sábado, 31 de agosto de 2013

Volere Volare

FICHA TÉCNICA
Título original: Volere Volare
Itália
colorido
Direção: Maurizio Nichetti e Guido Manulli
Roteiro: Nichetti e Manulli
Elenco: Maurizio Nichetti, Angela Finnochiaro, Mariela Valentini, Patrizio Rioversi, Remo Remotti
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Maurizio, um sonoplasta de desenhos animados, se apaixona pela assistente social Angela, mas não consegue declarar seu amor.

A interessante e bem-sucedida comédia italiana mostra que o personagem principal, interpretado por Nichetti, por reprimir seus sentimentos, acaba se comportando como um cartum de carne e osso.

E POR FALAR NISSO...

O filme, que fez sucesso no mundo todo, tem várias engraçadas, até com salame e macarrão. A mistura entre cenas reais e desenho animado acaba rendendo muitas confusões, mas num estilo diferente (e mais real) do americano Uma Cilada para Roger Rabitt.

A Grande Arte

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil/Estados Unidos
colorido
Direção: Walter Salles
Roteiro: Matthew Chapman, Rubem Fonseca
Elenco: Peter Coyote, Amanda Pays, Tcheky Karyo, Raul Cortez, Giulia Gam
Duração: 104 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Narra a busca do fotógrafo americano Peter Mandrake pelo serial killer que assassinou sua amiga prostituta Gisela e estuprou sua namorada Marie.

Cena das facas do primeiro filme dirigido por Walter Salles, que depois fez carreira de sucesso. A base é um romance de Rubem Fonseca. Foi considerada a produção mais cara feita no Brasil. com orçamento de cinco milhões de dólares.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Mandrake (Pete Coyote) tentando se entender com as faças, com o auxílio do misterioso Hermes, vivido pelo francês Tchecky Karyo. O filme foi exibido nos Estados Unidos com o título Exposure.

Billy Bathgate - O Mundo a seus Pés

FICHA TÉCNICA
Título original: Billy Bathgate
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Benton
Roteiro: Tom Stoppard
Elenco: Dustin Hoffman, Loren Dean, Nicole Kidman, Bruce Willis, Steven Hill
Duração: 106 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Billy Bathgate é um rapaz de 15 anos que se envolve com mafiosos nos anos 20, até conhecer Dwight Schultz, que o integra a sua gangue.

Trailer do filme sobre mafiosos com várias atrações: Dustin Hoffman como o chefão, Nicole Kidman de mocinha e Bruce Willis como o traidor. E Loren Dean, que não foi muito pra frente, era o garoto. Mas o sucesso ficou no meio do caminho.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Dwight (Hoffman) conhecendo Billy (Dean) na noite. O rapaz acaba ficando íntimo demais do chefe, tornando-se seu braço direito. Logo descobre que há um preço a pagar...

Bonita e Perigosa

FICHA TÉCNICA
Título original: V.I. Warshawski
Estados Unidos
colorido
Direção: Jeff Kanew
Roteiro: Jeff Kanew
Elenco: Kathleen Turner, Charles Durning, Jay O. Sanders, Wayne Knight, Angela Goethals
Duração: 96 minutos
Gênero: policial

Sinopse: V.I. Warshawski é a detetive mais esperta de Chicago, que tem a sorte de conhecer um ex-jogador de hóquei milionário. Mas o romance dura pouco.

A trama conta que o bonitão aparece misteriosamente assassinado. Ao lado de Kat, a filha adolescente do ex-namorado, ela tenta descobrir os culpados. O filme era apoiado no carisma de Kathleen Turner, mas a repercussão foi mediana.

E POR FALAR NISSO...

O clipe faz um apanhado dos filmes de mais sucesso de Kathlleen Turner. Ela estreou em 1981, em Corpos Ardentes, belíssima e dando sequência à tradição das femmes fatales. Hoje engordou, não dá a mínima para aparência e se dedica mais ao teatro.

Com o Dinheiro dos Outros

FICHA TÉCNICA
Título original: Other People's Money
Estados Unidos
colorido
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Alvin Sargent
Elenco: Danny DeVito, Gregory Peck, Penelope Ann Miller, Piper Laurie, Dean Jones
Duração: 103 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um hostil corporativista tenta assumir o controle de uma empresa de família. Só que o patriarca pede à filha advogada que proteja a firma do abutre financeiro.

Danny DeVito era o tubarão das finanças Lawrence Garfield, que só acredita em dinheiro e acha tradição uma besteira. Mas ele tromba com a dignidade de Andrew Jorgenson, interpretado por Gregory Peck num de seus últimos filmes.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem Peck em destaque. O controle pela empresa acaba se tornando uma grande guerra, onde cada um mostrar o que tem de melhor, ou pior. A comédia tem tema sério, mostrando as transformações que ocorriam na sociedade americana.

A Malandrinha

FICHA TÉCNICA
Título original: Curly Sue
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: John Hughes
Elenco: James Belushi, Kelly Lynch, Alisan Potter, John Getz, Steve Carell
Duração: 101 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O vagabundo Bill Dancer chega a Chicago, mais uma cidade em que tentará aplicar seus golpes ao lado de uma garota órfã de quem toma conta desde pequena.

Outro produto da grife John Hughes, que nos 80 e nos 90 emplacou vários sucessos, geralmente destinados ao público adolescente. Mas este ficou no meio termo e nem a atriz mirim, Alisan Potter, virou estrela.

E POR FALAR NISSO...

A cena, ambientada num restaurante, tem como destaque a primeira aparição no cinema de Steve Carell, como um garçom. Na história, Bill acredita que tirou a sorte grande, podendo sair da sarjeta e chegar a uma cobertura. Só que ele pode enfrentar a polícia ao ser acusado de exploração de crianças.

Mergulho em uma Paixão

FICHA TÉCNICA
Título original: Wild Hearts Can't Be Broken
Estados Unidos
colorido
Direção: Steve Miner
Roteiro: Matt Williams, Oley Sassoune
Elenco: Gabrielle Anwar, Michael Schoeffling, Cliff Robertson, Dylan Kussman, Kathleen York
Duração: 88 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Jovem órfã mora com a tia, que não faz o menor esforço para entender as travessuras da menina e desiste de ficar com ela.

