quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Voo da Fênix

FICHA TÉCNICA
Título original: The Flight of the Phoenix
Estados Unidos
colorido
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Lukas Heller, Trevor Dude Smith
Elenco: James Stewart, Richard Attenborough, Peter Finch, Hardy Kruger, Ernest Borgnine
Duração: 142 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Depois da queda de seu avião no deserto, um grupo de sobreviventes tenta sair de lá antes de ser atacado por grupos de mercenários.

Trailer da aventura que fez muito sucesso. A trama mostra a união dos passageiros, que conseguem construir uma nova aeronave, com os restos da que sobrou.

E POR FALAR NISSO...

O filme ganhou uma nova versão quase 40 anos depois, mais precisamente em 2004. Pouca coisa mudou de uma versão para outra. Dennis Quaid e Giovanni Ribisi encabeçavam o novo elenco.

O Barba Ruiva

FICHA TÉCNICA
Título original: Akahige
Japão
preto e branco
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Masato Ide, Ryushi Kukishima
Elenco: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Akemi Negishi, Terumi Niki, Tatsuori Ehara
Duração: 185 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No Japão do século 19, o veterano doutor Kyojio irá ensinar a um jovem médico, Yasumoto, o verdadeiro significado da medicina.

Toshiro Mifune, ator favorito de Kurosawa, vivia o médico, apelidado de Barba Ruiva. Ele mostrava um lado mais humano da medicina, ensinando a ver a pessoa além do paciente.

E POR FALAR NISSO...

Imagens do filme ao som da trilha original, composta por Masau Satô, colaborador habitual de Kurosawa. Foi um grande sucesso do mestre japonês e sua última parceria com Toshiro Mifune.

Simão do Deserto

FICHA TÉCNICA
Título original: Simon do Deserto
México
preto e branco
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Buñuel e Julio Alejandro
Elenco: Claudio Brook, Enrique Alvarez Félix, Hortensia Santoveña, Francisco Reiguera, Luis Castañeda
Duração: 45 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Simão é um religioso que deseja se aproximar de Deus. Então, sobe em uma colina, onde pretende ficar, apesar de o diabo lhe tentar o tempo todo.

Média-metragem de Buñuel, que voltou ao México, onde não tinha medo do melodrama. Nem de abordar um tema religioso, apesar de ser ateu. Na cena, o diabo toma formas femininas.

E POR FALAR NISSO...

As cenas finais mostram Simon (Claudio Brook) na vida da atualidade, como um senhor entendiado numa balada juvenil. O roteiro era um chamado contra a intolerância.

Com a Maldade na Alma

FICHA TÉCNICA
Título original; Hush... Hush, Sweet Charlotte
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Henry Farrell, Lukas Heller
Elenco: Bette Davis, Olivia de Havilland, Joseph Cotten, Agnes Moorehead, Mary Astor
Duração: 133 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Charlotte tem um caso com um homem casado e quer fugir com ele. Mas tudo vira uma tragédia quando ele aparece morto e todos acreditam que ela é a assassina.

Trailer do filme dirigido por Robert Aldrich, o mesmo que havia feito O Que Terá Acontecido com Baby Jane? com Bette Davis. O elenco é formado por vários atores veteranos e a trama não tem receio de cair no sanguinolento e exagerado.

E POR FALAR NISSO...

Momento raro: as estrelas Bette Davis e Olivia de Havilland promovem o filme na televisão. A história dava um salto de quase 40 anos e mostrava Bette como uma solteira amargurada que nunca havia esquecido a tragédia. Na TV, ela até canta Hush Hush... Sweet Charlotte, que deu título ao filme.

São Paulo S.A.

FICHA TÉCNICA
Título original: São Paulo S.A.
Brasil
preto e branco
Direção: Luís Sérgio Person
Roteiro: Person
Elenco: Walmor Chagas, Eva Wilma, Otelo Zeloni, Darlene Glória, Ana Esmeralda
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Carlos é um jovem de classe média que se junta a um rico empresário do setor automobilístico de São Paulo. Mas ele nunca consegue ficar satisfeito.

Cena de abertura do filme de Luís Sérgio Person, que começava a construir uma carreira diferente dentro do cinema brasileiro. O elenco era encabeçado por Walmor Chagas, que morreu recentemente, em seu primeiro trabalho nas telas.

E POR FALAR NISSO...

