domingo, 31 de março de 2013

Encurralado

FICHA TÉCNICA
Título original: Duel
Estados Unidos
colorido
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: dennis Weaver, Lou Fritzel, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Gene Dynarski
Duração: 90 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: David Mann está dirigindo seu carros pelas estradas da Califórnia quando, sem qualquer motivo aparente, passa a ser perseguido por um caminhoneiro.

Feito para a televisão americana e com poucos recursos de produção, ficou famoso por marcar a estréia na direção de Steven Spielberg. O jovem cineasta já mostrava seu domínio de cena e chamou a atenção.

E POR FALAR NISSO...

Em nenhum momento, o espectador sabe quem é o motorista maluco e com isso o suspense aumenta ainda mais. O roteiro é basicamente esse jogo de gato e rato, que no começo parece uma brincadeira, mas depois as coisas se complicam.


Macbeth

FICHA TÉCNICA
Título original: Macbeth
Reino Unido
colorido
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Polanski e Kenneth Tynan
Elenco: Jon Finch, Francesca Annis, Martin Shaw, Terence Bayler, John Stryde
Duração: 140 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Versão do clássico de William Shakespeare sobre o escocês das terras altas (highlander) que torna-se monarca por meio de traição e assassinato.

Trailer com bela edição de imagens. O filme tem algumas mudanças em relação à peça, fazendo com que os solilóquios se transformem em monólogos interiores, por conta do realismo psicológico.

E POR FALAR NISSO...

O elenco traz com destaque Jon Finch na pele do rei e Francesca Annis na pele da ambiciosa Lady Macbeth. Na época, Polanski ainda estava sob o impacto do assassinato sem sentido de sua esposa grávida, Sharon Tate, pela família de Charles Manson.

Um Violinista no Telhado

FICHA TÉCNICA
Título original: Fiddler on the Roof
Estados Unidos
colorido
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Joseph Stein
Elenco: Topol, Norma Crane, Leonard Frey, Molly Picon, Paul Main
Duração: 181 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Tevye é um pobre leiteiro que mora numa aldeia na Ucrânia, junto com a mulher e as filhas. E tenta arrumar bons casamentos para todas.

O filme é uma transposição para as telas de um musical de sucesso encenado na Broadway, com texto do próprio Joseph Stein. A base é um livro sobre as raízes judaicas, de Sholom Aleicheim.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem como destaque a música Matchmaker, uma das várias da peça. O roteiro mostra a emigração dos judeus russos para os Estados Unidos, depois da perseguição pelo czar. Ganhou três Oscar: fotografia, trilha sonora e som.


Domingo Maldito

FICHA TÉCNICA
Título original: Sunday Bloody Sunday
Reino Unido
colorido
Direção: John Schlesinger
Roteiro: Penelope Gilliat
Elenco: Peter Finch, Glenda Jackson, Murray Head, Peggy Ashcroft, Daniel Day-Lewis
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um médico judeu, Daniel Hirsh, e uma mulher divorciada de meia-idade, Alex, estão tendo com um caso com o mesmo homem, o artista Bob Elkin.

O roteiro, ousado para os padrões da época, mostra que os dois (Peter Finch e Glenda Jackson) se conhecem, além de terem conhecimento da situação. Mas temem perder o amor de Bob (Murray Head).

E POR FALAR NISSO...

A cena tem o famoso beijo gay entre Peter Finch e Murray Head, que era bastante ousado para a época. Finch foi candidato ao Oscar de ator principal. Outra curiosidade é que o filme marcou a estreia de Daniel Day-Lewis.

Punishment Park

FICHA TÉCNICA
Título original: Punishment Park
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Peter Watkins
Elenco: Patrick Boland, Kent Foreman, Carmen Argenziano, Luke Johnson, Katherine Quittner
Duração: 88 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é um pseudocumentário mostrando as reações da população jovem, contrário à guerra do Vietnã, à prisão e ao julgamento.

É um filme experimental, realizado em 16mm e com uma equipe mínima, que parte para o exagero a partir de uma situação real: o crescimento da oposição nos Estados Unidos.

E POR FALAR NISSO...

O filme fala que, diante do crescente movimento anti-guerra, o presidente americano Richard Nixon decide decretar estado de emergência, o que permite ao governo agir contra os movimentos de direitos civis.

Johnny vai à Guerra

FICHA TÉCNICA
Título original: Johnny Got His Gun
Estados Unidos
colorido/ preto e branco
Direção: Dalton Trumbo
Roteiro: Trumbo e Luis Buñuel (não creditado)
Elenco: Timothy Buttoms, Don Barry, Craig Bovia, Kathy Fields, Peter Bovo
Duração: 111 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: O filme, um dos mais tristes da história do cinema, conta a história do jovem soldado que perdeu os membros e quase todo o rosto, mas não a consciência.

Trailer do único filme dirigido por Dalton Trumbo, que durante anos esteve na lista negra de Hollywood por supostamente ter simpatias comunistas. Ele contou com a ajuda de Luis Buñuel.

E POR FALAR NISSO....

É considerado o maior filme anti-guerra da história do cinema. Uma produção chocante, que mistura imagens coloridas e outras em preto e branco para contar a trágica vida do soldado.

