sábado, 30 de novembro de 2013

Adeus Lenin

FICHA TÉCNICA
Título original: Good Bye Lenin!
Alemanha
colorido
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Becker, Bernd Lichtenberg
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Nico Lidermüller, Chulpan Kharamatova, Maria Simon
Duração: 121 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A trama conta os esforços de Alexander, um jovem alemão, para mostrar a sua mãe, que ficou em coma durante a queda do muro de Berlim, que tudo continua como antes assim que ela acorda.

O filme mostra um fato importante da história politicamente recente, o colapso do comunismo, mas conta principalmente o amor de um filho pela mãe. Por conta disso, Alexander (Daniel Brühl) fas de tudo para não assustá-la com tantas transformações.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de abertura. O rapaz chega a pedir a ajuda dos amigos para gravar noticiários falsos sobre as atividades do regime comunista, já que a mãe tem identidade com o regime. E chega a pegar velhas latas de pepino em conserva para dar à mãe.

Alguém tem que Ceder

FICHA TÉCNICA
Título original: Something's Gotta Give
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Nancy Meyers
Elenco: Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves, Amanda Peet, Frances McDormand
Duração: 128 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Harry Sanbord é um playboy profissional com a libido bem mais jovem. Durante um fim de semana com sua nova conquista, a jovem Marin, na casa de campo da mãe dela, ele sente dores no peito.

O adorável mulherengo vivido por Jack Nicholson acaba tendo de ser cuidado por Erica (Diane Keaton), uma escritora que é mãe de sua namorada. No começo, só rolam farpas entre os dois.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme ao som da música Knock Three Times, de Tony Orlando. O filme vale principalmente pelo carisma dos dois experientes e talentosos atores, que formam uma dupla perfeita em cena.

Sobre Meninos e Lobos

FICHA TÉCNICA
Título original: Mystic River
Estados Unidos
colorido
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Brian Helgeland
Elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laura Linney, Marcia Gay Harden
Duração: 137 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Depois que a filha de Jimmy é encontrada morta, Sean, seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso, o que traz à tona um mundo de violência e dor.

Baseado no livro de Dennis Lehane, o roteiro conta que os três meninos foram sequestrados na infância e o terceiro, Dave, esconde um segredo que não conta nem à esposa. A caçada ao assassino faz com que eles encarem coisas que preferiam esquecer.

E POR FALAR NISSO...

Por sua atuação, Sean Penn ganhou seu primeiro Oscar de ator, entregue por Nicole Kidman. Ele concorreu com Johnny Depp, Ben Kingsley, Jude Law e Bill Murray.

Alzheimer Case

FICHA TÉCNICA
Título original: De Zaak Alzheimer
Bélgica
colorido
Direção e roteiro: Erik Van Looy
Elenco: Koen de Bow, Werner de Smedt, Jan Decleir, Jom de Meyere, Tom Van Dick
Duração: 120 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Dois detetives da polícia da Antuérpia enfrentam o desparecimento de um oficial de alto escalão e a morte de duas prostitutas.

As pistas levam ao assassino de aluguel Angelo Ledda. Porém, desde que ele começou a demonstrar sinais de Alzheimer, fica difícil continuar no ofício. E ele dizer que não matou pode significar apenas que não está lembrado.

E POR FALAR NISSO...

Partindo dessa premissa interessante (um assassino que se esquece de seus crimes), o filme belga constrói uma trama envolvente. E o assassino fica em crise maior quando recebe a ordem de matar uma garota de programa de 12 anos, o que se recusa a fazer.

Amor sem Fronteiras

FICHA TÉCNICA
Título original: Beyond Borders
Estados Unidos
colorido
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Caspian Tredwell-Owen
Elenco: Angelina Jolie, Clive Owen, Teri Polo, Linus Roache, Noah Emmerich
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Uma festa na alta sociedade londrina é interrompida por Nick Callahan, médico que trabalha com refugiados na África.

Na festa invadida pelo médico interpretado por Clive Owen está a socialite Sarah Jordan (Angelina Jolie), casada com Henry Beuaford (Linus Roache), e que resolve aderir às campanhas humanitárias.

E POR FALAR NISSO...

Só que Sarah não se limita a enviar dinheiro, mas vai junto com Nick conhecer a realidade da Etiópia, o que mexe com sua cabeça e sua vida. E com a de Angelina Jolie. Foi por causa desse filme que atriz começou com sua atuação na África.

Anjos da Noite

FICHA TÉCNICA
Título original: Underworld
Estados Unidos
colorido
Direção: Len Wiseman
Roteiro: Wiseman
Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Bill Nighy, Michael Sheen, Shane Brolly
Duração: 121 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme fala de uma violenta disputa entre duas facções inimigas. De um lado estão os Mercadores da Morte, grupo de elite formado por vampiros. De outro os lycans, ou lobisomens, inimigos dos sanguessugas.

Com seu visual escuro e trama sombria, o filme fez sucesso e teve três continuações. A heroína é a combativa vampira Selene (Kate Beckinsale), que resolve proteger Michael (Scott Speedman), um lycan em perigo.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o belo vampiro Michael. Ele é capturado por Selene, que acha estranho o interesse dos lycans por um humano que ainda não se transformou. E quer descobrir a razão dessa perseguição.

