sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um Conde em Sinuca

FICHA TÉCNICA
Título original: Fancy Pants
Estados Unidos
colorido
Direção: George Marshall
Roteiro: Edmund Hartmann
Elenco: Bob Hope, Lucille Ball, Bruce Cabot, Jack Kirkwood, Lea Penmann
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Em 1905 na Inglaterra, Humphrey, ator americano de quinta categoria, encontra Effie, uma nova rica que acredita ser ele um nobre de verdade.

Mistura de faroeste e comédia, marcou o primeiro encontro entre os histrionismos de Bob Hope e Lucille Ball. Foi a quarta versão de um best-seller de Harry Wilson e que fez mais sucesso.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra os vários encontros, na tela e na vida, entre Lucille Ball e Bob Hope. No filme, ela o levava para sua fazenda no Novo México a fim de refinar as maneiras do marido e da filha.

Montana, Terra Probida

FICHA TÉCNICA
Título original: Montana
Estados Unidos
colorido
Direção: Ray Enright
Roteiro: Borden Chase
Elenco: Errol Flynn, Alexis Smith, S.Z. Sakall, Douglas Kennedy, James Brown
Duração: 76 minutos
Gênero: faroeste

Sinopse: Morgan Lane (Errol Flynn) é um humilde pastor de ovelhas australiano que resolve dar uma virada na vida e ir para Montana, nos Estados Unidos.

Faroeste clássico, mostrava o galã Errol Flynn, ainda muito belo na maturidade, pela primeira vez interpretando um personagem australiano como ele. E fez grande sucesso.

E POR FALAR NISSO...

Claro que, em vez de encontrar a tranquilidade que procurava, Morgan só arrumava encrenca. Encarava a competição dos rancheiros locais e de uma bela criadora de gados, vivida por Alexis smith.

Ilusão Perdida

FICHA TÉCNICA
Título original: The Big Lift
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: George Seaton
Elenco: Montgomery Clift, Paul Douglas, Cornell Borchers, Bruni Lobell, O.E. Hasse
Duração: 120 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme, totalmente ambientado em Berlim, conta a história de dois sargentos da Força Aérea americana encarregados de uma perigosa missão.

A história falava sobre dois pilotos (Montgomery Clift e Paul Douglas) encarregados de evitar o grande bloqueio que Berlim sofria à época por parte dos comunistas.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra uma perigosa aterrissagem. A produção tinha um lado semidocumental, com participação de militares reais no elenco. É um dos filmes menos conhecidos de Clift, famoso por só aceitar de participar de produções nas quais acreditava.

Abbott e Costello na Legião Estrangeira

FICHA TÉCNICA
Título original: Abbott and Costello in the Foreign Legion
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: Charles Lamont
Elenco: Bud Abbott, Lou Costello, Patricia Medina, Walter Slezak, Leon Belasco
Duração: 80 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Os amigos Bud e Joe rodam a Argélia em busca de um lutador para o evento que estão produzindo. Mas acabam parando na Legião Estrangeira.

A história mostra que os dois são enganados por um sargento malandro e acabam na Legião. É claro que eles não se adaptam e aprontam muitas confusões.

E POR FALAR NISSO...

A matéria, de um cinejornal inglês, retrata a visita de Bud Abbott e Lou Costello ao transatlântico Queen Mary em 1950, tempo em que eles estavam no auge da populairdade.

Vingador Impiedoso

FICHA TÉCNICA
Título original: Dallas
Estados Unidos
colorido
Direção: Stuart Heislet
Roteiro: John Twist
Elenco: Gary Cooper, Ruth Roman, Leif Erickson, Steve Cochran, Raymond Massey
Duração: 94 minutos
Gênero: western

Sinopse: Blayde Hollister é um renegado confederado, procurado pela Justiça, que procura se vingar de um fora-da-lei, agora teoricamente um homem honesto.

O desafeto de Blayde agora é um homem rico e vive na antiga cidade de Dallas. Para persegui-lo, ele vai até lá e assume nova identidade. Na Itália, como mostra o poster, o filme teve o nome do personagem.

E POR FALAR NISSO...

O clipe retrata várias cenas de Gary Cooper como homem do Oeste, incluindo Vingador Impiedoso. A música, bastante de acordo com o clima, é Cowboy Take me Away, com Dixie Chicks.


Alma em Revolta

FICHA TÉCNICA
Título original: Edge of Doom
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Mark Robson
Roteiro: Ben Hecht, Philp Yordan
Elenco: Dana Andrews, Farley Granger, Joan Evans, Robert Keith, Paul Stewart
Duração: 90 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Martin (Farley Granger), um jovem pobre e alienado, é levado a assassinar um padre quando este se recusa a dar a sua falecida mãe um funeral decente.

