domingo, 30 de setembro de 2012

A Queen is Crowned

FICHA TÉCNICA
Título original: A Queen is Crowned
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Christopher Fry
Elenco: Elizabeth II, Laurece Olivier, Prince Philip, Queen Elizabeth Mother, Prince Charles
Duração: 79 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: A produção britânica acompanha todos os detalhes da coroação da jovem rainha Elizabeth II, realizada em Londres em 1953.

A produção foi restaurada de forma digital recentemente e deve ser relançada em breve no Reino Unido para comemorar os 60 anos de reinado de Elizabeth II.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe do momento mais solene da cerimônia, em que a jovem Elizabeth recebe a coroa sobre sua cabeça. A narração original é do ator Laurence Olivier.

Sua Excelência, a Embaixatriz

FICHA TÉCNICA
Título original: Call me Madam
Estados Unidos
colorido
Direção: Walter Lang
Roteiro: Arthur Seekman
Elenco: Ethel Merman, Donald O'Connor, Vera Ellen, George Sanders, Billy DeWolfe
Duração: 114 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Sally Adams, uma fútil socialite de Washington é nomeada, durante a Era Truman da política americana, embaixatriz do pequeno ducado de Liechenstein.

O roteiro do musical é adaptado da peça de Russel Crouse e Howard Lindsay, apresentada com sucesso na Broadway. A canção da cena é You're Just in Love, de Irving Berlin, que ganhou o Oscar de trilha sonora adaptada. O filme também foi indicado ao Oscar de figurino.

E POR FALAR NISSO...

O filme tem uma raridade: a única vez em que o veterano e premiado George Sanders aparece cantando, no caso a música Marrying to Love. Foi grande sucesso nos Estados Unidos e mediano no Brasil.

Dois Acres de Terra

FICHA TÉCNICA
Título original: Do Bigha Zamin
Índia
preto e branco
Direção: Bimal Roy
Roteiro: Sali Choudhory
Elenco: Balraj Sahni, Nirupa Roy, Ratan Kumar, Jagdeep, Murad
Duração: 142 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história gira em torno do agricultor Shambu Mahato, que vive com a esposa e o filho numa pequena propriedade rural, e precisa enfrentar a fome.

O filme indiano é conhecido por sua temática socialista, uma novidade no cinema do país à época. Influenciado pelo neo-realismo italiano, especificamente Ladrões de Bicicleta (de Vittorio de Sica), acabou criando uma nova tendência.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem a canção Aaja Ri Aa Nindiya Tu AA. Mesmo com tema político, a música continuava imprescindível nas tramas indianas. O drama deu origem ao movimento chamado Onda Indiana Nova.

Loucuras de um Milionário

FICHA TÉCNICA
Título original: Million Pound Note
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Ronald Neame
Roteiro: Neame
Elenco: Gregory Peck, Ronald Squire, Joyce Grenfield. A.E.Matthews, Maurice Denham
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Marinheiro americano pobre tem a sorte de estar passando pela rua justamente no momento em que dois senhores ricos têm a ideia maluca de entregar para a primeira pessoa uma nota de um  milhão de dólares.

Grande sucesso da carreira de Gregory Peck, que apresentou desempenho com toques cômicos. Seu personagem, sempre que tentava usar a nota, era tratado como um rei e tinha tudo de graça.

E POR FALAR NISSO...

Abertura e primeiras cenas da comédia que retratou como o dinheiro acaba mudando todas as coisas. Até mesmo o amor, pois a mulher que o ama sem interesse começa a não gostar nada da história.

O Regresso de Dom Camilo

FICHA TÉCNICA
Título original: Il Ritorno di Don Camillo
Italia/França
preto e branco
Direção: Julien Duvivier
Roteiro: Giovanni Guareschi
Elenco: Fernandel, Gino Cervi, Paolo Stoppa, Charles Vissière, Edouard Delmont
Duração: 115 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Depois das batalhas com o comunista major Peppone, Don Camillo, o padre italiano que conversa com Cristo na cruz, é enviado para uma ilha remota.

A comédia marcou a carreira de Fernandel na pele do religioso cabeça-dura. Quando descobre o exílio,o prefeito comunista provoca conflitos na pequena cidade.

E POR FALAR NISSO...

Para demonstrar resistência, Don Camilo organiza uma grande procissão na cidade. Ele acredita que só um membro da Igreja pode mudar a história do local.

Medo e Desejo

FICHA TÉCNICA
Título original: Fear and Desire
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Howard Sackler
Elenco: Frank Silvera, Paul Mazursky, Kenneth Harp, Stephen Colt, Virginia Leight
Duração: 77 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Quatro soldados sobrevivem ao pouso desastroso de seu avião e se veem no meio de uma floresta, seis milhas trás das linhas inimigas.