Anti-Herói Americano

FICHA TÉCNICA
Título original: American Splendor
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Shari Berman e Robert Pulcini
Elenco: Paul Giamatti, Hope Davis, James Urbaniak, Judah Friedlander, Harvey Pekar
Duração: 83 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O balconista de hospital Harvey Pekar deixa cair no chão alguns arquivos de óbito e encontra a ficha de um homem que trabalhou toda a vida num emprego burocrático como o dele.

Esse fato, combinado com a trajetória de seu amigo, o cartunista Robert Crumb (James Urbaniak) se tornar uma pequena celebridade em São Francisco, o inspiram a criar sua própria revista em quadrinhos.

E POR FALAR NISSO...

Paul Giamatti esteve ótimo em seu primeiro protagonista. Harvey Pekar lançou a revista, chamada American Splendor em 1976 e fez grande sucesso. Ele, que aparece no filme, relatava seu cotidiano e a paixão compulsiva por jazz e livros.

Aos Treze

FICHA TÉCNICA
Título original: Thirteen
Estados Unidos
colorido
Direção: Catherine Hardwicke
Roteiro: Hardwicke, Nikki Reed
Elenco: Evan Rachel Wood, Holly Hunter, Nikki Reed, Jeremy Sisto, Deborah Kara Unger
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é inspirado em fatos reais da vida da atriz Nikki Reed, que está também no elenco, além de ser a co-roteirista. Detalha a fase rebelde que ela começou a viver aos treze anos.

A produção aborda temas intensos, estabelecendo relação direta com o sexo entre adolescentes, o consumo de drogas ilícitas e outros fatos do comportamento nesta idade.

E POR FALAR NISSO...

Evan Rachel Wood começou a chamar a atenção neste filme e a partir daí sempre fez filmes provocativos (na vida real foi namorada do roqueiro Marilyn Manson). Holly Hunter, que interpreta a mãe repressora, foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante.

Suíte Havana

FICHA TÉCNICA
Título original: Suite Habana
Cuba
colorido
Direção e roteiro: Fernando Perez
Elenco: Francisquito Cardet, Francisco Cardet, Norma Pérez, Waldo Morales, Iván Carbonell
Duração: 85 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme mostra um dia qualquer na vida de dez habitantes da cidade de Havana, a capital de Cuba. Mostra a diversidade de tipos que há na cidade.

Cenas finais do filme, ao som da típica música cubana e da maré que invade as ruas de Havana. O filme teve ótima repercussão em todo o mundo, apesar de toda a polêmica que envolve o regime cubano.

E POR FALAR NISSO...

O diretor focalizou vários tipos de morador, como um operário faz-tubo, um menino com necessidades especiais, um casal de meia-idade e um dançarino. Todos com muita resistência e garra.

Amarelo Manga

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Elenco: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz, Leona Cavalli
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O roteiro entrelaça a vida de vários personagens que moram na decadente zona central do Recife, como Lígia, que trabalha num bar e dorme num quartinho ao lado.

Além da dona de bar vivida por Leona Cavalli, existe Dunga (Matheus Nachtergaele), gay espalhafotoso apaixonado pelo açougueiro Wellington (Chico Diaz), casado com a evangélica Kika (Dira Paes).

E POR FALAR NISSO...

Destaque para a trilha sonora. Na trama, Lígia passa a ser assediada pelo estranho Isaac (Jonas Bloch), que tem a mania de atirar em cadáveres e suborna um funcionário do IML. O diretor Cláudio Assis nunca teve medo de polêmica. Há até o close de uma vaca sendo esquartejada.

As Bicicletas de Belleville

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Triplettes de Belleville
França
colorido
Direção e roteiro: Sylvain Chomet
Elenco: vozes de Beatrice Bonifassi, Lina Boudreault, Michelle Caucheteaux, Jean-Claude Donda
Duração: 80 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Madame Souza é uma velhinha portuguesa preocupada com o neto, uma garoto rechonchudo e melancólico. Até que ele se torna aficionado por ciclismo.

A velhinha começa comprando um cachorro para o neto, mas em pouco tempo o menino larga o animal. Logo ele começa a gostar de andar de bicicleta, uma paixão estimulada por Madame Souza.

E POR FALAR NISSO...

Quando surge a notícia de que vai haver um campeonato de ciclismo, o rapaz não pensa duas vezes em se inscrever, começando a intensa preparação. Mas logo surgem contratempos e ele é sequestrado.


Garotas do Calendário

FICHA TÉCNICA
Título original: Calendar Girls
Reino Unido
colorido
Direção: Nigel Cole
Roteiro: Tim Firth
Elenco: Helen Mirren, Julie Walters, Linda Bassett, Annette Crosbie, Penelope Witton
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história real de Chris e Anne, duas amigas diferentes mas inseparáveis que vivem numa pequena cidade inglesa. Chris integra o Women's Institute, entidade voltada à saúde da mulher.

A comédia inglesa conta uma história real que correu o mundo. Tudo acontece quando o marido de Annie (Julie Walters) morre, ela fica sem muita coisa para fazer e deseja ajudar também a entidade.

E POR FALAR NISSO...

A ideia de Chris (Helen Mirren) é diferente: 12 voluntárias do instituto posam para um calendário, uma para cada mês, simulando seus maiores pendores. Tudo certo, se não fosse por um detalhe: elas têm de aparecer completamente nuas na foto.