A produção da Disney é centrada na rebelde Sonora, interpretada por Gabrielle Anwar. Ela adora treinar mergulhos em piscina e alguns montada em cavalo, o que a torna uma grande atração. A música é Bitter Sweet  Symphony, com The Verve.

E POR FALAR NISSO...

Cena de abertura do filme, mostrando a sonhadora Sonora, que só pensa em ser uma grande estrela. Mas uma acidente faz com que ela fique cega e então a moça vai ter de mostrar sua força.

O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande

FICHA TÉCNICA
Título original: The Favor, The Watch e The Fish muito grande
Reino Unido
colorido
Direção: Ben Lewin
Roteiro: Lewin, Marcel Aymé
Elenco: Bob Hoskins, Jeff Goldblum, Natasha Richardson, Michel Blanc, Jacques Villeret
Duração: 89 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Fotógrafo especialista em cenas religiosas procura um modelo para fazer Jesus Cristo na cruz. E essa busca acaba lhe trazendo uma grande encrenca.

Trailer da comédia inglesa de humor negro, também com a presença de atores americanos no elenco charmoso. Por conta, e até por causa da palavra peixe no título, parte da crítica considerou que imitava o estilo de Um Peixe Chamado Wanda.

E POR FALAR NISSO ...

Cena de dublagem de filme pornô, com destaque para a participação de Bob Hoskins, que morreu em maio de 2014. Natasha Richardson era uma atriz pirada que faz com que o fotógrafo  (Hoskins) enfrente confusões para encontrar o modelo, um pianista desempregado que passa achar que é Jesus. 

O Príncipe das Marés

FICHA TÉCNICA
Título original: The Prince of Tides
Estados Unidos
colorido
Direção: Barbra Streisand
Roteiro: Pat Conroy, Becky Johnson
Elenco: Barbra Streisand, Nick Nolte, Kate Nelligan, Jeroen Krabbé, Blythe Danner
Duração: 132 minutos
Gênero: romance

Sinopse: A irmã de um treinador de futebol da Carolina do Sul tenta o suicídio e agora precisa da ajuda dele para tentar se recuperar.

O drama romântico fez grande sucesso e houve até críticas pelo fato de Barbra não ter sido indicada para o Oscar de direção. O que foi visto como machismo. E foi justamente ela quem entregou o prêmio, 20 anos depois para  Kathryn Bigelow.

E POR FALAR NISSO...

Outra canção de Barbra, For All We Know. Ela vive Susan, a psiquiatra da irmã de Tom (Nick Nolte). Desenvolve uma ligação intensa com ele, mas acredita que ele esconde um terrível segredo.

O Último Boy Scout

FICHA TÉCNICA
Título original: The Last Boy Scout
Estados Unidos
colorido
Direção: Tony Scott
Roteiro: Shane Black, Greg Hicks
Elenco: Bruce Willis, Damon Wayans, Chelsea Fields, Danielle Harry, Hale Berry
Duração: 105 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Ex-agente secreto alcoólatra se une se une a um astro de futebol americano viciado em cocaína para investigarem o assassinato de uma stripper.

Trailer da aventura que une duas ovelhas negras para fazer justiça à morte de uma terceira. Bruce Willis, em fase de grande popularidade por conta de Duro de Matar, segurava as pontas em cena. E Damon Wayans começou a aparecer. Depois ele faria uma série de paródias com os irmãos.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro deixa claro que os dois foram injustamente acusados. O ex-policial sofreu a vingança de um figuração a quem investigou a o jogador teve de encarar uma denúncia falsa de uso de drogas.

Para Eles, Com Muito Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: For The Boys
Estados Unidos
colorido
Direção: Mark Rydell
Roteiro: Neal Jimenez, Marshall Brickman, Lindy Laub
Elenco: Bette Midler, James Caan, George Segal, Patrick O'Neal, Arye Gross
Duração: 138 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 1942, o cantor e comediante Eddie Sparks está no auge do sucesso. É quando conhece a novata e talentosa Dixie Leonard.

A trama conta que os dois formam uma dupla que sempre se apresenta para os soldados americanos, para levantar o moral das tropas. Trabalham juntos durante 40 anos, vivem às turras mas não conseguem enxergar o amor. Bette Midler e James Caan têm muita química em cena.

E POR FALAR NISSO...

Na trilha sonora, o destaque é In My Life, dos Beatles. O filme fez grande sucesso nos Estados Unidos. Porém, no Brasil o filme foi considerado patriota americano demais. Bette Midler já havia trabalhado com o diretor em A Rosa.

Um Conquistador em Apuros

FICHA TÉCNICA
Título original: Cadillac Man
Estados Unidos
colorido
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Ken Friedman
Elenco: Robin Williams, Tim Robbins, Annabella Sciorra, Pamela Reed, Fran Drescher
Duração: 97 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um vendedor de carros de Nova York, mulherengo e cafajeste, enfrenta os piores momentos quando sua ex-mulher passa a exigir pensão.

Trailer da comédia protagonizada por Robin Williams. Ele é Joey O'Brien, o Cadillac Man, que também encara um gângster que vem cobrar uma dívida de jogo e o patrão que não larga do seu pé.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Joey levando um chute no saco. Na trama, Tim Robbins também tem destaque como Larry, um marido ciumento que passa a perseguir Joe, crente de que o vendedor é amante dela. E é mesmo...

Van Gogh

FICHA TÉCNICA
Título original: Van Gogh
França
colorido
Direção e roteiro: Maurice Pialat
Elenco: Jacques Dutronc, Alexandra London, Bernard Le Cocq, Gérard Séty, Elsa Zylberstein
Duração: 158 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é ambientado no ano de 1890 e mostra os últimos 67 dias da vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, que vivia tempos terríveis.