O filme, uma produção modesta, só ficou famoso por ser a estreia do genial Stanley Kubrick. Na trama, o grupo perdido planeja construir uma jangada para escapar pelo rio.

E POR FALAR NISSO...

O filme, que nunca havia recebido um lançamento em DVD, passou recentemente por restauração por conta do nome do diretor. Na história, os planos dos soldados são frustrados por uma moça, que os acha na mata.

Borrasca

FICHA TÉCNICA
Título original: Thunder Bay
Estados Unidos
colorido
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Gil Doud, John Michael Hayes
Elenco: James Stewart, Joanne Dru, Gilbert Roland, Dan Duryea, Jay C. Flippen
Duração: 103 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Steve Martin é um ex-soldado que sonha em achar petróleo no fundo do Golfo do México e investe todos seus esforços (e dinheiro) nesse objetivo.

Trailer alemão do filme. Por conta de sua obsessão, Steve recruta uma turma de pescadores insatisfeita com suas condições de trabalho. Mas eles tem de encarar condições muito mais difíceis, com vários acidentes.

E POR FALAR NISSO...

A matéria mostra a luxuosa premiere do filme, mais uma parceria entre o astro James Stewart e seu diretor preferido, Anthony Mann. Os dois sempre se uniram para aventuras e faroeste.

A Ameaça que Veio do Espaço

FICHA TÉCNICA
Título original: It Came From Outer Space
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Jack Arnold
Roteiro: William Alland
Elenco: Richard Carlson, Barbara Rush, Charles Draker, John Sawyer, Russel Johnson
Duração: 81 minutos
Gênero: ficção científica

Sinopse: O astrônomo John Puttnam e sua namorada Ellen assistem a queda de uma grande bola de fogo no deserto do Arizona e, ao verificarem o local, observam a presença de uma nave alienígena.

A trama foi baseada em conto de Ray Bradbury e a exibição, nos Estados Unidos, tinha efeitos ainda precários de 3D. Fez sucesso, começando uma série de filmes, algo paranóicos, sobre invasões alienígena.

E POR FALAR NISSO...

Este é o trailer em terceira dimensão, uma novidade trazida pela produção. O roteiro conta que uma avalanche de pedras soterrou a nave. Por isso, a população não acredita no cientista sobre o perigo.

A Morte Ronda o Cais

FICHA TÉCNICA
Título original: 99 River Street
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Phil Carlson
Roteiro: Robert Smith
Elenco: John Payne, Evelyn Keyes, Brad Dexter, Frank Fanley, Peggie Castle
Duração: 83 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: A trama envolve um motorista de táxi, ex-pugilista, cuja mulher tem um amante que rouba jóias e vai cometer um assassinato.

O filme dirigido por Phil Carlson, especialista em produções B, abusa um pouco do direito de ter uma trama confusa, uma característica do estilo film noir. A ação acontece num dia só, e a história é cheia de reviravoltas e atmosfera é asfixiante.

E POR FALAR NISSO...

Evelyn Keyes teve destaque na trama como a bela esposa infiel do herói. Outra característica do noir: presença de mulheres traiçoeiras. A loira má, vivida por Peggie Castle, era vilã até a alma.


Ingênua Até Certo Ponto

FICHA TÉCNICA
Título original: The Moon is Blue
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Otto Preminger
Roteiro: Sylvia Fine, Hugh Herbert
Elenco: William Holden, David Niven, Maggie MacNamara, Tom Tully, Down Adams
Duração: 99 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Dois playboys quarentões estão tentando seduzir a mesma moça, mas ela declara que pretende ficar virgem até o dia casamento.

Comédia romântica em que o americano William Holden e o britânico David Niven mediram forças como conquistadores. E os dois tentam fazer o alvo, Patty O'Neill (Maggie MacNamara) mudar de ideia.

E POR FALAR NISSO...

A música tema, com melodia de Herschell Gilbert e letra de Sylvia Fine, foi candidata ao Oscar de canção em 1953 e fez relativo sucesso à época.


sábado, 29 de setembro de 2012

1952 NO CINEMA

Gene Kelly em sua dança em Cantando na Chuva é uma imagem emblemática deste ano, por marcar uma nova fase nos musicais. Mas também houve dois Johns (o Wayne e o Ford) analisando a sensibilidade dos rudes "homens quietos" irlandeses em Depois do Vendaval. A pungência do neo-realismo italiano de Umberto D, de Vittorio De Sica. O francês René Clément analisando a inocência cruel das criancinhas em Brinquedo Proibido. O japonês Akira Kurosawa refletindo sobre o que realmente nos move em Viver. Um ano grande. Um ano com muitas gemas cinematográficas para serem garimpadas.