Cena em que Walmor canta o Hino à Bandeira. Também participam Eva Wilma e Otelo Zeloni. Na história, Carlos tenta sempre alguma coisa nova, que ele não sabe bem o que é. Ficou um retrato do impacto da modernização e o boom industrial dos anos 60.

Shenandoah

FICHA TÉCNICA
Título original: Shenandoah
Estados Unidos
colorido
Direção: Andrew V. McLaglen
Roteiro: James Lee Barrett
Elenco: James Stewart, Doug McClure, Glenn Corbett, Patrick Wayne, Rosemary Forsyth
Duração: 105 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Ambientado no estado da Virgínia, durante a guerra civil americana, conta a histórica de Charles, patriarca de família que não deseja aderir ao conflito.

James Stewart é um agricultor que vive com a família na cidade de Shenandoah e não quer se posicionar sobre a guerra. Porém, no dia que seu filho caçula é feito refém pelas forças do Norte, a guerra acaba chegando até ele.

E POR FALAR NISSO...

Breve cena do faroeste. Na trama, o personagem de James Stewart explica para um oficial confederado que tenta recrutar seus filhos por que não concorda. "Quando meus filhos eram pequenos o Estado nunca apareceu para dar leite para eles."

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Othello

FICHA TÉCNICA
Título original: Othello
Reino Unido
colorido
Direção: Stuart Burge
Roteiro: texto original de William Shakespeare
Elenco: Laurence Olivier, Maggie Smith, Joyce Redman, Frank Finlay, Derek Jacobi
Duração: 165 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Desdêmona desafia o seu pai e se casa com Othello, o guerreiro mouro de Veneza. Só que a união dos dois é marcada pela tragédia.

Cena de mais uma peça de Shakespeare adaptada para o cinema (desta vez com o texto original) e estrelada por Laurence Olivier. Foi sucesso de crítica, mas não de bilheteria.

E POR FALAR NISSO...

O problema de Othello (Olivier) era o ciúme, que surge ao dar ouvidos ao venenoso Iago (Frank Finlay), da sua amada Desdêmona (Maggie Smith). O final da história é trágico, com a morte da moça pelo marido.

Mulheres no Front

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Soldatesse
Itália
preto e branco
Direção: Valerio Zurlini
Roteiro: Leonardo Benvenutti, Piero de Bernardi
Elenco: Anna Karina, Lea Massari, Marie Laforet, Thomas Milliam, Mario Ardorf
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O centro da história é o transporte armado de um grupo de mulheres, que vai servir os soldados italianos nos bordéis de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.

O roteiro do filme de Valerio Zurlini, considerado um dos cineastas italianos mais sensíveis, conta que para as moças, por conta do conflito, não havia mais opções a não ser a prostituição.

E POR FALAR NISSO...

A ação do filme começa em Atenas, na Grécia, e prossegue até o norte da Itália. Toda a viagem ocorre num terreno acidentado. A cena mostra também a alegria dos soldados com a chegada das garotas.

Mil Palhaços

FICHA TÉCNICA
Título original: A Thousand Clowns
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Fred Coe
Roteiro: Herb Gardner
Elenco: Jason Robards, Barbara Harris, Martin Balsam, Gene Saks, William Daniels
Duração: 118 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Roteirista de um programa infantil de televisão decide largar o emprego para curtir a vida. Mas tudo começa a dar errado.

Por causa de sua antiga profissão, não demora para ele ser chamado para tomar conta de um sobrinho que é uma pestinha. Logo a sua festa acaba.

E POR FALAR NISSO...

Outra cena com Jason Robards e Barbara Harris, mas essa tem dublagem incidental em russo. Ela era a assistente social Sandy, que ficava sempre em sua cola, para que tivesse uma vida mais regrada.


O Caso Bedford

FICHA TÉCNICA
Título original: The Bedford Incident
Estados Unidos
preto e branco
Direção: James B. Harris
Roteiro: Mark Rossovich
Elenco: Richard Widmark, Sidney Poitier, James MacArthur, Martim Balsam, Eric Portman
Duração: 102 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme conta a história de uma embarcação da marinha americana cuja missão de patrulhamento de rotina acaba num tenso conflito com um submarino russo.

Richard Widmark viveu Erik Finlander, o comandante maníaco do navio que conduz sua tripulação até o limite da exaustão psicológica. Sidney Poitier era o jornalista que acompanhava a missão.

E POR FALAR NISSO...

Cena de batalha. Richard Widmark teve destaque na produção. O ator fez desde aventuras até comédias românticos com Doris Day. Prosseguiu com a carreira de sucesso até 1995.