Bananas

FICHA TÉCNICA
Título original: Bananas
Estados Unidos
colorido
Direção: Woody Allen
Roteiro: Allen e Mickey Rose
Elenco: Woody Allen, Louise Lasser, Carlos Montalban, Natividad Abascal, Jacobo Morales
Duração: 82 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta a história de um trapalhão que, depois de ser abandonado pela namorada ativista, viajava para um país da América Latina e envolve-se em sua última rebelião.

Uma das primeiras comédias de Woody Allen, em que adotava um humor sem pretensão. Boa parte da ação se passa no fictício país de San Marcos, uma "república banana", como se dizia. O filme é o número 78 da lista da revista Bravo dos 100 filmes mais engraçados.

E POR FALAR NISSO...

A cena, ambientada no metrô nova-iorquino, traz uma curiosidade: Sylvester Stallone como um ladrão. Foi apenas uma figuração e ele nem foi creditado. Cinco anos depois seria candidato ao Oscar de ator por Rocky, um Lutador.

A Última Fuga

FICHA TÉCNICA
Título original: The Last Run
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Alan Sharp
Elenco: George C. Scott, Tony Musante, Trish Van Devere, Colleen Dewhurst, Aldo Sembelli
Duração: 95 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Um ex-motorista de fuga de Chicago, depois de uma intensa carreira, retirou-se e vive numa vila de pesca portuguesa. Mas é tentado para voltar à vida de crime.

O charmoso George C. Scott era Harry Garmes, o motorista convidado à última fuga. O material de divulgação o identificava como ganhador do Oscar, apesar de ele ter recusado seu prêmio no ano anterior, por Patton Rebelde ou Herói?


E POR FALAR NISSO...

Cena rápida entre Scott e Tony Musante. Harry é convidado a levar um bandido e sua namorada para a França, mas o trabalho é mais perigooso do que ele pensa.

Houve uma Vez um Verão

FICHA TÉCNICA
Título original: Summer of 42
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: Herman Raucher
Elenco: Jennifer O'Neil, Gary Grimes, Jerry Houser, Oliver Conant, Katherine Allentuck
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Relata as férias de verão de três garotos na ilha de Nantucket, em 1942. Hermie, um deles, apaixona-se por Dorothy, mulher carente cujo marido luta na Segunda Guerra Mundial.

Grande sucesso romântico. A história descrita no filme realmente aconteceu com o roteirista Herman Raucher, que se retratou no personagem Hermie. Depois do filme, ele recebeu cartas de várias mulheres dizendo ser Dorothy. Mas encontrou a verdadeira, que era casada de novo e até avó.

E POR FALAR NISSO...

Uma das grandes responsáveis pelo sucesso também foi a música-tema, criada por Michel Legrand. O filme começa com uma fotografia granulada, lembrando que tudo se trata da recordação de um adulto.

O Enigma de Andrômeda

FICHA TÉCNICA
Título original: Andromeda Strain
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Wise
Roteiro: Nelson Gidding
Elenco: Arthur Hill, David Wayne, James Olson, Kate Reid, Paula Kelly
Duração: 131 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: Um satélite acaba caindo em uma pequena cidade do interior norte-americano. Porém, trouxe consigo uma bactéria fatal.

Trailer da ficção científica que tem roteiro inspirado em livro do especialista Michael Crichton. O roteiro mostra que a bactéria assassina vai aos poucos dizimando a população.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com um tema musical do filme, criado por Gil Mellé. O filme, que foi sucesso, mostra um grupo de cientistas atuando no subsolo tentando achar a cura, a fim de evitar mais mortes.

sábado, 30 de março de 2013

Terra do Silêncio e da Escuridão

FICHA TÉCNICA
Título original: Land des Schweigens un der Dunkelheit
Alemanha
colorido
Direção e roteiro: Werner Herzog
Elenco: Fini Straubinger, M. Baaske, Elsa Fehrer, Heinrich Fleischmann
Duração: 85 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Por meio da análise de Fini Straubinger, uma velha senhora que ficou surda e muda desde a adolescência, o filme fala de aceitação e inclusão.

O filme tem depoimentos de várias pessoas cegas ou surdam e mostra como essas pessoas convivem com as suas limitações de forma positiva. Não muito conhecido no Brasil e uma lição de vida.

E POR FALAR NISSO...

O diretor alemão Werner Herzg levou um ano coletando os depoimentos, tendo Straubinger como guia. E conseguiu vários momentos emocionantes, como com essas criaças cegas.


Quando Brota o Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: melody
Reino Unido
colorido
Direção: Waris Hussein
Roteiro: Andrew Birkin, Alan Parker
Elenco: Tracy Hide, Mark Lester, Jack Wild, Sheila Steafi, Keith Barron
Duração: 103 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Daniel conhece e se apaixona por Melody e anuncia aos pais que eles vão se casar. Mas não no futuro e sim agora mesmo. Detalhe: eles têm 13 anos.

Cenas de abertura do filme que fez grande sucesso ao centrar a história no ponto de vista das crianças apaixonadas. Mark Lester e Jack Wilde (o amigo neurótico Ornshaw) haviam trabalhado juntos em Oliver!

E POR FALAR NISSO...

O filme também é lembrado até hoje por causa da trilha sonora, assinada pelos Bee Gees. O trio australiano compôs várias canções adocicadas, e First of May foi uma das que fez mais sucesso.

