segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Estranhos Prazeres

FICHA TÉCNICA
Título original: Strange Days
Estados Unidos
colorido
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: James Cameron
Elenco: Ralph Fiennes, Angela Bassett, Juliette Lewis, Tom Sizemore, Vincent D'Onofrio
Duração: 145 minutos
Gênero: ficção cinetífica

Sinopse: Nos últimos dias de 1999 em Los Angeles, um ex-policial negocia com CDs que contém informações sobre emoções de outras pessoas.

A diretora é a única mulher que até agora ganhou o Oscar de direção e o roteiro de James Cameron, à época marido dela. A trama contava que um homem que comprasse um CD poderia ir para a cama com outra mulher sem se sentir infiel. Ou seja, antecipou o sexo virtual.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem Juliette Lewis cantando Hardly Wait, e logo depois ela deixou a carreira de atriz um tanto parada para se dedicar a de roqueira. O orçamento da produção chegou a US$ 42 milhões para criar as cenas dos discos, por isso a bilheteria não compensou.

Feriados em Família

FICHA TÉCNICA
Título original: Home for the Holidays
Estados Unidos
colorido
Direção: Jodie Foster
Roteiro: Chris Radant, W. D. Richter
Elenco: Holly Hunter, Robert Downey Jr., Anne Bancroft, David Strathairn, Dylan McDermott
Duração: 103 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Uma pintora que trabalha num museu em Chicago é informada por seu chefe que foi demitida por causa da falta de verbas. Mas tem de passar o feriado de Ação de Graças com a família em Baltimore e fingir que está tudo bem.

O segundo filme dirigido por Jodie Foster mistura comédia e drama para mostrar que em matéria de varrer o lixo para debaixo do tapete, as famílias só mudam o endereço. E tem momentos bem engraçados.

E POR FALAR NISSO...

A pintora, vivida por Holly Hunter, também descobre que a filha de 16 anos resolveu fazer sexo com o namorado. E ainda tem de encarar as esquisitices do núcleo familiar. O elenco foi outro destaque, incluindo Charles Durning, Geraldine Chaplin, Steve Guttenberg, Claire Danes e Emily Lloyd.

Gasparzinho, o Fantasma Camarada

FICHA TÉCNICA
Título original: Casper
Estados Unidos
colorido
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Joseph Oriolo, Sherri Stoner
Elenco: Bill Pullman, Christina Ricci, Cathy Moriarty, Eric Idle, Ben Stein
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse:  Um "terapeuta" de fantasmas chega a uma sombria mansão acompanhado da filha. Ele foi contratado por uma milionária para exorcizar o local, que esconderia um tesouro.

Versão para a telona do desenho animado que fez grande sucesso nos anos 60. A direção ficou a cargo do mesmo cineasta que fez A Família Addams. O tom ficou divertido e agradou ao público.

E POR FALAR NISSO...

Casper, ou Gasparzinho na versão brasileira, é um menino que faz amizade com Kat (Christina Ricci), a filha do terapeuta (Bill Pullman). Ele consegue voltar a ser humano para beijar a garota, por quem se apaixona.

Grande Hotel

FICHA TÉCNICA
Título original: Four Rooms
Estados Unidos
colorido
Direção: Allison Anders, Alexander Rockwell, Quentin Tarantino, Robert Rodriguez
Roteiro: os diretores
Elenco: Tim Roth, Madonna, Antonio Banderas, Valeria Golino, Quentin Tarantino
Duração: 102 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme reúne quatro episódios ambientados num hotel de luxo de Los Angeles na véspera de Ano-Novo, mostrando várias confusões.

A cena mostra Madonna e Tim Roth, que atuava na maioria dos episódios como o mensageiro do hotel. Fazia parte do primeiro Episódio, Suíte de Lua-de-Mel, em que uma série de mulheres exóticas chegava ao local.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de abertura do filme, que era uma homemagem à série A Pantera Cor-de-Rosa. O episódio de Tarantino, O Homem de Hollywood, foi o mais comentado, onde ele mesmo fazia um poderoso cineasta.


Irmãos de Sangue

FICHA TÉCNICA
Título original: Clockers
Estados Unidos
colorido
Direção: Spike Lee
Roteiro: Lee, Richard Price
Elenco: Harvey Keitel, John Turturro, Delroy Lindo, Isaiah Washington, Spike Lee
Duração: 128 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a vida de dois irmãos que cresceram juntos no mesmo conjunto habitacional em Nova York, mas tomaram rumos opostos na vida.

Mais um filme polêmico de Spike Lee, que nos anos 90 era um dos cineastas mais discutidos e com filmes mais esperados por público e crítica. Aqui ela fala de como as drogas afetam qualquer tipo de relação.

E POR FALAR NISSO...

Clipe do filme ao som da canção Outta Here. Quando o traficante local aparece morto, Victor (Isaiah Washington) confessa o crime, mas ele pode estar querendo limpar a barra do drogado Rodney (Delroy LIndo. Keitel e Turturro eram os policiais que investigavam o caso.

Jeffrey - De Caso com a Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Jeffrey
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Christopher Ashley
Elenco: Steven Webber, Patrick Stewart, Sigourney Weaver, Nathan Lane, Christine Baranski
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Jeffrey é um garçom assumidamente gay, sonha em ser ator e, em meio às tensões por conta da epidemia de aids, decide não mais ter relações sexuais.

O maior mérito dessa comédia romântica assumidamente gay é abordar a questão da aids sem aquele tom de drama mortal como havia até então. Condizente com o andar da carruagem, já que justamente naquele ano foram anunciados os anti-retrovirais que revolucionaram o tratamento.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Jeffrey (Steven Webber) conhecendo seu grande amor numa academia de ginástica. A música é Do You Want Me. Porém, o rapaz lhe dá uma notícia: é soropositivo. Ele terá de escolher entre a atração e o medo.