BRILHARAM: Maureen O'Hara, Robert Mitchum, Jean Simmons, Debbie Reynolds, Roberto Rossellini, Ingrid Bergman, Kirk Douglas, Lana Turner, Gary Cooper, Grace Kelly, Cesare Battisti, Leslie Caron, Errol Flynn, Grande Otelo, Gregory Peck, Susan Hayward, Ava Gardner, Oscarito, Ida Lupino, Robert Ryan, Kaneto Shindo, Jennifer Jones, Charlton Heston, Rock Hudson, Robert Taylor, Elizabeth Taylor, Charles Chaplin, Jane Russell, José Ferrer, Zsa Zsa Gabor, Mazzaroppi

NASCERAM: Kevin Reynolds, Evandro Mesquita, Maria Schneider, Annette O'Toole, Marilyn Chambers, Sandra Bréa, Liam Neeson, Isabella Rossellini, Dan Aykroyd, Terry O'Quinn, Gus Van Sant, Chen Kaige, Kate Hansen, Patrick Swayze, Mickey Rourke, Christopher Reeve, Sylvia Krystel, Edward Zwich, Jeff Goldblum, Roberto Benigni, Thierry Lhermitte, Mandy Patinkin, Susan Seidelman

MORRERAM: John Garfield, Maria Mattos

Depois do Vendaval

FICHA TÉCNICA
Título original: The Quiet Man
Estados Unidos
colorido
Direção: John Ford
Roteiro: Maurice Walsh, Frank Nugent
Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Barry Fizgerald, Ward Bond, Victor MacLaglen
Duração: 129 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O ex-lutador Sean Thornton retorna a sua cidade natal, na Irlanda, após ficar muitos anos distante, e descobre a nova realidade do local.

O filme é considerado um dos principais da carreira de John Ford, que temporariamente deixou os faroestes de lado para acertar as contas com suas raízes irlandesas. John Wayne, seu parceiro em tantas produções, também brilhou como o "homem quieto" do título original.

E POR FALAR NISSO...

A cena é a mais famosa do filme e a que deu origem ao título brasileiro. A mulher é Mary Kate, interpretada por Maureen O'Hara, por quem Sean se apaixona. Mas ela é noiva do briguento da cidade e ele não quer saber de encrenca. O filme ganhou os Oscar de direção e fotografia.

Brinquedo Proibido

FICHA TÉCNICA
Título original: Jeux Interdits
França
preto e branco
Direção: René Clément
Roteiro: Jean Aurenche
Elenco: Georges Poujouly, Brigitte Fossey, Amédee, Laurence Badie, Suzanne Cortal
Duração: 102 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em junho de 1940, durante a ocupação nazista na França, um comboio civil é metralhado. Paulette, uma menina de cinco anos, fica órfã.

A menina começa a vagar carregando o corpo de seu cachorro até que numa fazenda conhece Michel, garoto um pouco mais velho. Juntos eles enterram o animal e ficam cada vez mais ligados.

E POR FALAR NISSO...

As duas crianças criam um mundo todo próprio, onde juntos começam a refletir sobre a vida e a morte. E criam até ritos secretos (e assustadores). O resultado do filme de Clément é perturbador. O clipe tem a música Romanza, de Narciso Yepes.

Alma em Pânico

FICHA TÉCNICA
Título original: Angel Face
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Otto Preminger
Roteiro: Frank Nugent, Oscar Millard
Elenco: Robert Mitchum, Jean Simmons, Mona Freeman, Herbert Marshall, Leon Ames
Duração: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O motorista de ambulância Frank Jessup é envolvido pela perigosa Diane Tremayne, que usa a beleza para manipular os homens.

O drama de Otto Preminger é centrado na clássica figura da bela mulher diabólica, interpretada com intensidade por Jean Simmons. Já o charmoso Robert Mitchum, perfeito também em papéis de cafajestes sensuais, era o bonzinho da história.

E POR FALAR NISSO...

Cena dramática em que a protagonista, interpretada por Jean Simmons, mata os pais. Na história, o motorista é seduzido de tal forma por Diane que só perceberá as reais intenções da moça quando for tarde demais.

Cantando na Chuva

FICHA TÉCNICA
Título original: Singin' in the Rain
Estados Unidos
colorido
Direção: Stanley Donen e Gene Kelly
Roteiro: Adolph Green e Betty Comden
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Cyd Charisse
Duração: 103 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Um grande filme está sendo preparado em 1927, quando chega a revolução do cinema falado. Então os produtores resolvem mudar tudo. Mas há um problema: a atriz tem uma voz horrível.

