terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma Mulher do Outro Mundo

FICHA TÉCNICA
Título original: Blihe Spirit
Inglaterra
colorido
Direção: David Lean
Roteiro: Lean e Ronald Neame
Elenco: Rex Harrison, Constance Cummings, Kay Hammond, Margareth Rutherford, Hugh Wakefield
Duração: 96 minuts
Gênero: comédia

Sinopse: Novelista é atormentado pelo fantasma da sua primeira esposa. Mas sua atual mulher não acredita nele e convoca um médium para provar que está certa.

Foi um dos primeiros sucessos na direção de David Lean, cineasta que depois ficaria famoso por épicos como Doutor Jivago e Lawrence da Arábia. O roteiro era uma adaptação de peça de Noel Coward.

E POR FALAR NISSO...

A breve cena com Rex Harrison e Constance Cummings, o autor teatral e sua esposa ciumenta, revelam o humor inteligente e irônico tipico do teatro britânico, que depois foi para as telas grandes.

A Verdadeira Glória

FICHA TÉCNICA
Título original: The True Glory
Inglaterra
preto e branco
Direção: Garson Kanin
Roteiro: Paddy Chayefvsky
Duração: 87 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Conta a história da invasão aliada na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhando os planos do que ficou conhecido na história como Dia D.

Vencedor do Oscar de melhor documentário de 1945, o filme dirigido por Garson Kanin compilou imagens obtidas por aproximadamente 1.400 cinegrafistas, entre profissionais e amadores, do evento que definiu a Segunda Guerra Mundial.

E POR FALAR NISSO...

A produção, que também contou com a colaboração do famoso cineasta britânico Carol Reed, é considerada um marco do documentário de guerra. Steven Spielberg tirou muitos elementos para reconstruir o fato em O Resgate do Soldado Ryan.

O Roseiral da Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Our Vines have Tender Grapes
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Roy Rowland
Roteiro: Dalton Trumbo, George Martin
Elenco: Edward G. Robinson, Margaret O'Brien, Agnes Moorehead, James Craig, Frances Gifford
Duração: 105 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história conta a vida de uma garota e a influência exercida por seu charmoso pai, um fazendeiro de ascendência norueguesa, na época da Segunda Guerra Mundial.

O filme era centrado no carisma da atriz mirim Margareth O'Brien. Ela vivia Selma, filha de sete anos do casal formado por Robinson e Moorehead. Na cena, o casal assiste orgulhoso a performance da filha na igreja de uma pequena cidade de Wiscounsin.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é uma homenagem à atriz Agnes Moorehead, que interpretou a dona de casa Bruna Jacobson no drama familiar. A música que acompanha as imagens dos filmes é Take me Like a Man, do Wakey.


As Damas do Bosque de Boulogne

FICHA TÉCNICA
Título original: Les Dames du Bois de Boulogne
França
preto e branco
Direção: Robert Bresson
Roteiro: Jean Cocteau
Elenco: Paul Bernard, Maria Casares, Elina Labourdette, Luciene Bogaert, Jean Marchette
Duração: 84 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Heléne é uma socialite que se vê abandonada pelo amante Jean, de quem pretende se vingar. E planeja para que ele se apaixone por uma dançarina, cúmplice dela.

O filme foi um dos mais marcantes do início da carreira do cineasta francês Robert Bresson, dono de um rigor estético absoluto. O roteiro, de Cocteau, era baseado num livro de Denis Diderot.

E POR FALAR NISSO...

Outra cena mostra os amantes que viram inimigos. A socialite espera o ex-amante anunciar o casamento para só então revelar que a moça é uma ex-prostituta que fingiu estar apaixonada por ele.

A Casa da Rua 92

FICHA TÉCNICA
Título original: The House on 92nd Street
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Henry Hatahaway
Roteiro: Barre Lyndon e Charles Booth
Elenco: William Eythe, Lloyd Nolan, Signe Hasso, Gene Lockhart, Leo Carroll
Duração: 88 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: No auge da Segunda Guerra Mundial, o agente norte-americano George Briggs é designado para descobrir uma rede de espionagem de alemães em Nova York.

Por causa da missão, Briggs é obrigado a fazer o papel de agente duplo, se infiltrando entre os alemães, o que aumenta o perigo. Mas o filme estreou quando o conflito havia acabado.

E POR FALAR NISSO...