Johnny Mnemonic

FICHA TÉCNICA
Título original: Johnny Mnemonic
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Longo
Roteiro: William Gibson
Elenco: Keanu Reeves, Dolph Lundgreen, Takeshi Kitano, Ice T, Henry Rollins
Duração: 96 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O personagem título é um homem com um implante cerebral cibernético projetado para armazenar informações, mas que se revolta contra o seu destino.

O roteiro é inspirado num conto de William Gibson, adaptado por ele mesmo. Mostra uma visão distópica do mundo, comandado por grandes corporações e com fortes influências da Ásia ocidental.

E POR FALAR NISSO...

O filme teve locações no Canadá e com forte investimento em efeitos especiais para dar um ar de cyberpunk. Porém, teve má recepção junto à crítica e as bilheterias também não corresponderam.

Jumanji

FICHA TÉCNICA
Título original: Jumanji
Estados Unidos
colorido
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Greg Taylor, Jonathan Heinsleigh
Elenco: Robin Williams, Kirsten Dunst, David Alan Grier, Bonnie Hunt, Jonathan Hyde
Duração: 104 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme conta a história de um estranho jogo em que os animais selvagens e os perigos da floresta aparecem ao vivo a cada movimento do jogador no tabuleiro.

A fantasia da Disney é estrelada por Robin Williams na pele de Alan, um homem que emerge do mundo da selva invisível do jogo. A então estrela mirim Kisten Dunst era Judy, que joga Jumanji com o irmão.

E POR FALAR NISSO...

A produção contou com efeitos especiais da Industrial Light & Magic, para reproduzir de manadas de elefantes a ataques de cobras. O roteiro é baseado num livro de Chris Van Allsburg e depois virou jogo de tabuleiro.

Justa Causa

FICHA TÉCNICA
Título original: Just Case
Estados Unidos
colorido
Direção: Arne Glimcher
Roteiro: John Katzembach, Jeb Stuart
Elenco: Sean Connery, Laurence Fishburne, Kate Capshaw, Ed Harris, Blair Underwood
Duração: 102 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Paul Armstrong, professor de direito em Harvard, recebe uma carta de um prisioneiro pedindo ajuda para não ser morto.

Trailer do filme estrelado por Sean Connery como o professor de direito que se envolve numa trama de mistério criada pelo presidiário. O suspense ficou famoso por uma virada no meio da história, em que nada era como parecia.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem em destaque Connery e Ed Harris como o misterioso preso Blair Sullivan. Mas quem procura o advogado é Bobby Earl (Blair Underwood), que se afirma inocente e perseguido na cadeia.

Kids

FICHA TÉCNICA
Título original: Kids
Estados Unidos
colorido
Direção: Larry Clark
Roteiro: Clark, Harmony Korine
Elenco: Leo Fitzpatrick, Chloe Sevigne, Justin Pierce, Rosario Dawson, Jon Abrahams
Duração: 96 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nova York serve de cenário para uma história bastante realista, mostrando o conturbado mundo de adolescentes que consomem drogas em excesso e nunca praticam sexo seguro.

Larry Calrk, o diretor, leva a fama de polemista profissional e por isso sempre divide opiniões. Para uns, ele não passa de um oportunista e sensacionalista. Mas outros enxergam que ele mostra uma realidade à frente de todos, mas que poucos querem ver.

E POR FALAR NISSO...

Coerente com a proposta de chocar, o filme tem cenas fortes de sexo, algumas à beira do explícito. Telly (Leo Fitzpatrick) faz sexo a todo tempo, sempre desprotegido, mesmo sabendo portador do HIV. Rosario Dawnson e Chloe Sevigny se firmaram como atrizes adultas.

Lancelot - O Primeiro Cavaleiro

FICHA TÉCNICA
Título original: First Knight
Estados Unidos
colorido
Direção: Jerry Zucker
Roteiro: William Nicholson
Elenco: Sean Connery, Richard Gere, Julia Ormond, Ben Cross, Liam Cunninghan
Duração: 134 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Um cavaleiro rebelde da távola redonda do rei Arthur procura expandir seu império através da força e tenta se utilizar de Guinevere.

A direção é cineasta que cinco anos antes fez o fenômeno Ghost - Do Outro Lado da Vida. Ele escolheu um tema clássico, atores charmosos (os galãs de duas gerações Gere e Connery). Foi sucesso, mas não repetiu o estouro de bilheteria.

E POR FALAR NISSO...

A cena é centrada no charme de Richard Gere, o Lancelot. No meio da aventura, o cavaleiro conhece a bela Guinevere (Julia Ormond), que recebeu uma proposta de casamento do rei Arthur mas fica encantada por ele.

Lembranças de Outra Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Fluke
Estados Unidos
colorido
Direção: Carlo Carlei
Roteiro: James Herbert, Carlei, James Carrington
Elenco: Matthew Modine, Samuel L. Jackson, Max Pomerance, Nancy Travis, Ron Perlmann
Duração: 96 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme conta a incrível história de Thomas, um homem obcecado pelo trabalho que não liga para a família. Ele morre num acidente de carro e volta como um cachorro.

O roteiro tem um toque de Ghost, pois Thomas (Mattew Modine) descobre que o acidente foi provocado. Então, precisa descobrir o homem que o matou e consolar a esposa, interpretada por Nancy Travis.

E POR FALAR NISSO...

Cenas finais do drama sobre reencarnação. A produção foi eleita em 2010 pela revista Time um dos dez filmes infantis mais tristes de todos os tempos. Por que a vida atual de Fluke era bem difícil, sendo dono de uma sem-teto que morre na rua.

