas Aventuras

FICHA TÉCNICA
Título original: Up!
Estados Unidos
colorido
Direção: Pete Docter
Roteiro: Docter, Bob Peterson
Elenco: vozes de Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagal, Bob Paterson
Duração: 96 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de Carl, um viúvo idoso que sonha em conhecer o paraíso das cachoeiras na Venezuela. Amarra balões de gás e enfrenta a aventura, com um parceiro inusitado.

A estranha viagem conta com um clandestino na casa: o garoto gordinho Russell, que sonha em ser escoteiro e quer ajudar o velhinho Carl, que não disfarça seu mau humor com a presença do moleque.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra a bela história de amor entre Carl e Ellie. No Brasil o filme também provocou muitos comentários por causa da história do padre que morreu ao tentar viajar com bexigas. No Brasil, a voz de Carl era de Chico Anysio.

Vincere

FICHA TÉCNICA
Título original: Vincere
Itália
colorido
Direção: Marco Bellochio
Roteiro: Bellochio, Daniela Ceselli
Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi, Corrado Invernizii, Fausto Alesi, Michela Cescon
Duração: 128 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Quando Ida Dalser conhece Benito Mussolini em Milão, o futuro ditador ainda é um militante socialista radical. Fascinada pelos ideais dele, desfaz-se de suas posses e o acompanha.

Ida (Giovanna Mezzogiorno) colabora com a criação do jornal Il Popolo d'Italia e do Partido Fascista. Chega a ter um filho com Mussolini (Filippo Timi), mas ele desaparece quando estoura a Segunda Guerra Mundial.

E POR FALAR NISSO...

Quando Ida reencontra Mussolini, num leito de hospital, ela já está com a nova esposa, Rachelle. E então começa uma perseguição a ela, já que o ditador quer esquecer o passado. O belo filme de Bellochio mostra que os fascistas também são canalhas no amor.

Waldick - Sempre no Meu Coração

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Patrícia Pillar
Roteiro: Patrícia, Fausto Nilo, Quito Ribeiro
Elenco: Waldick Soriano
Duração: 58 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Saindo de Caetité, no sertão baiano, Waldick Soriano encarou uma dura batalha até fazer sucesso como cantor. Foi lavrador, garimpeiro e engraxate e só ficou famoso em São Paulo.

Nos anos 60 e 70, Walldick foi descoberto e se tornou ídolo por causa das suas canções derramadamente românticas que eram amadas pelas classes populares e desprezadas pela crítica. A elite preferia rotulá-lo de brega.

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem a canção Quem És Tu. O filme marcou a estreia na direção da atriz Patrícia Pillar, fã confessa do cantor. A vida de Waldick tinha muito das letras de seus boleros, com decepções amorosas, solidão e distância do filho.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

2008 NO CINEMA

Quem Quer Ser um Milionário? (foto) ganhou a maioria dos Oscar e misturou fantasia e realidade. A Onda veio da Alemanha, onde floresceu o nazismo, e mostrou que o "ovo da serpente" do totalitarismo pode estar bem vivo. Começou a febre da saga Crepúsculo, que seduziu o público adolescente e irritou os críticos maduros. Deixa Ela Entrar veio da Suécia com um suspense arrepiante. Entre os Muros da Escola mostrou que a educação pública é um desafio até na França. Ensaio Sobre a Cegueira teve Fernando Meirelles adaptando José Saramago sem decepcionar. Gomorra deu um mergulho corajoso na máfia de Nápoles. Frost/Nixon lembrou que a inteligência às vezes vence a demagogia. Guerra ao Terror surpreendeu ao mostrar o inferno do Iraque. O Leitor retratou a ignorância como aliada do poder. Milk fez o contrário: mostrou que gente corajosa desafia tudo. E o Curioso Caso de Benjamin Button nos deu uma deliciosa fantasia e uma reflexão sobre a vida. Um ano intenso.

