quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Homem que Odiava as Mulheres

FICHA TÉCNICA
Título original: The Boston Strangler
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Edward Anhalt
Elenco: Tony Curtis, Henry Fonda, Murray Hamilton, Sally Kellerman, George Kennedy
Duração: 116 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme conta a história real de Albert De Salvo, um encanador aparentemente pacato, mas que passou para a história como O Estrangulador de Boston.

O filme transmitiu muito bem a história de De Salvo, um serial killer típico, que escolhia mulheres que acharam que teriam atitude de desprezo por ele. Por isso o título brasileiro faz bastante sentido sim...

E POR FALAR NISSO...

A surpresa foi a escolha de Tony Curtis para o papel. Primeiro por ele ser tão bonito e, depois, por ser mais conhecido por seus papéis cômicos. Mas ele mostrou um belo trabalho. Na vida real, De Salvo confessou os crimes, mas de muitos nem se lembrava de detalhes.

Petulia, um Demônio de Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: Petulia
Reino Unido
colorido
Direção: Richard Lester
Roteiro: Laurence Marcus, Barbara Turner
Elenco: Julie Christie, George C. Scott, Richard Chamberlain, Arthur Hill, Shirley Knight
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante uma festa de caridade, um jovem médico, recém-divorciadoi, conhece uma jovem da alta sociedade que acabou de se casar.

Um drama com toques de comédia e alguma coisa de "psicodélico", como se dizia na época. O estilo do diretor Richard Lester, que dirigiu os filmes dos Beatles, era assim.

E POR FALAR NISSO...

Primeiras cenas do filme, ambientado nas altas rodas londrinas. Petulia (Julie Christie) e o doutor Archie Bollen, interpretado por George C. Scott, resolvem viver a paixão.

Sinais de Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Lebenszeichen
Alemanha
colorido
Direção: Werner Herzog
Roteiro: Herzog, Archin von Armin
Elenco: Peter Brogle, Wolfgang Reichman, Athina Zacharopoulou, Wolfgang Stumpf
Duração: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, três soldados alemães são retirados de combate quando um deles, Stroszek, é gravemente ferido.

Primeiro longa-metragem de Werner Herzog, um dos mais originais (e controversos) cineastas alemães, e do mundo sim. As imagens mostram a remota ilha grega para onde os soldados são mandados. A música é Crucifix Heaven, do FELT.

E POR FALAR NISSO...

Entrevista recente com Herzog para a televisão da Alemanha. Nos anos 70 ele estava no auge, por meio de sua parceria com o excêntrico ator Klaus Kinski. Fez Aguirre- A Cólera dos Deuses, Nosferatu e filmou Fitzcarraldo no Brasil. Fez também O Enigma de Kaspar Hauser e Coração de Vidro.

As Bodas de Satã

FICHA TÉCNICA
Título original: The Devil Rides Out
Reino Unido
colorido
Direção: Terence Fisher
Roteiro: Richard Matheson, Dennis Wheatley
Elenco: Christopher Matheson, Charles Gray, Nike Arrighi, Leon Greene, Patrick Mower
Duração: 96 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Duque francês suspeita que seu sobrinho esteja tomando por forças malignas. Então, precisa tomar medidas drásticas para que Satã não o domine.

Outra produção de primeira linha da Hammer, estúdio britânico que ficou especializado em filmes de terror. Christopher Lee, famoso como o Drácula, é quem fazia o conde francês.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro, adaptado do livro de Richard Matheson e Dennis Wheatley pelos próprios autores, fala também sobre ocultismo e paranormalidade. A diferença é que é ambientado nos anos 30, e não no século 19, como a maioria das produções da Hammer.


Eu Te Amo, Eu Te Amo

FICHA TÉCNICA
Título original: Je T'Aime, Je T'Aime
França
colorido
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Resnais, Jacques Sternberg
Elenco: Claude Rich, Olga Georges-Picot, Anouk Ferjac, Alain McMoy, Ray Verhaege
Duração: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Depois de uma tentativa de suicídio, um homem é selecionado para participar de uma experiência arriscada de viagem no tempo.

Um filme romântico dirigido por Alain Resnais jamais seria convencional. Por isso mesmo, o roteiro mistura amor com ficção científica, falando sobre as possibilidades de viajar no tempo.

E POR FALAR NISSO...