Maré Vermelha

FICHA TÉCNICA
Título original: Crimson Tide
Estados Unidos
colorido
Direção: Tony Scott
Roteiro: Michael Schiffer
Elenco: Denzel Washington, Gene Hackman, James Gandolfini, Viggo Mortensen, Ryan Phillippe
Duração: 116 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme conta que na Rússia grupos rebeldes estão em franco combate contra o Estado. Preocupado com a situação, o governo americano envia um submarino, o USS Alabama, para patrulhar a costa.

A produção, que fez grande sucesso, tinha um clima militarista e investia na situação da Guerra Fria, que já havia passado por conta do desabamento do império soviético. Mas a ação era de primeira.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe é que o roteiro acabou reescrito a pedido por Quentin Tarantino, apesar de ser um estilo bem diferente do dele. O filme teve três indicações ao Oscar e marcou o início da colaboração do diretor Tony Scott, que se suicidou recentemente, com Washington, seu ator favorito.

Mentes Perigosas

FICHA TÉCNICA
Título original: Dangerous Minds
Estados Unidos
colorido
Direção: John N. Smith
Roteiro: LouAnne Johnson, Ronald Bass
Elenco: Michelle Pfeiffer, George Dzundza, Courtney B. Vance, Robin Bartlett, Beatrice Winde
Duração: 99 minutos
Gênero: drama

Sinopse: LouAnne Johnson é uma ex-militar que começa a lecionar num colégio frequentado por adolescentes afro-americanos. O que quase a faz sentir saudade da guerra.

O drama estrelado por Michelle Pfeiffer é baseado no livro escrito pela própria professora. Na cena, LouAnne fala sobre o perigo de as pessoas se considerarem vítimas. Claro que não é entendida.

E POR FALAR NISSO...

Clipe ao som de Gangsta Paradise, de Coolio. O filme é mais um exemplo da força da educação e da paciência. Não conseguindo se fazer entender, LouAnne recorre a métodos pouco ortodoxos, como rap e músicas de Bob Dylan.

Meu Querido Presidente

FICHA TÉCNICA
Título original: The American President
Estados Unidos
colorido
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Aaron Sokin
Elenco: Michael Douglas, Annette Benning, Martin Sheen, Michael J. Fox, Richard Dreyfuss
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Andrew Shepperd, presidente dos Estados Unidos, que está viúvo, acaba se apaixonando por uma charmosa lobista da causa ambiental.

O filme de Rob Reiner seria apenas um drama romântico, mas, como coloca como personagem principal um presidente norte-americano retratado como um homem comum e bastante simpático, acabou sofrendo críticas por conta da política.

E POR FALAR NISSO...

Michael Douglas encarna o presidente e a lobista é Annette Benning. Na trama, a paixão entre os dois acontece justamente no ano da eleição, e poderá ser um prato para a oposição.

Minha Família

FICHA TÉCNICA
Título original: My Family
Estados Unidos
colorido
Direção: Gregory Nava
Roteiro: Nava, Anna Thomas
Elenco: Jimmy Smiths, Esai Morales, Edward James Olmos, Elpidia Carrilo, Jenny Gago
Duração: 128 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nos anos 80, o escritor Paco relembra a tumultuada história de sua família de imigrantes mexicanos que se radicou nos Estados Unidos.

Cena da produção composta quase que totalmente por atores latinos, com direito até a ponta da jovem Jennifer Lopez, como a matriarca na fase adolescente. Era um pouco a vida real do diretor.

E POR FALAR NISSO...

A história abrange três gerações da família, desde 1920, quando José chegou a Califórnia e conheceu a bela Maria, feita por Jennifer. E também as paixões, dificuldades e brigas que envolvem o clã nesse tempo.

Mr. Holland - Adorável Professor

FICHA TÉCNICA
Título original: Mr. Holland's Opus
Estados Unidos
colorido
Direção: Stephen Herek
Roteiro: Patrick Sheane Duncan
Elenco: Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas, Olimpia Dukakis, William H. Macy
Duração: 143 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 1964, um músico decide se tornar professor em uma escola secundária para assim ter mais dinheiro e assim compor a sinfonia que está parada há algum tempo.

A cena mostra o primeiro dia de aula. No começo, Holland (Richard Dreyfuss) acha que não vai conseguir atrair os alunos, mas tudo muda quando ele descobre que seu filho é surdo e passa a utilizar todo seu conhecimento para ajudar o garoto.

E POR FALAR NISSO...

Richard Dreyfuss foi indicado ao Oscar por sua interpretação. Ficou famoso o seu ataque quando chegou à cerimônia, com duas crianças, e uma repórter brasileira lhe perguntou: São seus filhos? Resposta do ator: Não, eu achei na rua e resolvi trazer pra cá!

Muito Além de Rangun

FICHA TÉCNICA
Título original: Beyond Rangoon
Estados Unidos/Reino Unido
colorido
Direção: John Boorman
Roteiro: Alex Lasker, Bill Rubinstein
Elenco: Patricia Arquette, U Aung Ko, Frances McDormand, Spalding Gray, Tiara Jacquelina
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Quando a doutora Laura Browman chega a Burma, logo após uma devastadora tragédia pessoal, logo é arrastada para uma nova onda de tristeza: a crise governamental de 1988.

O filme dirigido pelo britânico John Boorman mostra a crise na então Birmânia. Presa pela turbulência da revolução, Laura (Patrícia Arquette) é obrigada a procurar refúgio na Tailândia.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a trilha sonora de Hans Zimmer. A jornada, cheia de perigos, é uma oportunidade de redescoberta para a médica, que ao atravessar a fronteira tem de ajudar muita gente e resolve superar seus próprios males.