BRILHARAM: Kate Winslet, Sean Penn, Kathryn Bigelow, Keira Knightley, Matheus Nachtergaele, Angelina Jolie, Heath Ledger, Kristen Stewart, Robert Pattinson, Nanni Moretti, Benício Del Toro, Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, François Begaudeau, Julianne Moore, Selton Mello, Leonardo DiCaprio, Frank Langella, Michael Sheen, Kristin Scott Thomas, Clint Eastwood, Robert Downey Jr., Sandra Corvelloni, Brad Pitt, Mickey Rourke, Melissa Leo, Jim Sturgees, Penélope Cruz

MORRERAM: Brad Renfro, Suzanne Pleshette, Luís Carlos Tourinho, Heath Ledger, Beto Carrero, Roy Scheider, Henri Salvador, Oswaldo Louzada, Rubens de Falco, Haroldo de Andrade, Anthony Minghella, Paul Scofield, Cachao López, Richard Widmark, Jules Dassin, Charlton Heston, Renata Fronzi, Carmen Silva, Maria Alves, Mário Schoemberger, Carmen Monegal, Sidney Pollack, Yves Saint-Laurent, Bo Didley, Mel Ferrer, Dino Risi, Stan Winston, Cyd Charisse, Jean Dellanoy, André Valli, George Carlin, Dercy Gonçalves, Jamelão, Geraldo Casé, Tânia Scher, Bernie Mac, Isaac Hayes, Jerry Reed, Fernando Torres, Waldick Soriano, Paul Newman, Miguel Córcega, Guillaume Depardieu, Joan Daniel Ferrer, Yma Sumac, Miriam Makeba, Fábio Junqueira, Nina Foch, Jack Douglas, Nancy Wanderley, Robert Mulligan, Harold Pinter, Eartha Kitt, Fábio Sabag

007 Quantum of Solace

FICHA TÉCNICA
Título original: Quantum of Solace
Reino Unido
colorido
Direção: Marc Foster
Roteiro: Neal Purvis, Robert Wade, Paul Haggis
Elenco: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric, Gemma Arterton, Giancarlo Gianinni
Duração: 106 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: James Bond e M fazem o interrogatório do senhor White, responsável pelos eventos do filme anterior. Porém, uma traição faz com que o vilão seja morto.

Na segunda produção com Daniel Craig como James Bond, ele parte para o Haiti a fim de investigar o caso e lá conhece Camille (a russa Olga Kurylenko), uma bela e perigosa mulher.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção tema, Another Way to Die, interpretada por Alicia Keys e Jack White. Na história, o vilão é Dominic Geene (Mathieu Amalric), que planeja depor governos da América do Sul para realizar seus planos malignos.

A Duquesa

FICHA TÉCNICA
Título original: The Duchess
Reino Unido
colorido
Direção: Saul Dibb
Roteiro: Anders Jensen
Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Hayley Atwell, Charlotte Rampling, Dominic Cooper
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a vida da aristocrata inglesa do século 18 Georgiana Cavendish, tornada Duquesa de Devonshire após seu casamento com o Duque. Porém, ela nunca foi amada pelo marido.

A personagem, interpretada por Keira Knightley, era antepassada distante da princesa Diana, que acabou tendo uma vida parecida com ela. O duque, vivido por Ralph Fiennes, queria um filho homem, o que ela não conseguiu realizar.

E POR FALAR NISSO...

Com o tempo, Georgiana se cansa da frieza do marido e acaba tendo um caso com Charles Grey (Dominic Cooper). O roteiro foi baseado num livro de Amanda Foreman e o filme ganhou o Oscar de figurino.

A Festa da Menina Morta

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Matheus Machtergaele
Roteiro: Nachtergaele, Hilton Lacerda
Elenco: Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Juliano Cazarré, Cássia Kiss, Dira Paes
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Todos os anos, há duas décadas, uma cidade celebra a festa da menina morta, quando peregrinos vêm obter a bênção de Santinho.