A vida de Van Gogh se demonstrava totalmente cinematográfica, já que no ano anterior os dramas do artista haviam sido abordados por Robert Altman em Vincent e Theo. Nesta versão francesa, Jacques Dutronc mergulhou no personagem e ganhou o Cesar de ator.

E POR FALAR NISSO...

O clipe fala da morte de Van Gogh, unindo também cenas de Sede de Viver, de Vincente Minelli, e Vincent e Theo. A trágica vida do pintor sempre deu origem a bons filmes. A música é Paradise, do Coldplay.

O Corpo

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção: José Antonio Garcia
Roteiro: Garcia e Alfredo Oroz
Elenco: Antonio Fagundes, Marieta Severo, Cláudia Jimenez, Carla Camuratti, Sérgio Mamberti
Duração: 80 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história do farmacêutico Xavier, que vive abertamente uma relação com duas mulheres: Carmem e Bia. E elas convivem sem problemas.

A cena tem Carla Camuratti na pele da cantora de cabaré Monique. Ela é amante de Xavier (Antonio Fagundes) e, quando descobrem isso, Carmem (Marieta Severo) e Bia (Cláudia Jimenez) ficam indignadas com o código de bigamia rompido.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado num conto de Clarice Lispector, cuja obra já havia conseguido sucesso no cinema brasileiro com A Hora da Estrela. O clipe tem uma entrevista antológica da escritora em 1977, ano em que morreu, a Julio Lerner, para a TV Cultura.

Encontro com Vênus

FICHA TÉCNICA
Título original: Meeting Venus
Hungria/Reino Unido
colorido
Direção: Istvan Szabó
Roteiro: Szabó, Michael Hirst
Elenco: Glenn Close, Niles Arestrup, Maria de Medeiros, Jay O. Sanders, Erland Josephson
Duração: 119 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Paris será o palco de uma montagem de Tannhause, de Wagner, que será transmitida ao vivo para 27 países. Mas o maestro húngaro se indispõe com a cantora lírica norueguesa.

A produção multicultural, com artistas de várias nacionalidades, é ambientada no universo da ópera, com todos os estrelismos a que têm direito o maestro vivido por Niels Arestrup e a diva interpretada por Glenn Close. O diretor é o mesmo dos grandes sucessos Mephisto e Coronel Redl.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem à intensa Glenn Close e interpretações em vários filmes como Atração Fatal, Ligações Perigosas e tantos outros. Os fãs sempre reclamam de ela ainda não ter um Oscar. Em Encontro com Vênus, a cantora se envolve com o maestro, o que complica ainda mais as coisas.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

1990 NO CINEMA

Foi o ano em que os índios deixaram de vez a pele de vilões no premiado Dança com Lobos (foto). Em que os mafiosos ganham seu retrato mais humano, em Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese. E a eterna história de Cinderela ganhou novo figurino, em Uma Linda Mulher. E houve a crônica dos sobreviventes em Filhos da Guerra, o conto dos traumatizados em Alucinações do Passado. E um Frankenstein com alma de criança: Edward Mãos de Tesoura.

BRILHARAM: Kevin Costner, Julia Roberts, Richard Gere, Glenn Close, Jeremy Irons, Kathy Bates, Robert De Niro, Gerard Depardieu, Tim Robbins, Johnny Depp, Arnold Schwarzenegger, Michelle Pfeiffer, Sean Connery, Mel Gibson, Tom Hanks, Antonio Banderas, Victoria Abril, Anjelica Huston, Micahel J. Fox, Warren Beatty, Madonna, Tom Cruise, Macaulay Culkin, Demi Morre, Patrick Swayze, Whoopi Goldberg, James Caan, Meryl Streep, Shirley MacLaine

NASCERAM: Liam Aiken, Camille Winbush, Andrea Bowen, Cesar Cardareiro, Kristen Stewart, Emma Watson, Matthew Underwood, Catlin Starsey, Thomas Sangster, Jasmine Richards, Connor Paolo, Steven Lawrence, Daveiny Chase, Matt Prokop, Jennifer Lawrence, Rachel Hurd-Wood, Christian Serratos, Jonathan Lipnick, Fiuk, Jean-Luc Blodeau, Carla Diaz, Diego Boneta, JoJo, Lara Rodriguez, Ana Maria Perez, Moose, Alice Caymmi, Amanda Richter, Nicole Anderson, Andre Diamant, Mario Balotelli, Bianca Bin, Bruno Colaço, Carla Diaz, Carlos Peña, Lily Carter, Chris Johnson, Douglas Costa, Ellie Kendrick, Eunice Baía, Daniel Evans, Fernando Reis, Geisy Arruda, Guilherme Leicam, Liam Hemsworth, Kate McGill, Lara Rodrigues, Alakina Mann, Mariah Rocha, Kay Panabaker, Dev Patel, Alex Pettyfer, Raíssa de Oliveira, Ryan Meara, Chrystian Taylor, Tiago Dutra, Andrew Willis

MORRERAM: Alan Hale Jr., José Maria Santos, Arthur Kennedy, Terry Thomas, Barbara Stanwyck, Ava Gardner, Isabel Ribeiro,  Mauro Gonçalves (Zacarias), Aldo Fabrizi, Greta Garbo, Robert Webb, Paulette Goddard, Charles Farrell, Rex Harrison, Margareth Lockwood, Delphine Seyrig, Ugo Tognazzi,  Robert Cummings, Joan Bennett, Adonias Filho, Antonio Dacosta, Pearl Bailey, Karl Bauer, Leonard Bernstein, Bruno Betthleim, Bráulio Pedroso, Caio Prado Junior, Capucine, Carlos Leite, Cazuza, César de Alencar, Ian Charleson, Sergio Corbucci, Xavier Cugat, Sammy Davis Jr, Jacques Demy, Djalma Dias, Irene Dunne, Elizeth Cardoso, Eloá Quadros, Aldo Fabrizzi, Paulette Godard, Henriette Morineau, Jim Henson, Jill Ireland, João Saldanha, José Olympio, Arthur Kennedy, Luiz Carlos Prestes, Lutero Luiz, Mario Schenberg, Paulo Tapajós, Manuel Puig, Rocky Graziano, Rubem Braga, Del Shannon, Sônia Mamede, Sarah Vaughan, Steve Ray Vaughan, Ryan White, Yan Michalski, Zé Trindade

O Reverso da Fortuna

FICHA TÉCNICA
Título original: The Reversal of Fortune
Estados Unidos
colorido
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Nicholas Kazan
Elenco: Jeremy Irons, Glenn Close, Ron Silver, Anabela Sciorra, Felicity Huffman
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O milionário Claus Von Bullow é acusado pela morte da esposa Sunny. O advogado e professor de direito Alan Dershowitz é contratado para defendê-lo.