Nixon

FICHA TÉCNICA
Título original: Nixon
Estados Unidos
colorido
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Stone, Stephen Rivele, Christopher Wilkinson
Elenco: Anthony Hopkins, Joan Allen, James Woods, Ed Harris, Bob Hoskins
Duração: 192 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é um amplo painel sobre a vida do presidente norte-americano Richard Nixon, que renunciou ao poder nos anos 70.

Oliver Stone, que sempre adorou uma polêmica, fez um painel de mais de três horas de duração sobre Nixon, do escândalo Watergate até sua derrocada final. O britânico Anthony Hopkins assumiu o personagem principal.

E POR FALAR NISSO...

Como era costume em relação a Stone, o filme teve opiniões divididas, com alguns reclamando ser quase impossível acompanhar suas mais de três horas. Mas recebeu quatro indicações ao Oscar: ator (Hopkins), atriz coadjuvante (Joan Allen, que fez Pat Nixon), trilha sonora e roteiro original.

Nove Meses

FICHA TÉCNICA
Título original: Nine Months
Estados Unidos
colorido
Direção: Chris Columbus
Roteiro: Columbus, Patrick Braoudé
Elenco: Hugh Grant, Julianne Moore, Robin Williams, Joan Cusack, Tom Arnold
Duração: 103 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Samuel Faulkner, um terapeuta de crianças, não tem filhos e nem faz planos para isso. E fica abalado quando Rebecca, sua namorada há cinco anos, anuncia que está grávida.

O britânico Hugh Grant embarcava em Hollywood depois do sucesso de Quatro Casamentos e um Funeral. O filme também deu oportunidade de estrelato para Julianne Moore. A trama gira em torno do medo de Samuel, o personagem de Grant, em assumir a paternidade.

E POR FALAR NISSO...

Destaque para a divertida participação de Robin Williams. Para analisar melhor a situação, Samuel conversa com um casal amigo, Martin e Gail (Arnold e Cusack), que já tem quatro filhos. Mas não consegue se convencer e esquece o dia da ultrassonografia, o que deixa Rebecca furiosa.

O Diabo Veste Azul

FICHA TÉCNICA
Título original: Devil in a Blue Dress
Estados Unidos
colorido
Direção: Carl Franklin
Roteiro: Franklin, Walter Mosley
Elenco: Denzel Washington, Tom Sizemore, Jennifer Beals, Don Cheadle, Maury Chaykin
Duração: 102 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Em 1948, o veterano da Segunda Guerra Mundial Easy Rawlins é demitido de seu emprego de mecânico em Los Angeles. Respeitado na comunidade negra, ele busca outra ocupação.

Um amigo de Easy (Denzel Washington) lhe apresenta a um homem misterioso que entrega dinheiro em troca de um serviço: localizar uma mulher branca desaparecida, namorada de um político.

E POR FALAR NISSO...

Mesmo não confiando no homem, Easy aceita o emprego e vai atrás da mulher, que participa de concursos de dança. Mas logo começa uma série de crimes e Easy é considerado suspeito. A desaparecida era vivida por Jennifer Beals, sempre lembrada como a estrela de Flashdance.

O Nome do Jogo

FICHA TÉCNICA
Título original: Get Shorty
Estados Unidos
colorido
Direção: Barry Sonnenfeld
Roteiro: Scott Franck
Elenco: John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo, Danny DeVito, Dennis Farina
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Agiota vai a Los Angeles cobrar a dívida de um produtor de cinema de segundo escalão para o seu chefe. E começa uma série de confusões.

Baseado num livro famoso de Elmore Leonard, o roteiro tem um lado bastante divertido ao mostrar o lado pouco conhecido de Hollywood. E marcou a nova fase da carreira de John Travolta, ressuscitado como astro após o sucesso de Pulp Fiction.

E POR FALAR NISSO...

A trama mostra que o agiota, como é apaixonado por filmes, acaba se envolvendo com a indústria usando um dinheiro que não é seu. Claro que os verdadeiros donos da grana virão atrás e acabar com a festa.

O Ódio

FICHA TÉCNICA
Título original: La Haine
França
preto e branco
Direção e roteiro: Mathieu Kassovitz
Elenco: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Said Taghamoui, Solo, Abdel Ahmad Ghoui
Duração: 96 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Mostra o dia na vida de três jovens franceses alienados, moradores de um conjunto habitacional da periferia, e propensos ao uso da violência.

O filme que revelou Kassovitz e Cassel mostra uma Paris como poucas vezes havia sido vista na tela. Não havia nenhum cartão-postal e sim lugares escuros. Os três personagens principais passam uma noite em conflito com a polícia depois que um árabe amigo deles é espancado.

E POR FALAR NISSO...

O personagem de Cassel, Henry, era judeu e o mais raivoso dos três. O americano Said (Taghmaui) é mais calmo mas desesperado a respeito do futuro. Já o negro Hubert (Koundé) é ponderado e canaliza a violência para o boxe. A música é Nique La Police, com Cut Killer.

domingo, 29 de setembro de 2013

O Outro Lado da Nobreza

FICHA TÉCNICA
Título original: Restoration
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Rupert Walters
Elenco: Robert Downey Jr., Meg Ryan, Sam Neill, Ian McKellen, Hugh Grant
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a vida de um médico recém-formado que, ao demonstrar talento, é chamado pelo rei Carlos II a cuidar de seus cães na corte.