As Invasões Bárbaras

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Invasions Barbares
Canadá
colorido
Direção e roteiro: Denys Arcand
Elenco: Remy Girard, Stephane Rousseau, Dorothée Berryman, Marie-Josee Croze, Dominique Michel
Duração: 99 minutos
Gênero: drama

Sinopse: À beira da morte devido ao seu câncer, e com dificuldades em aceitar o seu passado, o professor universitário Remy faz um balanço da vida.

O filme é uma espécie de continuação de O Declínio do Império Americano, quase 20 anos depois. A história mostra a mudança dos personagens e da ideologia no mundo atual. Remy, um homem de esquerda, tem um filho capitalista que é o oposto dele, mas que faz de tudo pelo pai.

E POR FALAR NISSO...

A produção ganhou o Oscar de filme estrangeiro, entregue por Charlize Theron. Conseguiu, apesar do tema intelectualizado, um grande sucesso popular. A trama fala de perdão e redenção e emociona em vários momentos.

Camelos Também Choram

FICHA TÉCNICA
Título original: Die Geshcichte von Weinden Kamel
Alemanha/Mongólia
colorido
Direção e roteiro: Byambasuren Davaa e Luigi Falorni
Elenco: Janchiv Ayurzana, Chimed Ohin, Amgabazar Gozon, Zeveljamz Nyam
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: É primavera no deserto de Gobi, na Mongólia. Uma família nômade de shepperds, os habitantes locais, ajuda no nascimento de um rebanho de camelos.

Mistura de drama e documentário, tem belas imagens do deserto e foi candidato ao Oscar de filme estrangeiro, representando a Mongólia. Conta a história de um camelo albino, rejeitado pela mãe.

E POR FALAR NISSO...

O camelo branco está ameaçado de morrer, pois a mãe não lhe dá atenção nem leite. Então, dois meninos são enviados para atravessar o deserto e encontrar a água que pode salvar o pequeno animal.

Bloom

FICHA TÉCNICA
Título original: Bloom
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Sean Walsh
Elenco: Stephen Rea, Hugh O'Connor, Patrick Bergin, Angeline Ball, Nieli Conroy
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na manhã de 16 de junho de 1904, o agente de publicidade Leopold Bloom está em plena viagem, cheia de atropelos e sensações.

O roteiro mostra a visão desse mesmo dia segundo três personagens: o próprio Bloom (Stephen Rea), sua esposa Molly, interpretada por Angeline Ball, e o jovem intelectual Stephen Dedalus, vivido por Hugh O'Connor.

E POR FALAR NISSO...

Cenas do filme ao som da canção Flowers of the Mountain, de Kate Bush. A inspiração para o roteiro veio da obra de James Joyce. No Brasil foi exibido com o subtítulo Toda Uma Vida em um Só Dia.

Matrix Reloaded

FICHA TÉCNICA
Título original: The Matrix Reloaded
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Andy e Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Ann Moss, Laurence Fishburne, Hugo Weaving, Gloria Foster
Duração: 138 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo vive na Nabucodonosor ao lado dos amigos, mas começa a ficar preocupado com o contra-ataque das máquinas.

A segunda parte da trilogia dos irmãos Wachowski (Larry virou mulher e hoje é Lana) tem nuvens de sentinelas, clones do agente Smith e os famosos efeitos especiais para mostrar a luta contra o último entrave humano.

E POR FALAR NISSO...

Cena de uma balada do outro mundo. A segunda parte da história fez tanto sucesso quanto a primeira, embora os cineastas não tenham dado respostas muito claras sobre o que é Matrix. É quem criou Matrix? É uma produção mais para se sentir.


Todo Poderoso

FICHA TÉCNICA
Título original: Bruce Almighty
Estados Unidos
colorido
Direção: Tom Shadyac
Roteiro: Steve Koren, Mark O'Keefe
Elenco: Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman, Philip Baker Hall, Steve Carell
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Bruce Nolan, um repórter televisivo conhecido por suas matérias engraçadas. Mas ele não se sente realizado e quer ser o âncora da emissora.

Jim Carrey viveu o jornalista que entrou em contato com Deus em pessoa (encarnado por Morgan Freeman), e que o ajuda a resolver seus problemas. Porém, ele não pode exagerar.

E POR FALAR NISSO...

Cena ao som de I've Got the Power, com Snap. Steve Carell, que começava a virar astro da comédia, era Evan Baxter, o rival de Bruce e que sempre conseguia ficar em melhor situação. E a continuação da comédia foi estrelada por Carell.

Carandiru

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Hector Babenco
Roteiro: Babenco, Fernando Bonassi, Victor Navas
Elenco: Luiz Carlos Vasconcellos, Milton Gonçalves, Rodrigo Santoro, Ailton Graça, Wagner Moura
Duração: 147 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme aborda o cotidiano da extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, incluindo o massacre de outubro de 1992, em que morreram 111 presos.

O filme de Babenco teve como ponto de partida o livro do médico Drauzio Varela, que trabalhou no presídio durante vários anos, atuando com prevenção à aids junto à população carcerária.

E POR FALAR NISSO...

Trailer internacional do filme que recebeu indicação do Brasil para o Oscar, mas não conseguiu vaga. O roteiro mostrava vários personagens interessantes como o Majestade (Ailton Graça) e suas duas mulheres, a travesti Lady Di (Rodrigo Santoro) e Chico (Milton Gonçalves), que não consegue viver fora da cadeia.