Cena da tentativa de suicídio de Claude, interpretado por Claude Rich. Depois disso, um erro na experiência faz com que ele reviva momentos de seu passado em ordem aleatória. A música é Misterious, de Thelonius Monk.

As Sandálias do Pescador

FICHA TÉCNICA
Título original: The Shoes of Fisherman
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Anderson
Roteiro: James Kenaway, John Patrick
Elenco: Anthony Quinn, Oskar Werner, David Janssen, Vittorio de Sica, Laurence Olivier
Duração: 168 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Todos os olhos fitam o Vaticano, aguardando a fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa. O novo pontífice é a única pessoa capaz de salvar o mundo ameaçado pela guerra nuclear.

Baseado no best seller de Morris West, o filme tem Anthony Quinn na pele de Kiril Lakota, o cardeal que veio do Leste Europeu. Na época um papa com essa origem seria impensável.

E POR FALAR NISSO...

O filme foi um grande sucesso e a questão que aborda hoje está mais em voga do que nunca, com a renúncia de Bento 16. Além de abordar questões políticas, o roteiro fala sobre as intrigas no Vaticano.

Crown, o Magnífico

FICHA TÉCNICA
Título original: The Thomas Crown Affair
Estados Unidos
colorido
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Alan Trustman
Elenco: Steve McQueen, Faye Dunaway, Paul Burke, Jack Weston, Biff McGuire
Duração: 102 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Thomas Crown, rico banqueiro de investimentos, entediado com sua vida, resolve mudar de lado e comandar um assalto a banco.

Um grande sucesso, com Steve McQueen bancando o ladrão charmoso. Os comparsas de Thomas Crown não o conhecem, nunca falaram com ele, mas o roubo dá certo.

E POR FALAR NISSO...

Imagens do filme ao som da música The Windmills of Your Mind, de Michel Legrand. Faye Dunaway era Vickie Anderson, a investigadora da companhia de seguros que se apaixona por Crown.

A Noite da Emboscada

FICHA TÉCNICA
Título original: The Stalking Moon
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: Wendell Mayes, Alvin Sargent
Elenco: Gregory Peck, Eva Marie Saint, Robert Forster, Frank Silvera, Loony Chapman
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Sam Varner é um caçador, mas quer aposentar-se do exército e ir morar em seu rancho no Novo México. Mas antes aceita fazer outro serviço.

Trailer do drama em que Gregory Peck viveu o caçador maduro. Depois de vários pedidos, ele aceita escolar Sarah (Eva Marie Saint) e seu filho. Aí que os problemas começam.

E POR FALAR NISSO...

O faoreste tem uma bela ambientação, numa terra em que a poeira é constante. Tudo acontece quando o caçador, a mulher e seu filho, veem-se no centro da vingança de um líder indígena.

O Caçador de Bruxas

FICHA TÉCNICA
Título original: The Conqueror Worm
Reino Unido
colorido
Direção: Michael Reeves
Roteiro: Reeves, Tom Baker
Elenco: Vincent Price, Rupert Davies, Paul Ferris, Maggie Kimberly, Ian Ogilvy
Duração: 87 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na Inglaterra do século 16, Matthew Hopkins, um cruel e violento auto-intitulado caçador de bruxas, recebe dinheiro da população por seus trabalhos.

A produção da Hammer inglesa é estrelada por Vincent Price na pele do tirânico Matthew Hopkins. A cena mostra bem como ele não tem piedade e manda queimar as supostas bruxas.

E POR FALAR NISSO...

Cena de abertura do drama, com a construção do local de sacrifício. A história, como na maioria dos filmes de Price, é baseada num conto de Edgar Allan Poe. Mas Richard Marshall (Ian Ogilvy) decide acabar com o reinado de sangue de Hopkins.



O Homem de Kiev

FICHA TÉCNICA
Título original: The Fixer
Reino Unido
colorido
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: Dalton Trumbo
Elenco: Alan Bates, Dirk Bogarde, Georgia Brown, Hugh Griffith, David Warner
Duração: 132 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Baseado na história real de um judeu camponês russo, Yakov Bok, que se declara inocente do assassinato de um garoto.

Bela cena entre dois grandes atores: Alan Bates e Dirk Bogarde. Na cena, Yakov (Bates), sendo interrogado, tem uma ótima frase: "Sou um homem que, apesar de nada mais, ainda é muito mais que nada."

E POR FALAR NISSO...