Robert Merivael (Downey Jr.), o médico, acaba ficando íntimo do rei (Sam Neill), que lhe pede para se casar com uma de suas amantes, mas sem se apaixonar por ela, que pertence ao monarca.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem a Robert Downey Jr, ao som de Let It Rock (Kevin Rudolph). Na trama, depois de ser acusado de traição pelo rei, Merivel vai trabalhar em um mosteiro, onde redescobre suas habilidades como médico e a caba tendo um filho com uma interna.

O Quatrilho

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Antonio Calmon, Leopoldo Serran
Elenco: Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos, Alexandre Paternost, Gianfrancesco Guarnieri
Duração: 92 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 1910, numa comunidade rural do Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos, dois casais muito amigos passam a viver sob o mesmo teto.

A produção foi muito comentada por garantir ao Brasil uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, o que não acontecia desde os anos 60. Mas a vencedora foi a Holanda, com A Excêntrica Família de Antônia.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Merica Merica, utilizada na trilha sonora. O roteiro é baseado num romance de José Clemente Pozenato, e mostra que o marido de um casal se apaixona pela esposa do outro, e foge. Os que permanecem na terra acabam ficando juntos.

Os Doze Macacos

FICHA TÉCNICA
Título original: Twelve Monkeys
Estados Unidos
colorido
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Chris Marker, David Webb Peoples
Elenco: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Brad Pitt, Christopher Plummer, David Morse
Duração: 129 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O filme é ambientado num futuro bem próximo, 1997, quando a humanidade está devastada por um vírus mortal. Um presidiário aceita fazer uma viagem ao passado para descobrir a origem do mal.

A trama conta que o preso interpretado por Bruce Willis é considerado maluco no passado. Mas precisa convencer uma psiquiatra (Madeleine Stowe) de que está falando a verdade e conseguir destruir o vírus.

E POR FALAR NISSO...

O filme dirigido por Terry Gilliam, ex-integrante do grupo Monty Python conhecido por seu estilo delirante, rendeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante para Brad Pitt, e também de direção de arte.

Os Bad Boys

FICHA TÉCNICA
Título original: Bad Boys
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Bay
Roteiro: Michael Barrie, Jim Mulholland
Elenco: Martin Lawrence, Will Smith, Tea Leoni, Tckeky Kario, Joe Pantoliano
Duração: 118 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Marcus Burnett e Mickey Lowrey são dois policiais do departamento de polícia de Miami que devem se unir para recuperar um carregamento de drogas perdido.

O filme transformou em astros Lawrence e Smith, este último até hoje em alta apesar das últimas escolhas estranhas. Na dreção, Michael Bay ficou famoso por aventuras barulhentas com muita adrenalina e pouca sofisticação, como fez depois em Armaggedon e Transformers.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que um carregamento de heroína avaliado em um milhão de dólares simplesmente some do depósito da polícia. E a droga estava sob custódia dos dois, que podem ter as carreiras destruídas.

Os Últimos Passos de um Homem

FICHA TÉCNICA
Título original: Dead Man Walking
Estados Unidos
colorido
Direção: Tim Robbins
Roteiro: Robbins, Helen Prejean
Elenco: Susan Sarandon, Sean Penn, Scott Wilson, Robert Prosky, R.Lee Ermey
Duração: 122 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um homem é condenado à morte, acusado de matar dois jovens, não sem antes estuprar a moça. Mas uma freira começa a duvidar de sua culpa.

O filme de Tim Robbins é um libelo contra a pena de morte, baseado no livro da irmã Helen Prejean, interpretada por Susan Sarandon. Sean Penn é o condenado, que tenta salvar a vida com a ajuda da freira.

E POR FALAR NISSO...

Susan Sarandon, muito aplaudida, ganhou o Oscar de atriz, entregue por Tom Hanks. Ela concorreu com Elizabeth Shue, Sharon Stone, Meryl Streep e Emma Thompson.

Othello

FICHA TÉCNICA
Título original: Othello
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Oliver Parker
Elenco: Laurence Fishburne, Kenneth Branagh, Irene Jacob, Nathaniel Parker, Michael Malone
Duração: 123 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Recém-casado com a bela Desdêmona, o general Othello passa a duvidar da fidelidade da esposa por causa das intrigas do maquiavélico Iago.

A peça de William Shakespeare já havia sido adaptada para o cinema nos anos 50 e quem viveu o mouro de Veneza foi Orson Welles com o rosto pintado. Porém, nos anos 90, tal escolha seria criticada e quem interpretou o papel foi Laurence Fishburne.

E POR FALAR NISSO...

Trecho movimentado do filme. Há uma lenda de que geralmente o ator que faz Iago rouba a cena de Othello, por conta da complexidade do personagem. E foi o que fez Kenneth Branagh, maléfico e venenoso em cena.

Para Wong Foo, Obrigada por Tudo, Julie Newmar

FICHA TÉCNICA
Título original: To Wong Foo, Thanks for Everything, Julie Newmar
Estados Unidos
colorido
Direção: Beeban Keedron
Roteiro: Douglas Beane
Elenco: Patrick Swayze, Wesley Snipes, John Leguizamo, Stockard Channing, Chris Penn
Duração: 109 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Três drag queens viajam pelo interior dos Estados Unidos, mas o carro quebra e elas ficam encalhadas numa cidade onde nada acontece.

Trailer da comédia que parece uma resposta americana ao sucesso do australiano Priscilla, a Rainha do Deserto. As drags também são um trio, interpretada por atores hetero, e às voltas com a caretice.

E POR FALAR NISSO...

O título aparentemente esquisito era um autógrafo de Julie Newmar, atriz famosa por fazer a Mulher-Gato na série de televisão. Os atores estavam convincentes e o sucesso também aconteceu.