Típico exemplo de film noir, o filme explora as condições adversas em que Martin foi criado e a revolta trazida por isso. Dana Andrews era o assistente compreensivo do padre assassinado.

E POR FALAR NISSO....

Farley Granger, o astro do filme, ficou conhecido pelos filmes que fez com Hitchcock, como Festim Diabólico e Pacto Sinistro. Atuou em 84 produções. Foi companheiro do ator Robert Calhoun durante muitos anos, desde 1963. Morreu em 2011, aos 86 anos.

No No Nanette

FICHA TÉCNICA
Título original: Tea for Two
Estados Unidos
preto e branco
Direção: David Butler
Roteiro: Harry Clark
Elenco: Doris Day, Gordon MacRae, Gene Nelson, Eve Arden, Billy De Wolfe
Duração: 98 minutos
Gênero: musical

Sinopse: A personagem principal é Nanette Carter, socialite que tem aspirações artísticas. Ela se oferece para investir 25 mil dólares num show da Broadway se o produtor, seu namorado, lhe der o papel principal.

A cena mostra um ensaio do show, com um charleston. O título nacional, aparentemente estranho, vem do fato de Nanette pedir o dinheiro para o tio e ele topar, mas com uma condição: ela só responder "no" a cada pergunta dele, durante 24 horas.

E POR FALAR NISSO...

Doris Day começou a virar estrela com esse filme, com o estilo doce e ao mesmo tempo espevitado que a caracterizou. E a música tema, Tea for Two, virou uma de suas marcas registradas.

O Palhaço do Batalhão

FICHA TÉCNICA
Título original: At War with the Army
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Hal Walker
Roteiro: James Allardice e Fred Finklehoffe
Elenco: Jerry Lewis, Dean Martin, Mike Kelly, Jimmy Dundee, Dick Stabile
Duração: 93 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O primeiro sargento Vic Puccinelli e o recruta Alvin Korwin são dois amigos de infância que se alistam no exército. Mas o jeito atrapalhado de Alvin só causa confusão.

Famoso por ser o primeiro encontro de Jerry Lewis e Dean Martin. Nele já ficava claro o desenho dos personagens dos dois: Lewis era o bobão e Martin o galã. E a receita deu certo demais.

E POR FALAR NISSO...

Alvin apronta as maiores trapalhadas no quartel, deixando todo mundo de cabelo em pé. Jerry Lewis aparecia até vestido de mulher, numa "produção" bem improvável. Mas impagável.

Entre Dois Juramentos

FICHA TÉCNICA
Título original: Two Flags West
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Wise
Roteiro: Casey Robinson e Frank Nugent
Elenco: Joseph Cotten, Linda Darnell, Jeff Chandler, Cornel Wilde, Dale Robertson
Duração: 92 minutos
Gênero: western

Sinopse: No outono de 1864, remanescentes de um regimento confederado de cavaleiro da Geórgia são feitos prisioneiros em Illinois. Mas percebem uma chance de liberdade quando é proposto que ajudem a combater apaches no remoto Novo México.

O roteiro mostrava que os comandantes do campo para onde foram levados os prisioneiros os hostiliza por medo de armadilhas. O coronel Tucker (Cotten) tem de resolver o impasse.

E POR FALAR NISSO...

A questão dos rebelados do Forte Thom, no Novo México, foi tema de vários livros antes de virar filme. Joseph Cotten assumiu o papel principal em cima da hora, pois a Fox queria Victor Mature ou Richard Basehart, e nenhum dos dois aceitou.


O Faísca

FICHA TÉCNICA
Título original: The Fireball
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Tay Garnett
Roteiro: Horace Mccoy
Elenco: Mickey Rooney, Pat O'Brien, Beverly Tyler, Marilyn Monroe, Ralph Dumke
Duração: 84 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Johnny foge do orfanato do padre O'Hara e consegue se tornar uma estrela da patinação com a ajuda de Mary, sua melhor amiga, que o ama. Mas ele se deslumbra por outras mulheres.

O filme tinha Mickey Rooney como estrela, após vários musicais que estrelou na década anterior com Judy Garland. Seu personagem é um jovem ingênuo que se deixa levar pelo lado glamuroso da fama.

E POR FALAR NISSO...

A jovem Marilyn Monroe teve um dos seus primeiros papéis de destaque. Ela era Polly, que só "amava" Johnny por que ele era famoso. Seria o que se chamaria hoje de "maria patins".