Clipe interessante, ao som de música eletrônica, tendo como destaque David Warner, na pele do conde Odoevsky. Na trama, Yakov sofre para ser considerado inocente, sendo torturado para admitir a culpa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Aniversário

FICHA TÉCNICA
Título original: The Anniversary
Reino Unido
colorido
Direção: Roy Ward Baker
Roteiro: Jimmy Sangster
Elenco: Bette Davis, Sheila Hancock, Jack Hedley, James Cossins, Christian Roberts
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Ano após ano, a família Taggart se reúne para celebrar o aniversário de casamento da matriarca com o falecido pai. Ocasião esperada para ela destilar o veneno contra os filhos.


Bette Davis, de tapa-olho combinando com a cor do vestido (detalhe fashion depois imitado) era a jararaca Mrs. Taggart, que comanda os filhos com mão de ferro e cuja língua é uma metralhadora giratória.

E POR FALAR NISSO...

Outra cena da comédia dramática, aqui com legendas em francês. A megera tem três filhos: o primeiro é um "banana" dominado pela esposa e com cinco filhos, o do meio preferiu ir morar no Canadá e o caçula chega com a namorada grávida, que a mãe detesta.

Diabo de Saias

FICHA TÉCNICA
Título original: Carry On Up the Khyber
Reino Unido
colorido
Direção: Gerald Thomas
Roteiro: Talbot Rothwell
Elenco: Sidney James, Kenneth Williams, Charles Hawtrey, Roy Castle, Joan Sims
Duração: 88 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O personagem principal é sir Sidney Ruf-Diamond, governador da coroa britânica na Índia, na província de Khalabar. Mas ele tem de enfrentar uma rebelião.

O filme é a 16ª produção de uma série que tem os títulos começando com Carry On... e ambientadas na Índia durante o domínio britânico no século 19. Foi o que fez mais sucesso.

E POR FALAR NISSO...

Os diabos de saias, referidos no título brasileiro, é o apelido do regimento, por causa do uso de kilts. Mas dizem que eles não usam nada embaixo das saias. Apesar da ambientação na Índia, as filmagens aconteceram na Inglaterra.

A Marca da Forca

FICHA TÉCNICA
Título original: Hang'em High
Estados Unidos
colorido
Direção: Ted Post
Roteiro: Leonard Freeman, Mel Goldberg
Elenco: Clint Eastwood, Inger Stevens, Ed Begley, Pat Hingle, Ben Johnson
Duração: 114 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Depois de sobreviver a um linchamento, homem inocente retorna a sua cidade natal em uma posição muito diferente: como xerife.

Clint Eastwood é Jed Cooper, o injustiçado que consegue voltar como delegado para fazer justiça. E ele tem na mira as pessoas que por pouco não o fizeram ser linchado.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme ao som da música tema, composta por Dominic Frontieri, e com um marcante solo de gaita. Eastwood começa uma carreira de sucesso no faroeste, virando uma segunda referência no gênero, depois de John Wayne.


A Estrela

FICHA TÉCNICA
Título original: Star!
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Wise
Roteiro: William Fairchild
Elenco: Julie Andrews, Richard Crenna, Michael Craig, Daniel Massey, Robert Reed
Duração: 176 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Biografia da cantora e atriz Gertrude Lawrence, desde seu começo como garota do coro até o status de diva mundialmente famosa.

Julie Andrews foi a estrela do musical que contou a história da diva inglesa. O roteiro mostra o descompasso entre o sucesso nos palcos e o fracasso na vida amorosa. Ela busca pretendentes cuja adoração seja igual ao que o público lhe dedica.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens da verdadeira Gertrude Lawrence ao som de uma de suas maiores interpretações: Someone to Watch Over Me. O dramaturgo inglês Noel foi seu melhor amigo em toda a vida.

Laços Eternos

FICHA TÉCNICA
Título original: Un Soir, Un Train
França
colorido
Direção: André Delvaux
Roteiro: Johan Daisne
Elenco: Yves Montand, Anouk Aimee, Adriana Bogdan, Michael Gough, Hector Camerlynk
Duração: 86 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Mathias vive com Anna, uma produtora de teatro. Mas, durante uma viagem de trem, ela desaparece misteriosamente, enquanto ele dorme.