Pocahontas

FICHA TÉCNICA
Título original: Pocahontas
Estados Unidos
colorido
Direção: Mike Gabriel e Eric Goldberg
Roteiro: Carl Binder, Suzannah Grant
Elenco: vozes de Irene Bedard, Mel Gibson, David Ogden Stiers, Christian Bale, Linda Hunt
Duração: 81 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Em 1607, um navio de colonizadores britânicos embarca para a América, e o chefe da expedição acredita que os nativos estão escondendo uma fortuna em ouro.

No Novo Mundo, o expedicionário John Smith se apaixona pela nativa Pocahontas e entre eles nasce um romance perseguido pelos dois lados. Os nomes dos personagens fazem parte da história americana.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Colors of the Wind, interpretada por Vanessa Williams. O 33º filme de animação da Disney é um dos mais românticos e foi um grande sucesso, arrecadando mais de 300 milhões de dólares no mundo todo.

Poderosa Afrodite

FICHA TÉCNICA
Título original: Mighty Aphrodite
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Mira Sorvino, Helena Bonham Carter, Peter Weller, Michael Rappaport
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Em Nova York, oito anos depois de adotar uma criança, jornalista esportivo resolve procurar a mãe biológica de seu filho.


Ele descobre que a mãe é uma prostituta cafona mas de bom coração e decide apresentar um lutador descerebrado à moça. O clipe traz a canção When You're Smilling, que encerra o filme, com o coro grego, formado por Olympia Dukais e F. Murray Abraham, entre outros.

E POR FALAR NISSO...

Mira Sorvino ganhou o Oscar de coadjuvante, apresentado por Martin Landau. Ela concorreu com Joan Allen, Kathleen Quinlan, Mare Winningham e Kate Winslet. Atrizes que trabalham com Woody Allen dá sorte. Ganhou um beijo do então namorado Quentin Tarantino.

Quero Dizer que Te Amo

FICHA TÉCNICA
Título original: Two Much
Estados Unidos
colorido
Direção: Fernando Trueba
Roteiro: Trueba
Elenco: Antonio Banderas, Melanie Griffith, Daryl Hannah, Danny Aiello, Gabino Diego
Duração: 117 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Em Miami, um artista com problemas financeiros se torna marchand e vive armando com os milionários para conseguir sobreviver.

Incursão mal-sucedida do espanhol Fernando Trueba (Oscar por Sedução) pelo cinema americano, numa trama exagerada. Ao menos serviu para unir Antonio Banderas e Melanie Griffith, que ficarão casados durante muito tempo.

E POR FALAR NISSO...

O marchand, vivido por Banderas, tenta dar um golpe em uma mulher rica e sexy (Melanie). Para complicar, se interessa também pela irmã dela (Daryl Hannah) e decide criar um irmão gêmeo para dar conta da situação.

Rápida e Mortal

FICHA TÉCNICA
Título original: The Quick and the Dead
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Sam Raimi
Elenco: Sharon Stone, Gene Hackman, Russel Crowe, Leonardo DiCaprio, Gary Sinise
Duração: 105 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Ellen, uma mulher misteriosa, cavalga até a cidade de Redemption. Carrega na cintura um revólver e no coração a sede de vingança.

Trailer do filme que Sharon Stone estrelou no auge da fama. Nos anos 90 o gênero faroeste começou a ser reavaliado, inclusive com a participação mais efetiva das personagens femininas. Era o caso de Ellen, a pistoleira vingativa.

E POR FALAR NISSO...

Ellen vem para matar o poderoso da cidade, Herod (Gene Hackman), o homem que transformou a cidade num deserto. O elenco também tinha os futuros astros Crowe e DiCaprio. A música é Dead, do My Chemical Romance.

Razão e Sensibilidade

FICHA TÉCNICA
Título original: Sense and Sensibility
Reino Unido
colorido
Direção: Ang Lee
Roteiro: Emma Thompson
Elenco: Emma Thompson, Alan Rickman, Kate Winslet, Hugh Grant, Tom Wilkinson
Duração: 136 minutos
Gênero: romance

Sinopse: O filme conta a história de Elinor e Marianne, duas irmãs inglesas em dificuldades financeiras e à procura do amor verdadeiro numa sociedade em que o status social é que manda.

Trailer do filme baseado num dos mais famosos romances de Jane Austen, escritora inglesa que teve um revival nos anos 90. Deu o Oscar de roteiro adaptado a Emma Thompson, à época no auge no cinema.

E POR FALAR NISSO...

A cena ambientada num baile, em que os desencontros amorosos rolam soltos. Na trama, Edward (Hugh Grant) faz uma proposta de casamento a Elinor (Emma Thompson). Elinor era reprimida e racional, enquanto Marianne agia de forma exuberante e sensível.

Rob Roy A Saga de uma Paixão

FICHA TÉCNICA
Título original: Rob Roy
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Caton-Jones
Roteiro: Alan Sharp
Elenco: Liam Neeson, Jessica Lange, John Hurt, Tim Roth, Brian Cox
Duração: 139 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: No início do século 18 na Escócia, um nobre paga seus trabalhadores com dinheiro vivo, que é roubado pelo cruel chefe da guarda.

Trailer da aventura ambientada na Irlanda, com heroísmo e alguma violência, e que fez um sucesso moderado. O filme rendeu uma indicação de ator coadjuvante para Tim Roth, o que foi criticado, pois para alguns ele estava muito exagerado como o vilão.

E POR FALAR NISSO....

Liam Neeson era o herói, Rob Roy. Para esconder sua culpa, o chefe da guarda o acusa e ainda viola a esposa de Roy, Mary (Jessica Lange) e queima a sua casa. O que provoca a ira do clã atingido.