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

1949 NO CINEMA

A revista Movie Pix mostrava o esplendor da beleza jovem de Elizabeth Taylor, promessa de estrela. Mas o ano garantiu para a posteridade filmes bem mais sombrios. Caso de O Terceiro Homem, suspense de tintas carregadas; Fúria Sanguinária, que marcou para sempre a carreira de James Cagney; ou Punhos de Campeão, uma das mais poéticas produções a respeito do mundo do boxe. Mas houve também a deliciosa comédia A Costela de Adão, mais um round da eterna guerra dos sexos.

BRILHARAM: Orson Welles, Joseph Cotten, Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Carol Reed, George Cukor, James Cagney, Raoul Walsh, Yasujiro Ozu, Alec Guiness, Kathryn Grayson, Mario Lanza, Olivia de Havilland, Montgomery Clift, Alan Ladd, Broderic Crawford, Jeanne Crain, Kirk Douglas, Gene Kelly, Frank Sinatra, James Mason, Joan Bennett, Gregory Peck, James Stewart, Hedy Lamarr, Victor Mature

NASCERAM: Lawrence Kasdan, John Belushi, Brent Spiner, Jim Sheridan, Brooke Adams, Fanny Ardant,  Marsha Mason, John Madden, Gregory Nava, Antonio Fagundes, Jessica Lange, João Botelho, Bete Mendes, Tisuka Yamasaki, Tom Berenger, Meryl Streep, Keith Carradine, Ian Charleson, Richard Gere, Ed Begley Jr., Pedro Almodóvar, Armand Assante, Sigourney Weaver, Maria Cláudia, Jeff Bridges, Sissy Spacek, Flora Gomes

MORREU: Victor Fleming (diretor de E o Vento Levou)

O Terceiro Homem

FICHA TÉCNICA
Título: The Third Man
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Carol Reed
Roteiro: Graham Greene
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli, Trevor Howard, Ernst Deutsch
Duração: 104 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra Mundial, e descobre que um amigo foi morto em circunstâncias misteriosas.

O filme, roteirizado por Graham Greene (foi primeiro filme e depois virou livro), foi um grande sucesso. Mostrava uma Viena dividida, ocupada por militares e infestada por vigaristas do mercado negro.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com o tema musical famoso de Anton Karas. Na trama, Joseph Cotten teve destaque na pele de um escritor americano no estilo pulp fiction e que tentava se impor para os pedantes europeus. Confiando no que aprendeu com a literatura, ele tenta desvendar o mistério.

Fúria Sanguinária

FICHA TÉCNICA
Título original: White Heat
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Ivan Goff e Ben Roberts
Elenco: James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O'Brien, Margareth Wycherly, Steve Cochran
Duração: 114 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Chefão de uma gangue de criminosos, após assalto a um trem que resulta na morte de quatro pessoas, resolve se entregar para evitar a câmara de gás.

O filme é um dos mais produtivos encontros entre o rigor técnico do diretor Raoul Walsh com o carisma de James Cagney, ainda marcante na pele dos grandes bandidos. É neste filme que Cagney diz uma de suas mais famosas frases: "Mamãe, estou no topo do mundo!"

E POR FALAR NISSO...

O grande problema do personagem do personagem de Cagney, Cody Jarrett, era ser intratável e acumular inimigos. O que se mostrava muito perigoso em seu cotidiano na cadeia.

As Oito Vítimas

FICHA TÉCNICA
Título original: Kind Hearts and Coronets
Reino Unido
preto e branco
Direção: Robert Hamer
Roteiro: Hamer, John Dighton, Roy Horniman
Elenco: Alec Guinnes, Valerie Hobson, Dennis Price, Joan Greenwood, Audrey Fildes
Duração: 106 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: A mãe de Louis Mazzini pertence à aristocrática família D'Ascoyne, até provocar um grande escândalo ao fugir com um cantor de ópera.

O roteiro mostrava que Louis e a mãe passaram a ser rejeitados pela família. Quando cresce, o rapaz decide se vingar e se tornar visconde. Para isso, decide matar o candidato natural ao título.

E POR FALAR NISSO....

Alec Guiness teve grande destaque no elenco, fazendo quatro personagens: almirante, banqueiro, pastor e general. O filme é considerado até hoje um dos grandes representantes de um gênero cinematográfico tipicamente inglês: a comédia de humor negro.

Pai e Filha

FICHA TÉCNICA
Título original: Banshun
Japão
preto e branco
Direção e roteiro: Yasujiro Ozu
Elenco: Chishu Ryu, Yoshiko Tsubouchi, Masao Mishima, Jun Usami, Hohi Aoki
Duração: 108 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Somiya é um velho professor viúvo que deseja que sua filha Noriko conheça um rapaz. De acordo com as convenções da sociedade japonesa da época, a moça está na idade de casar.