O filme, que marcou a estreia de Nachtergaele na direção, mostra o cotidiano de uma população ribeirinha. O médium Santinho, numa interpretação ousada de Daniel de Oliveira, era homossexual e tinha relações com o pai, vivido por Jackson Antunes.

E POR FALAR NISSO...

Ator consagrado, Nachetergaele fala no clipe de seu primeiro trabalho na direção. Na trama, Santinho recebeu os poderes depois do suicídio da mãe, quando pegou, da boca de um cachorro, os trapos do vestido da menina.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Onda

FICHA TÉCNICA
Título original: Die Welle
Alemanha
colorido
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Gansel, Peter Torwarth
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Jacob Matschenz
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em uma escola da Alemanha, os alunos precisam escolher entre duas disciplinas: uma fala sobre anarquia. O professor Rainer Wenger é colocado para falar de ditadura, mesmo contra sua vontade.

Logo na primeira aula, o professor, interpretado por Jürgen Vogel, resolve, para exemplificar os alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Logo todos falam e agem igual, entusiasmados com a experiência.

E POR FALAR NISSO...

O que acontece é que o professor perde o controle sobre a situação e logo os estudantes começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o experimento algo real. Quando a coisa fica séria e Rainer tenta dar um basta na história, é tarde demais.

A Outra

FICHA TÉCNICA
Título original: The Other Boleyn Girl
Reino Unido
colorido
Direção: Justin Chadwick
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana, Jim Sturgees, Kristin Scott Thomas
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história das irmãs Mary e Ana Bolena que, incentivadas pela ambição da família, se envolvem num jogo de sedução com Henrique 8º, rei da Inglaterra.

Natalie Portman viveu Ana Bolena, que passou para a história como a primeira esposa assassinada por Henrique 8º (Eric Bana), o rei. Scarlett Johannson era Mary, a "outra garota Bolena" do título original.

E POR FALAR NISSO....

A primeira que consegue a atenção do rei é Mary, que engravida dele. Mas logo a família chama Ana de volta da França, onde estava como dama de companhia da rainha. Ela logo conquista o monarca, até um final trágico.

A Partida

FICHA TÉCNICA
Título original: Okuribito
Japão
colorido
Direção: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama
Elenco: Mashario Motoki, Rioko Hirosue, Kazuko Yoshiuki, Tsutomu Yamazaki, Kimiko Yo
Duração: 131 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Daigo Kobayahi, jovem recém-casado que fica sem emprego após o fim da orquestra onde atuava como violoncelista.

Daigo e a mulher, Mika (Hirotoki e Hirosue), decidem voltar para a cidade natal dele, a fim de que possam recomeçar a vida. Mas ele só arruma um emprego totalmente diferente daquele que exercia.

E POR FALAR NISSO...

Daigo acaba se tornando "nokanshi", aquele que prepara os mortos para o velório e a cremação. E somente depois disso que entende o rumo de sua própria vida. A produção ganhou vários prêmios internacionais, inclusive o Oscar de filme estrangeiro.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A Riviera não é Aqui

FICHA TÉCNICA
Título original: Bienvenue Chez les Ch'tis
França
colorido
Direção e roteiro: Dany Boon
Elenco: Kad Merad, Dany Boon, Michel Galabru, Stéphanie Freiss, Zinedine Soualien
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A história é ambientada em Salon-de-Provence, ao sul da França. Philipe Abrams dirige uma agência de Correios é casado com Zoe, que está sempre depressiva.

Para agradar à mulher, Philipe, interpretado por Kad Merad, diz que vai arrumar uma transferência para a Côte D'Azur, onde o casal poderá viver em paz. Mas nada acontece como ele conta.

E POR FALAR NISSO...


Em vez disso, ele é transferido para Bergues, uma pequena cidade do norte francês, sem nada para fazer e onde os moradores têm um sotaque estranho e carregado. Mas aos poucos ele se acostuma e descobre o lado bom do local, graças também à amizade com Antoine (Dany Boon). O clipe traz trechos da trilha sonora de Philippe Rombi.