Max e os Duelistas

FICHA TÉCNICA
Título original: Max et les Ferrailleurs
França
colorido
Direção: Claude Sautet
Roteiro: Jean-Loup Dabadie
Elenco: Michel Piccoli, Romy Schneider, Georges Wilson, Bernard Fresson, François Pèrrier
Duração: 112 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Desiludido com o sistema jurídico francês, Max abandona sua carreira de juiz para se tornar policial, acreditando que assim será mais eficaz em punir os criminosos.

Um grande sucesso na França, de um trio que já se conhecia de outras produções: o diretor Sautet e a dupla Piccoli-Schneider. Na trama, a obsessão de Max (Piccoli) pela justiça faz com que forje um crime.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música do filme, de Philippe Sarde. Em Max e os Duelistas, Romy Schneider era Lily, a amante do ladrão que ele tenta incriminar. O quarteto (o diretor Sautet, o músico Sarde, os astros) era o mesmo de As Coisas da Vida, grande sucesso do ano anterior.


Ânsia de Amar

FICHA TÉCNICA
Título original: Carnal Knowledge
Estados Unidos
colorido
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Jules Feiffer
Elenco: Jack Nicholson, Candice Bergen, Art Garfunkel, Ann-Margret, Rita Moreno
Duração: 98 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Sandy e Jonathan são dois amigos da faculdade que dividem o mesmo quarto e suas diferentes experiências com as mulheres.

 
A comédia dramática foi grande sucesso e explorava com classe a liberação sexual que estava no auge naqueles anos 70. Nicholson e Art Garfunkel, da dupla com Paul Simon, são os amigos.

E POR FALAR NISSO...

Belíssima cena, que aparece como se fosse um filme de Jonathan (Nicholson). O rapaz, que tem um pé (ou os dois) na misoginia, lembra as mulheres de sua vida, começando pela mãe. O clipe tem a canção Stardust, com Benny Goodman.

Procura Insaciável

FICHA TÉCNICA
Título original: Taking Off
Estados Unidos
colorido
Direção: Milos Forman
Roteiro: Jean-Claude Carrière, John Guare
Elenco: Lynn Carlyn, Buck Henry, Linnea Heacock, Audra Linley, Kathy Bates
Duração: 93 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Depois que a filha problemática foge de casa, um casal inicia uma jornada em busca da garota por todo o país.

O filme é famoso por ser a primeira incursão do tcheco Milos Forman no cinema americano, e depois teria carreira brilhante (Amadeus, Estranho no Ninho). Na cena, Mary Mitchell canta Ode to a Screw.

E POR FALAR NISSO...

O clipe traz a canção I Believe in Love, de Nina Hart. A trama mostra uma tensa reunião de pais. Ike and Tina Turner, na época uma dupla e ainda casados, tinham participação especial. O roteiro mostrava basicamente o casal conhecendo outras pessoas na mesma situação.

O Gato

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Chat
França
colorido
Direção: Pierre Granier-Deferre
Roteiro: Deferre e Pascal Jardin
Elenco: Jean Gabin, Simone Signoret, Annie Cord, Jacques Rispal, Nicole Desailly
Duração: 86 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme é ambientado num subúrbio parisiense, onde vive um casal idoso arruinado pelo fim do amor. Quando o marido dedica seu afeto a um gato vira-lata, a tensão entre eles fica insuportável.

O filme, baseado num conto de Georges Simenon, tem atuações impressionantes de Jean Gabin e Simone Signoret. Ele é Julien, um tipógrafo aposentado. Ela vive Clemence, ex-malabarista que ele convenceu a deixar o circo. Inexplicavelmente, o amor acaba.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem a Simone Signoret, ao som de Una Luce, na voz de Gianna Nannini. A atriz francesa, que já havia recebido um Oscar, deu um banho de interpretação como a amarga Florence, que transfere para o gato a raiva acumulada do marido.

Assim Falou o Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Minnie and Moskowitz
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: John Cassavetes
Elenco: Gena Rowlands, Seymor Cassel, Val Avery, Timothy Carey, Elsie Ames
Duração: 114 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Seymor Moskowitz, loiro com um impressionante bigode, cuja principal distração é ir ao cinema ver filmes com Humphrey Bogart.

O bigodudo, vivido por Seymor Cassel, conhece Minnie (Gena Rowlands, diva e esposa de Cassavetes), que acaba de se separar do amante e também é fã de Humphrey Bogart.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Minnie conversando com Florence (Elsie Ames) sobre o amor depois de terem assistido Casablanca. Com o tempo, ela e Moskowitz vão viver o mais improvável dos romances.

Quatro Noites de um Sonhador

FICHA TÉCNICA
Título original: Quatre Nuits d'un Reveur
França
colorido
Direção e roteiro: Robert Bresson
Elenco: Isabelle Weingarten, Guillaume des Fôrets, Maurice Monnoyer, Lidia Biondi
Duração: 87 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Jacques é um rapaz sonhador que, ao perambular pelas ruas de Paris, encontra Marthe, uma mulher que está ao ponto de cometer suicídio.

Filme intenso de Robert Bresson baseado num conto de Dostoievski. A história narra basicamente as quatro noites em que os novos amantes vão se conhecendo e se entendendo.

E POR FALAR NISSO...

Cena ambientada no famoso Bateau Mouche, com o grupo cantando música brasileira. O ritmo lento, o rigor estético e a busca por extrair poesia do cotidiano são características de Bresson, cineasta com carreira intensa.