O filme, um dos mais icônicos musicais da história de Hollywood, é uma bela homenagem ao próprio cinema. Mostra a transição. A cena, com a canção famosa, mostra atriz fanhosa (Jean Hagen) sendo dublada por Debbie Reynolds e o momento em que farsa é descoberta.

E POR FALAR NISSO...

Mas o filme passou mesmo para a história por causa desta cena, em que Gene Kelly, o ator principal do filme dentro do filme, canta e dança na chuva. Kelly também dividiu a direção com Stanley Donen, especialista em musicais. Momento inesquecível.

Viver

FICHA TÉCNICA
Título original: Ikiru
Japão
preto e branco
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Kurosawa e Shinobu Hashimoto
Elenco: Takashi Shimura, Makoto Kobori, Minosuke Yamada, Miki Odagiri
Duração: 143 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Kanji Watanabe é um burocrata de longa data que não liga para nada além do trabalho. Quando descobre que está com câncer, decide construir um playground em seu bairro.

O drama sensível de Kurosawa mostra um homem em busca de um novo sentido para a vida, antes que a morte chegue. Ele enfrenta várias dificuldades para construir o parquinho (por conta de burocratas como ele), mas acaba conhecendo gente em quem nunca reparou.

E POR FALAR NISSO...

Por outro lado, a família e os ex-colegas de trabalho começam a achar que ele enlouqueceu de vez. Mas Watanabe não desiste de descobrir o outro lado da vida.

Europa 51

FICHA TÉCNICA
Título original: Europa '51
Itália
preto e branco
Direção: Roberto Rossellini
Roteiro: Sandro Feo, Mario Pannunzio
Elenco: Ingrid Bergman, Alexander Knox, Ettore Gianinni, Teresa Pelati, Giulieta Masina
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Irene, uma mulher da alta sociedade italiana, leva uma vida cheia de compromissos e mal tem tempo de cuidar do filho, um garoto muito sensível de 12 anos.

Apresentado pela primeira vez no Festival de Veneza daquele ano, o filme é uma das partes da trilogia de Rossellini sobre sua terra: os outros são Stromboli e Viagem à Itália. Ingrid Bergman, então sua esposa, foi a estrela e deixa em cena uma impressão de estar sendo de fato guiada pelo amor.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro é um drama pesado que conta a história da profunda crise existencial que acomete Irene a partir da morte inesperada do filho. Ganhou o Prêmio Internacional em Veneza.

Assim Estava Escrito

FICHA TÉCNICA
Título original: The Bad and the Beautiful
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Vincente Minelli
Roteiro: George Bradshaw, Charles Schnee
Elenco: Lana Turner, Kirk Douglas, Walter Pidgeon, Dick Powell, Gloria Grahame
Duração: 118 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme fala da indústria do cinema, tendo como personagem principal Jonathan Shields (Kirk Douglas), um diretor detestado por todos. Ele tem como norma passar por cima de todos para conseguir o que deseja.

Embora não assuma, o roteiro é baseado na vida do produtor David O. Selznick, poderosíssimo na indústria (responsável por E o Vento Levou) que entrou em decadência por não ouvir ninguém. O drama é muito atraente exatamente por isso: ninguém faz mais fofoca de Hollywood quanto a própria Hollywood.

E POR FALAR NISSO...

Kirk Douglas exercita a vilania chique e Lana Turner a doçura sensual na cena. Além da atriz interpretada por Lana, um roteirista experiente é outro dos personagens principais. Eles contam tudo o que sofreram nas mãos do diretor. Gloria Grahame ganhou o Oscar de atriz coadjuvante.

O Rio da Aventura

FICHA TÉCNICA
Título original: The Big Sky
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Dudley Nichols
Elenco: Kirk Douglas, Dewey Martin, Elizabeth Threatt, Arthur Hunicutt, Buddy Baer
Duração: 140 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Um grupo de homens começa uma jornada pelo rio Missouri, mas os problemas começam quando entram em território indígena.

Trailer do faroeste clássico, estrelado por Kirk Douglas na pele do comerciante Jim Deakins. O roteiro, como era moda nos anos 1950, mostrava os índios como antagonistas. Aos olhos de hoje, os brancos é que  seriam os invasores. Ou não?

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Kirk Douglas, o líder da expedição, confraternizando com os comandados. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: ator coadjuvante (Arthur Hunnicutt) e fotografia em preto e branco.