Baseado num caso real, o filme mostra Claus (Jeremy Irons) e sua tentativa de se livrar da condenação, que foi bem-sucedida. Ele foi durante um tempo vilão da imprensa sensacionalista, por ser visto como um aproveitador da esposa.

E POR FALAR NISSO...

Jermey Irons ganhou o Oscar, recebido de Jessica Tandy. Ele concorreu com Kevin Costner, Robert De Niro, Gerard Dépardieu e Richard Harris. Para muitos, foi um prêmio que veio por conta da injustiça de seu esquecimento no ano anterior por Gêmeos, Mórbida Semelhança.

Os Bons Companheiros

FICHA TÉCNICA
Título original: GoodFellas
Estados Unidos
colorido
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Nicholas Pileggi
Elenco: Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino
Duração: 145 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Por meio dos olhos de Henry Hill, jovem italiano meio irlandês meio italiano, o filme mostra como ele se desenvolveu no meio mafioso desde criança.

Um dos filmes mais elogiados de Martin Scorsese, e para muitos a melhor produção de gângster já realizada pelo cinema. As altas doses de violência, inevitáveis pelo assunto, eram compensadas com muito humor e inteligência.

E POR FALAR NISSO...

A hstória mostra que a atração precoce de Henry (Ray Liotta) pela máfia é mesmo um caso de vocação. E mostra o rapaz tentando se adaptar ao bandidão respeitado Jimmy Conway (Robert De Niro) e o estressado Tommy DeVito (Joe Pesci), que mata sem pensar.

Alucinações do Passado

FICHA TÉCNICA
Título original: Jacob's Ladder
Estados Unidos
colorido
Direção: Adrian Lyne
Roteiro: Bruce Joel Rubin
Elenco: Tim Robbins, Elizabeth Peña, Danny Aiello, Jason Alexander, Macaulay culkin
Duração: 115 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Jacob é um veterano da Guerra do Vietnã em quem o conflito deixou marcas profundas. Diariamente ele vê seres estranhos que o ameaçam de morte.

Trailer do filme que é considerado a única produção mais densa de Adrian Lyne (de Flashdance, Atração Fatal e Proposta Indecente) e o único que foi elogiado pela crítica. Tim Robbins era a traumatizado Jacob e Macaulay Culkin, no mesmo ano de Esqueceram de Mim, fazia um personagem assustador.

E POR FALAR NISSO...

O clipe reúne os momentos mais assustadores do filme, com análise de atores e músicos. Na trama, o assustado Jacob só conta com apoio da namorada (Elizabeth Peña) e do amigo (Danny Aiello) para descobrir as razões de seus delírios.

Dança com Lobos

FICHA TÉCNICA
título original: Dances with Wolves
Estados Unidos
colorido
Direção: Kevin Costner
Roteiro: Michael Blake
Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney Grant, Maury Chaykin
Duração: 180 minutos
Gênero: drama

Sinopse: John Dunbar é um oficial da cavalaria que se destaca durante a Guerra Civil Americana e por isso recebe o privilégio de escolher onde servir.

Trailer da superprodução que foi a grande vencedora do Oscar de 1990, ganhando filme e direção para Kevin Costner em sua estreia atrás das câmeras. A grande sorte de Costner foi criar um filme adequado aos novos tempos, em que os índios não eram mais vistos como inimigos.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra por que John Dunbar (Kevin Costner) ganhou o apelido que foi para o título do filme. O capitão escolhe servir num posto longínquo, quase deserto, onde acaba criando laços de amizades com a tribo indígena que vive perto.

O Rei de Nova York

FICHA TÉCNICA
Título original: The King of New York
Estados Unidos
colorido
Direção: Abel Ferrara
Roteiro: Nicholas St. John
Elenco: Christopher Walken, Laurence Fishburne, David Caruso, Wesley Snipes, Steve Buscemi
Duração: 106 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Conta a história de um gângster, recém-saído da prisão, que tenta recuperar o controle do tráfico de drogas nos guetos de Nova York.

A produção é típica do estilo violento assumido nas histórias do diretor Abel Ferrara. E Christopher Walken, intenso na pele do paranóico Frank White, começou a definir sua persona como ator.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de enterro e com uma fria explicação de Frank White: "Eu nunca matei alguém que não merecesse isso". Mas a vida dele também não era fácil pois, além da polícia, precisava enfrentar gangues rivais.

Filhos da Guerra

FICHA TÉCNICA
Título original: Europa Europa
Alemanha
colorido
Direção: Agnieska Holland
Roteiro: Holland e Paul Hengge
Elenco: Marco Hofschneider, René Hofschneider, Ashley Wanninger, Michèle Gleizer, André Wilms
Duração: 112 Minutos
Gênero: Drama

Sinopse: Conta a incrível história de Solomon Perel, jovem que consegue sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial escondendo sua origem judaica.

Um grande sucesso do circuito de arte, mostra o enorme senso de sobrevivência de Solomon, que é capaz até de se alistar na Juventude Hitlerista para não ser mandado a um campo de concentração.

E POR FALAR NISSO ...

Cenas de abertura do filme, que começa em clima de sonho. A tensão acontece na fase de adesão à Juventude Hitlerista. Em outra cena, Solomon (Marco Hofschneider) passa pelo constrangimento de ter de mostrar o pênis para ver se não há circuncisão.