Trafic

FICHA TÉCNICA
Título original: Trafic
França
colorido
Direção: Jacques Tati
Roteiro: Tati, Jacques Lagrange, Bert Hamstra
Elenco: Jacques Tati, Tony Kneeper, Franco Ressel, Maria Kimberly, Mario Zanuelli
Duração: 96 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Hulot é um designer de automóveis trapalhão que trabalha numa fábrica parisiense. Junto com um caminhoneiro e uma agente de publicidade, trabalha num novo modelo para uma exposição em Amsterdam.

O último filme de Tati em que aparece o personagem Monsieur Hulot usa mais uma vez o humor refinado para satirizar a sociedade moderna. Desta vez o tema é o trânsito. A belíssima cena foi meticulosamente ensaiada pelo cineasta.

E POR FALAR NISSO...

O clipe faz uma homenagem a Tati. Em Trafic, um de seus últimos filmes, ele mostra basicamente os problemas que Hulot encontra até chegar à Holanda e foi muito bem recebido pela crítica.

Quando Explode a Vingança

FICHA TÉCNICA
Título original: Giù la Testa
Itália
colorido
Direção: Sergio Leone
Roteiro: Luciano Vicenzoni, Sergio Donato
Elenco: Rod Steiger, James Coburn, Romolo Valli, Maria Monti, Franco Graziosi
Duração: 158 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Juan Miranda é um ladrão mau e desajeitado que tem seu caminho cruzado por John Mallory, um terrorista especializado em explosivos.

O western spaghetti de Sergio Leone, mestre no estilo, trouxe como destaque a presença de dois atores americanos em evidência no elenco: Rod Steiger como o ladrão e James Coburn na pele do terrorista.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção Mesa Verde, de Ennio Morricone, o onipresente compositor dos filmes italianos. Na história, juntos e sem querer, os dois homem entram de cabeça na Revolução Mexicana, em 1913.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Este Crime Chamado Justiça

FICHA TÉCNICA
Título original: In Nome del Popolo Italiano
Itália
colorido
Direção: Dino Risi
Roteiro: Agenore Incroci, Furio Scarpeli
Elenco: Vittorio Gasmann, Agostina Belli, Ugo Tognazzi, Ely Galleani, Yvone Fourneaux
Duração: 103 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um obscuro magistrado italiano suspeita que a morte de uma jovem drogada foi provocada por um poderoso industrial.

O juiz decide investigar o homem poderoso, independente de ter provas para acusá-lo. A pergunta que fica é a seguinte: em nome do poder conferido pelo povo italiano, ele tem o direito de agir assim?

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de mesmo nome do filme, de Edoardo Bennato. Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi, dois grandes atores, seguram as pontas com classe na pele dos personagens principais. O filme discute a ação da justiça, que nem sempre se detém em seus limites.

Nicholas e Alexandra

FICHA TÉCNICA
Título: Nicholas and Alexandra
Reino Unido
colorido
Direção: Franklin J. Schaffner
Roteiro: James Goldman
Elenco: Michael Jayston, Janet Suzman, Laurence Olivier, Brian Cox, Tom Baker
Duração: 183 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Por volta de 1917, nos meses que antecederam a Revolução Russa, o czar Nicholas e a czarina Alexandra governam a Rússia com mão de ferro.

Trailer do épico inglês que retrata os últimos dias da monarquia russa. Michael Jayston e Janet Suzman eram o casal imperial e Tom Baker deu vida ao monge Rasputin.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o adeus da família. Na trama, o czar sabe da ocorrência da hemofilia entre os filhos da casa real. Com a revolução comunista, a família foi morta e até hoje pairam dúvidas sobre a princesa Anastasia ter conseguido escapar.

Quatro Moscas no Veludo Cinza

FICHA TÉCNICA
Título original: 4 Mosche di Velluto Grigio
Itália
colorido
Direção: Dario Argento
Roteiro: Luigi Cozzi, Mario Foglietti
Elenco: Michael Brandon, Mimsy Farmer, Jean-Pierre Marielle, Bud Spencer, Calisto Calisti
Duração: 104 minutos
Gênero: terror

Sinopse: O filme conta a história de um músico que é protegido por assassino desconhecido, que o chantageia por matar acidentalmente um criminoso.

Créditos de abertura de um dos mais famosos filmes de Dario Argento, mestre do estilo giallo, ou o suspense italiano. O título tem a ver com a última visão que o morto tem do assassino.

E POR FALAR NISSO...

Trailer do filme que hoje é considerado cult e tem muitos fãs. A trama é ambientada no mundo artístico, com várias cenas em teatro e shows musicais. Até Bud Spencer, que depois faria dupla cômica com Terence Hill, estava no elenco.

Rei Lear

FICHA TÉCNICA
Título original: Korol Lir
União Soviética
preto e branco
Direção: Grigori Kosintzev
Roteiro: Boris Pasternak
Elenco: Juri Jarvet, Galina Volchek, Elza Radzina, Donatas Banionis, Valentina Shendrikova
Duração: 139 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Baseado na peça de William Shakespeare, o filme conta a história do rei que sente a presença da morte e se vê explorado pelas três filhas.

O papel principal do filme, adaptado por Boris Pasternak (autor de Doutor Jivago), foi de Juri Jarvet, que havia trabalhado com Sergei Eisenstein e deu uma impressionante carga dramática ao rei moribundo.