Matar ou Morrer

FICHA TÉCNICA
Título original: High Noon
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Fred Zinemann
Roteiro: Carl Foreman
Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado
Duração: 84 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Conta a história de um delegado do Velho Oeste que é forçado a duelar sozinho com uma gangue de assassinos. É ouvido na cidade que Frank Miller, um bandido que ele prendeu, foi solto e vai chegar no trem do meio-dia para se vingar.

O filme é considerado um exemplar típico do chamado "western psicanalítico", moda que vigorou nos anos 1950, em que são analisadas também as motivações dos personagens, misturando teses de Freud com as lendas do Velho Oeste. O resultado foi polêmico.

E POR FALAR NISSO....

Cenas do filme ao som de Sierra Torride, com a Filarmônica de Praga. Alguns viram o personagem principal, Will Kane (Gary Cooper) como hesitante, tentando preservar o recente casamento com a bela Amy (Grace Kelly). Mas o fato é que ele espera o bandido, enquanto toda a cidade foge...

Umberto D

FICHA TÉCNICA
Título original: Umberto D
Itália
preto e branco
Direção: Vittorio De Sica
Roteiro: Cesare Zavattini
Elenco: Carlo Battisti, Maria-Pia Casillo, Lina Genari, Ileana Semonova, Elena Rea
Duração: 89 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Conta a história de Umberto, um velho solitário que em Roma tenta desesperada manter o seu quarto. A senhoria quer colocá-lo para fora por falta de pagamento. Seus únicos amigos são o cachorro e a empregada da pensão.

Belíssima experiência neo-realista de Vittorio De Sica e Cesare Zavattini, o filme foi quase todo filmado pelas ruas de Roma e com atores não-profissionais. Cesare Battisti emociona na pele do burocrata aposentado Umberto e até o cachorrinho é inesquecível.

E POR FALAR NISSO...

Umberto só se entende na pensão com a empregada Maria (Maria-Pia Casillo). O roteiro também mostra que, em várias situações, o velho escolhe entre ele e o cachorro, como nas idas a instituições de caridade para conseguir comida (que divide com o animal).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Escravo de um Segredo

FICHA TÉCNICA
Título original: Glory Alley
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Art Cohn
Elenco: Ralph Meeker, Leslie Caron, Kurt Kazsnar, Gilbert Roland, John McIntire
Duração: 79 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Em Nova Orleans, o pugilista Barbarrossa de repente corre para fora do ringue e jura nunca mais voltar a lutar.

O filme é um retrato da vida boêmia de Nova Orleans, com jogadores, lutadores, músicos e também a fauna do submundo. O roteirista, Art Cohn, fez carreira como pesquisador musical.

E POR FALAR NISSO....

Um momento luxuoso do filme, com a participação de Louis Armstrong e seu trumpete na versão instrumental de Free as a Bird, destaque em algumas cenas.

Contra Todas as Bandeiras

FICHA TÉCNICA
Título original: Against All Flags
Estados Unidos
colorido
Direção: George Sherman
Roteiro: Joseph Hoffman
Elenco: Errol Flynn, Maureen O'Hara, Anthony Quinn, Alice Queeley, Mildred natwick
Duração: 83 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Em 1700, o oficial britãnico Brian Hawke se infiltra num covil de piratas na costa de Madagascar, fazendo-se passar por um desertor.

O maior problema de Hawke é que acaba despertando a fúria de um pirata real com o curioso apelido de Brasiliano, interpretado por Anthony Quinn. As lutas entre Flynn e Quinn eram o grande destaque.

E POR FALAR NISSO...

O filme marcou mais uma vez o nome de Errol Flynn, cuja carreira andava um pouco em baixa, no estilo pirataria. Ele faz um impostor que pilha um navio indiano e toma como refém uma princesa. Mas conta a moça que não é um pirata real, o que o deixa ainda mais em perigo.

Amei um Bicheiro

FICHA TÉCNICA
Título original: Amei um Bicheiro
Brasil
preto e branco
Direção: Jorge Ileli e Paulo Wanderley
Roteiro: Ileli e Marcelo Dória
Elenco: Grande Otelo, Cyll Farney, Eliana, José Lewgoy, Aurélio Teixeira
Duração: 90 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Prestes a se casar, e buscando ganhar mais dinheiro, Carlos deixa a sua cidade e vai para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Mas nada será tão fácil.

Propaganda da TV Educativa sobre exibição do filme, um grande sucesso à época, e também uma produção diferente. Tinha tons dramáticos, num tempo em que o sucesso eram as chanchadas.

E POR FALAR NISSO...

Irmão do cantor Dick Farney, Cyll Franey era o astro na pele de Carlos, que se envolvia com o jogo de bicho. Aqui ele aparece com a trilha da novela Melodia Fatal, que estrelou na Excelsior em 1964.