Mesmo assim, o filme fez grande sucesso e ganhou o Oscar de roteiro original. O clipe mostra os vencedores principais daquele ano.

O Túmulo Vazio

FICHA TÉCNICA
Título original: The Body Snatcher
Inglaterra
preto e branco
Direção: Robert Wise
Roteiro: Philip MacDonald, Val Lewton
Elenco: Boris Karloff, Bela Lugosi, Henry Daniel, Edith Atwater, Russel Wade
Duração: 77 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Na Edimburgo de 1831, o doutor MacFarlane contrata um cocheiro para desenterrar corpos para fazer novas experiências. Com o aumento da vigilância nos cemitérios, o cocheiro torna-se um assassino.

O roteiro foi baseado num clássico do escritor Robert Louis Stevenson e mergulhou no macabro. A história mostrava o cocheiro assassino sendo surpreendido pelo vigia do cemitério, mas com o tempo os dois se tornam cúmplices.

E POR FALAR NISSO...

O terror reuniu uma dupla de peso: Boris Karloff e Bela Lugosi. O primeiro era o cocheiro e o outro o vigia. E a produção ficou com um especialista no gênero, Val Lewton. Por isso, o sucesso não foi surpresa.

Anjo ou Demônio

FICHA TÉCNICA
Título original: Fallen Angel
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Otto Preminger
Roteiro: Marty Holland e Harry Kleiner
Elenco: Alice Faye, Dana Andrews, Linda Darnell, Charles Bickford, Anne Revere
Duração: 98 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Eric (Dana Andrews) passa por dificuldades financeiras e acaba sendo jogado do ônibus por não ter o dinheiro da passagem. Vai até uma cidade interiorana e conhece uma garçonete, Stella (Linda Darnell), por quem se apaixona.

Típico policial noir, o filme mostra Eric sendo rejeitado pelo verdadeiro amor e se casando com Stella (Alice Faye), uma mulher rica e solitária. O objetivo dele é ficar casado alguns anos, se separar e casar depois com a garçonete.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o malandro seduzindo a morena. Mas tudo se complica quando Stella aparece morta e o marido, claro, é considerado o maior suspeito. Ele é formalmente acusado de matá-la para ficar com o dinheiro e tem de provar a inocência.

Ninho da Serpente

FICHA TÉCNICA
Título original: Murder, He Says
Estados Unidos
preto e branco
Direção: George Marshall
Roteiro: Lou Breslow
Elenco: Fred MacMurray, Helen Walker, Marjorie Main, Jean Heather, Porter Hall
Duração: 91 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Pete Marshall, vendedor de seguros às voltas com as estatísticas, tenta encontrar um amigo que desapareceu numa cidade do interior americano. Na busca, encontra a família Feagle, que parece boazinha, mas seus membros são ladrões e assassinos.

O filme, típico representante da screwball comedy (comédia maluca), tem toques fortes de humor negro. Alcançou sucesso não apenas por seus próprios méritos, mas porque no ano anterior a comédia de Frank Capra Esse Mundo é um Hospício, abriu caminho para o gênero. Essa cena, das "pernas loucas", era a que arrancava mais risadas.

E POR FALAR NISSO...

A trama mostrava a cantora Peggy Mann interpretando Murder, He Says, que depois também seria gravada por Betty Hutton e Dinah Shore (que aqui aparece). O título da música inspirou o nome da comédia.

Um Rapaz do Outro Mundo

FICHA TÉCNICA
Título original: Wonder Man
Estados Unidos
colorido
Direção: Bruce Humberstone
Roteiro: Arthur Sheekman
Elenco: Danny Kaye, Vera Ellen, Virgina Mayo, Donald Woods, Allen Jenkins
Duração: 98 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Buzzy Bellew é um temperamental dono de um night club que testemunha um assassinato cometido por um gângster. Uma noite, dois capangas do criminoso o matam e jogam o corpo num lago. Mas ele retorna como um fantasma.

O musical foi estrelado por Danny Kaye, que começava uma carreira ascendente em Hollywood. Aqui ele interpreta, ao lado de Vera Elen, Bali Song. A cena mostrava o clube noturno do protagonista. Na história, Kaye também fazia o irmão gêmeo bobalhão do morto.

E POR FALAR NISSO...

Vera Ellen, parceira constante de Kaye nos filmes, interpreta aqui um grande sucesso, So In Love. A mistura de musical e comédia foi aprovada pelo público.

