terça-feira, 30 de abril de 2013

Alice nas Cidades

FICHA TÉCNICA
Título original: Alice in den Städten
Alemanha
preto e branco
Direção e roteiro: Win Wenders
Elenco: Rüdiger Vogler, Yella Rotlländer, Lisa Kreuzer, Edda Kochli, Ernst Boehm
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O fotógrafo Phil conhece Alice, a filha de uma mulher que conheceu e apaixonou-se por ele. Quando a mãe de Alice desaparece, ele faz de tudo para encontrá-la.

Dentro do estilo road movie (que Win Wenders adora) e rodado em preto e branco, o filme é hoje considerado um dos que influenciaram o brasileiro Central do Brasil.

E POR FALAR NISSO...

O homem e a menina percorrem grande parte da Alemanha, numa narrativa fortemente influenciada pelo simbolismo. Até que Alice desiste de procurar a mãe e vai atrás da avó.

Terra Prometida

FICHA TÉCNICA
Título original: La Terra Prometida
Chile
colorido
Direção: Miguel Littin
Roteiro: Littin
Elenco: Nelson Villagra, Marcelo Galete, Rafael Benavente, Shenda Romano, Pedro Manuel Alvarez
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história dos agricultores chilenos afetados pela crise econômica aos quais se juntam os trabalhadores de nitrato, em busca de novas condições de vida.

O filme só foi apresentado no seu país de origem nos anos 90. Por um motivo óbvio: a subida ao poder do general Augusto Pinochet, que proibiu o filme e se tornou um dos maiores inimigos de Miguel Littin.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com cenas marcantes do drama de teor socialista. Miguel Littin é um dos mais engajados cineastas contra a ditadura de Pinochet e que, mesmo perseguido, conseguiu levar adiante seu trabalho.

A Primeira Página

FICHA TÉCNICA
Título original: The Front Page
Estados Unidos
colorido
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Wilder, I.A.L. Diamond
Elenco: Jack Lemmon, Walter Matthau, Vincent Gardenia, Charles Durning, Susan Sarandon
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um inescrupuloso editor chefe tenta dissuadir seu melhor repórter de se casar às vésperas daquela que pode ser a maior reportagem deles.

O filme é a terceira adaptação para as telas da peça de Ben Hecht e Charles McArthur. Todas foram sucesso. A trama fala sobre o enforcamento de um prisioneiro acusado de homicídio.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo aos filmes de Billy Wilder, cineasta que deixou obras primas irretocáveis, tanto na comédia (Quanto mais Quente Melhor) quanto no drama (Crepúsculo dos Deuses). Em 1990, quando recebeu o Oscar de filme estrangeiro por Sedução, o espanhol Fernando Trueba disse o seguinte: "Eu não acredito em Deus, mas acredito em Billy Wilder."

O Relojoeiro

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Horloger de Saint Paul
França
colorido
Direção: Bertrand Tavernier
Roteiro: Tavernier, Pierre Bost, Jean Faurenche
Elenco: Philippe Noiret, Jean Rochefort, Jacques Denis, Yves Afonso, Julien Bertheau
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em Lyon, no bairro de Sain Paul, o relojoeiro Descombes descobre que a polícia procura deu filho, acusado de assassinato.

A vida do relojoeiro, interpretado por Phillipe Noiret, já é triste pelo fato de ter sido abandonado pela esposa. Sozinho e com mais esse drama, acaba sofrendo o preconceito da comunidade.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de Philipe Sarde. O roteiro do filme é uma adaptação de um livro do grande escritor Georges Simenon, para os tempos atuais (1974). Depois de saber tanta coisa, o relojoeiro chega à conclusão de que não conhece o seu filho.

Violência e Paixão

FICHA TÉCNICA
Título original: Gruppo di Famiglia in un Interno
Itália
colorido
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Visconti, Suso Cecchi D'Amico, Enrico Medioli
Elenco: Burt Lancaster, Helmut Berger, Silvana Mangano, Claudia Cardinalle, Stefano Patrizi
Duração: 121 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um professor aposentado vive sozinho numa mansão da Roma dos anos 70. Mas sua rotina é transformada quando quatro pessoas de uma família desonrada se mudam para o andar de cima.

O roteiro do filme de Luchino Visconti, um aristocrata que tinha identificações com as camadas populares, mostra a luta de classes de forma bem elegante. O americano Burt Lancaster, amigo de longa data do cineasta, estava perfeito na pele do professor.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, o professor se vê invadido de tal forma pelas pessoas que habitam o andar de cima da mansão, que por fim acaba esquecendo a única coisa que lhe dá prazer: a arte.

Perfume de Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: Profumo di Donna
Itália
colorido
Direção: Dino Risi
Roteiro: Risi, Ruggero Marcari
Elenco: Vittorio Gassman, Agostina Belli, Alessandro Momo, Moira Orfei, Franco Ricci
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um cego e amargo capitão do Exército faz um tour pela Itália, acompanhado por seu jovem assistente. No princípio tudo parece divertido, mas há uma surpresa no fim da viagem.

Um grande sucesso de Vittorio Gassman. O ator deu um show na pele do capitão Fausto Consolo, que usa seu apurado olfato para descobrir mulheres atraentes. O final é surpresa.

E POR FALAR NISSO....

O filme foi refeito 18 anos depois nos Estados Unidos. Quem fez o personagem foi Al Pacino, cuja interpretação memorável lhe garantiu o Oscar de ator. Mas a trama foi bem mais açucarada.