A cena mostra Yves Montand, o Mathias da trama, num país estrangeiro. Quando o trem pára, ele desce atrás de sua amada Anna, sem encontrar vestígios.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é uma mistura de romance e suspense, lançando pistas sobre o paradeiro da mulher. Ao lado de uma jovem e um idoso, Mathias não entende o que a população fala, mas quer saber de Anna.

Isadora

FICHA TÉCNICA
Título original: Isadora
Reino Unido
colorido
Direção: Karel Reisz
Roteiro: elvyn Bragg
Elenco: Vanessa Redgrave, John Frasier, James Fox, Jason Robards, Cynthia Harris
Duração: 131 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Biografia da dançarina Isadora Duncan, que teve uma atuação destacada nos anos 20 e mudou para sempre o jeito como era encarado o balé. Teve um final trágico.

Grande sucesso de público e crítica que fez da inglesa Vanessa Redgrave uma diva instantânea. Ela incorporou o papel de Isadora. Na cena, que tem legendas em espanhol, Isadora faz uma coreografia baseada na Sétima Sinfonia de Beethoven.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a parte final do filme. Depois de uma vida intensa, com muitos amores, vários sucessos e alguns fracassos na carreira, Isadora Duncan morreu enforcada quando a echarpe que usava se enroscou nas rodas do carro conversível que dirigia.

Barbarella

FICHA TÉCNICA
Título original: Barbarella
França/Itália
colorido
Direção: Roger Vadim
Roteiro: Vadim, Therry Southern
Elenco: Jane Fonda, John Philip Law, Anita Pallenberg, Marcel Marceau Ugo Tognazzi
Duração: 98 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O cenário é o planeta Lythiu, no ano 40.000 D.C. quando Barbarella, viajando pelo espaço, faz um pouso forçado na Terra.

Apesar de ter dividido opiniões, e receber muitas críticas por conta do estilo artificial, o filme tornou-se cult. A produção mistura humor, audácia e erotismo que a apareceram antes nas histórias em quadrinhos.

E POR FALAR NISSO...

Créditos de abertura e primeiras cenas do filme dirigido por Roger Vadim, que na época era namorado de Jane Fonda. Nos anos 70, quando ficou conhecida como musa da esquerda engajada, e fazia campanha contra a guerra do Vietnã, a atriz não gostava que lembrassem esse "passado".


A Carga da Brigada Ligeira

FICHA TÉCNICA
Título: The Charge of the Light Brigade
Reino Unido
colorido
Direção: Tony Richardson
Roteiro: John Osborne, Charles Wood
Elenco: Trevor Howard, Vanessa Redgrave John Gielgud, Harry Andrews, David Hemmings
Duração: 139 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O capitão britânico Nolan é um oficial devotado, mas desapontado com o seu comandante, Lorde Cardigan, a quem considera tirânico.

Trailer da produção britânica de primeira linha, ambientada no século 19. Além dos personagens de David Hemmings (Nolan) e Trevor Howard (Cardigan), tinha destaque John Gielgud na pele de lorde Raglan oficial tolo com estratégias desgastadas e memória fraca.

E POR FALAR NISSO...

A trama mostra que o batalhão é enviado para a Turquia, a fim de conter uma invasão russa. Mas os resultados são desanimadores. O diretor Tony Richard, na época marido de Vanessa Redgrave, foi bastante elogiado.


Uma História Imortal

FICHA TÉCNICA
Título original: The Immortal Story
França
colorido
Direção: Orson Welles
Roteiro: Welles e Louise de Vilmorin
Elenco: Orson Welles, Jeanne Moreau, Roger Cogglio, Norman Ashley
Duração: 58 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Rico comerciante europeu decide tornar realidade a imortal lenda de um marinheiro que seduz a esposa de um homem rico.

A cena tem em destaque o ator Roger Cogglio na pele do marinheiro conhecido como Elishama Levinsky. O roteiro, também de Orson Welles, é baseado num livro da escritora Karen Blixen.

E POR FALAR NISSO...

O clipe tem o final do conto de Blixen. Vinte e sete anos após revolucionar o cinema com Cidadão Kane, Orson Welles vivia à procura de novos desafios, tentando reconquistar a relevância na carreira.


Meu Nome é Coogan

FICHA TÉCNICA
Título original: Coogan's Bluff
Estados Unidos
colorido
Direção: Don Siegel
Roteiro: Herman Miller, Dan Reisner, Harold Redman
Elenco: Clint Eastwood, Lee J. Cobb, Susan Clark, Don Stroud, Seymour Cassel
Duração: 93 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Xerife que trabalha no Arizona vai a Nova York para levar de volta ao seu estado um homem suspeito de cometer assassinato.