A cena mostra pai e filha assistindo um espetáculo de teatro nô, o mais tradicional do Japão. Os dois são companheiros, mas o pai se preocupa com a "independência" da filha.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro dos filmes de Yasujiro Ozu, cineasta que transmitia uma grande preocupação com a família, conta que o pai se casou novamente apenas para deixar a filha mais à vontade em tomar a decisão. A cena é de Late Spring, que ele dirigiu no mesmo ano.


Punhos de Campeão

FICHA TÉCNICA
Título original: The Set-Up
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Wise
Roteiro: Art Cohn
Elenco: Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias, Wallace Ford, Alan Baxter
Duração: 72 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Bill Stoker Thompson é um boxeador que, apesar da resistência de sua esposa, está se preparando para a luta que ele acredita que representará a reviravolta de sua carreira.

Considerado um dos clássicos a ter o boxe como tema, o filme de Robert Wise é elogiado até hoje. O roteiro mostrava uma visão humana sobre o boxeador e tinha até um poema, de Joseph Mercure Monch, como inspiração.

E POR FALAR NISSO...

Robert Ryan mergulhou no personagem. O drama de Stoker é que seu ambicioso agente fez um acordo com a máfia e ele seria obrigado a entregar a luta para o oponente. A montagem tem uma música de Andre Williams: Agile, Mobile and Hostile.

A Costela de Adão

FICHA TÉCNICA
Título original: Adam's Rib
Estados Unidos
preto e branco
Direção: George Cukor
Roteiro: Ruth Gordon e Garson Kanin
Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Judy Holliday, Tom Ewell, David Wayne
Duração: 101 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um casal de advogados trabalha em lados opostos no julgamento de uma ré que atirou no marido ao encontrá-lo com a amante.

Maior sucesso da dupla Spencer Tracy-Katharine Hepburn, tem direção inspirada e roteiro esperto, centrado na eterna guerra dos sexos. O problema é que, com a intensa cobertura da imprensa, as discussões saem do tribunal e afetam o cotidiano do casal.

E POR FALAR NISSO...

A equipe técnica reuniu artistas de primeira, como diretor Cukor e o compositor Miklos Rosza. O elenco coadjuvante tinha Judy Holliday, que logo depois ganharia o Oscar por Nascida Ontem, e Tom Ewell, depois parceiro de Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado.

Aquele Beijo à Meia-Noite

FICHA TÉCNICA
Título original: That Midnight Kiss
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Norman Taurog
Roteiro: Bruce Manning e Tamara Hovey
Elenco: Kathryn Grayson, Jose Iturbi, Ethel Barrymore, Mario Lanza, Keenan Wynn
Duração: 96 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Um motorista é descoberto por um produtor musical e transformado em cantor de ópera. Mais tarde, se envolve com uma famosa cantora.

O musical lançou o tenor Mario Lanza como astro de cinema. O roteiro era pseudo-biográfico, forçando semelhanças com a própria vida de Lanza (1921-1959), que, como o personagem, nasceu na Filadélfia efoi chofer de caminhão.

E POR FALAR NISSO....

A cena mostra o personagem de Lanza, Johnny Donati, cantando Celeste Aida durante uma aparesentação. A parte do canto era o melhor, já que o roteiro era esquemático, mostrando o motorista bronco do início ganhando um verniz de cultura.

Tarde Demais

FICHA TÉCNICA
Título original: The Heiress
Estados Unidos
preto e branco
Direção: William Wyler
Roteiro: Ruth Goetz
Elenco: Olivia de Havilland, Montgomery Clift, Ralph Richardson, Miriam Hopkins, Mona Freeman
Duração: 115 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Catherine Sloper é uma tímida jovem que vive no século 19. Doce mas sem grandes atrativos, é filha de um tirânico viúvo. Com o tempo, os pretendentes se afastam dela.

Baseado no clássico de Henry James, A Herdeira, o filme deu o segundo Oscar a Olivia de Havilland, que havia vencido três anos antes por Só Resta Uma Lágrima. É um drama romântico intenso, com fortes emoções, baseado na cruel repressão feminina no século 19.

E POR FALAR NISSO...

Olivia de Havilland venceu o Oscar de melhor atriz pelo filme, prêmio apresentado por James Stewart. Montgomery Clift interpretou Morris, que se apaixonava sinceramente por ela, mas o pai da moça o acusava de ser um caçador de dotes, interessado apenas no dinheiro. E a fazia se afastar dele.