A Troca

FICHA TÉCNICA
Título original: Changeling
Estados Unidos
colorido
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Michael Straczynski
Elenco: Angelina Jolie, John Malkovich, Jeffrey Donovan, Colm Feore, Jason Harner
Duração: 141 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Los Angeles, 1928. Em uma bela manhã de sábado, a mãe solteira Christine Collins se despede do filho Walter, de nove anos, e sai para trabalhar. Quando volta, descobre que o menino desapareceu.

O caso começa a ser investigado pela polícia que, cinco meses depois, aparece com um menino que diz ser Walter, e que aparece ávido para um suposto reencontro. Com isso, os policiais querem se livrar do incômodo que a questão representa.

E POR FALAR NISSO...

Atordoada pela quantidade de repórteres e fotógrafos que acompanham a suposta volta de Walter, Christine (Angelina Jolie) leva o garoto para casa, mas no fundo sabe que ele não é seu filho. Angelina Jolie foi indicada ao Oscar pela atuação.

Agente 86

FICHA TÉCNICA
Título original: Get Smart
Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Segal
Roteiro: Matt Ember, Buck Henry
Elenco: Steve Carell, Anne Hathaway, Dwayne Johnson, Alan Arkin, Terence Stamp
Duração: 109 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um ataque à sede da agência Controle faz com que Maxwell Smart seja enfim promovido a agente, ganhando o código 86. E passa a investigar o caso.

A tarefa de 86, interpretado por Steve Carell, é conseguir desmascarar os agentes da Kaos, organização terrorista que quer espalhar o mal pelo mundo. Para isso, conta com a parceria da bela agente 99 (Anne Hathaway).

E POR FALAR NISSO....

A produção é a versão para o cinema de uma famosa série de televisão, criada nos anos 60 por Mel Brooks, que depois faria carreira de sucesso na telona. O casal central era interpretado por Don Adams e Barbara Feldon.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Almoço em Agosto

FICHA TÉCNICA
Título original: Pranzo di Ferragosto
Itália
colorido
Direção: Gianni Di Gregorio
Roteiro: Di Gregorio, Simone Riccardini
Elenco: Gianni Di Gregorio, Valeria Di Francescis, Marina Caciotti, Maria Cali, Grazia Sforza
Duração: 75 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Gianni, homem de meia-idade, mora com a mãe viúva em Roma. Suas contas se acumulam e o tradicional feriado italiano de 15 de agosto (Ferragosto) se aproxima.

Sabendo de suas dificuldades financeiras, o proprietário da casa faz uma oferta a Gianni (Di Gregorio): se ele hospedar sua mãe idosa, o dono perdoa as dívidas com o aluguel. Gianni não demora para aceitar.

E POR FALAR NISSO...

Logo outros amigos de Gianni descobrem e fazem a mesma proposta. Com isso, o apartamento vira uma "república" de idosas e Gianni se vira para deixá-las contentes. E assume a contragosto o papel de babá.

Amor Extremo

FICHA TÉCNICA
Título original: Edge of Love
Reino Unido
colorido
Direção: John Maybury
Roteiro: Sharman Macdonald
Elenco: Keira Knightley, Sienna Miller, Cillian Murphy, Matthew Rhys, Simon Armstrong
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Quando crianças, Vera Philips e Dylan Thomas se amavam. Adultos, eles se reencontram em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é cantora e ele escreve filmes de propaganda para o governo.

Quando os caminhos dos dois voltam a se cruzar, Dylan Thomas (Matthew Rhys) ainda ama Vera (Keira Knightley), mas está casado com a bela Caitlin (Sienna Miller), com quem, surpreendentemente, Vera desenvolve uma bela amizade.

E POR FALAR NISSO...