E POR FALAR NISSO...

 A produção também conta com inspirada trilha sonora do compositor Dimitri Shostakovich. Segundo o historiador Richard Dyer, "paradoxalmente, os dois melhores filmes baseados em textos de Shakespeare (Hamlet e Rei Lear) foram feitos na União Soviética e não na Grã-Bretanha."

Mary Stuart, Rainha da Escócia

FICHA TÉCNICA
Título original: Mary, Queen of Scots
Reino Unido
colorido
Direção: Charles Jarrott
Roteiro: John Hale
Elenco: Vanessa Redgrave, Glenda Jackson, Patrick McGohan, Timothy Dalton, Nigel Davenport
Duração: 128 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Drama biográfico sobre Mary Stuart, rainha da Escócia entre 1542 e 1567, que esteve envolvida em uma intensa batalha de poder com a rainha Elizabeth da Inglaterra.

Além da luxuosa reconstituição de época, o filme vale também pelo duelo de interpretações de duas damas britânicas do teatro e do cinema: Vanessa Redgrave como Mary Stuart e Glenda Jackson na pele de Elizabeth.

E POR FALAR NISSO...

A cena, ponto alto da produção, mostra a execução de Mary Stuart. A trama também mostra os atritos entre católicos e protestantes na corte britânica. Foi um grande sucesso de crítica.

Pelos Caminhos do Inferno

FICHA TÉCNICA
Título original: Wake in Fright
Austrália
colorido
Direção: Ted Kotcheff
Roteiro: Evan Jones
Elenco: Donald Pleasance, Gary Bond, Chips Rafferty, Silvia Kay, Jack Thompson
Duração: 114 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um professor cansado da vida que leva tira folga do trabalho e viaja para se encontrar com a mulher com quem teve um caso anos atrás.

Suspense rodado nos desertos da Austrália, em co-produção com os Estados Unidos. Na trama, o professor acaba se perdendo e chega num lugar onde o calor é insuportável.

E POR FALAR NISSO...

O perigo aumenta quando o professor acaba cruzando com tipos ameaçadores em pleno deserto. O roteiro, baseado no romance de Kenneth Cook, prende a atenção o tempo todo.

O Medo do Goleiro Diante do Pênalti

FICHA TÉCNICA
Título original: Die Angst der Tormanns beim Elfmeter
Alemanha
colorido
Direção e roteiro: Win Wenders
Elenco: Edda Köchl, Win Wenders, Artur Brass, Sybille Danzer, Erica Pruhar
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Joseph Bloch, um goleiro que é substituído durante um jogo em Viena, por  não conseguir defender um pênalti.

O filme de Win Wenders, que começava a ficar famoso na Alemanha, é baseado num livro famoso de Peter Handke. Na história, chateado, o goleiro sai com uma atendente de cinema.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de mesmo título do filme, criada por Walter Elf. Na história, sem motivo aparente, o goleiro acaba matando a moça e segue sua vida normalmente.

Hospital

FICHA TÉCNICA
Título original: The Hospital
Estados Unidos
colorido
Direção: Arthur Hiller
Roteiro: Paddy Chayefsky
Elenco: George C. Scott, Diana Rigg, Barnard Hughes, Richard Dysart, Stephen Elliott
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Herbert Block é o chefe de medicina de um hospital-escola. Foi abandonado pela mulher, está impotente e os filhos não o querem. Por isso, pensa em suicídio.

O roteiro é baseado num livro de Arthur Hailey, o mesmo de Aeroporto e Hotel. Ele foi especialista em reunir vários dramas num local específico. George C. Scott era o médico em crise.

E POR FALAR NISSO...

Para complicar a situação, o doutor Block descobre que vários pacientes estão morrendo por culpa de negligência e má administração do hospital. Ele precisa fazer alguma coisa.

O Ventre Negro da Tarântula

FICHA TÉCNICA
Título original: La Tarantola dal Ventre Nero
Itália
colorido
Direção: Paolo Cavara
Roteiro: Marcelo Danon, Lucille Laks
Elenco: Giancarlo Gianinni, Claudine Auger, Barbara Bouchet, Barbara Bach, Stefania Sandrelli
Duração: 89 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Um policial investiga uma série de assassinatos ocorridos em um salão de beleza italiano. E todos com um toque de perversão.

Um exemplar de grande sucesso do terror italiano. Ao lado de Dario Argento, Paolo Cavara foi um dos maiores representantes do estilo. A trama conta que o assassino paralisa antes suas vítimas com uma agulha.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a trilha sonora de Ennio Moricone. O elenco era outro destaque, com Giancarlo Gianinni, que depois seria ator cult, na pele do policial. As jovens Barbara Bach e Stefania Sandrelli começavam a ter destaque. .

Como era Gostoso o meu Francês

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção e roteiro: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Arduino Colasanti, Ana Maria Magalhães, Eduardo Imbassahy, Gabriel Archanjo, José Kleber
Duração: 84 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: A história é ambientada no Brasil Colônia, em 1594, quando um aventureiro francês com conhecimentos de artilharia é feito prisioneiro pelos tupinambás.

Cena com legendas em inglês. O roteiro é baseado no diário de Hans Staden, que conseguiu escapar dos índios e publicar seu livro na Alemanha. O filme foi duramente criticado na época da ditadura militar pela utilização das cenas de nudez e pelo tom de humor, contido no título, e relacionado à antropofagia.