Por um Destino Insólito

FICHA TÉCNICA
Título original: Travolti da un Insolito Destino nell'azzurro Mare D'Agosto
Itália
colorido
Direção e roteiro: Lina Wertmuller
Elenco: Giancarlo Gianinni, Mariangela Melato, Riccardo Salvino, Isa Danieli, Luis Suarez
Duração: 116 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Milionária aluga iate para se divertir com amigos no Mediterrâneo. E acaba tendo um tórrido caso de amor com um comunista.

Mais um filme de Lina Wertmuller com sua dupla favorita, Gianinni e Melato. O texto fala de feminismo, guerra dos sexos e luta de classes. De repente a dupla se vê numa ilha deserta e precisa aprender a conviver.

E POR FALAR NISSO...

Não se sabe bem a razão que levou Madonna e seu ex-marido Guy Ritchie a comandar uma refilmagem, que ganhou o título brasileiro de Destino Insólito. E chamaram o filho de Giancarlo, Adriano Gianinni para ser o galã. A crítica destruiu o trabalho que, se não acabou com a carreira, contribuiu para terminar o casamento.

Alice não Mora Mais Aqui

FICHA TÉCNICA
Título original: Alice Doesn't Live Here Anymore
Estados Unidos
colorido
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Robert Getchell
Elenco: Ellen Burstyn, Kris Kristofferson, Harvey Keitel, Jodie Foster, Diane Ladd
Duração: 112 minutos
Gênero: romance

Sinopse: O filme conta a história de Alice Hyatt, uma mulher que perde o marido e acaba se envolvendo com um homem perigoso.

Uma trama mais leve do naturalmente sombrio Martin Scorsese. Alice, vivida por Ellen Burstyn, ralava como garçonete, tinha uma filha hiperativa (Jodie Foster) e tentava se entender com um bonitão (Kristofferson).

E POR FALAR NISSO...

Ellen Burstyn ganhou o Oscar, apresentado por Jack Lemmon, por sua interpretação, concorrendo com Diahann Carrol, Faye Dunaway, Valerie Perrine e Gena Rowlands. Ela não estava presente e Scorsese recebeu o prêmio por ela.

A Trama

FICHA TÉCNICA
Título original: The Parallax View
Estados Unidos
colorido
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: David Giller, Lorenzo Semple Jr.
Elenco: Warren Beatty, Paula Prentiss, William Daniels, Walter McGinn, Hume Cronyn
Duração: 102 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um ambicioso repórter político americano fica encurralado enquanto investiga o assassinato de um senador.

Trailer do filme em que Warren Beatty começava uma carreira com produções mais fortes do ponto de vista temático, como essa, que mostra como a política norte-americana é cheia de sujeiras.

E POR FALAR NISSO..

Foi um grande sucesso e abriu caminho para várias tramas sobre teorias da conspiração. É que a investigação leva Joseph Frady (Beatty) a um complô envolvendo uma empresa multinacional.

Toda uma Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Toute une Vie
França
colorido
Direção: Claude Lelouch
Roteiro: Lelouch e Pierre Uetterhoeven
Elenco: Marthe Keller, Andre Dussolier, Charles Denner, Carla Gravina, Gilbert Becaud
Duração: 150 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme tem uma narrativa muito simples: mostra a paixão entre um homem e uma mulher, que começa há muitos anos, desde que eles são jovens.

O filme é centrado nas canções de Gilbert Becaud, clássicos do sentimentalismo francês que ajudam a entender a história de amor. Coisa que Claude Lelouch fazia sem pudor ou medo da crítica.

E POR FALAR NISSO...

O maior sucesso de Becaud, Et Maintenant, também foi utilizado para contar a história. A trama atravessa várias gerações e continentes. Foi sucesso de público.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vicente, Francisco, Paulo e os Outros

FICHA TÉCNICA
Título original: Vincent, François, Paul et les Autres...
França
colorido
Direção: Claude Sautet
Roteiro: Sautet, Jean-Loup Labadie
Elenco: Yves Montand, Michel Piccoli, Serge Reggiani, Gérard Depardieu, Marie Dubois
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de três amigos de infância que atravessam a crise da meia-idade. Resistirá a amizade que os une a esta série de problemas?

O filme fez um enorme sucesso, muito por conta do belo elenco masculino: Yves Montand (Vincent), Michel Piccoli (François) e Serge Reggiani (Paul). O então jovem Gérard Depardieu era Jean.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música feita especialmente por Phillipe Sarde. O filme ganhou o Prêmio Jean Cocteau de 1974, um dos mais importante do cinema francês naquela época.

Escalada ao Poder

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Mouton Enragé
França
colorido
Direção: Michel Deville
Roteiro: Christopher Frank e Roger Blandel
Elenco: Jean-Louis Trintgnaint, Jean-Pierre Cassel, Romy Schneider, Jane Birkin, Henry Garcin
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O tímido Nicholas trabalha em um banco. Ele fica amigo da atirada Marie-Paule e os dois acabam dormindo juntos.

O problema é que Nicholas conta o fato a um amigo, que decide armar um plano para manipular a vida dele. E nisso está incluída a bela Roberthe, interpretada por Romy Schneider.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Jean-Louis Trintgnaint ao lado de Jane Birkin, a sensual Marie-Paule. A relação, como se vê, é bastante estranha. Assim como o amigo de Nicholas, o escritor manipulador.

Os Animais Também são Seres Humanos

FICHA TÉCNICA
Título original: Animals are Beautiful People
África do Sul
colorido
Direção e roteiro: Jamie Uys
Elenco: narração de Paddy O'Bourne
Duração: 92 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O documentário, inteiramente filmado na África, resultou alegre e revelador ao mostrar os hábitos desses seres que tanto se parecem com a gente: os animais.