O triângulo amoroso é acrescido de William Killick (Cillian Murphy), oficial que conquista a cantora e se casa com ela. Quando ele é convocado para a guerra, porém, Vera entre em crise. Ela fica com o casal e luta entre o que pensa e o que sente.

As Duas Faces da Lei

FICHA TÉCNICA
Título original: Righteous Kill
Estados Unidos
colorido
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Russell Gewirtz
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Curtis Jackson, Carla Gugino, Donnie Whalberg
Duração: 100 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Depois de 30 anos como parceiros na panela de pressão que é o Departamento de Polícia de Nova Yor, os condecorados detetives David Fisk e Thomas Cowan ainda estão na ativa e têm um desafio.

Antes de fazer as malas para a aposentadoria, Fisk (Pacino) e Cowan (De Niro) são chamados para investigar a morte de um cafetão, que parece ter ligação com um crime investigado por eles anos antes.

E POR FALAR NISSO...

O maior atrativo do filme foi mesmo o reencontro de dois grandes atores, mais de 20 anos após Fogo Contra Fogo. Ao investigarem o novo crime, surge uma intrigante suspeita.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Austrália

FICHA TÉCNICA
Título original: Australia
Austrália
colorido
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Luhrmann e Ronald Harwood
Elenco: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Bryan Borwn, Jack Thompson
Duração: 165 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Após a morte do marido, assassinado num pântano da Austália, Lady Ashley viaja para lá a fim de transportar uma boiada inteira para ser vendida.

Depois da sua trilogia da cortina (Vem Dançar Comigo, Romeu + Julieta e Moulin Rouge), Luhrmann fez este épico com tons de E o Vento Levou. Nicole Kidman era a viúva e Hugh Jackman o vaqueiro.

E POR FALAR NISSO....

Com o tempo nasce uma atração entre a afetada dama e o rude Drover, que a ajuda com a boiada. E eles também fazem amizade com um garotinho aborígine chamado Nullah. O filme recebeu uma saraivada de críticas e fracassou na bilheteria.

Baby Love

FICHA TÉCNICA
Título original: Comme les Autres
França
colorido
Direção e roteiro: Vincent Garenq
Elenco: Lambert Wilson, Pilar Lopez de Ayala, Pascal Elbé, Anne Brochet, Eriq Ebouaney
Duração: 93 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Pascal e Philippe, o primeiro mais maduro e o segundo mais jovem, formam um casal estável, até que o primeiro começa a alimentar a ideia de ser pai.

A comédia francesa mostra o bem-sucedido casal gay francês formando por Pascal (Lambert Wilson) e Philippe (Pascal Ebé). O mais jovem não gosta muito da ideia do companheiro, mas resolve concordar.

E POR FALAR NISSO...

Para conseguir que o plano dê certo, Phillipe pede a ajuda de Josephina (Pilar Lopez de Ayala), imigrante que vive na França e que se mostra disposta a engravidar. Situação parecida foi abordada na novela Amor à Vida.

Batman, o Cavaleiro das Trevas

FICHA TÉCNICA
Título original: The Dark Knight
Estados Unidos
colorido
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan e Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Morgan Freeman
Duração: 152 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Na segunda parte da nova trilogia, o filme introduz o personagem Harvey Dent, promotor público de Gotham que se junta ao Batman para combater a onda de crimes comandada pelo Coringa.

O filme lançou uma campanha de marketing agressiva, utilizando a internet, para ver como atrair o público após a inesperada morte de Heath Ledger, em 22 de janeiro de 2008, por overdose. O Coringa era um dos pontos altos da produção.

E POR FALAR NISSO....

Heath Leger ganhou o Oscar de ator coadjuvante, segundo prêmio póstumo da história (antes aconteceu com Peter Finch nos anos 70, ator principal em Rede de Intrigas). Os concorrentes foram Philip Seymour Hoffman, Robert Downey Jr., Josh Brolin e Michael Shannon. E os apresentadores, Alan Arkin, Joel Grey, Kevin Kline, Cristopher Walken e Cuba Godding Jr.