E POR FALAR NISSO...

Segundo o costume dos índios da época, era preciso devorar o inimigo para adquirir seus conhecimentos. O filme ganhou três prêmios no Festival de Brasília de 1971 (roteiro, diálogo e cenografia) e foi indicado ao Urso de Ouro do Festival de Berlim.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O Caçador de Dotes

FICHA TÉCNICA
Título original: A New Leaf
Estados Unidos
colorido
Direção: Elaine May
Roteiro: Jack Ritchie
Elenco: Walter Matthau, Elaine May, Jack Weston, George Rose, James Coco
Duração: 102 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um vigarista que está com os negócios falidos precisa encontrar um meio mais fácil de sair do vermelho: casar com uma mulher rica em seis semanas.

Walter Matthau, perfeito em comédias por conta tanto do grande talento quanto da cara de cínico, era o pilantra Henry. Elaine May, também diretora, fez a tímida Henrietta, alvo fácil do patife.

E POR FALAR NISSO...

Outro trecho da comédia, com destaque para Matthau. Na trama, o personagem dele recebe do advogado a triste notícia de que está no fundo do poço financeiro. E vai ter de se virar...

Esse Louco me Fascina

FICHA TÉCNICA
Título original: They Might be Giants
Estados Unidos
colorido
Direção: Anthony Harvey
Roteiro: James Goldman
Elenco: George C. Scott, Joanne Woodward, Jack Gilford, Al Lewis, Rue McClanahan
Duração: 98 minutos
Gênero: romance

Sinopse: O filme conta a história de Justin Palyfair, um homem que, após a morte traumática da esposa, alimenta delírios de que é Sherlock Holmes.

A história, com um pé na emoção e outra na sátira, é baseada numa peça de James Goldman que não chegou a ser encenada. Justin (George C. Scott) passa a ser tratado pela média Mildred (Joanne Woodward), cujo sobrenome é Watson.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme ao som do tema musical principal, composto por John Barry. Foi o primeiro filme de Scott após recusar o Oscar de ator por Patton, Rebelde ou Herói?

Morrer de Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Mourir d'Aimer
França
colorido
Direção: Andre Cayatte
Roteiro: Cayatte, Pierre Dumayet
Elenco: Annie Girardot, Bruno Pradal, Claude Cerval, Jean Bouise, Jean-Paul Malinot
Duração: 110 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O drama romântico conta a história do envolvimento amoroso entre a professora Danielle e um de seus alunos durante o Maio de 1968.

Cenas do filme ao som da música tema, interpretada por Charles Aznavour, e que foi grande sucesso naquele ano. Na trama, os pais de Gerard (Bruno Pradal) reclamam e Danielle (Annie Girardot) vai presa.

E POR FALAR NISSO...

O clipe em homenagem a Annie Girardot tem o nome de Vivre d'Aimer (Viver de Amor), o contrário do filme famoso. A atriz morreu em 2011, aos 80 anos, depois de uma carreira intensa.

Balada para Satã


FICHA TÉCNICA
Título original: The Mephisto Waltz
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Wendkos
Roteiro: Ben Maddows
Elenco: Alan Alda, Jacqueline Bisset, Barbara Parkins, Bradford Dillman, Curd Jurgens
Duração: 108 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Myles Clarkson é jornalista e pianista clássico em ascensão. Ele está animado em unir as duas profissões ao fazer uma entrevista com um lendário concertista.

Cena entre Alan Alda, o jornalista, e Jacqueline Bisset. O problema é que o velho pianista é um adorador de Satã e faz com que sua alma seja transferida a Miles no momento de sua morte.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o tema principal do filme de terror, composto por Jerry Goldsmith. Na trama, as coisas se complicam quando Paula (Jacqueline Bisset), esposa de Miles, começa a notar mudanças no marido.

A Última Esperança da Terra

FICHA TÉCNICA
Título original: The Omega Man
Estados Unidos
colorido
Direção: Boris Sagal
Roteiro: John e Joyce Corrington
Elenco: Charlton Heston, Anthony Zerbe, Rosalind Cash, Paul Koslo, Eric Laneuville
Duração: 98 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O mundo trava uma guerra com armas biológicas e parece próximo da destruição. O médico Robert Neville, que havia tomado uma vacina experimental, é o único sobrevivente.

Trailer da produção em que Charlon Heston é o salvador do futuro. Seu personagem, o doutor Neville, que o único que preservou a forma humana, já que a praga biológica manteve outras pessoas, mas totalmente deformadas.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Neville respondendo a um ataque. O problema é que as pessoas deformadas acham que a ciência foi responsável pela tragédia e querem responsabilizar o médico.

Corrida contra o Destino

FICHA TÉCNICA
Título original: Vanishing Point
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard C. Sarafian
Roteiro: Malcom Hart, Guilhermo Cabrera Infante
Elenco: Barry Newman, Cleavon Little, Dean Jagger, Victoria Medlin, Paul Koslo
Duração: 99 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Kowalski é um ex-fuzileiro, que lutou na Guerra do Vietnã, ex-piloto de corrida e ex-policial, e que atualmente se dedica a transportar carros para uma oficina.