Casa de Areia e Névoa

FICHA TÉCNICA
Título original: House of Sand and Fog
Estados Unidos
colorido
Direção: Vadim Perelman
Roteiro: Perelman, Shaw Lawrence Otto
Elenco: Jennifer Connelly, Ben Kingsley, Shohreh Aghdashloo, Ron Eldard, Frances Fisher
Duração: 126 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme mostra a briga entre duas pessoas duras e determinadas pela mesma casa. Ambas estão dispostas a tudo para ficar com o lugar.

Jennifer Connelly era uma moça que entra em depressão e cede ao alcoolismo depois de ser abandonada pelo marido. Deixa de pagar as contas e descobre que a cansa onde mora vai a leilão.

E POR FALAR NISSO...

Tudo se complica quando o imóvel é arrematado por um militar exilado do Irã, interpretado por Ben Kingsley, e que consegue a cidadania americana. E ele não está disposto a ceder seu direito.

Uma Jornada de Esperança

FICHA TÉCNICA
Título original: Beat the Drum
África do Sul
colorido
Direção: David Hickson
Roteiro: David McBrayer
Elenco: Junior Singo, Clive Scott, Owen Sejake, Nolatandu Maleke, Mary Twala
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O jovem Musa fica órfão depois que uma misteriosa doença atinge sua vila na África. Então decide partir para a cidade grande.

Feito especialmente para a televisão sul-africana, o filme acabou sendo descoberto e virou sucesso nos cinemas de várias partes do mundo. Junior Singo era o garoto que quer descobrir a verdade sobre o que está matando seu povo.

E POR FALAR NISSO...

Movido pela determinação de viver e por sua crescente consciência social, Musa encontra uma forma de encarar a cidade grande e retorna a sua vila com uma resposta que os ancestrais não imaginavam. O clipe traz trailers de outros filmes sul-africanos.

Cold Mountain

FICHA TÉCNICA
Título original: Cold Mountain
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Anthony Minghella
Elenco: Nicole Kidman, Jude Law, Renee Zellweger, Philip Seymour Hoffman, Natalie Portman
Duração: 154 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de amor de Inman Balis e Ada Monroe. Eles se conhecem numa pequena e fria cidade da Carolina do Sul durante a Guerra Civil americana.

A história conta que Inman (Jude Law) é convocado para o conflito, mas em certo momento prefere desertar e voltar para Ada (Nicole Kidman). Que o espera e mantém a fazenda do pai, com a ajuda de Ruby (Renée Zellweger).

E POR FALAR NISSO...

Por sua interpretação no filme, Renée Zellweger ganhou o Oscar de atriz coadjuvante, entregue por Chris Cooper. Ela concorreu com Shohreh Aghdashaloo, Patricia Clarkson, Marcia Gay Harden e Holly Hunter.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como Perder um Homem em 10 Dias

FICHA TÉCNICA
Título original: How to Lose a Guy in 10 Days
Estados Unidos
colorido
Direção: Donald Petrie
Roteiro: Kristen Buckley, Brian Regan
Elenco: Matthew McConnaughey, Kate Hudson, Kathyn Hahn, Annie Parisse, Adam Goldberg
Duração: 116 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Ben Barry é um publicitário machista e bonitão que aposta com duas colegas de trabalho que deixa uma mulher apaixonada por ele em 10 dias.

O que o personagem interpretado por McConnaughey não sabe é que na mesma hora a jornalista Andie (Katie Holmes) vai escrever a matéria Como Perder um Homem em 10 Dias, na primeira pessoa.

E POR FALAR NISSO...

Os dois  acabam se encontrando, mas os dois estão com objetivos diferentes: ele quer seduzi-la, ela deseja implodir a relação. Porém, é claro que o casal vai mesmo se apaixonar. E como fica?

Confidence - O Golpe Perfeito

FICHA TÉCNICA
Título original: Confidence
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: James Foley
Elenco: Dustin Hoffman, Edward Burns, Rachel Weisz, Andy Garcia, Paul Giamatti
Duração: 98 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Jake Vig é um trapaceiro elegante que, junto com seus comparsas, roubou milhões de dólares de um contador. Tudo parece ter dado certo, mas logo os parceiros começam a aparecer mortos.

Tudo se complica quando Jake (Edward Burns) descobre que o dinheiro na verdade pertencia ao excêntrico chefão do crime organizado Wisnton King (Dustin Hoffman). O que o deixa em maus lençóis.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com trechos da trilha sonora. Na trama, Jake é obrigado a se esclarecer com o mafioso que, além de estar fulo, o obriga a dar um golpe de cinco milhões de dólares em seu maior rival, um banqueiro que mantém ligações perigosas com a máfia.

Crimes em Wonderland

FICHA TÉCNICA
Título original: Wonderland
Estados Unidos/Canadá
colorido
Direção e roteiro: Danny Boyle, James Cox
Elenco: Val Kilmer, Kate Bosworth, Lisa Kudrow, Josh Lucas, Dylan McDermott
Duração: 106 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a vida do ator pornô John Holmes, que atravessava o pior momento de sua carreira, e o quádruplo homicídio que aconteceu na noite de 1º de julho de 1981, na Wonderland Avenue, Los Angeles.

Val Kilmer teve um bom momento na pele de Holmes, considerado um dos mais bem dotados astros do cinema pornô da época. Porém, para manter seu vício em drogas, entra em decadência.

E POR FALAR NISSO...

A casa assaltada é de um produtor e Holmes estava sempre no local. O motivo do massacre teria sido vingança de um figurão, num crime até hoje não muito explicado. E Holmes esconde sua profissão da namorada jovem.