Sabrina

FICHA TÉCNICA
Título original: Sabrina
Estados Unidos
colorido
Direção: Sydney Pollack
Roteiro: Barbara Benedek, David Rayfiel
Elenco: Harrison Ford, Julia Ormond, Greg Kinnerar, Angie Dickinson, Lauren Holly
Duração: 127 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Sabrina é filha do motorista da rica família Larabee e sempre foi apaixonada pelo filho mais moço. Um dia vai a Paris fazer um curso e volta transformada.

Trailer da comédia romântica que era um remake do filme dirigido em 1954, com Ford, Ormond e Kinnear nos papéis que eram originalmente de Humphrey Bogart, Audrey Hepburn e William Holden. Mas a comparação com os originais foi muito pesada, especialmente para Julia.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Moonlight, interpretada por Sting, tema musical do filme. Na história, Sabrina volta como uma garota deslumbrante, que desperta não apenas a atenção do irmão playboy, mas do mais velho, um executivo sé´rio.

Sem Fôlego

FICHA TÉCNICA
Título original: Blue in the Face
Estados Unidos
colorido
Direção: Wayne Wang
Roteiro: Wang, Paul Auster
Elenco: Lou Reed, Michael J. Fox, Harvey Keitel, Madonna, Victor Argo
Duração: 88 minutros
Gênero: comédia

Sinopse: O filme mostra várias histórias que acontecem tendo como cenário uma velha tabacaria no Brooklyn, destacando um estilo diferente de ser.

A cena tem um depoimento de Lou Reed sobre o ato de fumar  e a importância do último cigarro. A base era um livro de Paul Auster, e era um tempo em que o vício em tabaco não era considerado um crime, como hoje. Embora ninguém o incentivasse.

E POR FALAR NISSO...

Participação de Madonna como uma moça que faz telegrama cantado. O dono da tabacaria é Augie (Harvey Keitel), que em outra cena pega o moleque que roubou a bolsa de uma mulher e lhe dá uns cascudos. Ela reclama de sua violência. Ela devolve a bolsa ao garoto.

sábado, 28 de setembro de 2013

Showgirls

FICHA TÉCNICA
Título original: Showgirls
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Joe Eszterhas
Elenco: Elizabeth Berkley, Kyle MacLachlan, Gina Gershon, Glenn Plummer, Robert Davi
Duração: 131 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Nomi Malone, uma stripper que vira estrela ascendente nos shows eróticos de Las Vegas e enfrenta muita concorrência.

O filme foi um enorme fracasso de bilheteria, gerando apenas 38 milhões de dólares, bem menos do que custou. Primeiro porque recebeu a classificação NC-17, por causa das cenas de nudez, que restringiu bastante as possibilidades.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra um momento de dança no palco. A crítica não perdoou o filme e  malhou quase tudo, rotulando como um produto fake e até comédia voluntária. Praticamente sepultou a carreira de Verhoeven em Hollyowood, ele que vinha de Robocop, O Vingador do Futuro e Instinto Selvagem.

Somente Elas

FICHA TÉCNICA
Título original: Boys on the Side
Estados Unidos
colorido
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Don Roos
Elenco: Whoopi Goldberg, Mary-Louise Parker, Drew Barrymore, Matthew McConaughey, James Remar
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Uma garota insatisfeita com a vida quer tentar a sorte do outro lado do país e coloca anúncio no jornal procurando mulheres que queiram a mesma coisa.

É filme de mulher, como deixa claro tanto o título nacional quanto o brasileiro. Quem responde ao anúncio da garota vivida por Drew Barrymore é uma cantora negra (Whoopi Goldber) que deseja tentar a sorte em Las Vegas.

E POR FALAR NISSO...

O momento emocionante mostra Whoopi Goldberg canta You Got It para a personagem de Mary-Louise, uma garota que larga do namorado maluco e se junta à dupla. O final é bastante triste.

Surpresas do Coração

FICHA TÉCNICA
Título original: French Kiss
Estados Unidos
colorido
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Adam Brooks
Elenco: Meg Ryan, Kevin Kline, Timothy Hutton, Jean Reno, Barbara Schulz
Duração: 111 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Kate e Charlie têm a vida que eles consideram perfeita. Até que ele vai a Paris e ela não acompanha por causa do medo de avião. E lá ele conhece outra mulher.

A história conta que Kate (Meg Ryan), enfrentando o medo, embarca para Paris atrás do noivo. Ao seu lado se senta o malandro francês Luc (Kevin Kline), que coloca um colocar roubado na bagagem dela. A música é Dream a Little Dream of Me.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com cenas do filme ao som de Everything, com Michael Bublé. Na história, a bagagem de Kate é roubada e os dois precisam ir juntos a Cannes para recuperá-la. E aí começam a se conhecer melhor...

Tempo Esgotado

FICHA TÉCNICA
Título original: Nick of Time
Estados Unidos
colorido
Direção: John Badham
Roteiro: Patrick Sheane Duncan
Elenco: Johnny Depp, Christopher Walken, Marsha Mason, Roma Maffia, Peter Strauss
Duração: 90 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O executivo Gene Watson está voltando de trem do funeral de sua ex-mulher quando a filha de seis anos é sequestrada.

O filme foi mais comentado pelo fato de Johnny Depp interpretar um homem comum. Ao menos aparentemente. O filme tem também a mesma duração da trama, mostrando a ação que acontece durante exata uma hora e meia.

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem a música de Dirty Dancin'. Para salvar a filha, Gene recebe um revólver e a foto de uma pessoa, a quem deverá matar em 90 minutos. Mas a foto é da governadora da Califórnia, candidata à reeleição, e ele percebe que há muito mais gente envolvida nessa história.