Trailer do filme em que Clint Eastwood viveu o xerife durão, de muita ação e poucas palavras, tipo que o caracterizou a partir daí ao longo de sua intensa carreira. E aos mais de 80 anos, o homem continua firme...

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música de Lalo Schifrin. Terminada a sua fase na Itália Eastwood voltou ao país natal e encontrou no diretor Don Siegel um parceiro artístico para vários anos. Na trama o prisioneiro de Coogan escapa e o xerife o persegue com métodos muito pessoais.


O Estranho Mundo do Zé do Caixão

FICHA TÉCNICA
Brasil
preto e branco
Direção: José Mojica Marins
Roteiro: Mojica e R.F. Lucchetti
Elenco: José Mojica Marins, Luis Sérgio Person, Vany Miler, Mario Lima, Veronica Kriman
Duração: 80 minutos
Gênero: terror

Sinopse: O filme é uma coleção de três curtas-metragens: O Fabricante de Bonecas, Tara e Ideologia. Apesar do título, o personagem Zé do Caixão, alter-ego de Marins, não aparece em nenhum dos três.

Trecho do episódio O Fabricante de Bonecas, que abre o filme. Conta a história do homem que cria bonecas que têm uma expressão muito realista nos olhos, ajudado por suas quatro belas filhas. Um dia, durante um assalto, o segredo é revelado.

E POR FALAR NISSO...

José Mojica Marins, claro que na pele de Zé do Caixão, aparece na abertura do filme, fazendo seu discurso e aparesentado, com aquela voz soturna característica, os três curtas.


Noites de Amor, Dias de Confusão

FICHA TÉCNICA
Título original: Buona Sera, Mrs Campbell
Estados Unidos
colorido
Direção: Melvin Frank
Roteiro: Frank, Denis Narden
Elenco: Gina Lollobrigida, Shelley Winters, Phil Silvers, Peter Lawford, Telly Savallas
Duração: 108 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Dezesseis anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, três veteranos voltam a San Fiorino, cidade italiana onde vive a bela viúva Carla.

Os três veteranos eram Telly Savallas, Peter Lawford e Phil Silvers. A fogosa italiana, claro, Gina Lollobrigida. Ela foi a moça que lhes deu abrigo durante a guerra.

E POR FALAR NISSO...

A questão é que os três homens têm um sentimento em comum: eles juram que são o pai da filha de 16 anos da viúva. Não dá para negar que o musical Mama Mia, com Meryl Streep, tem uma drama bem parecida... O clipe tem a trilha sonora de Riz Ortolani.


Pôquer de Sangue

FICHA TÉCNICA
Título original: Five Card Stud
Estados Unidos
colorido
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Marguerite Roberts, Ray Golden
Elenco: Dean Martin, Robert Mitchum, Inger Stevens, Robert McDowall, John Anderson
Duração: 103 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Depois que um bandoleiro é pego roubando no pôquer, seus oponentes tentam linchá-lo mas são impedidos por um homem que depois deixa a cidade.

Dean Martin em cena no faroeste clássico. A trama tinha também um lado de suspense porque, logo após a confusão, todos os participantes do jogo de pôquer começam a aparecer mortos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com Dean Martin interpretando a canção com o mesmo título do filme. Depois da fase em parceria com Jerry Lewis, ele continuou com carreira intensa no cinema, mas nunca foi considerado um ator talentoso. Já o carisma é inegável.

Uma Face para cada Crime

FICHA TÉCNICA
Título original: No Way to Treat a Lady
Estados Unidos
colorido
Direção: Jack Smight
Roteiro: John Gay, William Goldman
Elenco: Rod Steiger, Lee Remick, George Segal, Eileen Heckhart
Duração: 108 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme conta a história de Christopher Gill, um psicopata que tem fixação mórbida pela falecida mãe, que havia sido uma atriz. Por isso, persegue e mata mulheres mais velhas.

Um ano depois de ganhar o Oscar (por No Calor da Noite), Rod Steiger fez bela presença como o estrangulador de mulheres que deixa as vítimas maquiadas, com exagero de batom, depois de mortas.

E POR FALAR NISSO...