Almas em Chamas

FICHA TÉCNICA
Título original: Twelve O'Clock High
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Henry King
Roteiro: King, Sy Bartlett, Beirne Lay Jr.
Elenco: Gregory Peck, Hugh Marlowe, Gary Merrill, Millard Mitchell, Dean Jagger
Duração: 132 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Convencido de que um comandante da força aérea atingiu seu limite emocional, o general Savage assume seu rebelde grupo de bombardeiros.

O general Savage, interpretado por Gregory Peck nesta produção de guerra com ação do começo ao fim, no início enfrenta resistência dos comandados ressentidos. Mas logo os dobra com sua liderança.

E POR FALAR NISSO...

Gregory Peck, numa fase madura da carreira, tinha a autoridade em cena suficiente para convencer como o general durão. Mas o estresse cobra seu preço e logo Savage atinge também o limite.

O Grande Gatsby

FICHA TÉCNICA
Título original: The Great Gatsby
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Elliot Nugent
Roteiro: Owen Davis
Elenco: Alan Ladd, Betty Field, MacDonald Carey, Ruth Hussey, Barry Sullivan
Duração: 91 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nesta adaptação do famoso romance de F. Scott Fitzgerald, um famoso contrabandista da era do jazz aprende o preço do pecado.

Foi a segunda versão do romance para as telas (a primeira, de 1925, ainda era uma adaptação muda). Alan Ladd, famoso por suas interpretações em policiais, teve bom momento na pele de Gatsby.

E POR FALAR NISSO...

Houve uma versão em 1974, com Robert Redford e Mia Farrow, que ficou famosa apesar de um certo exagero na dramaticidade. Agora volta em janeiro de 2013, com Leonardo DiCaprio na pele de Gatsby e Carey Mulligan como sua amada Daisy.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem é o Infiel?

FICHA TÉCNICA
Título original: A Letter to Three Wives
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Joseph Mankiewicz
Roteiro: Vera Caspary
Elenco: Jeanne Crain, Linda Darnell, Ann Sothern, Kirk Douglas, Paul Douglas
Duração: 103 minutos
Gênero: drama

Sinopse: No momento em que estão saindo para um passeio de barco, três amigas recebem uma carta parecida. É uma amiga dizendo que fugiu com o marido de uma delas.

O roteiro não tinha medo do melodrama e foi muito hábil ao mostrar os três casamentos, mantendo o suspense até o fim. O filme quase todo é um flashback com as três relembrando os momentos que passaram com os marido e as suspeitas.

E POR FALAR NISSO...

Kirk Douglas era um dos maridos suspeitos. O roteiro adaptava um folhetim, de John Klempner. Curiosamente, no Brasil voltou para o folhetim. O novelista Cassiano Gabus Mendes copiou o enredo em sua novela Champagne, com a pergunta: quem era a amante de Ronaldo? Coisas da cultura pop...

A Grande Ilusão

FICHA TÉCNICA
Título original: All The King's Men
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: Robert Rossen
Elenco: Broderick Crawford, John Ireland, Joanne Dru, John Derek, Mercedes McCambridge
Duração: 109 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a ascensão e queda de um político rebelde do interior. Ele começa exigindo reformas, mas acaba embriagado pela sensação de poder.

O filme ficou famoso pela forma realista como abordou a política americana. "O poder corrompe" parece ser seu mote. É uma adaptação de um romance de Robert Warren, que ganhou o Prêmio Pulitzer de Literatura em 1946.

E POR FALAR NISSO...

O drama político teve uma reedição em 2006, com Sean Penn no papel principal e liderando um grande elenco. Curiosamente, não fez o menor sucesso. Antes, Sidney Lumet fez uma versão em 1985.

Amarga Esperança

FICHA TÉCNICA
Título original: They Live by Night
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: Nicholas Ray
Elenco: Farley Granger, Cathy O'Donnell, Howard DaSilva, Jay Flippen, Helen Craig
Duração: 98 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nos anos 30, o jovem Bowie e outros dois comparsas fogem da prisão. Bowie sonha em ter uma vida tranquila com a namorada, mas é convencido a permanecer no crime.

O filme marcou a estreia de Nicholas Ray (que dirigiria outro filme no mesmo ano) e de certa forma o preparou para seu grande sucesso, Juventude Transviada.

E POR FALAR NISSO...

Farley Granger e Cathy O'Donnell interpretaram o jovem casal separado pelo crime. O drama serviu de inspiração para várias obras que vieram nos anos 60, como Bonnie e Clyde.

Um Dia em Nova York

FICHA TÉCNICA
Título original: On the Town
Estados Unidos
colorido
Direção: Gene Kelly e Stanley Donen
Roteiro: Adolph Green, Beth Comdem, Jerome Robbins
Elenco: Gene Kelly, Frank Sinatra, Betty Garrett, Ann Miller, Vera Ellen
Duração: 98 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Três jovens marinheiros ganham um dia de folga e decidem aproveitar tudo o podem nessas 24 horas em Nova York.