O filme, que acabou se tornando um cult entre os amantes da velocidade, mostra que Kowalski faz uma aposta com um amigo: que conseguirá levar um Super Dodge Challenger RT 1970 do Colorado para a Califórnia em menos de 15 horas.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música do filme, Freedom of Expression, com T. J. Pickers. Nós brasileiros estamos mais do que acostumados com esse tema musical, que há mais de 35 anos aparece na abertura do Globo Repórter.

Confissões de um Comissário de Polícia

FICHA TÉCNICA
Título original: Confessione di um Commissario di Polizia al Procuratore della Repubblica
Itália
colorido
Direção: Damiano Damiani
Roteiro: Damiani, Salvatore Lauriani
Elenco: Franco Nero, Martin Balsam, Marilu Tolo, Claudio Gora, Luciano Catenacci
Duração: 101 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um policial investiga crimes envolvendo empreiteiras do ramo imobiliário, proprietários de terra, a máfia e suborno em órgãos do governo.

O filme foi grande sucesso por ser uma dos primeiros a falar das investigações sobre a Máfia como uma organização que age como "os tentáculos de um polvo", envolvendo várias instituições.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme e a música Pedinamento e Agguato, uma das compostas por Riz Ortolani especialmente para a produção. Na história, o comissário percebe que não conseguirá fazer nada pelos meios convencionais e decide agir "acima da lei".

007 Os Diamantes são Eternos

FICHA TÉCNICA
Título original: Diamonds are Forever
Reino Unido
colorido
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Richard Maibaum, Tom Mankiewicz
Elenco: Sean Connery, Jill St.John, Charles Gray, Lana Wood, Jimmy Dean
Duração: 120 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: James Bond procura Blofeld, o homem acusado de matar sua esposa no filme anterior da série. E descobre que ele está envolvido em um terrível plano da Spectre.

Sean Connery interpretou pela última vez o agente secreto depois do fracasso de George Lazenby no anterior, 007 a Serviço Secreto de Sua Majestade. Na trama, ele se faz passar por traficante de diamantes numa rede que tem início na África do Sul.

E POR FALAR NISSO...

A canção tema foi interpretada mais uma vez por Shirley Bassey, a mesma de Goldfinger. No roteiro James Bond descobre que Blofeld era o chefe de uma rede que queria construir um satélite para dominar o mundo.

Os Viciados

FICHA TÉCNICA
Título original: The Panic in Needle Park
Estados Unidos
colorido
Direção: Jerry Schatzberg
Roteiro: Joan Didion e John Gregory Donne
Elenco: Al Pacino, Kitty Winn, Alan Vint, Raul Julia, Paul Sorvino
Duração: 108 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Bobby é um jovem viciado em heroína, que trabalha vendendo drogas. Ele conhece Helen que, após o término de um romance, se apega a ele.

Drama pesado que marcou a estreia do jovem Al Pacino, além de chamar atenção para um problema sério. Robert De Niro foi cogitado para o papel de Bobby e Mia Farrow para o de Helen, que ficou com Kitty Winn.

E POR FALAR NISSO...

O vício em heroína era a desgraçada não apenas de Bobby, mas também de Helen. A moça achava que o ajudaria, mas com o tempo também se vicia e até se prostitui para conseguir a droga. A música, bem apropriada, é Heroin, do Velvet Underground.

Escola de Sádicos

FICHA TÉCNICA
Título original: Unman, Wittering and Zigo
Reino Unido
colorido
Direção: John Mackenzie
Roteiro: Simon Raven
Elenco: David Hemmings, Douglas Wilmer, Tony Waygarth, Carolyn Seymor
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um novo professor chega a uma escola de rapazes e descobre uma triste verdade: seu antecessor foi assassinado pelos alunos.

O roteiro foi adaptado de uma radionovela apresentada com sucesso nos anos 80 pela BBC inglesa. O título original faz referência aos sobrenomes dos três alunos responsáveis pelo crime.

E POR FALAR NISSO...

David Hemmings interpretou o professor que corria riscos e temia que acontecesse com ele o mesmo. Além disso, ele tentava encontrar provas que incriminassem os garotos.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Resgate de uma Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: The Grissom Gang
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Leon Griffiths
Elenco: Kim Darby, Scott Wilson, Tony Musante, Robert Lansing, Connie Stevens
Duração: 128 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O líder de uma gangue de adolescentes, formada por membros de sua família, sequestra uma garota por que está apaixonado por ela.

O filme foi ambientado nos anos 30 e conta com a direção do veterano Robert Aldrich. O elenco ainda não era muito conhecido, com destaque para o ator Scott Wilson como o chefe da gangue.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra um megatiroteio, envolvendo muitos personagens. A trama conta que o chefe queria apenas que a garota se apaixonasse por ele. Um policial com tons de comédia.

Sócrates

FICHA TÉCNICA
Título original: Socrate
Itália
colorido
Direção: Roberto Rossellini
Roteiro: Renzo Rossellini, Marcela Mariani
Elenco: Jean Sylverie, Anne Caprile, Giuseppe Monnajuolo
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme mostra um olhar sobre os últimos dias do filósofo grego Sócrates, passando por seu julgamento e morte.

O filme dirigido por Roberto Rossellini, mestre do neorrealismo italiano, foi feito diretamente para a televisão, em co-produção com a França e a Espanha. A cena tem legendas em português.

E POR FALAR NISSO...

O filósofo, interpretado pelo francês Jean Sylverie, é mostrado com os seus discípulos, o grupo de sofistas. No final, ele é condenado à morte e ingere cicuta.