Marujos do Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Anchors Aweigh
Estados Unidos
colorido
Direção: George Sidney
Roteiro: Isobel Lennart
Elenco: Frank Sinatra, Gene Kelly, Kathryn Grayson, José Iturbi, Dean Stockwell
Duração: 143 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Joseph (Kelly) e Clarence (Sinatra), dois marujos, ganham como prêmio de bravura quatro dias de licença. Enquanto Clarence é romântico e se abala por qualquer garota, Joseph é mulherengo e o ensina a lidar com o sexo alheio.

O filme fez grande sucesso, de público e de crítica, e ganhou o Oscar de melhor roteiro. Também foi candidato aos prêmios de filme, canção original, fotografia e ator (Gene Kelly).

E POR FALAR NISSO...

O filme vai ser sempre lembrado mesmo por essa cena: Gene Kelly "contracenando" com o ratinho Jerry. Foi uma grande novidade para a época. Quem apareceria era Mickey Mouse, mas não houve acordo com Disney. Então, foi usado Jerry, pois o desenho também era da MGM.


domingo, 29 de julho de 2012

O Ponteiro da Saudade

FICHA TÉCNICA
Título original: The Clock
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Vincente Minelli
Roteiro: Arthur Freed
Elenco: Judy Garland, Robert Walker, James Gleason, Keenam Wynn, Marshall Thompson
Duração: 90 minutos
Gênero: romance

Sinopse: John, um jovem soldado, tem apenas dois dias de licença e vai passá-los em Nova York, onde conhece Alice, uma secretária por quem se apaixona.

O roteiro mostrava que, correndo contra o relógio, os dois decidiam se casar. Depois de grandes produções, a Metro decidiu que o filme de Garland seria mais modesto e em preto e branco e sem musicais, decisão que desagradou a estrela. .

E POR FALAR NISSO...

O clipe é um tributo à carreira de Judy Garland. Judy não se entendeu com o diretor contratado, Fred Zinemman, e ele foi dispensado. Então foi chamado Vincente Minelli, pai de sua filha Liza. Os dois estavam separados, mas voltaram a ficar juntos.

O Vale da Decisão

FICHA TÉCNICA
Título original: The Valley of Decision
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Tay Garnett
Roteiro: Marcia Davenport, Snoya Levien
Elenco: Greer Garson, Gregory Peck, Donald Crisp, Lyonel Barrymore, Preston Foster
Duração: 119 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Na Pittsburgh de 1870, Mary Rafferty, uma criada irlandesa, casa-se com o filho do patrão, enfrentando todos os preconceitos.

A relação abordada pelo filme já começava tensa, já que ele era o filho do dono do lugar onde o pai e o irmão de Mary morreram. Greer Garson e Gregory Peck tinham química como par central.

E POR FALAR  NISSO...

O clipe mostra um discurso eloquente de Gregory Peck, atração do elenco. O Vale da Decisão foi o filme pelo qual Greer Garson foi indicada ao Oscar de melhor atriz. A estrela estava em alta nas indicações ao prêmio nos anos 40.

Longe dos Olhos

FICHA TÉCNICA
Título original: Vacation from Marriage
Inglaterra
preto e branco
Direção: Alexander Korda
Roteiro: Clemence Dane
Elenco: Robert Donat, Deborah Kerr, Glybis Johns, Ann Todd, Roland Culver
Duração: 93 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Robert e Catherine têm um casamento tranquilo, até que permanecem separados três anos durante a Segunda Guerra Mundial. Na volta dele, discutem o que fazer.

Drama romântico de classe, discutiu até que ponto outras questões afetam sim o amor. O diretor, Alexander  Korda, é considerado um dos responsáveis pela criação do cinema clássico britânico. Foi exibido também com o título alternativo de Perfect Strangers.

E POR FALAR NISSO...

O romance foi um dos primeiros grandes sucessos de Deborah Kerr, então com 24 anos. A notícia da televisão inglesa fala da morte da estrela, em 2007, aos 86 anos, já com sintomas do mal de Parkinson, após intensa carreira que incluiu A Um Passo da Eternidade, O Rei e Eu e Tarde Demais para Esquecer.

A Mulher de Verde

FICHA TÉCNICA
Título original: The Woman in Green
Inglaterra
preto e branco
Direção: Roy William Neill
Roteiro: Frank Gruber
Elenco: Basil Rathbone, Nigel Bruce, Hillary Brooke, Henry Daniel, Paul Cavanagh
Duração: 68 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Quando várias mulheres são assassinadas pelas ruas de Londres, a Scotland Yard chama Sherlock Holmes para ajudar nas investigações. Os crimes parecem obras de um psicopata, pois todas as vítimas tiveram os dedos cortados.