As Duas Faces da Felicidade

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Bonheur
França
colorido
Direção: Agnès Varda
Roteiro: Agnès Varda
Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Olivier Dorouot, Sabine Drouot, Marie-France Boyer
Duração: 79 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Um carpinteiro ama sua mulher, seus filhos e a natureza. Em seguida ele encontra outra mulher, secretária dos correios.

O filme de Agnès Varda fez sucesso no mundo todo. Depois de algumas experiências vanguardistas, a cineasta optou pela maior simplicidade. O elenco central era formado por uma família real.

E POR FALAR NISSO...

Cenas de François com Emile, a outra mulher. Ele continua amando a esposa e não se permite fugir da nova paixão, nem mentir sobre o que está sentindo. E a diretora não julga seus personagens.

O Rei de um Inferno

FICHA TÉCNICA
Título original: King Rat
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Bryan Forbes
Roteiro: James Clavell
Elenco: George Segal, Tom Courtenay, James Fox, Denholm Eliott, Todd Armstrong,
Duração: 134 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, japoneses mantém um campo de prisioneiros com militares de todas as patentes e de várias nacionalidades.

O drama de guerra tem elenco totalmente masculino e com atores de várias nacionalidades. A trama mostra os militares tentando se unir e enfrentar a terrível tensão do cativeiro.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado num livro de James Clavell, o mesmo autor de Shogun. O drama começa mesmo quando um oficial americano tenta subornar um chefe japonês para conseguir melhor tratamento.

Bunny Lake Desapareceu

FICHA TÉCNICA
Título original: Bunny Lake is Missing
Reino Unido
preto e branco
Direção: Otto Preminger
Roteiro: John e Penelope Mortimer
Elenco: Laurence Olivier, Carol Lynley, Keir Dullea, Martita Hunt, Anna Massey
Duração: 107 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Mulher que se mudou recentemente em Londres entra em pânico quando não consegue encontrar a filha na saída da escola.

O drama, com toques de suspense, dirigido por Otto Preminger, tem um entrecho interessante. Como era o primeiro dia de aula, ninguém conhece a menina e começa a aparecer a dúvida: será que Bunny Lake realmente existe ou é invenção da mulher?

E POR FALAR NISSO...

Cenas da abertura, criada pelo famoso artista plástico Saul Bass. O elenco tinha Laurence Olivier como o veterano policial encarregado das investigações. Carol Lynley e Keir Dullea eram os pais de Bunny Lake.

Conheço Bem Essa Moça

FICHA TÉCNICA
Título original: Io La Conoscevo Bene
Itália
preto e branco
Direção: Antonio Pietrangeli
Roteiro: Ruggero Marcari, Ettore Scolla
Elenco: Stefania Sandrelli, Mario Ardorf, Jean-Claude Brialy, Nino Manfredi, Ugo Tognazzi
Duração: 99 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Adriana, bela jovem do interior italiano, vai a Roma para tentar a sorte no ramo do entretenimento. Mas acaba entrando no jogo do sexo pago.

Cenas do drama romântico e policial, ao som da canção Mani Bucate, interpretada por Sergio Endrigo. Adriana, interpretada por Stefania Sandrelli, logo está saindo com vários homens da classe alta que só têm interesse em seu corpo.

E POR FALAR NISSO...

Com o tempo Adriana, que faz carreira como modelo, consegue tudo o que quer: carro, apartamento, dinheiro guardado. Mas começa a sentir um vazio inexplicável e tem um final dramático.

O Trouxa

FICHA TÉCNICA
Título original: Le Corniaud
França
colorido
Direção: Gerard Oury
Roteiro: Oury, Marcel Julian
Elenco: Bourvil, Louis de Funès, Valentino Valentini, Henri Genes, Lando Buzanca
Duração: 111 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um lojista francês tem sua viagem de carro da França para a Itália arruinada depois que um carro bate no seu. Mas o culpado está em situação irregular, o que piora a situação.

Trailer da co-produção franco-italiana, uma comédia rasgada e sem outro objetivo a não ser divertir. Os personagens franceses estão sempre à beira da irritação e os italianos são um tanto folgados..

E POR FALAR NISSO...

Outras cenas da comédia. Um momento bem engraçado acontecia quando o baixinho invocado Louis de Funès, que interpreta o azarado Leopold, vai tomar banho num posto e é assediado por um fisiculturista gay.