Cenas de abertura com a canção New York, de Leonard Bernstein. Foi o filme de estreia de Stanley Donen,  um dos grandes dos musicais. As filmagens nas ruas de Nova York não foram fáceis porque Frank Sinatra estava no auge da popularidade.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem o trio se livrando de uma perseguição policial no alto do Empire State Building. Como era muito magro, Sinatra teve de usar enchimento no uniforme para parecer um jovem marinheiro. Ganhou o Oscar de melhor canção original.

Um País de Anedota

FICHA TÉCNICA
Título original: Passport to Pimlico
Reino Unido
preto e branco
Direção: Henry Cornelius
Roteiro: T.E.B. Clarke
Elenco: Barbara Murray, Betty Warren, Margareth Rutherford, Stanley Holloway
Duração: 84 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um grupo de pessoas cria seu gueto autônomo no meio de Londres, e eles se sentem independentes em plena época da Segunda Guerra Mundial.

Boa parte dos personagens era gente da terceira idade, o que permitiu uma escalação de elenco com atores veteranos do teatro britânico. E a declaração de "independência" era muito engraçada.

E POR FALAR NISSO...

A grande questão é que, com a explosão de uma bomba durante os confrontos, é encontrado um tesouro no buraco que isso provoca. E os moradores se sentem milionários.

Na Teia do Destino

FICHA TÉCNICA
Título original: The Reckless Moment
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Max Ophüls
Roteiro: Henry Garson
Elenco: James Mason, Joan Bennett, Geraldine Brooks, Henry O'Neil, David Bair
Duração: 82 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Depois de encontrar em uma praia o corpo do amante da filha, Lucia o esconde pensando em quanto isso irá ajudar a família. Mas o pesadelo está só começando.

Trailer sem palavras, e ao som de jazz, do drama de Ophuls. A história é cheia de climas e tem várias reviravoltas. Fez muito sucesso na época.

E POR FALAR NISSO...

O grande problema de Lucia acontece quando Martin, um parceiro do cafajeste morto, vê quando ela tenta esconder o corpo. E passa a chantageá-la.

Cão Danado

FICHA TÉCNICA
Título original: Nora Inu
Japão
preto e branco
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Kurosawa e Ryushi Kukushima
Elenco: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eijo Myoshi
Duração: 122 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O jovem detetive Murakami tem sua pistola roubada dentro do ônibus. Constrangido com a situação, ele tenta desesperadamente recuperar a arma.

O clipe tem cenas de Cão Danado, mostrando o personagem de Toshiro Mifune no lado selvagem da noite, ao som de uma música irritante. Foi o grande pulo do gato de Kurosawa mostrar um mergulho na sordidez para revelar o lado humano do personagem.

E POR FALAR NISSO....

Estava apenas começando uma das mais produtivas parcerias do cinema japonês (e mundial): a de Kurosawa com Toshiro Mifune, para muitos o maior ator de origem nipônica de todos os tempos. O clipe tem cenas de seus filmes, ao som de Born to Be Wild.

Mercado de Ladrões

FICHA TÉCNICA
Título original: Thieves Highway
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Jules Dassin
Roteiro: A. I. Bezzerides
Elenco: Richard Conte, Valentina Cortese, Lee J.Cobb, Barbara Lawrence, Millard Mitchell
Duração: 94 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: O militar Nick Garkos retorna da Segunda Guerra cheio de esperanças de começar vida nova ao lado da noiva. Mas descobre que o pai perdeu as pernas por causa de um acidente provocado por um atacadista de São Francisco.

A trama do filme de Jules Dassin mostra que Nick se vê tomado pela sede de vingança e até se infiltra entre os caminhoneiros (profissão do pai) para acertar as contas com o comerciante.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra uma perseguição na Pacific Cost Highway, na região de São Francisco. É de se notar o estilo dos caminhõezinhos carregados de caixotes. O filme marcou o nome de Dassin no cinema americano.

Malaya

FICHA TÉCNICA
Título original: Malaya
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Frank Fenton
Elenco: Spencer Tracy, James Stewart, Valentina Cortese, Sidney Greenstreet, Gilbert Roland
Duração: 98 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Um contrabandidsta sai da prisão com a condição de que vá até até a Malásia, durante a Segunda Guerra Mundial, ajudar um americano a defender os interesses americanos no comércio da borracha.

O roteiro da aventura é um primor da visão colonialista ianque no Terceiro Mundo. Tirando esse lado, do ponto de vista cinematográfico contava com o charme de Spencer Tracy e James Stewart.