A cena mostra Basil Rathbone e Hillary Broke numa cena de hipnose. Ela interpreta Lydia, que tenta ajudar Sherlock na resolução do caso. Um homem poderoso chega a ser acusado, por ter enterrado em seu jardim uma caixa com um dedo dentro, mas logo em seguida aparece morto.

E POR FALAR NISSO...

Foi o 11º filme da série estrelada por Basil Rathbone e Nigel Bruce, e que teve grande sucesso. Em 1945, último ano da produção, foram lançados três filmes. Além de A Mulher de Verdes, estrearam A Casa do Medo e Desforra em Argel.

Rapsódia Azul

FICHA TÉCNICA
Título original: Rhapsody in Blue
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Irving Rapper
Roteiro: Howard Koch, Sonya Levien
Elenco: Robert Alda, Joan Leslie, Alexis Smith, Charles Coburn, Julie Bishop
Duração: 135 minutos
Gênero: musical

Sinopse: A vida de George Gershwin, um dos mais talentosos compositores americanos do século passado, sua luta para fazer sucesso com sua sofisticada música.

Robert Alda interpretava o pianista que fez sucesso popular. O roteiro também mostrava suas relações com a cantora Julie Adams e a socialite Christine Gilbert, vividas respectivamente por Joan Leslie e Alexis Smith.

E POR FALAR NISSO...

A entrada do Piano Concerto in F acontecia na parte final do filme, anunciando a morte de Gershwin. A produção conseguiu mais repercussão junto à critica do que ao público.

Um Amor em Cada Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Love Letters
Estados Unidos
preto e branco
Direção: William Dieterle
Roteiro: Christopher Massie e Ayn Raid
Elenco: Jennifer Jones, Joseph Cotten, Ann Richards, Cecil Kellaway, Gladys Cooper
Duração: 101 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Um soldado acaba se apaixonando perdidamente pela mulher que pode ser a assassina de seu melhor amigo.

O filme foi uma produção de luxo de David O. Selznick, famoso por E o Vento Levou, e alcançou grande sucesso pelo tema, que seduziu principalmente o público feminino. Jennifer Jones e Joseph Cotten funcionaram bem como casal central.

E POR FALAR NISSO...

Mas sucesso mesmo fez a música tema, que ficou em primeiro lugar na parada americana em setembro de 1945. Aqui a canção, composta por Victor Young, aparece interpretada por Dick Haymes.

Corações Enamorados

FICHA TÉCNICA
Título original: State Fair
Estados Unidos
colorido
Direção: Walter Lang
Roteiro: Oscar Hammerstein
Elenco: Jeanne Crain, Dana Andrews, Dick Haymes, Vivian Blaine, Charles Winninger
Duração: 100 minutos
Gênero: musical

Sinopse: Cada membro da família Frake está disputando uma categoria na feira estadual. O pai deseja a fita azul para seu porco, enquanto a mãe só quer o primeiro lugar para o concurso culinário.

O filme é considerado uma homenagem ao alto-astral da alma comum americana. A cena traz Dick Haymes e Vivian Blaine interpretando Isn'i It Kind a Fun.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem Ja música It's a Grand Night for Singing. Todas as canções do filme são da dupla Richard Rogers e Oscar Hammerstein, uma das mais famosas da música americana.


Trágico Álibi

FICHA TÉCNICA
Título original: My Name is Julia Ross
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Joseph H. Lewis
Roteiro: Muriel Roy Bolton
Elenco: Nina Foch, Dame May Whitty, George Macread, Roland Varno, Doris Lloyd
Duração: 65 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Por meio de uma agência de empregos, Julia Ross consegue um novo trabalho: o de governanta na casa de uma viúva rica, onde passa a viver.

A trama engenhosa mostra que dois dias depois, a governanta vivida por Nina Foch acorda numa casa totalmente diferente e todos tentam convencê-la de que ela é outra pessoa.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra cenas do suspense, em que Julia Ross acaba não sabendo mais direito quem é, ao som de uma música moderninha: I'm Affraid, do grupo Sex Sushi.