As Neves do Kilimanjaro

FICHA TÉCNICA
Título original: The Snows of Kilimanjaro
Estados Unidos
colorido
Direção: Henry King
Roteiro: Casey Robinson
Elenco: Gregory Peck, Susan Hayward, Ava Gardner, Hildegard Knef, Leo G. Carroll
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Harry Street é um escritor e caçador frustrado que está face a face com a morte no pé do monte Kilimanjaro, localizado ao centro da África.

Trailer do drama inspirado na obra de Ernest Hemingway, com evidentes toques autobiográficos. Além de lutar pela saúde, o escritor, interpretado por Gregory Peck, divide-se entre duas belas mulheres.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música composta por Bernard Herrmann para o filme. Na trama, enquanto tenta se restabelecer, ajudado por Helen (Susan Hayward), o escritor lembra várias passagens de sua vida, quase sempre ligadas à bela Cinthia (Ava Gardner).

Capitão Pirata

FICHA TÉCNICA
Título original: Captain Pirate
Estados Unidos
colorido
Direção: Ralph Murphy
Roteiro: Robert Libbott
Elenco: Louis Hayward, Patricia Medina, John Sutton, Charles Irwin, George Givot
Duração: 85 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Por amor a sua noiva, o Capitão Blood abandona a pirataria, embora ainda continue cuidando de escravos fugitivos.

Inspirado no romance clássico de Rafael Sabattini, o filme conta que Blood era obrigado a voltar à ativa depois que alguém se fez passar por ele e atacou uma cidade. Então, corre atrás do impostor. O clipe tem um audiook, já que sumiram imagens do filme na rede...

E POR FALAR NISSO...

O clipe é uma homenagem ao ator sul-africano Louis Hayward, que nunca chegou a tornar-se um grande astro em Hollywood. Ele interpretou o Capitão Blood no ano anterior, outra vez em parceria com Patricia Medina.

Carnaval Atlântida

FICHA TÉCNICA
Título original: Carnaval Atlântida
Brasil
preto e branco
Direção: José Carlos Burle, Carlos Manga
Roteiro: Burle e Berliet Junior
Elenco: Oscarito, Grande Otelo, Cyl Farney, José Lewgoy, Eliana Macedo
Duração: 95 minutos
Gênero: musical

Sinopse: O produtor cinematográfico Cecílio B. De Milho tem a ideia de filmar um épico sobre Helena de Troia, mas sua equipe de trabalho prefere transformar o material numa comédia musical.

A chanchada, que marcou o começo da dupla Oscarito e Grande Otelo, tinha um jeito de paródia. O personagem Cecílio B. De Milho era obviamente inspirado em Cecil B.De Mille. Ao mesmo tempo, fazia uma afirmação orgulhosa do jeito brasileiro.

E POR FALAR NISSO...

Os números musicais eram o grande destaque, mas é necessário descontar a pobreza da produção. Na cena o cantor Francisco Carlos, conhecido como El Broto, canta Quem dá aos Pobres Empresta a Deus.

Cinzas que Queimam

FICHA TÉCNICA
Título original: On Dangerous Ground
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Nicholas Ray, Ida Lupino
Roteiro: Gerald Butler
Elenco: Ida Lupino, Robert Ryan, Ward Bond, Charles Kemper, Anthony Ross
Duração: 82 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Amargurado pelos anos em contato direto com a escória da sociedade, detetive durão é designado para desvendar a morte de uma jovem fora da cidade.

Cena do filme realizado por Ida Lupino, uma das poucas cineastas atuantes àquela época, em parceria com Nicholas Ray. O herói da história era Robert Ryan, detetive que conhecia o pai da vítima, tomado pelo desejo de vingança.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem Robert Ryan em destaque. Ida Lupino interpreta Mary Malden, a deficiente visual que era irmã do assassino, e que pedia ao policial uma chance para ele se regenerar. Por isso, o detetive Jim Wilson ficava dividido.

Filhos de Hiroshima

FICHA TÉCNICA
Título original: Gembaku No Ko
Japão
preto e branco
Direção: Kaneto Shindo
Roteiro: Shindo e Arata Osada
Elenco: Nobuko Otowa, Osamu Takizawa, Niwa Saito, Tsuneko Yamanaka
Duração: 97 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Filmado em 1952, logo após o fim da ocupação americana, o filme cruza depoimentos reais dos sobreviventes da bomba atômica com falas de personagens fictícios.

Demorou sete anos para o cinema japonês começar a exorcizar o fantasma da bomba de Hiroshima e o responsável foi Kaneto Shindo, cineasta que construiu uma carreira baseada em temas polêmicos. As imagens colhidas por ele são impressionantes.