O diretor Jamie Uys, que ficou famoso em todo o mundo por Os Deuses Devem Estar Loucos, levou quatro anos para este trabalho. Ele e equipe percorreram quase 200 mil quilômetros de territórios selvagens.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra vários tipos de animais, de lagartas a macacos. O diretor enfrentou os maiores perigos para surpreender todo tipo de animal em seu habitat natural. A produção ganhou o Globo de Ouro de documentário.

Assassinato no Orient Express

FICHA TÉCNICA
Título original: Murder on the Orient Express
Estados Unidos
colorido
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Paul Dehn
Elenco: Albert Finney, Lauren Bacall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Sean Connery
Duração: 127 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Em dezembro de 1935, o detetive Hercule Poirot embarca no Orient Express e conhece Ratchett, um aposentado que conta estar recebendo cartas anônimas. Logo o homem aparece morto em sua cabine.

Trailer do filme baseado em livro de Agatha Christie, publicado em 1934. O elenco reuniu uma quantidade impressionante de astros e no final a pergunta era: quem tinha matado o aposentado?

E POR FALAR NISSO...

Dama da interpretação, Ingrid Bergman ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por sua interpretação das mãos de Peter Falk e Katherine Ross. Elegante, ela destacou o trabalho da concorrente Valentina Cortese.

Harry, o Amigo de Tonto

FICHA TÉCNICA
Título original: Harry and Tonto
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Mazursky
Roteiro: William Rose
Elenco: Art Carney, Ellen Burstyn, Melanie Mayron, Josh Mostel
Duração: 115 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Harry Coombes é um viúvo idoso forçado a deixar seu apartamento em Nova York. Então, passa a viajar pelo país com seu gato de estimação.

Trailer da comédia dramática que fala de solidão e velhice sem pieguice. Durante sua jornada, Harry visita a filha, conhece uma garota de 16 anos a quem apresenta para o neto. E nunca desanima.

E POR FALAR NISSO...

Art Carney surpreendeu e ganhou o Oscar de ator por sua interpretação. Ele concorreu com Albert Finney, Dustin Hoffman, Jack Nicholson e Al Pacino. Recebeu o prêmio de Glenda Jackson.

Era uma Vez em Hollywood

FICHA TÉCNICA
Título original: That's Entertainment
Estados Unidos
colorido/ preto e branco
Direção e roteiro: Jack Haley Jr.
Elenco: Frank Sinatra, Fred Astaire, Bing Crosby, Judy Garland, Elizabeth Taylor, Gene Kelly
Duração: 134 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Coletânea de trechos de filmes musicais com narração e depoimentos de antigos astros, lembrando os 50 anos da Metro Goldwyn Mayer.

Trailer do filme que fez enorme sucesso e desencadeou uma onda de saudosismo, por conta de aparição de vários astros. Por conta da calorosa recepção do público, teve duas continuações.

E POR FALAR NISSO...

A cena destaca a participação de Gene Kelly. O elenco era grandioso e também incluía Mickey Rooney, Debbie Reynolds, James Stewart e Liza Minelli, representando sua falecida mãe, Judy Garland.

Lancelot do Lago

FICHA TÉCNICA
Título original: Lancelot du Lac
França
colorido
Direção: Robert Bresson
Roteiro: Bresson
Elenco: Antoine Rabad, Arthur de Montalembert, Charles Balsam, Christian Schhlumberger
Duração: 85 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a mesma história dos cavaleiros do Rei Artur, que agora são homens comuns e voltam de uma fracassada busca pelo Santo Graal.

Trailer do filme em que o francês Robert Bresson apresenta sua versão muito especial da lenda dos cavaleiros da távola redonda. Foi um sucesso de crítica.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é um tributo à carreira de Robert Bresson, destacando seus principais filmes. Bresson é dono de um estilo próprio e sempre admirado. Em Lancelot do Lago, ele centrou a narrativa na relação entre o cavaleiro e Guinevere.

Renegados até a Última Rajada

FICHA TÉCNICA
Título original: Thieves Like Us
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Altman
Roteiro: Altman, Calder William
Elenco: Keith Carradine, Shelley Duvall, John Shuck, Bert Remsen, Louise Fletcher
Duração: 123 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Três assassino condenados escapam de uma prisão rural no Mississipi em 1937 e passam a fazer o que mais sabem: assaltar bancos.

Cena do filme ao som da música eletrônica Maria Marie. O filme mostra as vidas que se cruzam dos três assaltantes: Bowie (Carradine), Chicamaw (Shuck) e T-Dub (Bert Remsen).

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra uma entrevista com Shelley Duvall durante o Festival de Cannes de 1974, onde o filme foi apresentado. Ela era uma das atrizes favoritas de Altman e fez a fazendeira Keechie, que se apaixona por Bowie.

A Prima Angélica

FICHA TÉCNICA
Título original: La Prima Angelica
Espanha
colorido
Direção: Carlos Saura
Roteiro: Saura, Rafael Azcona
Elenco: Lina Canalejas, Julieta Serrano, José Luiz Lopez Vasquez, Encarna Paso, Fernando Delgado
Duração: 107 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Com o intuito de sepultar sua mãe no túmulo da família, Luis viaja para o interior da Espanha e conhece uma mulher muito especial.

A trama mostra que Luis se hospeda na casa de sua tia e então conhece a prima Angélica. Ele não a via há muitos anos e agora ela está casada e com uma filha.

E POR FALAR NISSO...

O encontro acaba acendendo as lembranças dele naquele lugar durante a Guerra Civil Espanhola. E começa uma relação especial. Filme doce e sentimental, com o toque de classe de Saura.