George Segal, na cena com Lee Remick, também brilhou como o detetive Morris Brummel, que perseguia o assassino. Para cometer seus crimes, e talvez lembrando a profissão da mãe, Christopher Gill também assumia vários disfarces, como padre, policial, encanador ou cabeleireiro.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ascensão e Queda do Terceiro Reich

FICHA TÉCNICA
Título original: The Rise and Fall of the Third Reich
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Jack Kaufman
Roteiro: Kaufman, Alan Landsburg, William Shirer
Elenco: Richard Basehart (narrador)
Duração: 106 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O documentário feito para a televisão americana mostra desde a ascensão do Partido Nacional Socialista na Alemanha, nos anos 30, até o holocausto.

A produção, com texto baseado no livro famoso de William Shirer, foi um sucesso pela forma direta e clara com que retratou a trágica aventura nazista.

E POR FALAR NISSO...

Produzido para a televisão americana, o filme acabou sendo exibido nas salas de cinema de alguns países. Tem cenas raras e depoimentos de historiadores.

A Máquina dos Milhões

FICHA TÉCNICA
Título original: Hot Millions
Reino Unido
colorido
Direção: Eric Till
Roteiro: Ira Wallach, Peter Ustinov
Elenco: Peter Ustinov, Maggie Smith, Karl Malden, Bob Newhart, Robert Morley
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Marcus Pendleton, depois de sair da cadeia onde ficou por causa de peculato, assume o lugar de outro empregado na empresa em que trabalhava.

O vigarista, interpretado por Peter Ustinov (também roteirista), começa um arriscado golpe, enviando cheques sob vários pseudônimos para regiões diferentes da Europa.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música tema da comédia britânica, interpretada por Laurie Johnson. Na trama, Pendleton, que assume o nome de Caesar Smith e se envolve com a secretária Patty (Maggie Smith) começa a ter um problema: onde guardar os milhões?

Os Dois Mundos de Charly

FICHA TÉCNICA
Título original: Charly
Estados Unidos
colorido
Direção: Ralph Nelson
Roteiro: Stirling Silliphant, Daniel Keyes
Elenco: Cliff Robertson, Claire Bloom, Lilia Skalia, Leon Janney, Dick Van Patten
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Charly, um homem de 30 anos que tem retardamento mental. Mas ele faz uma cirurgia que muda a vida dele.

Depois da operação, Charly, interpretado por Cliff Robertson, passa a ser considerado um gênio. A produção, muito elogiada, foi baseada num livro de Daniel Keyes. A trilha sonora, de Ravi Shankar, foi outro destaque.

E POR FALAR NISSO...

Cliff Robertson ganhou o Oscar de ator, em prêmio apresentado por Burt Lancaster. Ele concorreu com Alan Bates, Peter O'Toole, Ron Moody e Alan Arkin. Como não estava presente à festa, foi representado por Frank Sinatra.

Os Violentos vão para o Inferno

FICHA TÉCNICA
Título original: Il Mercenario
Itália
colorido
Direção: Sergio Corbucci
Roteiro: Giorgio Arlorio
Elenco: Franco Nero, Jack Palance, Tony Musante, Giovanna Ralli, Eduardo Fajardo
Duração: 100 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Durante a revolução mexicana, uma cidade é controlada por um ganancioso proprietário de minas que conta com o apoio das forças do governo.

A moda do spaghetti western, os faroestes italianos com temática americana, ia muito bem, obrigado. E apareceu mais um diretor bom no gênero: Sergio Corbucci. E Jack Palance surgiu como vilão.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música que o genial Enio Morricone fez para o filme, chamada L'Arena. No elenco, Tony Musante era Paco, o líder dos rebeldes; Franco Nero um cínico mercenário polonês e Palance o cruel pistoleiro contratado pelo poderoso.



Revanche Selvagem

FICHA TÉCNICA
Título original: The Scalphunters
Estados Unidos
colorido
Direção: Sydney Pollack
Roteiro: William Norton
Elenco: Burt Lancaster, Shelley Winters, Telly Savallas, Ossie Davis, Dabney Coleman
Duração: 102 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Conta a história de Joe Bass, um peleiro casca-grossa que mora na fronteira. Até que um dia a carga de pele que transportava é capturada por foras-da-lei pouco amigáveis.

Trailer do faroeste cômico dirigido por Sydney Pollack em que Burt Lancaster teve grande destaque como o peleiro estressado. Shelley Winters também esteve num bom momento como uma mascadora de fumo.