Uma Lição para não Esquecer

FICHA TÉCNICA
Título original: Sometimes a Great Notion
Estados Unidos
colorido
Direção: Paul Newman
Roteiro: Ken Kesey, John Gay
Elenco: Paul Newman, Henry Fonda, Lee Remick, Michael Sarrazin, Richard Jaeckel
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Hank Stamer e seu pai são os proprietários e administradores dos negócios da família, uma madeireira, no interior do estado americano do Oregon.

Trailer da produção. Uma cena incrível mostra a morte de um personagem preso entre as toras de madeira. Foi um grande destaque da história que marcou a estreia de Newman como diretor.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção All His Children, com melodia de Henry Mancini, letra de Alan e Marilyn Bergman e interpretação de Charley Pride. Na trama, os Stamer continuam trabalhando, apesar da crise na cidade.

THX 1138

FICHA TÉCNICA
Título original: THX 1138
Estados Unidos
colorido
Direção: George Lucas
Roteiro: Lucas e Walter Murch
Elenco: Robert Duvall, Donald Pleasence, Maggie McOmen, Ian Wolfe
Duração: 88 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O roteiro é situado num futuro em que a população é controlada por policiais andróides e com o uso obrigatório de drogas pesadas.

A trama de ficção científica marcou a estreia no cinema de George Lucas, que depois faria Guerra nas Estrelas e seria uma lenda do cinema. THX 1138 virou nome de sua empresa de efeitos especiais. Mas ele não gostou do resultado.

E POR FALAR NISSO...

Cena com perseguição de veículos. O filme foi desenvolvido a partir de um conto do próprio Lucas, THX Labirinto Eletrônico, que ele escreveu em 1967 quando era estudante da Universidade da Califórnia.

O Visitante Noturno

FICHA TÉCNICA
Título original: The Night Visitor
Estados Unidos/Suécia
colorido
Direção: Laszlo Benedek
Roteiro: Guy Elmes, Samuel Roeca
Elenco: Max Von Sydow, Trevor Howard, Liv Ullmann, Per Oscarsson, Rupert Davies
Duração: 106 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Interno em um hospital psiquiátrico passa o tempo alimentando um plano de fugir e se vingar das pessoas que o colocaram lá.

Trailer do terror em co-produção entre Estados Unidos e Suécia. Conta com atores bergmanianos no elenco, como Liv e Max Sydow. E mantém o clima de suspense com elegância.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo a Liv Ullmann, uma das atrizes favoritas de Ingmar Bergman e que foi casada com ele. A relação dos dois foi recentemente analisada no documentário Liv and Ingmar. Em O Visitante Noturno, ela fazia a estranha Esther Jenks.

Precauções diante de uma Prostituta Santa

FICHA TÉCNICA
Título original: Warnung vor einer Heiligen Nutte
Alemanha
coloridoCom
Direção e roteiro: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Lou Castel, Eddie Constantine, Hanna Schygulla, Fassbinder, Ulli Lommell
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante as filmagens, a equipe aguarda a chegada do diretor. Mas, quando ele aparece sem o material de trabalho, a tensão se instala.

Comédia dramática de Fassbinder que satiriza a desunião no mundo do cinema. O elenco também tem atores americanos como Lou Castel e Eddie Constantine, que interpreta ele mesmo.

E POR FALAR NISSO...

Um clipe raro da estrela do filme, Hanna Schygulla, realizado em 2012, no Brasil. Ao lado de Maria Bethânia, ela interpreta o clássico brasileiro Manhã de Carnaval. Momento de classe.


Hotel das Ilusões

FICHA TÉCNICA
Título original: Plaza Suite
Estados Unidos
colorido
Direção: Arthur Hiller
Roteiro: Neil Simon
Elenco: Walter Matthau, Lee Grant, Barbara Harris, Maureen Stapleton, Louise Sorel
Duração: 114 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta três histórias distintas que acontecem no mesmo quarto do luxuoso Plaza Hotel, de Nova York.

A cena mostra Walter Matthau e Lee Grant na terceira história, como Ruby e sua esposa Norma, que tentam convencer a filha a sair do banheiro. O roteiro é baseado numa peça famosa de Neil Simon.

E POR FALAR NISSO...

Walter Matthau participou das três histórias. Na primeira, ele é marido de Maureen Stapleton, que quer reviver a noite de núpcias. Na segunda está de olho em Muriel (Barbara Harris), a quem considera uma conquista fácil.

Sol Vermelho

FICHA TÉCNICA
Título original: Soleil Rouge
França/Itália
colorido
Direção: Terence Young
Roteiro: Laird Koenig e Denne Bart Peticlerc
Elenco: Charles Bronson, Alain Delon, Ursula Andress, Toshiro Mifune
Duração: 112 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: O filme é baseado em uma história real acontecida no Oeste americano em 1870, sobre a união de um pistoleiro, um fora-da-lei, uma prostituta e um guerreiro samurai.

Cenas do faroeste estilizado que uniu um elenco multicultural: o americano Charles Bronson, o francês Alain Delon (eles já haviam trabalhado juntos), a suíça Ursula Andress e o japonês Toshiro Mifune. Mas o sucesso foi mediano.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme e a música especialmente composta pelo francês Maurice Jarre. O grupo diferente se unia para cultivar a ganância, mas sofria intensa perseguição.