Todas as Coisas são Belas

FICHA TÉCNICA
Título original: Lust och Fägring Stor
Suécia
colorido
Direção e roteiro: Bo Widerberg
Elenco: Johan Widerberg, Marika Lagercrantz, Thomas van Bröomsen, Karin Huldt, Nina Gunke
Duração: 130 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na década de 40, um garoto de 15 anos vive um relacionamento proibido com sua professora de 37 anos. Mas os dois encaram todos os riscos.

A produção foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro e foi bastante elogiada pela forma como abordou o assunto, sem procurar escândalos. O ator que faz o garoto é filho do diretor.

E POR FALAR NISSO...

Contra tudo e contra todos, eles não reprimem a paixão. Stig, o aluno, enfrenta a desaprovação da mãe e provoca ressentimento na namorada. Viola, a professora, encara a fúria do marido e sabe que pode perder o emprego.

Tudo por um Sonho

FICHA TÉCNICA
Título original: The Perez Family
Estados Unidos
colorido
Direção: Mira Nair
Roteiro: Christine Bell, Robin Swicord
Elenco: Marisa Tomei, Alfred Molina, Anjelica Huston, Chazz Palmintieri, Trini Alvarado
Duração: 113 minutos
Gênero: romance

Sinopse: A decidide Dottie Perez parte de Cuba com destino aos Estados Unidos. Leva uma cabeça cheia de sonhos com os filmes, as canções e um encontro com John Wayne.

Embora dirigido por uma indiana, o filme tem clima latino, apesar de Marisa e Anjelica não serem indicadas à primeira vista para viverem cubanas. Por isso, ficou mais na categoria do exótico.

E POR FALAR NISSO...

No mesmo dia, Juan Perez (Alfred Molina), recém-saído da prisão, quer reencontrar a família. Quando o oficial da imigração acredita que Dottie e Juan são marido e mulher, está formada a confusão.

O Celulóide Secreto

FICHA TÉCNICA
Título original: The Celluloid Closet
Estados Unidos
colorido
Direção: Rob Epstein e Jeffrey Friedman
Roteiro: Epstein e Friedman
Elenco: Lily Tomlin (narração), Tony Curtis, Whoopi Goldberg, Gore Vidal, Shirley MacLaine
Direção: 102 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme retrata a forma como a questão homossexual é mostrada em Hollywood em várias épocas, com depoimentos de vários atores sobre a forma de interpretar personagens gays.

O trailer mostra atores famosos comentando filmes em que a homossexualidade esteve sempre encoberta pelos padrões morais. O roteiro do documentário mostra tipos afetados, a censura (o Código Hays) e atores que nunca saíram do armário.

E POR FALAR NISSO...

Um momento interessante, e divertido, acontece quando o escritor Gore Vidal, ele mesmo gay assumido, conta que colocou cenas que insinuam paixão entre Ben Hur (Charlton Heston) e Messala (Stephen Boyd). E o machão Heston nem percebeu...

Waterworld - O Segredo das Águas

FICHA TÉCNICA
Título original: Waterworld
Estados Unidos
colorido
Direção: Kevin Reynolds
Roteiro: Peter Rader e David Twohy
Elenco: Kevin Costner, Jeanne Tripplehorn, Tina Majorino, Denis Hopper, Jack Black
Duração: 136 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O filme afirma que, no futuro, quando as calotas polares se derreterem por completo, cobrindo a superfície terrestre totalmente de água, os seres humanos terão de se entender de novo.

Um grande fracasso de Kevin Costner, que assumiu parte da direção, embora não creditada. O ator parece ter pago o preço de uma certa megalomania, e a crítica não perdoou. Porém, depois foi redescoberto.

E POR FALAR NISSO...

Costner e Reynolds repetiram a parceria do sucesso Robin Hood. Mas Reynolds largou a produção duas semanas antes do lançamento. Um dos principais cenários, uma colônia de escravos, foi destruído por uma tempestade, entre vários outros problemas.

A Flor do Meu Segredo

FICHA TÉCNICA
Título original: La Flor de mi Secreto
Espanha
colorido
Direção e roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Marisa Paredes, Juan Echanove, Rossy de Palma, Imanol Arias, Chus Lampreave
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Leo é uma escritora presa a um contrato que a obriga a escrever romances cor-de-rosa, que destoam totalmente de seu cotidiano e de suas pretensões literárias.

Marisa Paredes interpretou com toda garra a frágil Leo, que entra em crise quando o marido vai embora e não consegue mais criar as tramas que cria sob o irônico pseudônimo de Amanda Gris.

E POR FALAR NISSO....

Leo volta para a casa da mãe (Chus Lampreave) e se confessa "uma vaca sem sino". O filme foi lançado na Mostra de Cinema em São Paulo, em exibição ao ar livre no vão do Masp. Caetano Veloso cantava no final Tonada de Luna Llena.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mulheres Diabólicas

FICHA TÉCNICA
Título original: La Cérémonie
França
colorido
Direção: Claude Chabrol
Roteiro: Chabrol, Caroline Eliacheff
Elenco: Isabelle Hupper, Sandrine Bonnaire, Jean-Pierre Cassell, Jacqueline Bisset, Virginie Ledoyen
Duração: 112 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Discreta e calada, Sophie é acolhida pela rica família Lalièvre para tomar conta de sua mansão, mas esconde um segredo que será fatal.

A empregada doméstica interpretada por Sandrine Bonnaire faz amizade com a curiosa e intrometida Jeanne (Isabelle Huppert), dona do correio local. A união das duas se provará muito perigosa.

E POR FALAR NISSO...

O filme, um dos mais famosos e comentados de Chabrol, é baseado num romance de americana Ruth Rendell. O drama é que Jeanne arquiteta um plano para se vingar da família e usará a amiga. O final é chocante.