E POR FALAR NISSO...

A cena conta com as participações de Lancaster e de Ossie Davis, que fez o ex-escravo fugido que Joe quer devolver em troca das peles. Telly Savallas era o líder de um bando de escalpeladores. O clipe tem a trilha sonora de Elmer Bernstein.

A Brigada do Mal

FICHA TÉCNICA
Título original: The Devil's Brigade
Estados Unidos
colorido
Direção: Andrew V. McLaglen
Roteiro: Robert Adleman, William Roberts
Elenco: William Holden, Cliff Robertson, Vince Edwards, Andrew Prine, Jeremy Slate
Duração: 130 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: O filme conta a história real da participação da 1ª Força Especial de Serviço na Segunda Guerra Mundial.

O principal papel da aventura de guerra, o capitão Robert Drederick, foi interpretado por William Holden. Como comandante da força, ele tinha de encarar uma missão quase impossível.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem em destaque o ator Jeremy Slate na pele do sargento Patrick O'Neil, que acaba encarando uma briga. O desafio do comandante era transformar jovens recrutas num comando de combatentes de elite.

Perdidos na África

FICHA TÉCNICA
Título original: Riusciranno i Nostri Eroi a Ritrovare LÁmico Misteriosamente Scomparso in Africa?
Itália
colorido
Direção: Ettore Scolla
Roteiro: Agenore Scrocci, Furio Scarpelli
Elenco: Alberto Sordi, Bernard Blier, Manuel Zarzo, Erika Blanc, Franca Bettoia
Duração: 130 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Fausto, um executivo italiano rico e cansado de seu trabalho, e também da família, parte para a África ao lado de seu companheiro Ubaldo.

A primeira coisa que chama atenção é o título original quilométrico, que durante um tempo virou moda no cinema italiano. Alberto Sordi teve um belo momento como Fausto, que procura outro amigo desaparecido.

E POR FALAR NISSO...

Fora a breve introdução na Itália, o filme foi ambientado totalmente na África, com belas locações. Fausto encontra o amigo como chefe de uma tribo e com várias esposas. Aí vem a pergunta: aceita o convite para ficar ou volta?

Histórias Extraordinárias

FICHA TÉCNICA
Título original: Histoires Extraordinaires
França/Itália
colorido
Direção: Federico Fellini, Louis Malle, Roger Vadim
Roteiro: Os diretores
Elenco: Birgitte Bardot, Alain Delon, Jane Fonda, Terence Stamp, Milena Vukotic
Duração: 121 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O filme reúne três episódios, baseados em histórias de Edgar Alan Poe, mostrando a visão de cada cineasta sobre o universo do escritor.

Cenas com Alain Delon no filme, ao som da música de Anabolic. O episódio de Roger Vadim fala sobre uma mulher nobre apaixonada pelo primo, sem ser correspondida.

E POR FALAR NISSO...

Terence Stamp, moderno com os cabelos descoloridos, foi o astro do segmento de Fellini, Toby Dammit. Fala sobre um ator inglês constantemente atormentado pelos fãs.

A Moça com a Pistola

FICHA TÉCNICA
Título original: La Ragazza con la Pistola
Itália
colorido
Direção: Mario Monicelli
Roteiro: Luigi Magni, Rodolpho Sonego
elenco: Monica Vitti, Aldo Puglisi, Corin Redgrave, Stanley Baker, Carlo Giuffrè
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Assunta Patrani é uma moça que não foi apenas deixada pelo amado, mas desonrada por ele. Então, ela resolve se vingar.

A trama de Mario Monicelli, que sabia misturar muito bem drama e comédia, mostra que Assunta compra uma pistola e sai atrás do namorado em Londres.

E POR FALAR NISSO...

Monica Vitti teve um bom momento em cena na pele de Assunta, a garota com sede de sangue que não sossegue enquanto não matar o "desgraziato". A atriz se saía bem tanto em comédias rasgadas quanto nos dramas reflexivos de Antonioni, de quem era musa.

Os Seus, os Meus, os Nossos

FICHA TÉCNICA
Título original: Yours, Mine and Ours
Estados Unidos
colorido
Direção: Melville Shavelson
Roteiro: Bob Carrol Jr., Madelyn Davis
Elenco: Lucille Ball, Henry Fonda, Van Johnson, Louise Troy, Sidney Miller
Duração: 111 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: No início dos anos 60, um oficial da Marinha americana, pai de dez filhos. Algum tempo depois conhece uma viúva, mãe de oito filhos.