De Corpo e Alma

FICHA TÉCNICA
Título original: The Company
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Altman
Roteiro: Neve Campbell, Barbara Turner
Elenco: Neve Campbell, Malcolm McDowell, James Franco, William Dick, Susan Cusack
Duração: 112 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Ry, uma bailarina de grande talento e suas dificuldades quando se torna a estrela de uma grande companhia.

Ry foi interpretada por Neve Campbell, também roteirista do filme e que teve atuação como bailarina antes de ser atriz. Por isso, o roteiro mostra as crises, as dificuldades e o estrelismo que acontece no mundo do balé.

E POR FALAR NISSO...

Cena com a performance The World Spins, com Julee Cruise. Altman foi convidado para a direção por sua habilidade em misturar várias histórias, mas o resultado da bilheteria foi aquém do esperado.

Louco por Elas

FICHA TÉCNICA
Título original: A Guy Thing
Estados Unidos
colorido
Direção: Chris Koch
Roteiro: Greg Glienna
Elenco: Jason Lee, Julia Stiles, Selma Blair, James Brolin, Shaw Hatosy
Duração: 101 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história do trintão Paul Morse, que está prestes a se casar. Porém, logo depois da despedida de solteiro, ele acorda ao lado de uma mulher desconhecida.

O roteiro brinca com o comportamento totalmente careta do personagem principal, intepretado por Jason Lee. Ao ver Becky (Julia Stiles) ao seu lado, ele imagina que traiu a noiva "por acidente".

E POR FALAR NISSO...


Ele começa a fazer de tudo para que a futura esposa, Karen (Selma Blair), mas a situação a cada vez se complica mais. Foi um dos poucos filmes estrelados por Jason Lee, que geralmente tem destaque como "amigo do mocinho".

Deus É Brasileiro

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Cacá Diegues
Roteiro: Karim Ainouz, João Emanuel Carneiro
Elenco: Antonio Fagundes, Paloma Duarte, Wagner Moura, Castrinho, Stepan Nercessian
Duração: 110 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Cansado de tantos erros cometidos pelo humanidade, Deus em pessoa decide tirar umas férias e viajar para uma estrela distante.

Porém, o Todo Poderoso, interpretado por Antonio Fagundes, precisa de um substituto e vem procurá-lo no Brasil, já que somos o maior país católico do mundo. E seu guia é o esperto Taoca (Wagner Moura).

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Melodia Sentimental, de Villa-Lobos, interpretada por Djavan. Deus e Taoca rodam juntos o país à procura do substituto, com cenas em Tocantins, Alagoas, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Deuses e Generais

FICHA TÉCNICA
Título original: Gods and Generals
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Ronald Maxwell
Elenco: Jeff Daniels, Stephen Lang, Robert Duvall, Mira Sorvino, C. Thomas Howell
Duração: 214 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O roteiro mostra em síntese a alma guerreira dos norte-americanos, por meio da história de três generais em três batalhas.

O filme de quase quatro horas de duração é uma adaptação do livro famoso de Jeff Shaara sobre o instinto guerreiro americano. Com produção de Ted Turner e do canal a cabo TNT, teve boa acolhida.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Cross the Green Mountain, de Bob Dylan. Os três personagens principais são Joshua Chamberlain (Jeff Daniels), Stonewall Jackson (Stephen Lang) e Robert E. Lee (Robert Duvall). Eles são atuantes em três batalhas da Guerra Civil: Manassas, Fredericksburg e Chancellorsville.

Dicionário de Cama

FICHA TÉCNICA
Título original: The Sleeping Dictionary
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Guy Jenkin
Elenco: Hugh Dancy, Jessica Alba, Bob Hoskins, Brenda Blethyn, Emily Mortimer
Duração: 109 minutos
Gênero: romance

Sinopse: John Truscott é um jovem oficial inglês que é enviado à Malásia para participar dos esforços da colonização britânica no local.

Em última análise, o filme fala sobre choque entre duas culturas, entre opressor e oprimido. Logo ao chegar, John (Hugh Dancy) tem problemas com a língua e a tribo lhe oferece um "dicionário de cama", ou seja, uma bela moça que vai viver com ele e lhe ensinar.

E POR FALAR NISSO...

Cenas do filme ao som de Make You Feel My Love, de Bryan Ferry. A princípio, John recusa Selma (Jessica Alba), mas fica com ela. O "problema" é que ele se apaixona perdidamente, o que faz com que seja perseguido pelo exército britânico.

Dogma do Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: It's All About Love
Estados Unidos/Alemanha
colorido
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Vinterberg, Mogens Rukov
Elenco: Joaquin Phoenix, Claire Danes, Sean Penn, Douglas Henshall, Mark Strong
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Num futuro próximo, duas pessoas lutam por seu amor em um mundo desequilibrado. John e Elena têm um casamento a distância, ele em Nova York e ela na Polônia.

A primeira coisa que chamou a atenção foi o título nacional bobo, apenas uma referência ao fato de o diretor dinamarquês ser um dos criadores do movimento Dogma. Na trama, John (Phoenix) se cansa da situação e vai à Polônia pedir a Elena (Claire) a separação.

E POR FALAR NISSO...

Porém, assim que chega ao destino, John percebe que Elena está envolvida em estranhos acontecimentos. O amor por ela renasce e ele vai fazer de tudo para salvá-la de seu misterioso destino.