Golpe Baixo

FICHA TÉCNICA
Título original: The Longest Yard
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Albert Ruddy, Tracy Keenan Wynn
Elenco: Burt Reynolds, Eddie Albert, James Hampton, Ed Lauter, Anita Ford
Duração: 121 minutos
Gênero: ação

Sinopse: O astro de futebol americano Paul "Wrecking" Crewe é obrigado a parar de jogar quando é acusado de aceitar dinheiro para "entregar  um jogo.

O filme acompanha a vida errante do jogador interpretado por Burt Reynolds. Ele briga com a namorada rica, sai com o carro dela, bate e é preso. Vai para um presídio, onde integra o time de futebol.

E POR FALAR NISSO...

Na cadeia, ele precisa aprender a se virar. Forma o time dos presidiários e acha uma excelente oportunidade para surrar os guardas da outra equipe. O filme teve uma reedição recente, lançada em 2005, estrelada por Adam Sandler, e que aparece neste clipe.

domingo, 28 de abril de 2013

Emmanuelle

FICHA TÉCNICA
Título original: Emmanuelle
França
colorido
Direção: Just Jaeckin
Roteiro: Jean-Louis Richard
Elenco: Sylvia Kristel, Alain Cuny, Marika Green, Daniel Sarky, Cristine Boisson
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Emanuelle voa para Bangcoc a fim de se encontrar com seu marido, Jean, um diplomata. Ele pergunta se ela teve outros amantes, e ela diz que não.

O filme foi um imenso e inesperado sucesso em todo o mundo. No Brasil, a atriz Sylvia Kristel chegou a ser recebida pelo presidente do Senado. No Japão, a expressão "emanueru suru", fazer a Emanuelle, significa ter um caso extraconjugal.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é uma homenagem a Sylvia Kristel, que ficou marcada para sempre pela personagem, também em três continuações. O filme marcou a fase dos "pornô chic". Kristel morreu em 2012, aos 60 anos. A música é Flesh and Blood, de Roxy Music.

General Idi Amin Dada

FICHA TÉCNICA
Título original: General Idi Amin Dada: Autoportrait
França
colorido
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Schroeder
Elenco: Idi Amin
Duração: 90 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O filme mostra o general Idi Amin no auge de seu poder como presidente de Uganda, de 1971 a 1979. Foi feito com o apoio do ditador.

O roteiro, do próprio diretor, tem uma série de entrevistas nas quais Amin expõe suas teorias nada convencionais a respeito de política, economia e relações internacionais.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra uma entrevista do presidente. O general Idi Amin apareceu como astro da ficção O Último Rei da Escócia, de 2005, um grande sucesso e que deu a Forrest Whitaker, intérprete do ditador, o Oscar de ator.

O Importante é Amar

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Important C'Est D'Aimer
França
colorido
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Zulawski, Christopher Frank
Elenco: Romy Schneider, Fabio Testi, Jacques Dutronc, Claude Dolphin, Klaus Kinski
Duração: 130 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Uma linda e talentosa atriz entra em decadência e não vê outra alternativa a não ser aceitar papéis em filmes hardcore.

O filme foi uma prova de coragem de Romy Schneider, cuja personagem entra numa espiral de declínio até chegar aos filmes de sexo explícito. Mas ela pode encontrar o amor nesse meio, representado por um jovem fotógrafo.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra os bastidores das filmagens. Romy ganhou o Cesar, Oscar francês, de atriz. O diretor Zulawsky ficou famoso por exigir muito de suas estrelas, como Isabelle Adjani em Possessão.

Pão e Chocolate

FICHA TÉCNICA
Título original: Pane e Cioccolata
Itália
colorido
Direção: Franco Brusati
Roteiro: Brusati, Jaja Fiastri
Elenco: Nino Manfredi, Johnny Dorelli, Anna Karina, Paolo Turco, Ugo D'Alessio
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O italiano Nino, que emigrou para a Suíça, consegue obter um contrato de um mês em um restaurante, mas acaba demitido e despejado de sua casa.

O filme mostra as dificuldades de Nino em se adaptar ao novo país. Ele se recusa a voltar para a Itália e acaba se refugiando na casa de Elena (Anna Karina), uma exilada grega.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Nino retornando à Itália depois de tantas aventuras, inclusive entrando de gaiato no mundo da contravenção. Nino Manfredi teve um grande momento vivendo o personagem.

O Dossiê de Odessa

FICHA TÉCNICA
Título original: The Odessa File
Reino Unido
colorido
Direção: Ronald Neame
Roteiro: Kenneth Ross, George Markstein
Elenco: Jon Voight, Maximilian Schell, Maria Schell, Mary Tamm, Derek Jacobbi
Duração: 130 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: A história tem início em 22 de novembro de 1963, mesmo dia em que o presidente John Kennerdy foi assassinado. Tudo acontece quando o repórter alemão Peter Miller começa a investigar um suposto suicídio.

O roteiro é baseado num livro famoso de Frederick Forsyth, o mesmo de O Dia do Chacal. Miller (Voight) começa seguindo a ambulância onde vai o morto, um judeu que havia sobrevivido a um campo de concentração. E tem muitas surpresas.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Christmas Dream, de Tim Rice e Andrew Lloyd Weber, com Perry Como.  Seguindo as pistas, Miller descobre a organização secreta Odessa, que acoberta criminosos nazistas como o coronel Eduard Roschmann, interpretado por Maximilian Schell.

Dark Star

FICHA TÉCNICA
Título original: Dark Star
Estados Unidos
colorido
Direção: John Carpenter
Roteiro: Carpenter, Dan O'Bannon
Elenco: Dan O'Bannon, Brian Narelle, Carl Kuniholm, Dre Paich
Duração: 83 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Em meados do século 22, a humanidade chegou a um ponto de avanço tecnológico que permite a colonização de outros planetas.