Vendaval na Jamaica

FICHA TÉCNICA
Título original: A High Wind in Jamaica
Reino Unido
colorido
Direção: Alexander Mackendrick
Roteiro: Stanley Mann, Ronald Harwood
Elenco: Anthony Quinn, James Coburn, Lila Kedrova, Gert Frobe, Dennis Price
Duração: 103 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Alguns pais de crianças que vivem na Jamaica, com medo de que elas cresçam sem educação, as mandam de volta para a Inglaterra. Mas acontece um acidente no caminho.

O roteiro da aventura conta que, durante a viagem, a embarcação em que viajam é abordada por um navio pirata. Mas o que seria perigo ganha também ares de brincadeira.

E POR FALAR NISSO...

Acontece que as crianças, todas rebeldes e travessas, ficam presas no navio do pirata. E acham tudo uma situação muito divertida, desenvolvendo até uma relação de amizade com Chavéz, o chefe pirata, interpretado por Anthony Quinn.

36 Horas

FICHA TÉCNICA
Título original: 36 Hours
Estados Unidos
preto e branco
Direção: George Seaton
Roteiro: George Seaton
Elenco: James Garner, Eva Marie Saint, Rod Taylor, Werner Peters, Alan Napier
Duração: 115 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Em 2 de junho de 1944, um médico do exército alemão tenta tirar informações vitais de um integrante da inteligência militar norte-americana, convencendo-o de que a guerra acabou.

Trailer da aventura em que James Garner viveu o major Jeff Pike. Ele recebe a importante missão de confirmar que os nazistas esperam o desembarque no dia D no lugar errado. Mas cai numa armadilha.

E POR FALAR NISSO...

Pike acorda num suposto hospital militar e logo percebe que está com os cabelos grisalhos e precisando de óculos para ler. Um oficial e uma enfermeira (Rod Taylor e Eva Marie Saint) dizem que seis anos se passaram, mas querem saber detalhes do desembarque dos aliados.


O Homem da Cabeça Raspada

FICHA TÉCNICA
Título original: De Man Die Zijn Haar Kort Liet Knippen
Bélgica
preto e branco
Direção: André Delvaux
Roteiro: Anna de Pagter
Elenco: Senne Rouffaer, Beata Tyszkiewicz, Hector Camerlynk, Hilde Uytterlinden
Duração: 94 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Govert, um professor de meia-idade que se apaixona por uma aluna que de repente some. E nem ele sabe se tem algo a ver com o desaparecimento.

Cena do filme que lançou o cinema belga ao modernismo. O roteiro, baseado em livro de Johan Daisne, mostra a crise de identidade do protagonista, a ponto de não identificar o que é realidade ou sonho.

E POR FALAR NISSO...

Com O Homem da Cabeça Raspada, os belgas começaram a partir de então a se dedicar a um estilo rotulado como realismo mágico, numa mistura de realidade e fantasia em que se tornaram mestres.

O Ente Querido

FICHA TÉCNICA
Título original: The Loved One
Reino Unido
preto e branco
Direção: Tony Richardson
Roteiro: Terry Southern, Christopher Isherwood
Elenco: Robert Morse, Anjanette Comer, Rod Steiger, John Gielgud, Jonathan Winters
Duração: 122 minutos
gênero: comédia

Sinopse: O jovem inglês Dennis Barlow vai visitar seu tio Francis Hinsley, que trabalha na produção de um grande estúdio de Hollywood, em Los Angeles. Mas o tio comete suicídio.

Trailer do filme de um gênero em que os britânicos sempre foram especialistas: o humor negro. Foi o primeiro filme do diretor Tony Richardson depois do Oscar em As Aventuras de Tom Jones.

E POR FALAR NISSO...

Rod Steiger teve destaque em cena na pele de um embalsamador um tanto depressivo. E o sobrinho do produtor de Hollywood acaba se apaixonando por uma maquiadora de cadáveres.

O Samurai Assassino

FICHA TÉCNICA
Título original: Bushido
Japão
preto e branco
Direção: Kihachi Okamoto
Roteiro: Shinobu Hashimoto
Elenco: Toshiro Mifune, Matsumoto Koshiro, Ito Yunusoke, Aratama Mishiyo
Duração: 123 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O filme conta a história de Niro Tsurichyio, filho ilegítimo de um nobre poderoso, e o caminho da sua vida, que fez dele um espadachim mas também um pária social.