Dogville

FICHA TÉCNICA
Título original: Dogville
Dinamarca/Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Lars Von Trier
Elenco: Nicole Kidman, Paul Bettany, Ben Gazzara, Lauren Bacall, Patrícia Clarkson
Duração: 177 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante a Grande Depressão americana, Grace chega à pequena cidade americana de Dogville, que fica perto das Montanhas Rochosas, e muda todo o cotidiano do local.

A personagem principal, interpretada por Nicole Kidman, aparece no local como uma santa redentora, que ajuda a todos. Com o tempo, a admiração se transforma em implicância e todos os habitantes passam a maltratá-la. Um cortante conto sobre maldade e perdão de Von Trier.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Grace e seu pai falando sobre arrogãncia. A produção é inovadora não apenas pelo formato (um cenário só, com os aposentados desenhados em giz, como uma peça de teatro), mas por seu texto intenso e radical. Teve uma espécie de continuação com Manderlay, mas o fecho da trilogia, Washington, ainda não foi feito.

Dom

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Moacyr Góes
Elenco: Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Bruno Garcia, Luciana Braga, Malu Galli
Direção: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Dom, que recebeu esse nome dos pais em homenagem a Dom Casmurro, de Machado de Assis. De tanto explicar, ele acaba achando que é o personagem.

Marcos Palmeira viveu o ciumento maníaco nesta adaptação feita por Moacyr Góes. Com o tempo ele começa a chamar Ana (Maria Fernanda Cândido), sua amiga de infância, de Capitu.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Olhos Vermelhos, do Capital Inicial, que fez parte da trilha sonora. Na trama, tudo se complica quando ele reencontra Ana, se casa com ela e passa a achar que o amigo Miguel (Bruno Garcia) é o Escobar da história.

Doze é Demais

FICHA TÉCNICA
Título original: Cheaper by the Dozen
Estados Unidos
colorido
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Sam Harper, Joel Cohen
Elenco: Steve Martin, Bonnie Hunt, Tom Welling, Piper Perabo, Hillary Duff
Duração: 115 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Tom e Kate Baker se conheceram na universidade. Ele sonhava em ser técnico de futebol americana e ela repórter esportiva. E os dois queriam ter oito filhos.

Com o tempo, o casal interpretado por Steve Martin e Bonnie Hunt tem não apenas oito, mas 12 filhos, sete homens e cinco mulheres. O roteiro é baseado num livro publicado em 1948 e escrito por Frank e Ernestine Gilbreth. A tradução literal do título é "Em Dúzia é Mais Barato".

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem destaque para o menino Taylor Lautner, que depois seria astro da série Crepúsculo. A chegada de tantas crianças faz não apenas com que a casa vire uma eterna bagunça,  mas com que Tom e Kate deixem cada vez mais de lado as suas ambições profissionais em favor da família.

Duplex

FICHA TÉCNICA
Título original: Duplex
Estados Unidos
colorido
Direção: Danny DeVito
Roteiro: Larry Doyle
Elenco: Ben Stiller, Drew Barrymore, Stuart Cornfield, Larry Doyle, Nancy Juvonen
Duração: 89 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Alex e Rose finalmente encontram o apartamento de seus sonhos, que fica no Brooklyn e tem três lareiras. Só que há um inconveniente: a velha senhora que mora na parte de cima do prédio.

A velhinha é hiperativa e transforma a vida do casal (Ben Stiller e Drew Barrymore) num inferno. Assiste televisão em volume altíssimo e toca numa banda de metais. E se faz de coitada...

E POR FALAR NISSO...

Com o tempo e cada vez mais estressados (Nancy perde o emprego e fica o tempo todo em casa), eles começam a ter fantasias homicidas. É a segunda velhinha mala que aparece em filme dirigido por Danny DeVito: a outra era a megera de Jogue a Mamãe do Trem.

Elefante

FICHA TÉCNICA
Título original: Elephant
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Gus Van Sant
Elenco: Alex Frost, John Robinson, Elias McConnell, Carrie Finklea, Timothy Bottoms
Duração: 81 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme mostra um dia aparentemente comum na vida dos alunos de uma escola secundária da cidade de Portland, no estado de Ohio.

O filme de Gus Van Sant provocou polêmica por conta de sua narrativa fria de um assunto quente: o massacre de Columbine. Ele mostrou simplesmente os alunos num dia normal, até que chega a sombra de algo muito grande. Ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

E POR FALAR NISSO...

A razão do título aparentemente enigmático vem de duas parábolas: as pessoas só percebem a presença de um elefante numa sala quando ele começa a provocar estragos ou a que diz que vários cegos ao apalparem um elefante cada um vai ter apenas uma visão parcial dele, e nunca dele inteiro.

Em Carne Viva

FICHA TÉCNICA
Título original: In The Cut
Estados Unidos
colorido
Direção: Jane Campion
Roteiro: Jane Campion, Susanna Morre
Elenco: Meg Ryan, Mark Rufallo, Kevin Bacon, Jennifer Jason Leigh, Nick Damici
Duração: 119 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Frannie Avery, uma professora solitária que inicia um relacionamento com o detetive James Malloy, que vive em Nova York.