Trailer da mistura de terror com ficção científica que marcou um dos primeiros sucessos de John Carpenter, depois uma referência no gênero. Dan O'Bannon, roteirista e também ator, também virou cineasta de sucesso.

E POR FALAR NISSO...

Dark Star era a nave de reconhecimento de outros planetas que ficou sozinha no espaço por mais de 20 anos em uma missão para destruir planetas "instáveis". O clipe mostra as cenas mais assustadoras.

Edvard Munch

FICHA TÉCNICA
Título original: Edvard Munch
Noruega
colorido
Direção e roteiro: Peter Watkins
Elenco: Geir Westby, Gro Fraas, Johan Halsbog, Lotter Teig, Gro Jarto
Duração: 210 minutos
Gênero: drama

Sinopse: É uma biografia sobre o pintor expressionista norueguês Edvard Munch. Mostra não apenas suas influências artísticas, mas seu lado pessoal, como o caso com uma mulher casada.

O filme é originalmente uma minissérie em três capítulos exibida antes pela televisão norueguesa. Acabou sendo exibido, fora da competição, no Festival de Cannes de 1976 e ganhou boas críticas.

E POR FALAR NISSO...

Para o filme, Watkins utilizou a técnica chamada de docudrama, mistura de ficção com realidade. Chamou atores não-profissionais e algumas cenas contam com narração do próprio diretor. Dizem que o sueco Ingmar Bergman era fã do filme.

Inferno na Torre

FICHA TÉCNICA
Título original: The Towering Inferno
Estados Unidos
colorido
Direção: John Guillermin, Irwin Allen
Roteiro: Stirling Silliphant, Richard Stern
Elenco: Paul Newman, Steve McQueen, Faye Dunaway, William Holden, Fred Astaire
Duração: 158 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Mostra um edifício de 138 andares, chamado Torre de Vidro, que se incendeia no dia da inauguração. O motivo é o uso de material elétrico abaixo da especificação.

Cena do filme que fez enorme sucesso no Brasil, talvez por que naquele mesmo ano aconteceu a tragédia do edifício Joelma. Na história, Paul Newman é o arquiteto que descobre o erro e Steve McQueen interpreta o chefe dos bombeiros.

E POR FALAR NISSO...

Cena de tensão entre Paul Newman e William Holden, o dono do empreendimento cujo genro fez a trapalhada mortal. O grande elenco deu espaço a astros do passado como Fred Astaire e Jennifer Jones.

Amigo entre os Inimigos, Inimigo entre os Amigos

FICHA TÉCNICA
Título original: Svoy Sredi Shushikh, Shuzhoy Sredi Svoikh
União Soviética
colorido
Direção: Nikita Mikhalhov
Roteiro: Mikhalhov, Eduard Volodarski
Elenco: Yuri Bogatryov, Anatoly Solonitsyn, Aleksander Kaidanovsky, Nikita Mikhalhov
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é ambientado logo após a Guerra Civil russa. Mostra como cinco jovens tornaram-se amigos, mas vários acontecimentos os afastam.

O roteiro mostra o clima logo após a Revolução Soviética, com o confronto entre os exércitos vermelho e branco. É considerado um dos mais representativos ao retratar esse período decisivo.

E POR FALAR NISSO...

Curioso é que o diretor Nikita Mikhalhov, com o tempo, acabou saindo da então União Soviética para desenvolver a carreira na Europa e nos Estados Unidos. Aqui ele recebe uma homenagem do Festival de Moscou.

Louca Escapada

FICHA TÉCNICA
Título original: The Sugarland Express
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Hal Barwood, Matthew Robbins, Spielberg
Elenco: Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks, William Atherton, Louise Latham
Duração: 110 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Durante a visita ao marido que estava na prisão, mulher o convence a fugir para resgatar o filho deles, que foi adotado por outro casal.

As cenas mostram o começo da perseguição ao casal maluco. O filme ficou famoso por ser a primeira direção para o cinema de Steven Spielberg, que antes dirigia filmes para a televisão.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é de uma série que destaca os filmes de Spielberg. O enredo é baseado numa história real acontecida no Texas em maio de 1969, quando dois fugitivos sequestraram um policial e percorreram com ele vários Estados americanos.

sábado, 27 de abril de 2013

A Árvore das Folhas Rosas

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Albero Dalle Foglie Rosa
Itália
colorido
Direção: Armando Nanuzzi
Roteiro: Antonio Troiso, Claudio Masenza
Elenco: Renato Cestié, Marisa Merlin, Rina Morelli, John Ricahrdson, Carmen Scarpitta
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Garoto sofre as consequências da primeira crise conjugal dos pais, que decidem se separar. E faz de tudo para ver os dois novamente juntos.

A história é contada pelos olhos do pequeno Marco, interpretado por Renato Cestié. O drama italiano fez sucesso exatamente pelo despudor de ser sentimental e por explorar o emocional do público.

E POR FALAR NISSO....

Clipe com a música principal do filme, criada por Franco Micalizzi. Ao ver que os pais vão cada um para seu lado, Marco experimenta uma sensação de desamparo, só diminuída pela presença da avó.

O Amuleto de Ogum

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Francisco Santos
Elenco: Jofre Soares, Anecy Rocha, Ney Santanna, Jards Macalé, Ilya São Paulo
Duração: 112 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Violeiro cego conta a história de um menino que teve o pai e o irmão assassinados e, a pedido da mãe, vai a um terreiro para ter o "corpo fechado".