A história caminha até o momento em que o herói mata seu pai. É ambientada em 1860, na época em que a Revolução Meiji mudou a sociedade japonesa, acabando com o sistema de castas.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem a Toshiro Mifune, ator japonês mais famoso no Ocidente naquele época, astro desse filme e de muitos de Akira Kurosawa. A trilha sonora é rock: Hit the Floor, com Thousand Foot Krutch.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Guerra Secreta

FICHA TÉCNICA
Título original: The Dirty Game
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Cristian-Jaque
Roteiro: Philippe bouvard
Elenco: Henry Fonda, Vittorio Gassman, Annie Girardot, Robert Ryan, Bourvil
Duração: 133 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O chefe de inteligência dos Estados Unidos na Europa relata as histórias de três diferentes operações pelo mundo.

Trailer do hoje clássico filme de espionagem. As operações citadas no roteiro acontecem em Paris, Djibuti, Roma e Berlim, todas envolvendo a CIA. E como deixa claro o título, são bem sujas...

E POR FALAR NISSO...

Sempre um ator magistral, Henry Fonda, o astro de A Guerra Secreta, também topou participar, ao lado do filho Peter, do quadro What's My Line?, em que um júri tenta adivinhar quem é a celebridade convidada.

A Hora e a Vez de Augusto Matraga

FICHA TÉCNICA
Título original: A Hora e a Vez de Augusto Matraga
Brasil
preto e branco
Direção: Roberto Santos
Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri
Elenco: Leonardo Villar, Jofre Soares, Maria Ribeiro, Maurício do Valle, Flávio Migliaccio
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Augusto Matraga é um violento fazendeiro. Traído pela esposa, ele é emboscado pelos inimigos e dado como morto.

Baseado no livro de Guimarães Rosa, o filme tem trilha sonora original de Geraldo Vandré, como mostra a abertura. A trama detalha o encontro de Matraga com o jagunço Joãozinho Bem Bem e as mudanças que isso causa em sua vida.

E POR FALAR NISSO...

O texto teve nova versão recente, com o título Matraga A Hora e a Vez. Com direção de Vinícius Coimbra, reúne um elenco talentoso, com João Miguel, José Wilker, José Dumont e Fernanda Montenegro.

A Batalha da Argélia

FICHA TÉCNICA
Título original: La Battaglia di Algeri
Itália
preto e branco
Direção: Gillo Pontecorvo
Roteiro: Pontecorvo, Franco Solinas
Elenco: Brahim Haggiag, Jean Martin, Yassef Saadi, Samia Kerbashi, Ugo Paletti
Duração: 117 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: O filme, um dos clássicos do cinema político dos anos 60, mostra a revolução da Argélia pelos dois lados da moeda.

O filme arrebanhou elogios e polêmica por várias partes do mundo. Mas não no Brasil, onde demorou para ser liberado. O filme mostra o lado mais sujo do conflito que manchou a imagem da França, que mantinha o país africano sob seu domínio.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro mostra que a Legião Estrangeira francesa, que já havia perdido no Vietnã, foi derrotada de novo. O filme foi indicado ao Oscar de produção estrangeira, mas a Academia preferiu o romântico Um Homem, Uma Mulher, da França.

Faster, Pussyca!t Kill! Kill!

FICHA TÉCNICA
Título original: Faster, Pussycat! Kill! Kill!
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Russ Meyer
Roteiro: Jack Moran
Elenco: Tura Satana, Haji, Lori Williams, Susan Bernard, Stuart Lancaster
Duração: 83 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Três go-go dancers e seu líder, com seu carro esporte, encontram um casal no deserto. Depois de matar o namorado com as mãos limpas, fazem a moça de refém.

É considerado a obra mais famosa do produtor e diretor Russ Meyer, que explorava em seus filmes uma mistura de violência gratuita com sexualidade descarada. Suas heroínas são pré-feministas exageradas. Ou bandidas sem culpa, difícil definir.

E POR FALAR NISSO...

O jeito totalmente sem freios do filme fez com que ganhasse o status de cult, e não apenas de trash. Tanto que é um dos favoritos de Quentin Tarantino, que se inspirou nele para muitas cenas de Kill Bill.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sete Homens de Ouro

FICHA TÉCNICA
Título original: Sette Uomini D'oro
Itália
colorido
Direção: Marco Vicario
Roteiro: Noelle Gilmor, Mariano Ozores
Elenco: Rossana Podestá, Philippe Leroy, Gastone Moschin, Gabriele Tinti, Giampiero Albertini
Duração: 95 minutos
gênero: policial

Sinopse: O filme conta a história de um assalto a banco. O problema é que entre o próprio bando começam as disputas pelo dinheiro.