No filme de Jane Campion, Meg Ryan fez um papel bastante diferente daqueles das comédias românticas com que o público se acostumou. A repressão faz com que Frannie leve o relacionamento com James (Mark Ruffalo) a caminhos cada vez mais sombrios.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem a Meg Ryan, ao som da canção Don't Let me Down, dos Beatles. Na época, a atriz estava em crise, com o fim do casamento com Dennis Quaid e o caso mal-sucedido com Russell Crowe. Em Carne Viva seria estrelado por Nicole Kidman, que ficou na produção.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Encantadora de Baleias

FICHA TÉCNICA
Título original: Whale Rider
Nova Zelândia
colorido
Direção: Niki Caro
Roteiro: Witi Ihimaera
Elenco: Keisha Castle-Hudges, Cliff Curtis, Rawiri Paraten, Rachel Houston, Vicky Haughton
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A tribo maori, que vive no leste da Nova Zelândia, acredita ser descendente de Paikeia, o domador da baleia. E diz a lenda que o primeiro filho do chefe é o domador e líder natural da tribo.

A trama conta que.com a morte do atual líder, quem tenta assumir o desafio de ser domadora de baleia para a tribo é Pai (Keisha Castle-Hudges), que tem apenas 11 anos. Mas ela enfrenta muita objeção.

E POR FALAR NISSO...

A produção rendeu uma indicação ao Oscar de atriz para Keisha, que tinha apenas 12 anos na época. Depois ela Star Wars e Jesus - A História do Nascimento, onde foi Maria e ficou grávida aos 16 anos.

Encontros e Despedidas

FICHA TÉCNICA
Título original: Lost in Translation
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Sofia Coppola
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi, Anna Faris, Fumihiro Hayashi
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Bob Harris é um famoso ator do cinema americano que está em Tóquio para gravar um comercial de uísque. E a estada na cidade traz muitas surpresas.

O entediado astro interpretado por Bill Murray conhece Charlotte (Scarlett Johansson), que acompanha o marido fotógrafo (Giovanni Ribisi) e fica sozinho o tempo todo. Os dois começam a viver uma amizade especial.

E POR FALAR NISSO...

Por conta do fuso horário, eles têm dificuldades para dormir e se juntam a uma atriz maluca (Anna Faris) para explorar os mistérios de Tóquio. Grande sucesso de crítica, o filme foi responsável por marcar de vez a carreira de cineasta de Sofia Coppola.

Escola de Rock

FICHA TÉCNICA
Título original: School of Rock
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Mike White
Elenco: Jack Black, Sarah Silverman, Joan Cusack, Miranda Cosgrove, Mike White
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Dewey Finn é um cara apático, mórbido, sedentário e completamente apaixonado por rock. Mas sua carreirad e roqueiro não vai longe, por causa das brigas da banda.

O roqueiro deprimido vivido por Jack Black é quase expulso do apartamento que divide com o amigo. Só que um dia atende a um telefonema dedicado a ele e vira professor numa escola secundária.

E POR FALAR NISSO...

Sem nenhuma didática, Dewey usa o que sabe de rock para sensibilizar a classe formada por alunos com dificuldade de aprendizado. E a música serve para dar auto-estima e até fazer um garoto gay parar de ter pela dele mesmo.

Eu Não Tenho Medo

FICHA TÉCNICA
Título original: Io Non Ho Paura
Itália
colorido
Direção: Gabriele Salvatores
Roteiro: Niccollo Amaninti, Francesca Marciano
Elenco: Giuseppe Cristiano, Mattia di Pierro, Adriano Conserva, Fabio Tetta
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Verão de 1978. Na cidade fictícia de Acqua Traversa, ao sul da Itália, vira o novo lar de Michelle, que descobre um velho poço e um crime que a aldeia esconde.

Michelle (Giuseppe Cristiano) tem 10 anos e vive com a mãe na aldeia, enquanto o pai trabalha em Milão. Quando abre o poço, descobre um crime tenebroso em que os moradores estão envolvidos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Per Volare. A trama mostra o desejo de Michelle de revelar o segredo, por que "não tem medo", como diz o título. O filme também tem uma bela fotografia, mostrando uma região rural da Itália cheia de searas de trigo.

Filme de Amor

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Julio Bressane
Roteiro: Bressane, Rosa Dias
Elenco: Fernando Eiras, Josie Antello, Bel Garcia
Duração: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Duas mulheres e um homem dão uma pausa em sua vida cotidiana cheia de rotina para um hiato de alegria, paixão, libertação e transcendência.

Em Filme de Amor, Julio Bressane levou para a tela o mito das três graças (o amor, a beleza e o prazer), em um roteiro nada convencional e bastante alegórico. Claro que é de vanguarda, destinado a um público diferenciado que não se irrita com o que não é linear.

E POR FALAR NISSO...

No original, as graças são todas femininas mas Bressane decidiu colocar um homem "por conta desses tempos híbridos". Eles são moradores do subúrbio que vão a um pequeno apartamento a fim de beber, conversar, sentir prazer.

Viagem do Coração

FICHA TÉCNICA
Título original: Bon Voyage
França
colorido
Direção: Jean-Paul Rappeneau
Roteiro: Rappeneau, Gilles Marchand
Elenco: Isabelle Adjani, Gerard Depardieu, Virgine Ledoyen, Ivan Attal, Gregori Derangère
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Pouco após o início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invade a França e a ocupa. Mas figuras importantes se refugiam no Hotel Splendid, em Bordeaux.

O filme de Rappeneau fala de uma página pouco apreciada pelos franceses: a forma como o país não esboçou muita reação aos nazistas. Em compensação, a Resistência que veio a seguir até hoje é louvada.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo à atriz Isabelle Adjani, que interpretou a diva do cinema Viviane. Hoje a estrela diminuiu bastante o ritmo da carreira, sem preocupação de esconder a maturidade. A música que acompanha as imagens é A Matter of Trust, de Billy Joel.