Uma Linda Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: Pretty Woman
Estados Unidos
colorido
Direção: Garry Marshall
Roteiro: J.F. Lawton
Elenco: Richard Gere, Julia Roberts, Hector Elizondo, Laura San Giácomo, Jason Alexander
Duração: 119 minutos
Gênero: comédia romântica

Sinopse: A atraente prostituta Vivian conhece por acaso o milionário entediado Edward, que a contrata por uma semana e acaba se apaixonando por ela.

Um grande e inesperado sucesso, com produção da Disney, reforçou a velha história da prostituta de coração de ouro com o mito de Cinderela. Richard Gere e Julia Roberts viraram astros de primeira grandeza e ela foi indicada ao Oscar.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com cenas do filme ao som da clássica canção de Roy Orbinson Pretty Woman, que voltou a ficar nas paradas. A história foi contada com grande simpatia e o inevitável final feliz, o que seduziu o público.

Arcanjo

FICHA TÉCNICA
Título original: Archangel
Canadá
preto e branco
Direção: Guy Maddin
Roteiro: George Toles, Guy Maddin
Elenco: Kyle McCulloch, Michael Gotti, David Falkenburg, Ari Cohen, Srah Neville
Duração: 83 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na fria cidade russa de Archangel, em 1919, o soldado canadense John Boles apaixona-se pela enfermeira Veronika, a quem confunde com sua falecida esposa.

Segundo filme dirigido pelo canadense Maddin, um grande destaque do cinema independente e que constrói uma carreira sem a menor intenção em seguir os padrões. A história mostra que na cidade de Archangel, todos parecem ter amnésia, crise de identidade ou coração partido.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro mostra o breve período em que os canadenses interferiram na Revolução Bolchevique. A enfermeira é casada com um veterano de guerra que não se lembra do compromisso. O que a aproxima do soldado.

Confiança

FICHA TÉCNICA
Título original: Trust
Estados Unidos
colorido
Direção: Hal Hartley
Roteiro: Hal Hartley
Elenco: Adrienne Shelly, Martin Donovan, Edie Falco, Merritt Melson, Matt Malloy
Duração: 107 Minutos
Gênero: Romance

Sinopse: A estudante Maria descobre que está grávida e quando conta a novidade ao pai, ele tem um enfarte e morre. O que deixa a mãe da moça indignada.

O filme chamou a atenção para o talento original de Hal Hartley para falar de pessoas comuns, gente como a gente. No caso gente azarada como Maria, que é expulsa de casa pela mãe e abandonada pelo namorado.

E POR FALAR NISSO ...

Maria (Adrianne Shelly) Então, pode contar com o apoio de Matthew (Martin Donovan), outro solitário como ela. O rapaz tímido é desprezado pelo pai. Mas a relação entre os dois mudará o destino de ambos.

Edward Mãos de Tesoura

FICHA TÉCNICA
Título original: Edward Scissorhands
Estados Unidos
colorido
Direção: Tim Burton
Roteiro: Caroline Thompson
Elenco: Johnny Depp, Dianne Wiest, Winona Ryder, Alan Arkin, Vincent Price
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Numa pequena cidade americana, uma vendedora da Avon vai a uma casa na colina, onde vive um rapaz criado por um cientista que morreu e o deixou inacabado, com mãos de tesoura.

Um grande sucesso, em que o diretor Tim Burton assumiu de vez sua preferência por fábulas que flertam com o esquisito. E começou aqui a sua longa colaboração com Johnny Depp, perfeito como o Frankenstein com cara de bobo e alma de criança.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Edward se atrapalhando todo no quarto de Kim (Winona Ryder), a filha de Peg (Dianne Wiest), por quem se apaixona. Ele começa sendo admirado na cidade, mas logo cai numa armadilha e conhece o que é hipocrisia.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ilha das Flores

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado
Elenco: Paulo José (narração), Julia Barth, Ciça Reckzegel
Duração: 12 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme acompanha, com uma narração ao mesmo tempo didática e bem humorada, a trajetória de um tomate, de uma horta ao lixo.

O filme de Jorge Furtado chegou a causar polêmica e acusado de materialista por causa da frase que consta dos créditos iniciais "Deus Não Existe". Mas foi definido como "religioso" pelo crítico Jean-Claude Bernardet e ganhou o troféu Margarida de Prata da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

E POR FALAR NISSO...

A matéria, bastante interessante, mostra uma conversa com moradores da Ilha dos Marinheiros, onde o documentário foi rodado. Ilha das Flores foi considerado por críticos europeus, em 1995, um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

O Vingador do Futuro

FICHA TÉCNICA
Título original: Total Recall
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Dan O'Bannon, Gary Goldman
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone, Rachel Ticotin, Michael Ironside, Ronny Cox
Duração: 113 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: Em 2084, o operário da construção civil tem sonhos estranhos sobre Marte e uma mulher misteriosa. Mas sua mulher garante que a vida na Terra é perfeita.

Trailer de mais um filme adaptado de um conto do especialista em ficção científica. Foi outro grande sucesso de Verhoeven, após Robocop, e de Schwarzenegger. Teve refilmagem recente, estrelada por Colin Farell.

E POR FALAR NISSO...

Trailer do remake, produzido em 2012, e estrelado por Colin Farrell. Independente dos efeitos especiais, o fato é que o primeiro teve muito mais repercussão. Quaid acaba vivendo em Marte, onde era agente especial no planeta vermelho.

A Casa da Russia

FICHA TÉCNICA
Título original: The Russia House
Estados Unidos
colorido
Direção: Fred Schepisi
Roteiro: Tom Stoppard
Elenco: Sean Connery, Michelle Pfeifffer, Klaus Maria Brandauer, James Fox, Roy Scheider
Duração: 124 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Bart Blair é chefe de uma editora britânica com negócios na União Soviética pós-glasnost. Numa viagem ao país, onde se reúne com escritores locais, é espionado por um homem chamado Dante.

Trailer do filme que se passa no final da Guerra Fria e com trama complexa, que exige bastante atenção do espectador. Sean Connery e Michelle Pfeiffer combinaram muito bem como a dupla principla.

E POR FALAR NISSO...