Clipe com slideshow do filme e a música-tema, que chegou a fazer bastante sucesso à época, composta por Armando Trovajolli. A capa do disco seguia a linha sexy-escandalosa.

E POR FALAR NISSO..

Outra canção do filme é Rossana. A produção fez bastante sucesso e teve até uma continuação dois anos depois, A Volta dos Sete Homens de Ouro. O diretor Marco Vicario alternou na carreira sucessos populares como O Super Macho e filmes densos como Esposamante.

Aconteceu Aqui

FICHA TÉCNICA
Título original: It Happened Here
Inglaterra
preto e branco
Direção: Kevin Brownlow e Andrew Mollo
Roteiro: Bronlow e Mollo
Elenco: Pauline Murray, Sebastian Shaw, Bart Allison, Reginald Marsh
Duração: 97 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme apresenta uma versão alternativa da Segunda Guerra Mundial, em que a Alemanha nazista invade o Reino Unido e vira vencedora.

Trailer americano do filme que fez sucesso e provocou discussão ao apresentar uma curiosa (e assustadora) ficção em que os nazistas dominam os aliados. E passa a haver a União Britânica dos Faccistas.

E POR FALAR NISSO...

O enredo também mostra que os Estados Unidos declara guerra à Grã-Bretanha, com o envio de tropas para o antigo aliado. Só a Irlanda permanece neutra.

O Senhor da Guerra

FICHA TÉCNICA
Título original: The War Lord
Estados Unidos
colorido
Direção: Franklin J. Schaeffner
Roteiro: Millard Kauffman e John Collier
Elenco: Charlton Heston, Richard Boone, Rosemary Forsyth, Guy Stockwell, James Farentino
Duração: 122 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Crysagon, o mais fiel cavaleiro do Duque William Genth, é enviado para guardar e proteger os assentamentos na costa da Normandia.

Na trama, Chrysagon, interpretado por Charlton Heston, vai a Normadia, enfrenta um príncipe guerreiro e se apaixona por uma simples camponesa que está prestes a se casar.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é baseado num romance escrito por Leslie Stevens. Foi um sucesso mediano para Charlon Heston, que no mesmo ano amargou o fracasso de Agonia e Êxtase. Ele queria Julie Christie como companheira de cena.

A Falecida

FICHA TÉCNICA
Brasil
preto e branco
Direção: Leon Hirshman
Roteiro: Hirshman e Eduardo Coutinho
Elenco: Fernanda Montenegro, Paulo Gracinco, Ivan Cândido, Nelson Xavier
Duração: 90 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Narra a história de Zulmira, mulher pobre do subúrbio carioca que tem poucas alegrias na vida e sonha com um enterro de luxo.

O roteiro é baseado numa peça de grande sucesso de Nelson Rodrigues. Zulmira fica abalada ao saber que tem boa saúde e por fim acaba contraindo uma tuberculose. Mas pede dinheiro emprestado ao homem mais rico do bairro a fim de ter o sonho realizado.

E POR FALAR NISSO...

A Falecida foi o primeiro filme de Fernanda Montenegro, que já contava com carreira de sucesso no teatro. Ela ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo pela interpretação. Foi também o começo da carreira de Leon Hirshman, falecido precocemente.

O Covarde

FICHA TÉCNICA
Título original: Kapurush
Índia
preto e branco
Direção: Satyajit Ray
Roteiro: Premenda Mitra
Elenco: Soumitra Chaterjee, Madhabi Mukerjee, Haraban Banerjee
Duração: 74 minutos
Gênero: romance

Sinopse: O carro do roteirista Amitabha Roy quebra numa plantação de chá. O gerente da plantação o convida para passar uma noite em casa enquanto o mecânico não chega.

Cena de um dos sucessos de Satyajit Ray, certamente o mais conhecido cineasta indiano. A cena mostra a surpresa do cineasta ao chegar à casa do gerente e ver que Karuna, uma antiga paixão, é esposa dele.

E POR FALAR NISSO...

Cenas iniciais do filme. Foi mais uma produção marcante do grande Satyajit Ray. Ele trabalhou de 1950 até 1991, véspera de sua morte, em 1992, aos 72 anos. Foram 37 filmes, quase todos elogiados pela crítica.