Garotas do ABC

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Carlos Reichenbach
Roteiro: Fernando Bonassi
Elenco: Michele Valle, Vanessa Alves, Selton Mello, Lucielle de Camargo, Vanessa Goulart
Duração: 130 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em São Bernardo, cidade do ABC paulista, um grupo de operárias vive seu cotidiano de trabalho pesado, sonhos e ilusões.

O filme de Carlão Reichenbach tem uma série de personagens interessantes, com destaque para Aurélia Schwarzenegga (Michele Valle), fã de Schwarzenegger que se apaixona por Fábio (Fernando Pavão), integrante de uma gangue de neonazistas.

E POR FALAR NISSO...

A cantora Fafá de Belém teve participação especial como Solange, uma dona de boate que aqui interpreta Pecados de Amor. Selton Mello era o vilão Salesiano de Carvalho, que ordenava atentados contra nordestinos e negros.

Grande Menina, Pequena Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: Uptown Girls
Estados Unidos
colorido
Direção: Boaz Yakin
Roteiro: Alisson Jacobs, Julia Dahl
Elenco: Brittany Murphy, Dakota Fanning, Marley Shelton, Heather Locklear, Jesse Spencer
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Molly é filha de um famoso cantor de rock que morre de repente e ela herda toda a fortuna dele, apaixonando-se também por um roqueiro.

O problema é que a irresponsável e desregrada Molly, interpretada por Brittany Murphy, logo torra toda a fortuna do pai e é obrigada a arrumar um emprego para sobreviver. E acha que a única coisa que sabe fazer é ser babá.

E POR FALAR NISSO...

Por isso, Molly vai cuidar de Ray (Dakota Fanning), garota amadurecida demais para a idade. A relação entre as duas começa cheia de conflitos, mas logo se estabiliza. Dakota foi com a carreira em frente, mas Brittany morreu cedo demais, aos 32 anos.

Hulk

FICHA TÉCNICA
Título original: Hulk
Estados Unidos
colorido
Direção: Ang Lee
Roteiro: John Thurmann
Elenco: Eric Bana, Jennifer Connelly, Sam Elliott, Josh Lucas, Nick Nolte
Duração: 138 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O cientista Bruce Banner, adotado na infância após a morte dos pais, faz experiência com um projeto de recuperação de tecidos, mas acaba sendo atingido por uma radiação.

O filme foi uma nova versão do personagem criado pela Marvel e que fez enorme sucesso no Brasil nos anos 70, numa série de televisão. Lou Ferrigno, o halterofilista que fazia o monstro verde, fez uma ponta no filme.

E POR FALAR NISSO...

Aqui a criatura é totalmente feita por animação computadorizada, o que gerou polêmica. Vários atores, como Mark Whalberg, Freddie Prinze Jr. e Bill Paxton foram testados, mas o papel ficou com Eric Bana. Não foi sucesso e outro filme, totalmente diferente, foi feito em 2008.

Identidade

FICHA TÉCNICA
Título original: Identity
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: James Mangold
Elenco: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina, Rebecca de Mornay
Duração: 87 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem nervoso. Mas logo estranhas coisas começam a acontecer.

A trama conta que as pessoas abrigadas no local formam um grupo heterogêneo que inclui um motorista de limusine, uma ex-estrela da televisão, um policial encarregado de escolar um assassino e um jovem casal recém-casado. E eles começam a aparecer mortos um a um.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é uma modernização de um livro clássico de Agatha Christie, O Caso dos Dois Negrinhos. Trata-se de convidar os espectadores a descobrir quem é o assassino e qual é o misterioso segredo que os une.

Igual a Tudo na Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Anything Else
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Jason Biggs, Christina Ricci, Danny DeVito, Stockard Channing
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Jerry Falk é um aspirante a escritor que vive em Nova York e se apaixona à primeira vista pela volúvel e excêntrica Amanda.

Woody Allen surpreendeu na escolha do casal central do filme, com Jason Biggs, o astro da comédia adolescente American Pie, e Christina Ricci, a Vandinha de Família Adams. Ele mesmo fazia uma espécie de conselheiro do jovem escritor.

E POR FALAR NISSO...

Cena de filosofia entre mestre e pupilo, com Allen e Biggs. Jerry ouviu uma vez de um taxista que as brigas de amor são todas iguais. Mas logo ele descobre que a vida com Amanda, e a candidata à sogra, não é igual a tudo na vida.

Irmão Urso

FICHA TÉCNICA
Título original: Brother Bear
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Walker, Aaron Blake
Roteiro: Tab Murphy, Lorne Cameron
Elenco: vozes de Joaquin Phoenix, Jeremy Suarez, D.B. Sweeney, Rick Moranis, Michael Clarke Duncan
Duração: 85 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Em busca de vingança pelo fato de seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelo espíritos da floresta.

O roteiro do filme de animação da Disney conta que Kenai é transformado em urso. E começa uma longa jornada para tentar entender quem odiava. E se colocar no lugar do outro é uma das melhores formas.

E POR FALAR NISSO...

Em sua nova pele, Kenai (dublado por Joaquin Phoenix) começa a ver o mundo pela ótica dos animais e arruma vários novos amigos. Mas tudo se complica quando seu outro irmão continua com desejo de vingança e vai atrás dele.