Com o casamento, eles viram um casal com 18 filhos e o filme explora a graça dessa situação, com toda loucura que pode gerar uma família deste tamanho. Consta que Henry Fonda e Lucille Ball tiveram um caso durante as filmagens.

E POR FALAR NISSO...

A produção foi refilmada em 2005, com Dennis Quaid e Rene Russo nos papéis principais. A história é a mesma, inclusive com o número de filhos. Engraçado que soou artificial, pois alguém ter tanto filho assim não parece mais natural...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Calhambeque Mágico

FICHA TÉCNICA
Título original: Chitty Chitty Bang Bang
Reino Unido
colorido
Direção: Ken Hughes
Roteiro: Ian Fleming, Roald Dahl
Elenco: Dick Van Dyke, Sally Ann Howes, Lionel Jeffries, Gert Frobe, Anna Quayle
Duração: 144 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O excêntrico inventor Caractacus Potts é responsável pela criação de um carro extraordinário, que não apenas anda.

Trailer da aventura musical infantil estrelada por Dick Van Dyke, que tinha empatia com esse público por já ter trabalhado em Mary Poppins, quatro anos antes. Por isso o filme teve sucesso.

E POR FALAR NISSO...

Outra cena do filme, com Van Dyke e o elenco infantil. Chitty Chitty Bang Bang, o calhambeque mágico, também voava e flutuava. E o inventor faz viagens para mundos de castelos e piratas.

Dillinger Está Morto

FICHA TÉCNICA
Título original: Dillinger È Morto
Itália/França
colorido
Direção: Marco Ferreri
Roteiro: Ferreri e Sergio Bazzini
Elenco: Michel Picolli, Anita Pallenberg, Annie Girardot, Carole André, Mario Janilli
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Glauco, um engenheiro industrial, dirige após um dia de trabalho e quando chega a seu destino começa a vagar e a sonhar com objetos ultrarrealistas.

Narrativa diferente, com os dois pés na vanguarda, de Marco Ferreri. No fundo, o roteiro é uma crítica pesada à sociedade de consumo, o que era moda na época. Por isso, envelheceu mal.

E POR FALAR NISSO...

O protagonista, interpretado pelo francês Michel Picolli, encontra na cozinha um revólver embrulhado numa folha de jornal onde se lê a notícia da morte do bandido Dillinger. Vem daí o título.

Feliz Aniversário

FICHA TÉCNICA
Título original: The Birthday Party
Estados Unidos
colorido
Direção: William Friedkin
Roteiro: Harold Pinter
Elenco: Robert Shaw, Patrick Magee, Dandy Nichols, Sidney Tafler, Helen Fraser
Duração: 123 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O protagonista é um inquilino chamado Stanley, que está hospedado numa pensão à beira-mar e recebe a visita de três hóspedes misteriosos e ameaçadores.

O roteiro era uma adaptação de Harold Pinter de uma peça sua, que classifica de "comédia de ameaça" Stanley, vivido por Robert Shaw, não faz a menor ideia da razão do que acontece.

E POR FALAR NISSO...

Outro momento do filme, cujas situações beiram o absurdo. À certa altura Stanley ganha um tambor de presente da vizinha e todos se reúnem para comemorar o aniversário dele.

Benjamin, o Despertar de um Jovem Inocente

FICHA TÉCNICA
Título original: Benjamin
França
colorido
Direção: Michel Deville
Roteiro: Nina Companeez
Elenco: Catherine Deneuve, Pierre Clementi, Michèle Morgan, Michel Picolli, Francine Bergè
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme conta a história de um garoto órfão de 17 anos que é levado por sua tia para viver num castelo, onde experimenta muitas aventuras.

A produção era ambientada num castelo francês para onde vai Benjamin, interpretado pelo belo Pierre Clementi. Logo ele começa a se envolver romanticamente com mulheres de várias idades. Catherine Deneuve e Michel Picolli também têm destaque.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo a Pierre Clementi, ator fetiche dos anos 60 e 70. Ele atuou com destaque em Bela da Tarde (Buñuel), O Leopardo (Visconti), Pocilga (Pasolini) e O Conformista (Bertolucci). Morreu em 1999, aos 57 anos, depois de atuar em 109 filmes.