O filme de Nelson Pereira dos Santos foi um grande sucesso de público e crítica (venceu o Festival de Gramado e fez sucesso em Cannes). Hoje, em tempos de intolerância religiosa, talvez tivesse carreira mais cheia de dificuldades...

E POR FALAR NISSO...

O rapaz foi vivido por Ney Santanna, filho do diretor. Na história, ao crescer, ele faz tudo errado: envolve-se com o crime na Baixada Fluminense e vira amante de um bicheiro.

A Fortaleza de Ouro

FICHA TÉCNICA
Título original: Sonar Kella
Índia
colorido
Direção e roteiro: Satiajit Ray
Elenco: Santanu Bagchi, Ajoy Banerjee, Haradhan Banerjee, Kushal Chacravarti
Duração: 120 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Mukul, segundo dizem, é capaz de lembrar momentos de sua vida passada. Ele fica acordado até tarde e desenha cenas de batalha que diz ter presenciado.

O filme marca a volta à atividade de Satiajit Ray, considerado o maior cineasta indiano. Na trama, o pai leva o menino a um parapsicólogo e este acredita que o local desenhado fica no estado de Rajastão.

E POR FALAR NISSO...

Clipe que analisa a obra do grande cineasta Satyajit Ray. A história, que aborda a mediunidade, foi bastante elogiada. A partir da consulta, começa uma busca pela tal Fortaleza de Ouro desenhada por Mukul. E mais tarde descobrem que está na cidade de Jaisalmer.

Stardust

FICHA TÉCNICA
Título original: Stardust
Reino Unido
colorido
Direção: Michael Apted
Roteiro: Ray Connoly
Elenco: David Essex, Adam Faity, Larry Hagman, Marty Wilde, Eddie Byrnes
Duração: 111 minutos
Gênero: musical

Sinopse: O filme é ambientado nos anos 60, mostrando vários jovens interessados em seguir carreira no mundo do rock.

A frase de divulgação do filme já mostrava bem do que a história fala: "Mostre-me um garoto que nunca quis ser uma estrela de rock e eu lhe mostrarei um mentiroso".

E POR FALAR NISSO...

A história mostra Jim McLaine (David Essex) lutando para criar e fazer sucesso com a banda The Stray Cats, apesar de todas as crises de ego. Vários músicos britânicos fizeram participação especial.

O Porteiro da Noite

FICHA TÉCNICA
Título original: Il Portiere di Notte
Itália
colorido
Direção e roteiro: Liliana Cavani
Elenco: Dirk Bogarde, Charlotte Rampling, Philipe Leroy, Gabrielle Ferzetti, Isa Miranda
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Trinta anos após a Segunda Guerra Mundial, uma sobrevivente de um campo de concentração nazista encontra seu carrasco, que trabalha agora como porteiro num prédio em Viena.

O filme causou uma enorme polêmica e a diretora Liliana Cavani acusada de transgressão, pois a personagem feminina sentia prazer nos jogos sadomasoquistas. A ambientação, como mostra a cena, não é nada realista.

E POR FALAR NISSO...

A cena da marmelada ficou famosa. Liliana Cavani foi bastante criticada por abordar o holocausto nazista de maneira considerada desrespeitosa, ou seja a vítima sentindo atração pelo algoz. Polêmica pura.

O Fantasma do Paraíso

FICHA TÉCNICA
Título original: Phantom of the Paradise
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Brian de Palma
Elenco: William Finley, Paul Williams, Jessica Harper, Gerrit Graham, George Memmoli
Duração: 92 minutos
Gênero: musical

Sinopse: O produtor musical Swan rouba a garota e a canção do compositor Leach, que faz de tudo para se vingar do rival.

O enredo é uma óbvia paródia do clássico romântico O Fantasma da Ópera, mas ambientado no mundo da música pop. Brian de Palma acrescenta muita ironia e tornou o filme cult.

E POR FALAR NISSO...

O clipe apresenta o show de roqueiros travestidos. Paul Williams caiu com tudo no exagero na pele de Leach, que também tem o rosto desfigurado e passa a assombrar o templo do rock Paradise.

Conrack

FICHA TÉCNICA
Título original: Conrack
Estados Unidos
colorido
Direção: Martin Ritt
Roteiro: Harriet Frank Jr., Irving Ravetch
Elenco: Jon Voight, Paul Winfield, Hume Cronyn, Madge Sinclair, Tina Andrews
Duração: 106 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história segue um jovem e idealista professor que vai lecionar numa remota ilha da costa da Carolina do Sul, habitada por famílias negras pobres.

O roteiro é baseado num livro autobiográfico de Pat Conroy, que detalhou sua experiência. O nome faz menção à forma como os alunos diziam seu nome. Uma bela homenagem aos professores.

E POR FALAR NISSO...

Interessado em conhecer sua gente, Conroy também aprende a pescar, de onde eles tiram o sustento. O filme foi muito elogiado e usado em classes do ensino fundamental dos Estados Unidos. Mas nunca foi lançado em DVD.

Os Quatro Mosqueteiros

FICHA TÉCNICA
Título original: The Four Musketeers
Reino Unido
colorido
Direção: Richard Lester
Roteiro: George MacDonald Frasier
Elenco: Michael York, Oliver Reed, Richard Chamberlain, Faye Dunaway, Raquel Welch
Duração: 108 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Continuação da saga de Os Três Mosqueteiros. Agora eles são um quarteto, depois que D'Artagnan recupera as jóias da rainha.

Também conhecida no Brasil como A Vingança de Milady, a produção tem o toque cômico do diretor Richard Lester e um elenco charmoso, com destaque também para Christopher Lee, Geraldine Chapli, Frank Finlay, Simon Ward. e Charlton Heston

E POR FALAR NISSO...