Bart (Connery) é procurado por Katya Orlova (Michelle Pfeiffer), que precisa lhe passar um manuscrito, sem sucesso. Em Lisboa, ele é questionado sobre isso, então precisa voltar à Rússia.

Air América Loucos pelo Perigo

FICHA TÉCNICA
Título original: Air America
Estados Unidos
colorido
Direção: Roger Spottiswoode
Roteiro: Richard Rush
Elenco: Mel Gibson, Robert Downey Jr., Nancy Travis, Ken Jenkins, Lane Smith
Duração: 112 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Conta a história de dois pilotos da empresa Air America durante a Guerra do Vietnã. Disfarçados, eles transportam mantimentos, para as forças que lutam contra os vietcongues.

Trailer da aventura que mostrou a Guerra do Vietnã, um assunto àquela altura considerado já esgotado, por uma ótica mais leve. Era o caso da relação entre o piloto Gene (Mel Gibson), que fica furioso ao saber que terá a companhia de um novato, Billy (Downey Jr.).

E POR FALAR NISSO...

A cena, dublada em espanhol, mostra a queda e a fuga pela selva fechada. Foi um dos grandes destaques do filme. A trama mostra o embate entre os dois pilotos em meio ao clima tenso de guerra. Fez sucesso de público. A música é Run Thorugh the Jungle, do Creedence Cleawater Revival.

A Chave do Enigma

FICHA TÉCNICA
Título original: The Two Jakes
Estados Unidos
colorido
Direção: Jack Nicholson
Roteiro: Robert Towne
Elenco: Jack Nicholson, Federic Forrest, Harvey Keitel, Eli Wallach, Madeleine Stowe
Duração: 138 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Em 1948, Gittes é acusado injustamente de assassinar um homem, durante uma investigação. Mas descobre que por trás há um grande golpe.

O filme é uma continuação de Chinatown, sucesso estrelado por Nicholson nos anos 70, com direção de Roman Polanski. O título brasileiro forçou a barra dizendo que resolveria a trama, mas o estilo é bem parecido com o original.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem Madeleine Stowe em momento neurótico. O personagem de Nicholson se vê no centro de uma trama complicada, tendo ligação com o caso que investigou anos atrás. Foi o terceiro filme dirigido por Nicholson, que depois disso não repetiu mais a experiência.

A Fogueira das Vaidades

FICHA TÉCNICA
Título original: The Bonfire os the Vanities
Estados Unidos
colorido
Direção: Brian de Palma
Roteiro: Michael Cristofer
Elenco: Tom Hanks, Bruce Willis, Melanie Griffith, Morgan Freeman, Saul Rubinek
Duração: 125 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história do poderoso executivo Sherman McCoy, que está traindo a mulher com Maria. Uma noite, ao voltar de um encontro, o casal se perde no Bronx e se envolve numa encrenca.

Cena com Tom Hanks (Sherman McCoy) do filme que foi um fracasso e apontado até hoje como exemplo da deturpação de uma obra literária. É que pouco sobrou do livro de Tom Wolfe, que virou uma comédia histérica.

E POR FALAR NISSO...

Apesar de tudo, na cena de abertura De Palma demonstrou sua técnica. Na história, o casal atropela um homem que iria assaltá-lo e foge sem prestar ajuda. Começa então uma exploração sensacionalista da situação.

A Repossuída

FICHA TÉCNICA
Título original: Repossessed
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Bob Logan
Elenco: Leslie Nielsen, Linda Blair, Ned Beaty, Anthony Starke, Tom Sharp
Duração: 80 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta a história de Nancy, uma moça que começa a dar sinais de estar possuída por um espírito maligno. Por isso, é chamado um exorcista atrapalhado, padre Jebedaiah.

Paródia assumida de O Exorcista (1973), contou com a participação de Linda Blair, que atuou no filme e estava em baixa na carreira. Para viver o exorcista foi chamado Leslie Nielsen, o detetive pirado de Corra que a Polícia Vem Aí.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o padre Jebedaiah se preparando para entrar em ação e em momento rockstar. O filme acabou sendo recebido com simpatia pela crítica, por conta de sua assumida falta de ambições. E Nielsen e Blair se entenderam muito bem em cena.

A Viagem do Capitão Tornado

FICHA TÉCNICA
Título original: Il Viaggio di Capitan Fracassa
Itália
colorido
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Vincenzo Cerami, Fulvio Octaviani
Elenco: Massimo Troisi, Ornella Muti, Vincent Perez, Emanuelle Bèart, Lauretta Masiero
Duração: 132 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Durante o século 18, uma companhia de artes cênicas itinerante se perde durante uma viagem a Paris devido ao mau tempo.

Baseado num texto clássico do francês Theopile Gaultier, o filme de Ettore Scola encanta ao descrever o cotidiano dos artistas mambembes que viajam em carroça para encenar espetáculos. Foi um grande sucesso de público e crítica.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, os artistas encontram um castelo, para onde vão e pedem para passar a noite. Começa uma série de aventuras. Ornela Mutti era a prima dona Serafina e Massimo Troisi vivia o bufão Pulcinella.

A Voz da Lua

FICHA TÉCNICA
Título original: La Vocce della Luna
Itália
colorido
Direção e roteiro: Federico Fellini
Elenco: Roberto Benigini, Daniela Airoldi, Nigel Harris, Dario Ghirardi, Angelo Orlando
Duração: 122 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta a história de Ivo Salvini, um homem que vive sempre entre a realidade e a fantasia, sem conseguir identificar um do outro.

O filme só ficou famoso por ser aquele que marcou a despedida das telas do mestre Fellini. As críticas em geral foram ruins e a história era dependente demais do estilo exagerado de atuar de Benigni. A cena mostra um baile moderno, ao som de Michael Jackson.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de Nicola Piovani criada para o filme. A trama mostra um "lunático" no estilo clássico, um maluco do bem, interpretado por Benigni.  A base é o livro Poemas de um Lunático, de Ermano Cavazzoni.