E POR FALAR NISSO...

A câmera de Shindo visitou os lugares arruinados e falou de resistência. Essa cena, que mostra o balé da morte, arrepia. Outro destaque são os ponteiros do relógio, que aparecem congelados na hora da tragédia, às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945.

Fúria do Desejo

FICHA TÉCNICA
Título original: Ruby Gentry
Estados Unidos
preto e branco
Direção: King Vidor
Roteiro: Silvia Richards
Elenco: Jennifer Jones, Charlton Heston, Karl Malden, Tom Tully, Barney Philips
Duração: 82 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Uma linda moça, porém pobre, aceita casar-se com um homem rico que não ama, apenas por interesse. O problema é que morre de amores por outro.

Jennifer Jones e Charlton Heston viveram o casal em chamas. As cenas do filme são acompanhadas da música-tema, Ruby, de Victor Young, regravada em 1998 por Neil Diamond.

E POR FALAR NISSO...

Slideshow com as cenas principais do romance. O acompanhamento musical é novamente a canção Ruby, aqui na versão instrumental, com a orquestra de Richard Hayman.

Império do Pavor

FICHA TÉCNICA
Título original: Horizons West
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Budd Boeticher
Roteiro: Louis Stevens
Elenco: Robert Ryan, Julia Adams, Rock Hudson, Judith Braun, John McIntire, James Arness
Duração: 81 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Passado nos anos após a Guerra Civil Americana, o filme mostra três texanos voltando para a casa após o encerramento das batalhas.

Robert Ryan estrela na pele de Don Hammond. Ele decide levar uma vida cheia de aventuras, enquanto seu irmão Neal (Rock Hudson) e o amigo Tiny (James Arness) tornam-se rancheiros.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo a Robert Ryan, astro do faroeste. Julia Adams também teve destaque no elenco como a bela viúva Lorna, que apaixona-se por Dan sem saber que foi ele quem matou seu marido.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ivanhoé

FICHA TÉCNICA
Título original: Ivanhoe
Estados Unidos
colorido
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Noel Langley, Marguerite Roberts
Elenco: Robert Taylor, Elizabeth Taylor, Joan Fontaine, George Sanders, Emlyn Williams
Duração: 106 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O rei britânico Ricardo Coração de Leão desaparece ao retornar das Cruzadas. Em sua busca, parte incansavelmente o cavaleiro Wilfred de Ivanhoe.

Cenas do galã britânico Robert Taylor na pele de Ivanhoe. Seu personagem descobre que o rei está sendo mantido refém por Leopoldo da Áustria, que pede 150 mil marcos de resgate.

E POR FALAR NISSO...

A aventura no estilo capa e espada fez grande sucesso e deu origem a uma série de televisão dos anos 60, também bem-sucedida, estrelada por Roger Moore. Aqui a abertura solene composta por Miklos Rozsa.

Luzes da Ribalta

FICHA TÉCNICA
Título original: Limelight
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Claire Bloom, Sidney Chaplin, Nigel Bruce, Buster Keaton
Duração: 149 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em Londres, em 1914, Calvero, um antigo palhaço de teatro bastante famoso e hoje um alcoólatra, salva do suicídio uma jovem bailarina.

Certamente um dos filmes mais sentimentais de Chaplin, mostra Calvero servindo de enfermeiro para Terry e incentivando a moça a retomar a carreira, algo que ele não conseguia mais fazer.

E POR FALAR NISSO...

A música-tema, composta pelo próprio Chaplin, é marcante até hoje. Ganhou uma versão brasileira, com letra de João de Barro, e interpretada por vários cantores.

Macao

FICHA TÉCNICA
Título original: Macao
Estados Unidos
colorido
Direção: Josef von Sternberg
Roteiro: Bernard Schoenfeld
Elenco: Robert Mitchum, Jane Russell, William Bendix, Thomas Gomez, Gloria Grahame
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme se passa na costa sul da China, na então colônia portuguesa de Macao, onde se agrupa uma série de personagens em torno do submundo.

A maior parte da trama se passa em casas de jogos, hotéis, ruas e docas. Foi o retorno de Sternberg, ex-mentor de Marlene Dietrich, e que se mostrou ainda fiel ao seu estilo exagerado de direção e a preferência por ambientar as histórias em locais exóticos.

E POR FALAR NISSO...

Jane Russell canta em cena One For My Baby. A química eletrizante entre a atriz e o galã Robert Mithcum, que já haviam atuado antes, foi outro motivo para o sucesso.