Cenas do duelo final entre D'Artagnan (Michael York) e Rochefort (Christopher Lee). A trama é ambientada num tempo de disputa entre católicos e protestantes. E Milady (Faye Dunaway) é enviada para seduzir D'Artagnan.

Flesh Gordon

FICHA TÉCNICA
Título original: Flesh Gordon
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Benveniste, Howard Ziehm
Roteiro: Michael Benveniste
Elenco: Jason Williams, Suzanne Fields, Joseph Hudgins, William Dennis, Jack Rowe
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme é uma paródia do clássico das matinês Flash Gordon, acrescentando bastante sátira e um tempero erótico, nos nomes dos personagens e nas situações.

Trailer da comédia erótica que teve problemas óbvios com a censura americana. A primeira versão recebeu o certificado X, mas houve uma reedição para que ganhasse classificação R. Os produtores foram obrigados a acrescentar nos cartazes que não tinha nada a ver com Flash Gordon.

E POR FALAR NISSO...

Outra cena do filme que só será curtido como comédia trash. Todas as situações, assim como os personagens, são um exagero só. Hoje virou cult dos que gostam de filme ruim.

Desejo de Matar

FICHA TÉCNICA
Título original: Death Wish
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Winner
Roteiro: Brian Garfiel, Wendell Mayers
Elenco: Charles Bronson, William Redfield, Jeff Goldblum, Vincent Gardenia, Hope Lange
Duração: 93 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Um arquiteto de Nova York tem sua mulher assassinada e sua filha estuprada por um grupo de baderneiros de rua. O fato provoca uma enorme mudança interior.

O filme foi um enorme sucesso de Charles Bronson, com várias continuações. A partir do trauma, seu personagem esquece as tendências liberais e sai atrás da gangue, os Muggers.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra um jovem Jeff Goldblum na pele de um bandido. O filme sempre desperta polêmica, pois em última análise prega a justiça pelas próprias mãos. E o arquiteto vira justiceiro com desejo de matar...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Último Golpe

FICHA TÉCNICA
Título original: Thunderbolt and Lightfoot
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Michael Cimino
Elenco: Clint Eastwood, Jeff Bridges, George Kennerdy, Geoffrey Lewis, Gary Busey
Duração: 115 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Sete anos após um ousado assalto a banco, um experiente ladrão se une a um companheiro mais jovem e irreverente.

A dupla principal, cujos apelidos originais traduzidos seria algo como Trovão e Relâmpago, foi interpretada por Clint Eastwood e Jeff Bridges, um encontro de gerações. E de charme.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música Where Do I Go From Here, escrita e interpretada por Paul Williams. O diretor e roteirista Michael Cimino ganharia o Oscar alguns anos depois por O Franco Atirador.

Corações Loucos

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Valseuses
França
colorido
Direção: Bertrand Blier
Roteiro: Blier, Philipe Dumarçay
Elenco: Gerard Depardieu, Miou-Miou, Patrick Dewaere, Jeanne Moreau, Brigitte Fossey
Duração: 150 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Sem se preocupar com qualquer convenção estabelecida pela sociedade, dois rapazes passam o tempo perambulando pela cidade.

A comédia romântica chamou muito a atenção pelo estilo anárquico e totalmente fora dos padrões para a época. No Brasil, demorou a ser liberada. Na história, uma garota, Marie-Ange (Miou-Miou) se integra ao grupo e se divide entre os dois.

E POR FALAR NISSO...

Seleção de imagens ao som da música-tema, Ballade. Depardieu e Dewaere se tornaram astros com este filme. Mesmo que seus personagens sejam em última instância bandidos que molestam mulheres e assaltem bancos, entre outras coisas.

O Grande Gatsby

FICHA TÉCNICA
Título original: The Great Gatsby
Estados Unidos
colorido
Direção: Jack Clayton
Roteiro: Francis Ford Coppola
Elenco: Robert Redford, Mia Farrow, Bruce Dern, Sam Waterston, Karen Black
Duração: 146 minutos
Gênero: romance

Sinopse: O filme fala sobre Jay Gatsby, que um dia amou a mimada Daisy, mas a perdeu para um rapaz cheio de dinheiro. Só que Gatsby fica misteriosamente rico.

Clipe com imagens da produção ao som de Hello, com Beyoncé. Charmoso e um tanto frio, o filme foi baseado num livro clássico de F. Scott Fitzgerald. A ambientação acontece nos anos 20, a chamada Era do Jazz. Ganhou dois Oscar da Academia.

E POR FALAR NISSO...

O diretor Francis Ford Copolla foi responsável pelo roteiro, e a direção de arte foi muito elogiada. A primeira versão teve Alan Ladd no papel principal, nos anos 50. A terceira, com Leonardo Di Caprio e Carey Mulligan, acaba de estrear.

007 Contra o Homem da Pistola de Ouro

FICHA TÉCNICA
Título original: The Man With the Golden Gun
Reino Unido
colorido
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Richard Maibaum, Tom Mankiewicz
Elenco: Roger Moore, Christopher Lee, Britt Ekland, Maud Adams, Hervé Villechaize
Duração: 125 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: James Bond é ordenado a recuperar um engenho que capta e produz energia a partir do sol e eliminar o assassino Francisco Scaramanga, que utiliza balas de ouro.

Segundo filme da série estrelado por Roger Moore, tem Christopher Lee, famoso pela interpretação de Drácula, como o vilão. Outro destaque do elenco é Vilechaize, o anão Tatoo de A Ilha da Fantasia.

E POR FALAR NISSO...