Acima de Qualquer Suspeita

FICHA TÉCNICA
Título original: Presumed Innocent
Estados Unidos
colorido
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: Frank Pierson e Pakula
Elenco: Harrison Ford, Brian Dennhehy, Raul Julia, Bonnie Bedelia, Greta Scacchi
Duração: 127 Minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O advogado Rusty Sabich descobre que sua colega Carolyn foi assassinada. O caso chama a atenção de seu chefe. Por isso, Rusty quer acabar com as evidências de sua relação com a moça.

Baseado no best seller de Scott Turow, o suspense teve Harrison Ford na pele do advogado infiel. Mas a moça era descrita como uma oportunista que só pensava em subir na carreira. O desfecho é Surpreendente.

E POR FALAR NISSO ...

Cena tensa de tribunal. Na trama, o advogado interpretado por Ford acaba preso, mas contrata um outro profissional (Raul Julia) e conta com o apoio da esposa (Bonnie Bedelia), que perdoou sua escapada.

Agenda Secreta

FICHA TÉCNICA
Título original: Hidden Agenda
Estados Unidos
colorido
Direção: Ken Loach
Roteiro: Jim Allen
Elenco: Frances McDormand, Brian Cox, Brad Dourif, Mai Zitterling, Bernard Archard
Duração: 106 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme se passa na Irlanda do Norte, na violenta Belfast dos anos 80, e envolve o mistério sobre o assassinato de um advogado.

A produção mostra mais uma vez a predileção do dretor inglês Ken Loach pelos temas políticos, e com a sua visão de esquerda, como já mostrou em Pão e Rosas e Ventos da Liberdade. O resultado foi sóbrio e interessante.

E POR FALAR NISSO...

A trama mostra que o morto tinha atuação destacada em direitos humanos e, para resolver o mistério, unem forças um ativista norte-americano e um policial inglês. Mas eles podem estar mexendo num ninho de vespas...

Alta Tensão

FICHA TÉCNICA
Título original: Bird on a Wire
Estados Unidos
colorido
Direção: John Badham
Roteiro: David Seltzer, Eric Lerner
Elenco: Mel Gibson, Goldie Hawn, David Carradine, Bill Duke, Stephen Tobolowsky
Duração: 110 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Há 15 anos o policial Rick Jarmin está no Programa de Proteção à Testemunha, porque ajudou a condenar um traficante de drogas.

Acontece que o traficante está prestes a receber liberdade condicional. E vai sair da cadeia pensando em vingança contra Rick, interpretado por Mel Gibson, que fica numa sinuca.

E POR FALAR NISSO...

Rick procura a ex-noiva Marianne (Goldie Hawn), que pensava que ele havia morrido há 15 anos num acidente de avião, a explicação oficial para seu sumiço. A dupla central tem química em cena.

Aracnofobia

FICHA TÉCNICA
Título original: Aracnophobia
Estados Unidos
colorido
Direção: Frank Marshall
Roteiro: Dan Jakoby
Elenco: Jeff Daniels, Julian Sands, John Goodman, Harley Jane Kozak, Brian McNamara
Duração: 105 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Conta a história da família de um médico que decide se mudar para o Interior, mas na casa começam a aparecer aranhas e mortes passam a acontecer.

Com produção executiva de Steven Spielberg, o filme foi elogiado mas não chegou a fazer bilheteria tão expressiva por um motivo muito simples: quem tem aracnofobia (e não devem ser poucos), não quis ver. O estilo é parecido com o de Os Pássaros, de Hitchcock.

E POR FALAR NISSO...


A trama conta que o médico, personagem principal, era aracnofóbico e a situação acabou sendo ideal para vencer o medo, pelo choque. As aranhas utilizadas vieram da Nova Zelândia e eram inofensivas aos atores.

As Idades de Lulu

FICHA TÉCNICA
Título original: Las Edades de Lulu
Espanha
colorido
Direção: Bigas Luna
Roteiro: Bigas Luna, Almudena Grandes
Elenco: Francesca Neri, Oscar Ladorire, Maria Barranco, Javier Bardem, Fernando Guillén
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Aos 15 anos de idade, Lulu não resiste ao charme de Pablo, um amigo da família. Depois dessa experiência, continua alimentando o desejo por ele.

O drama de Bigas Luna tem uma alta carga erótica que chegou a provocar polêmica. A italiana Francesca Neri viveu a desinibida heroína e o novato Javier Bardem era Jimmy, um amigo cafajeste da moça.

E POR FALAR NISSO...

A trama, classificada pela publicidade de "um clássico do cinema erótico", mostra o eterno de jogo sexual entre Lulu e o quarentão Pablo (Oscar Ladoire). Porém, aos 30 anos, Lulu começa a sentir que ficou cansada desse universo.

As Tartarugas Ninja

FICHA TÉCNICA
Título original: Teenage Mutant Ninja Turtle
Estados Unidos
colorido
Direção: Steve Barron
Roteiro: Kevin Eastman, Peter Laird
Elenco: Elias Koteas, Judith Hoag, Josh Pais, David Forman, Leif Tilden
Duração: 93 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Nos esgotos de Nova York, um rato e quatro tartarugas tornam-se mutantes depois de entrarem em contato com líguido radiotativo mutagênico. O rato, Mestre Splinter, educou as tartarugas.

Trailer do enorme, que também é desenho animado. No gênero, por mais absurda que pareça a trama, maior a possibilidade de virar cult. As tartarugas viraram praticantes de artes marciais e combatem uma onda de crimes na cidade.

E POR FALAR NISSO...

O quarteto, além do grito de guerra Cowabunga!, é identificado pela cor da bandana e as armas que usam. E os nomes são homenagens a pintores famosos. Leonardo (azu) usa katanas, Michelangelo (laranja) usa nuinchakus. Raphael (vermelho) usa sais. Donatelo (lilás) o cajado Bo. E eles amam pizza!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ata-me!

FICHA TÉCNICA
Título original: Atame!
Espanha
colorido
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Almodóvar e Yugi Beringola
Elenco: Antonio Banderas, Victoria Abril, Loles León, Julieta Serrano, Maria Barranco
Duração: 97 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Depois de receber alta de um hospital psiquiátrico, rapaz sequestra uma estrela de filmes pornográficos por quem é obcecado.