Agonia e Êxtase

FICHA TÉCNICA
Título original: The Agony and the Ecstasy
Estados Unidos
colorido
Direção: Carol Reed
Roteiro: Irving Stone, Philip Dunne
Elenco: Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilento, Harry Andrews, Adolfo Celi
Duração: 138 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme retrata a luta de valores entre o pintor Michelângelo e o papa Julio 2º, quando o artista é convidado a pintar o teto da Capela Sistina, em Roma.

Trailer do drama histórico que contrapôs duas grandes personalidades: a rigidez do papa e a cabeça livre de um grande artista. O problema é que Michelângelo demorou tempo demais para concluir sua obra.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção principal, composta por Jerry Goldsmith. O filme foi fracasso de bilheteria. A Capela Sistina não pode ser usada e foi recriada em estúdios. Além disso, os dois atores principais não se entenderam e se evitaram o tempo todo.

O Dever Conjugal

FICHA TÉCNICA
Título original: Marcia Nuziale
Itália
colorido
Direção: Marco Ferreri
Roteiro: Rafael Azona, Diego Fabri
Elenco: Ugo Tognazzi, Alexandra Stewart, Shirley Anne Field, Gaia Germani, Tecla Scarano
Duração: 83 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Dividido em quatro episódios, o filme faz uma análise ao mesmo tempo bem-humorada e cínica a respeito das relações amorosas.

Cenas de abertura da comédia dirigida por Marco Ferreri e que marcou um ótimo momento do cinema italiano em todo o mundo. Não apenas no Oscar de filme estrangeiro, mas nas bilheterias.

E POR FALAR NISSO...

Ugo Tognazzi tem belos momentos nas quatro histórias do filme, que relatam momentos diferentes do casamento: os preparativos, a cerimônia, a lua-de-mel e a rotina que vem quando a festa acaba. O clipe traz uma entrevista com o ator.

Três

FICHA TÉCNICA
Título original: Tri
Iugoslávia
preto e branco
Direção: Aleksandar Petrovic
Roteiro: Antonije Isakovij
Elenco: Bata Zivojinovici, Kole Angelovski, Estola Arandjenovic, Dragomir Brajonic
Duração: 80 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: O tema do filme, comum nas três histórias em que se divide, é a morte que acontece durante a Segunda Guerra Mundial.

O drama de guerra representou a ex-Iugoslávia, que se esfacelou nos anos 90, e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro. É falado em servo-croata.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro, pesado, detalha três formas de morte durante um conflito armado: como testemunha, como vítima e como executar. Causou polêmica à época.

Como Matar sua Esposa

FICHA TÉCNICA
Título original: How to Murder your Wife
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Quine
Roteiro: George Axelrod
Elenco: Jack Lemmon, Virna Lisi, Terry Thomas, Claire Trevor, Sidney Blackmer
Duração: 118 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Stanley Ford é um desenhista que vive muito bem em sua vida de solteirão. Mas uma noite, numa despedida de solteiro, bebe demais e se casa com a garota que sai do bolo.

A cena mostra a esposa italiana (Virna Lisi) procurando o marido (Lemmon) na sala. Ele percebe a besteira que fez e tenta encontrar um jeito de reverter a situação, nem que seja radical.

E POR FALAR NISSO...

O comediante britânico Terry Thomas tem atuação de destaque na pele do mordomo de Stanley, aqui numa cena de tribunal. Ele de certa forma incita o patrão, pois diz que não trabalha para casais.

O Magnífico Traído

FICHA TÉCNICA
Título original: Il Magnifico Cornuto
Itália
preto e branco
Direção: Antonio Pietrangeli
Roteiro: Ettore Scolla, Diego Fabri
Elenco: Ugo Tognazzi, Claudia Cardinalle, Gian Maria Volontè, Salvo Randone, Bernard Blier
Duração: 124 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme se passa na rica cidade italiana de Brescia, onde o passatempo da burguesia parece ser o adultério. Esse clima acaba afetando Andrea Artusi, proprietário de uma fábrica de chapéus.

A comédia mostra que o maior medo do homem italiano, pelo menos os dos anos 60, era de ser identificado como um "cornuto". E essa passa a ser a grande obsessão do personagem de Ugo Tognazzi, que vira um Otelo moderno.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música La Notte che son Partito, interpretada por Jimmy Fontana, tema do filme. Claudia Cardinalle era a bela Maria Grazia, esposa de Andrea, que passa a ser acusada de infiel.