O filme marcou um momento de crise da franquia. O produtor Harry Saltzman saiu e vendeu os direitos para a Universal. Com isso, a produção do filme seguinte, The Spy Who Loved Me, foi adiada em dois anos. A música tema, cantada por Lulu, é considerada uma das mais fracas.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Stavisky

FICHA TÉCNICA
Título original: Stavisky
França
colorido
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Jorge Semprun
Elenco: Jean-Paul Belmondo, François Pèrier, Anne Duperey, Michel Lonsdale, Charles Boyer
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A narrativa é centrada na vida do financista e fraudador Alexander Stavisky, e as circunstâncias que levaram a sua morte misteriosa, em 1934.

Drama ambicioso dirigido pelo "cabeça" Alain Resnais. Por causa da produção, Belmondo, que queria ser mais visto como ator sério, recusou entrar na continuação de Borsalino. E a bilheteria compensou.

E POR FALAR NISSO...

Entrevista com Belmondo sobre o filme. O que aconteceu com Stavisky mostra bem o jeito francês de ser. O público adorou, mas a crítica achou uma "traição" de Resnais trabalhar com um ator popular como Belmondo.

Black Christmas

FICHA TÉCNICA
Título original: Black Christmas
Canadá
colorido
Direção: Bob Clark
Roteiro: Roy Moore
Elenco: Olivia Hussey, Keir Dullea, Margot Kidder, John Saxon, Andrea Martin
Duração: 90 minutos
Gênero: terror

Sinopse: O roteiro segue um grupo de estudantes universitários que resolve enfrentar um serial killer armado que se esconde numa casa de fraternidade.

Trailer completo do filme canadense independente que acabou se tornando cult por conta das cenas assustadoras e do elenco charmoso que inclui Olivia Hussey (a Julieta de Zeffirelli), Keir Dullea (o astronauta de 2001) e Margot Kidder (a futura Lois Lane de Superman).

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Jess (Olivia) percebendo a chegada do assassino. O filme é considerado um dos precursores da moda do terror entre estudantes. A crítica detestou, mas o público adolescente adorou. A mesma coisa que ainda acontece hoje...

O Grande Vigarista

FICHA TÉCNICA
Título original: The Apprenticeship of Duddy Kravitz
Canadá
colorido
Direção: Ted Kotcheff
Roteiro: Lionel Chetwynd
Elenco: Richard Dreyfuss, Micheline Lanctôt, Jack Warden, Randy Quaid, Joseph Wisemann
Duração: 120 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Na década de 40, no gueto judaico de Montreal, rapaz decidido a fazer fortuna resolve passar por cima de todos os obstáculos.

O filme foi veículo para o estrelato de Richard Dreyfuss, com seu estilo um tanto exagerado, e que havia despontado no ano anterior com Loucuras de Verão. O personagem era de uma cafajestice simpática.

E POR FALAR NISSO...

O personagem principal, Duddy Kravitz, era determinado em conseguir sucesso nos negócios. Para isso, não se importa em magoar a família ou a mulher que amava.

Mahler, uma Paixão Violenta

FICHA TÉCNICA
Título original: Mahler
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Ken Russell
Elenco: Robert Powell, Georgina Hale, Lee Montague, Miriam Karlin, Gary Rich
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A produção é um ensaio biográfico e psicológico a respeito do clássico compositor austríaco Gustav Mahler.

O diretor britânico Ken Russell sempre foi conhecido por seu estilo over e pela obsessão em biografar compositores clássicos (Lizst e Tchaikowsky foram outros). Ele deu uma visão muito pessoal sobre Mahler, sem se ater aos dados reais. A crítica, como sempre, torceu o nariz.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem como base sonora a Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler. A encenação, que simula um nascimento, já dá mostras claras do jeito Ken Russell de filmar.

Romance Popular

FICHA TÉCNICA
Título original: Romanzo Popolare
Itália
colorido
Direção: Mario Monicelli
Roteiro: Agenore Incrocci, Fulvio Scarpelli
Elenco: Ugo Tognazzi, Ornella Muti, Michele Placido, Nicolina Papetti, Vincenzo Crocitti
Duração: 102 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Giulio, operário cinquentão, resolve se casar com Vincenzina, sua linda afilhada de 17 anos. A partir daí, não terá mais sossego.

Ugo Tognazzi viveu o homem de meia-idade obcecado pelo ciúme e a jovem Ornella Muti foi lançada na pele da doce Vincenzina. Como toda comédia de Mario Monicelli, tem também um lado crítico, neste caso ao machismo italiano.

E POR FALAR NISSO...

Breve cena de Ornella Muti no filme. Tudo começa a se complicar quando o casal volta da lua-de-mel e o marido descobre que a moça está apaixonada por Giovani (Michele Placido), um policial bonitão.

Jogando com a Sorte

FICHA TÉCNICA
Título original: California Split
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Altman
Roteiro: Joseph Walsh
Elenco: George Segall, Elliot Gould, Ann Prentiss, Gwen Welles, Edward Walsh
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Dois jogadores e apostadores compulsivos se encontram e planejam uma viagem até Tijuana, no México, onde pretendem participar de um campeonato de pôquer.

George Segal e Elliot Gould viveram Bill e Charles, os dois jogadores desta comédia de Robert Altman, que nunca se contentou com o lugar-comum. As cenas em que eles tentam "ler" as mãos do parceiro e dos adversários são de grande efeito.

E POR FALAR NISSO...

A abertura do filme já trazia cenas de tensão na mesa de carteado. A vida dos dois amigos vai de jogo em jogo, de Reno (Nevada) até o México, e sempre se envolvendo em confusões e bebedeiras.