E POR FALAR NISSO....

Cenas de abertura do filme. A história mostra que os americanos conseguem toda a borracha que desejam, usando dinheiro e intimidação. Só que os japoneses descobrem o esquema e até tudo se complica...

A Vida Íntima de uma Mulher

FICHA TÉCNICA
Título original: A Woman's Secret
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Herman Mankiewicz
Elenco: Maureen O'Hara, Melvyn Douglas, Gloria Grahame, Bill Williams
Duração: 84 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Marian é a principal suspeita de tentar assassinar Susan, grande estrela da música popular. Mas algo na investigação não se encaixa, pois ela faz questão de ser acusada.

O roteiro mostra que, com o aprofundamento das investigações sobre o caso, muito se conhece sobre a personalidade das duas mulheres, tanto a vítima quanto a suposta criminosa.

E POR FALAR NISSO...

Maureen O'Hara interpreta, em cena do filme, a canção Let him Love, Let me Tarry. Ela vivia Marian, a acusada do crime. O filme dirigido por Nicholas Ray é um estudo sobre a rivalidade feminina.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Invencível

FICHA TÉCNICA
Título original: Champion
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Mark Robson
Roteiro: Carl Foreman, Ring Lardner
Elenco: Kirk Douglas, Marilyn Maxwell, Arthur Kennedy, Paul Stewart, Ruth Roman
Duração: 99 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Midge é um rapaz de origem humilde que descobre o talento para o boxe. Chega a ser campeão mundial, mas se perde no meio do caminho.

Kirk Douglas começou a ser astro com esse drama que retrata o mundo do boxe. Mas, como na maioria dos filmes que retrata os ringues, as cores são bem sombrias.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra Kirk Douglas ao lado de Marilyn Maxwell, a bela namorada do lutador, Grace. O problema é que, deslumbrado com o sucesso, Midge se afasta da família e dos verdadeiros amigos.

Alegrias a Granel

FICHA TÉCNICA
Título original: Whisky Galore!
Inglaterra
preto e branco
Direção: Alexander Mackendrick
Roteiro: Compon MacKenzie
Elenco: Basil Radford, Catherine Lacey, Bruce Seton, Joan Greenwood, Wylie Watson
Duração: 82 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um grupo de escoceses que mora numa pequena ilha tenta roubar 50 mil litros de uísque que estão num navio encalhado à costa.

A comédia mostra a simplicidade e o encanto da pequena ilha. Tudo muito bonito, mas onde nada acontece.  Mas é claro que a chegada do uísque, ainda mais de graça, muda tudo.

E POR FALAR NISSO....

O mais legal é que tudo é baseado uma história real, com o naufrágio de um navio na costa escocesa. A tradição britânica de contar histórias ambientadas em pequenas cidades permanece até hoje.

Sansão e Dalila

FICHA TÉCNICA
Título original: Samson and Delilah
Estados Unidos
colcorido
Direção: Cecil B. de Mille
Roteiro: Frederic Frank
Elenco: Victor Mature, Hedy Lamarr, George Sanders, Angela Lansbury, Henry Wilcoxon
Duração: 131 minutos
Gênero: épico

Sinopse: O hebreu Sansão, famoso pela força descomunal, fica noivo de uma filistéia chamada Semadar. Então ele se casa com a irmã de Semadar, chamada Dalila.

O filme acabou se tornando um dos mais populares clássicos bíblicos de todos os tempos. Hedy Lamarr, no auge da beleza, era a sensual Dalila, que corta os cabelos de Sansão e o entrega aos filisteus, sem imaginar que ele será torturado.

E POR FALAR NISSO...

A cena do épico de Cecil B. DeMille destaca a força de Sansão. O filme sempre foi polêmico. O humorista Groucho Marx não perdoou: "É um filme em que o mocinho tem mais seios que a mocinha."

Com as Horas Contadas

FICHA TÉCNICA
Título original: D.O.A.
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Rudolph Maté
Elenco: Edmond O'Brien, Pamela Britton, Luther Adler, Beverly Garland, Lynn Baggett
Duração: 83 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Prestes a ficar noivo de Paula, o contador Frank Bigelow, faz uma pequena viagem a São Francisco. Chegando lá, passa mal, vai ao médico e descobre que foi envenenado.

O desespero de Frank se justifica pelo fato de ele saber que tem poucas horas de vida. Além de saber que foi envenenado, quer descobrir a identidade de seu assassino.

E POR FALAR NISSO...

O filme teve um remake em 1988, com Dennis Quaid e Meg Ryan, então casados, nos papéis principais. O clipe compara as duas versões.