Adeus às Ilusões

FICHA TÉCNICA
Título original: The Sandpiper
Estados Unidos
colorido
Direção: Vincente Minelli
Roteiro: Dalton Trumbo e Michael Wilson
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Eva Marie Saint, Charles Bronson, Robert Webber
Duração: 116 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Preocupada com o filho, Laura manda o rapaz para uma escola dirigida por sacerdotes. E é o começo de uma louca história de amor.

Trailer do drama romântico estrelado pelo casal sensação da época, Elizabeth Taylor e Richard Burton. Ele vivia o bispo episcopal Hewitt, que acabava se apaixonando pela complicada Lara.

E POR FALAR NISSO...

O filme teve repercussão mediana, mas o que fez sucesso mesmo foi a música-tema, The Shadow of your Smile, que aqui aparece em versão de Anne Burton. Ganhou o Globo de Ouro de canção original.

Casanova 70

FICHA TÉCNICA
Título original: Casanova 70
Itália
colorido
Direção: Mario Monicelli
Roteiro: Suso Cechi d'Amico, Tonino Guerra
Elenco: Marcello Mastroianni, Virna Lisi, Marisa Mel, Michele Mèrcier, Enrico Maria Salerno
Duração: 113 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a história de Andrea Rossi Colombotti, um sedutor com uma característica incomum: ele só consegue se excitar em situações de risco.

A cena mostra o personagem principal seduzindo a doce Gigliola, interpretada por Virna Lisi, durante uma visita a um museu. Logo essa mistura de libido e estresse começam a esgotá-lo.

E POR FALAR NISSO...

A vida profissional de Andrea, num cargo burocrático na Otan, é muito tediosa. O que pode explicar suas buscas amorosas, que incluem uma domadora de leões e a esposa de um general americano.

Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras

FICHA TÉCNICA
Título original: Those Magnificent Men in their Flying Machines
Reino Unido
colorido
Direção: Ken Annakin
Roteiro: Annakin e John Davies
Elenco: Stuart Whitman, Sarah Miles, James Fox, Alberto Sordi, Robert Morley, Therry Thomas
Duração: 138 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O filme é uma adaptação de uma maluca corrida área que aconteceu em 1910 entre Londres e Paris, reunindo representantes de vários países.

Trailer da comédia inglesa de muito sucesso. O evento reúne os mais famosos aviadores conhecidos até então. Tudo patrocinado pelo editor de um jornal de Londres, pedante mas muito rico.

E POR FALAR NISSO...

A música tema do filme acabou fazendo também muito sucesso. E consta que o personagem de Terry Thomas, o trapaceiro da corrida, serviu de inspiração para o Dick Vigarista do desenho animado.

Brinquedo Louco

FICHA TÉCNICA
Título original: L'Uomo de Cinque Palloni
Itália
preto e branco
Direção: Marco Ferreri
Roteiro: Ferrei, Rafael Azcona
Elenco: Marcello Mastroianni, Catherine Spaak, Ugo Tognazzi, William Berger, Sonja Romanoff
Duração: 85 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Mario é um rico proprietário de uma fábrica de doces que está para se casar com Giovanna. Mas um dia começa a ter uma estranha obsessão.

Um dia, após examinar um balão usado na publicidade, Mario, vivido por Marcello Mastroianni, fica com uma pergunta na cabeça: até que ponto se pode encher um balão antes que estoure? E não sossega sem a resposta, chamando até cientistas.

E POR FALAR NISSO...

A encanação toma conta da vida dele, a ponto de perturbar seu casamento com Giovanna (Catherine Spaak). O roteiro foi entendido como uma metáfora da sociedade capitalista: quando um homem se vê impossibilitado de encontrar mais formas de ganhar dinheiro, ele fica vazio.

domingo, 27 de janeiro de 2013

A Família Fuleira

FICHA TÉCNICA
Título original: The Family Jewels
Estados Unidos
colorido
Direção: Jerry Lewis
Roteiro: Jerry Lewis, Bill Richmond
Elenco: Jerry Lewis, Donna Butterworth, Sebastian Cabot, Neil Hamilton
Duração: 99 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Donna Peyton, uma menina de nove anos, herda uma grande fortuna, mas precisa escolher um "pai" entre seis malucos.

Um grande sucesso. A cena com Donna Butterworth, a órfã da história, tem também uma homenagem. É que o ator ouve This Diamond Ring, hit da banda de seu filho, Gary Lewis and the Playboys.

E POR FALAR NISSO...

O clipe raro mistura cenas da comédia com imagens de Lewis, na função de diretor, escolhendo o melhor ângulo. Além de tudo, ele interpretava todos os seis tios candidatos a cuidar de Donna.