Moulin Rouge

FICHA TÉCNICA
Título ooriginal: Moulin Rouge
Estados Unidos
colorido
Direção: John Huston
Roteiro: Huston, baseado no livro de Pierre La Mure
Elenco: José Ferrer, Zsa Zsa Gabor, Suzanne Flon, Christopher Lee, Peter Cushing
Duração: 120 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Ambientado em Paris em 1890, é centrado na figura do pintor Henri Toulouse-Lautrec, grande frequentador do cabaré Moulin Rouge, cujas dançarinas sempre serviram de fonte de inspiração.

O filme contou com uma bela interpretação de José Ferrer como Lautrec, além de uma produção luxuosa e números musicais inspirados. Fez grande sucesso e foi indicado para sete Oscar, vencendo em duas categorias: direção de arte e figurino.

E POR FALAR NISSO...

A húngara Zsa Zsa Gabor teve grande destaque na pele da dançarina Jane Avril, por quem o artista era encantado. Mas era dublada nas cenas musicais por Muriel Smith. Em 2001, o australiano Baz Luhrmann fez um musical com o mesmo título, mas não é uma refilmagem.

Nadando em Dinheiro

FICHA TÉCNICA
Título original: Nadando em Dinheiro
Brasil
preto e branco
Direção: Abílio Pereira de Almeida e Carlos Thiré
Roteiro: Almeida
Elenco: Mazzaroppi, Ludy Veloso, A.C. Carvalho, Nieta Junqueira, Liana Duval
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Depois de ganhar uma grande fortuna, o motorista de caminhão Isidoro não consegue ser aceito pela elite endinheirada, que sempre o ridiculariza.

O filme, o segundo de Mazzaroppi em 1952 com o mesmo personagem, fez ainda mais sucesso. Mostra que o humilde caminhoneiro acaba perdendo suas origens e ficando sozinho.

E POR FALAR NISSO...

O trailer mostra Isidoro, já vestido em trajes de gala, deslumbrando-se com as mulheres elegantes da época. Mas o roteiro, de um dos diretores, guardava uma surpresa para o final.

Nenhuma Mulher Vale Tanto

FICHA TÉCNICA
Título original: The Iron Mistress
Estados Unidos
colorido
Direção: Gordon Douglas
Roteiro: James Webb, Paul Wellman
Elenco: Alan Ladd, Virginia Mayo, Joseph Calleia, Phyllis Kirk, Douglas dirk
Duração: 110 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Aventureiro chega a Nova Orleans e se apaixona por bela mulher da cidade, que logo o estimula a fazer contatos políticos com as figuras poderosas da região.

A trama mostra que a mulher, cansada do estilo lento e sem ambição do namorado, resolve investir em outro homem, teoricamente mais adequado a ela. O que terá sérias conclusões.

E POR FALAR NISSO...

É bom avisar que a cena mostra o final do filme. A sequência mostra a relação forte entre os personagens de Alan Ladd e Virginia Mayo, que mostraram muita química na tela.

A Viúva Alegre

FICHA TÉCNICA
Título original: The Merry Widow
Estados Unidos
colorido
Direção: Curtis Bernardht
Roteiro: Victor Leon
Elenco: Lana Turner, Fernando Lamas, Una Merkel, Richard Haydon, Thomas Gomez
Duração: 105 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Convidada para inaugurar uma estátua em homenagem ao seu falecido marido, Crystal (Lana Turner) segue em viagem para a Marshovia.

Inspirada na opereta de Franz Lehar, a trama conta que os cofres da Marshovia estão abaladas e o rei manda o príncipe Danilo (Fernando Lamas) para conquistar Crystal. Lana Turner foi dublada nas cenas musicais por Trude Erwin.

E POR FALAR NISSO...

A cena mais famosa é a valsa, que encerra o espetáculo. O musical repetiu o sucesso da versão de 1934, em preto e branco, estrelada por Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald.

O Diabo Feito Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: Rancho Notorius
Estados Unidos
colorido
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Silvia Richards, Daniel Taradash
Elenco: Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer, Gloria Henry, William Frawley
Duração: 89 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Altar Keane (Marlene Dietrich) parou de cantar num saloon para administrar um esconderijo de foras-da-lei. Mas a nova vida é bem mais arriscada.

O faroeste é centrado na exuberância de Marlene Dietrich. Sua personagem esconde Vernell (Arthur Kennedy), homem determinado em vingar a morte da esposa, assassinada por dois estranhos na loja do pai.

E POR FALAR NISSO...

Marlene interpreta Gypsy Davey, feita especialmente para o filme, com o qual voltou ao sucesso. No Brasil continuava o costume de dar títulos um tanto machistas para suas produções...