Carrossel da Esperança

FICHA TÉCNICA
Título original: Jour de Fete
França
preto e branco
Direção: Jacques Tati
Roteiro: Tati, Henri Marquet, René Wheeler
Elenco: Jacques Tati, Guy Decomble, Paul Frankeur, Santa Relli, Maine Valée
Duração: 70 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Uma vez a cada ano, uma feira traz atrações como um cinema ambulante e a música para um vilarejo francês.

Jacques Tati, mestre francês do cinema que havia falado de forma talentosa sobre a modernidade em Playtime, desta vez se voltava para as coisas do interior. Como nesta cena em que François, o carteiro, ajuda o povo da cidade a colocar um mastro.

E POR FALAR NISSO...

Imagens do ciclista do filme, ao som de uma canção tradicional francesa interpretada por Andrex: Un Petit Coup de Rouge. O roteiro de Tati mostra a arte transformando a vida dos moradores do lugarejo.

O Preço da Glória

FICHA TÉCNICA
Título original: Battleground
Estados Unidos
preto e branco
Direção: William Wellman
Roteiro: Robert Pirosh
Elenco: Van Johnson, John Hodiak, Ricardo Montalban, George Murphy, Marshall Thompson
Duração: 118 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, às vésperas do Ano-Novo, grupo de soldados americanos que está na França é mandado para a Bélgica para enfrentar os nazistas.

O roteiro mostra que era uma manobra bastante arriscada, justamente num momento em que as coisas pareciam tranquilas para os soldados, e pouco antes da passagem de ano.

E POR FALAR NISSO...

As cenas de batalha foram bem filmadas e a história procurava mostrar o lado psicológico de cada personagem. O filme vencedor de dois Oscar: melhor fotografia e melhor roteiro.

Arroz Amargo

FICHA TÉCNICA
Título original: Riso Amaro
Itália
preto e branco
Direção: Giuseppe de Sanctis
Roteiro: Corrado Alvaro
Elenco: Vittorio Gassman, Doris Dowling, Silvana Mangano, Raf Vallone, Checo Rissone
Duração: 108 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme se passa durante a colheita de arroz no norte da Itália. Francesa e Doris são um casal que comete um furto no hotel onde ela trabalha como garçonete e tenta se disfarçar entre os trabalhadores.

O filme, um grande sucesso mundial, foi rodado em locais produtores de arroz da região do Piemonte. Marcou para o estrelato a atriz Silvana Mangano. O novelista Silvio de Abreu conta que se inspirou em sua personagem nesse filme para criar a Tancinha de Cláudia Raia em Sassaricando.

E POR FALAR NISSO...

As cenas de colheita de arroz tinham um preciso toque realista, até de documentário, e marcaram a produção. Foi selecionada para o Festival de Cannes de 1949 e indicada para o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1950.

O Grande Calavera

FICHA TÉCNICA
Título original: El Gran Calavera
México
preto e branco
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Janet e Luiz Alcoriza
Elenco: Fernando Soler, Rosario Granados, Andrés Soler, Ruben Rojo, Gustavo Rojo
Duração: 92 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O chefe de uma milionária família mexicana é levado a acreditar que está falido pelos próprios membros da família. Com isso eles começam a levar uma vida de pobreza no México.

Drama com toques cômicos da fase mexicana de Buñuel. A família cria o plano para forçar o patriarca, Ramiro, a ser mais humilde. Mas ele descobre tudo, finge que acredita e continua a fazer seus negócios escondido. O que provoca muita confusão.

E POR FALAR NISSO...

Clipe que reúne cartazes e fotos do grande Buñuel, desde seu começo revolucionário, com O Cão Andaluz, até os grandes sucessos como A Bela da Tarde e O Fantasma da Liberdade.

A Noiva Era Ele

FICHA TÉCNICA
Título original: I Was a Male War Bride
Estados Unidos
preto e branco
Direção:Howard Hawks
Roteiro: Charles Lederer, Leonard Spielglass, Hard Walde
Elenco: Cary Grant, Ann Sheridan, Marion Marshall, Randy Stuart, Bill Neff
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um capitão americano e uma tenente francesa se apaixonam durante uma missão e decidem se casar. Mas, para que eles possam viver em paz na América, precisam passar despercebidos.

Então, durante a viagem, o capitão se disfarça de mulher, dizendo ser uma viúva de guerra. O roteiro podia não fazer muito sentido, mas o resultado foi bem engraçado.

E POR FALAR NISSO...

Cary Grant esteve num momento brilhante em a Noiva Era Ele. Grant era o grande galã (algo com um George Clooney daqueles tempos) e se disfarçar de mulher era algo ousado.