Trailer de um dos maiores sucessos de Almodóvar, com Antonio Banderas e Victoria Abril em grande forma. Eles são Ricky e Marina, e a trama mistura amor e loucura com um belo resultado.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o casal central e Loles Léon ao som da música pop Resistiré. Na trama, Rick deixa Marina amarrada e conta que só a soltará quando ela aprender a ficar apaixonada por ele.

Bala na Cabeça

FICHA TÉCNICA
Título original: Die Xue Jie Tou
China
colorido
Direção: John Woo
Roteiro: Janet Chun, Patrick Leung
Elenco: Tony Leung, Jackie Cheung, Waise Lee, Simon Yam, Fennie Yuen
Duração: 136 minutos
Gênero: ação

Sinopse: No final dos anos 60, três amigos inseparáveis deixam Hong Kong rumo a Saigon com o objetivo de ganhar dinheiro fácil.

Trailer, com legendas em inglês, de um dos filmes mais famosos de John Woo, e que levou seu nome para o Ocidente. Além da ação constante, uma de suas marcas, tinha um lado de road movie, ao mostrar a viagem dos três amigos.

E POR FALAR NISSO...

A trama mostra que, ao chegarem em Saigon, os amigos acabam se envolvendo com a máfia chinesa e sofrem as consequências. O que acaba colocando em risco a longa amizade que os une.

Crazy People - Muito Loucos

FICHA TÉCNICA
Título original: Crazy People
Estados Unidos
colorido
Direção: Tony Bill, Barry Young
Roteiro: Mitch Markowitz
Elenco: Dudley Moore, Daryl Hannah, Paul Reise, J.T. Walsh, David Paymer
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Emory Leeson é um estressado publicitário que, quando sugere "falar a verdade na publicidade", é internado num manicômio.

Interessante comédia que sugere a total incompatibilidade entre verdade e propaganda. Sugere? O britânico Dudley Morre estava inspirado na pele do publicitário que termina na camisa de força.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com trechos da Hello Song, cantada por uma dupla de malucos. A trama conta que, mesmo internado, Emory arruma um jeito de bolar novas campanhas publicitárias. Loucamente verdadeiras.

O Cadillac Azul

FICHA TÉCNICA
Título original: Coupe de Ville
Estados Unidos
colorido
Direção: Joe Roth
Roteiro: Mike Binder
Elenco: Patrick Dempsey, Arye Gross, Daniel Stern, Alan Arkin, James Gammon
Duração: 99 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Em 1963, três irmãos que não se suportam são unidos pelo pai para uma missão muito especial: entregar um carro de presente para a mãe.

Cenas de abertura do filme que o tio (Dempsey, Gross e Stern) tentam se entender durante a viagem com um clássico Cacillac azul, o Coupe de Ville. E que deve ser levado sem nenhum arranhão de Michigan até a Flórida.

E POR FALAR NISSO...

Os três jovens cruzam o país de norte a sul e suas personalidades antagônicas fazem com que a viagem se torne um inferno. Mas tudo pode estar mudado quando eles chegarem ao ponto final...

Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus

FICHA TÉCNICA
Título original: The Rescuers Down Under
Estados Unidos
colorido
Direção: Hendell Butoi, Mike Gabriel
Roteiro: Margery Sharp, Jim Cox
Elenco: vozes de Eva Gabor, Bob Newhart, John Candy, George C. Scott
Duração: 74 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Os ratinhos Bernardo e Bianca, especialistas em resgatar seres em perigo, vão para a Austrália a fim de salvar um menino em perigo.

As cenas mostram a chegada à Austrália nas asas do albatroz Willbur. Foi a continuação do desenho animado do Estúdios Disney de 1977, e que fez especial sucesso com as crianças brasileiras.

E POR FALAR NISSO...

O filme foi o segundo da Disney em que os personagens principais não cantam, mas a trilha brasileira tinha até Codinome Beija-Flor, de Cazua. O veterano George C.Scott aparecia na dublagem original como o vilão, o velho que prende o menino numa armadilha para animais.

Caçada ao Outubro Vermelho

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hunt for the Red October
Estados Unidos
colorido
Direção: John McTiernan
Roteiro: Larry Ferguson, Donald Stewart
Elenco: Sean Connery, Alec Baldwin, Scott Glenn, Sam Neill, James Earl Jones
Duração: 134 minutos
Gênero: ação

Sinopse: Um oficial da marinha soviética resolve testar um submarino secreto, entre especulações de deserção e atentado nuclear.

Sean Connery era o oficial, o capitão Marko Raimus, e Outubro Vermelho o nome do submarino. Na trama, o capitão e sua tripulação buscam escapar de uma caçada empreendidas tanto por americanos quanto soviéticos para não agravar a tensão entre as duas potências.

E POR FALAR NISSO...

A cena no submarino tem o hino sovíético. A história era baseada num best seller de Tom Clancy. Nas outras duas adaptações de obras dele, Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato, o papel do agente Jack Ryan, que aqui foi de Alec Baldwin, ficou com Harrison Ford.

Conto da Primavera

FICHA TÉCNICA
Título original: Conte de Printemps
França
colorido
Direção e roteiro: Eric Rohmer
Elenco: Anne Teyssédere, Hugues Quester, Florence Darrel, Eloise Bennet, Sophie Robin
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia romântica

Sinopse: Conta a história da professora de filosofia Jeanne. Quando seu noivo vai viajar, ela aceita o convite da estudante Natasha para ficar na casa dela.

Trailer do mais conhecido "conto de estação" de Rohmer. A história mostra vários mal-entendidos que acontecem, durante esta temporada, entre Jeanne, Natasha, o pai de Natasha e a namorada dele.

E POR FALAR NISSO...

Tanto Jeanne quanto Natasha, que estuda música, são descritas como temperamentais. O maior problema é que some uma jóia valiosa de Natasha e ela acusa a namorada do pai. Será verdade ou ciúme dela?