Conflitos de Alma

FICHA TÉCNICA
Título original: Conflict
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Curtis Bernhardt
Roteiro: Arthur Horman, Dwight Taylor
Elenco: Humphrey Bogart, Alexis Smith, Sidney Greenstreet, Rose Hobart, Charles Drake
Duração: 90 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um engenheiro, preso num casamento infeliz, planeja assassinar a esposa para ficar com a irmã mais nova dela.

O trailer era todo centrado na figura de Humphrey Bogart, após dois grandes sucessos: Casablanca e Uma Aventura na Martinica. A novidade é que seu personagem nada tinha de heróico.

E POR FALAR NISSO....

Como em Casablanca, Bogart mais uma vez contracenava com Greenstreet, uma das figuras mais sinistras do cinema. Mas, ao contrário da outra vez, agora não era ele o vilão.

O Grande Flamarion

FICHA TÉCNICA
Título original: The Great Flamarion
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Anne Wigton, Heinz Herald
Elenco: Erich Von Stroheim, Mary Beth Hughes, Dan Duryea, Stephen Barclay, Lester Allen
Duração: 78 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Flamarion, negociante esperto, trabalha num show de teatro onde tem como parceiros a bela Connie e seu marido Al.

O filme mostrava as apresentações de Flamarion e da dupla cujo casamento estava em crise. Ele se apaixona por Connie e logo os dois bolam um plano para eliminar o alcoólatra Al.

E POR FALAR NISSO...

Na pele de Flamarion, Eric Von Stroheim teve grande destaque. Suíço de nascimento, ele fez carreira em Hollywood também como ator, geralmente encarando personagens sinistros como o mordomo de Crepúsculo dos Deuses.

sábado, 28 de julho de 2012

Acossado

FICHA TÉCNICA
Título original: Cornered
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Edward Dmytryk
Elenco: Dick Powell, Walter Slezak, Micheline Cheirel, Nina Vale, Morris Carnovsky
Duração: 102 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Da Inglaterra à Europa Continental e depois à Argentina, ex-piloto da força aérea britânica persegue o colaborador nazista que assassinou sua esposa.

A procura do herói tinha um fato surpreendente: é que durante sua peregrinação atrás do assassino, ele descobre que ninguém conseguia descrever o homem misterioso. O título nacional foi usado anos mais tarde para um filme de Godard.

E POR FALAR NISSO....

O astro do filme, Dick Powell, fazia filmes de suspense nos anos 1940, mas na década anterior era mais conhecido como cantor e ator de musicais. A música que acompanha as imagens é IOnly Have Eyes for You, com Tuby Keeler..

Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre

FICHA TÉCNICA
Título original: Tora No O Wo Fumu Otokatachi
Japão
preto e branco
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Kurosawa e Gohei Namiki
Elenco: Hanshiro Iwai, Susumu Fujita, Denshiro Okochi, Hanshiro Iwai
Duração: 60 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A história se passa no ano de 1185, quando o clã Heike foi derrotado no mar ocidental. O vitorioso Yoshitsune, líder do exército Genji, era esperado com festa em Kioto, mas seu irmão, o xogum Yorimoto, resolve matá-lo.

O roteiro de Kurosawa, baseado na peça Kabuki Kanjincho, falava sobre a tentativa de o irmão vencedor se entender com o derrotado. O filme está incluído neste clipe que lembra, ao lado de duas outras produções de Kurosawa, o cinema samurai.

E POR FALAR NISSO...

Ainda bem que existem americanos como Spielberg e Scorsese, que louvam o talento de Kurosawa neste clipe. . Pois o filme foi proibido em 1945 pelo general MacArthur, das forças de ocupação no Japão vencido, por ressaltar valores feudais. Só foi exibido nos Estados Unidos sete anos depois.


Mulher Exótica

FICHA TÉCNICA
Título original: Saratoga Trunk
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Sam Wood
Roteiro: Edna Ferber e Casey Robinson
Elenco: Gary Cooper, Ingrid Bergman, Flora Robson, Jerry Austin, John Warburton
Duração: 135 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Cleo é uma bela e rica mulher, mas só pensa em se vingar. Clint Marron é um texano durão com tato para negócios. Juntos eles vão desafiar a preconceituosa sociedade do Sul americano.

A grande atração do filme era o charmoso casal central, formado por Cary Grant e Ingrid Bergman. Ingrid havia acabado de receber o Oscar por À Meia-Luz. Mas o sucesso não foi o esperado.

E POR FALAR NISSO...

Filmado em 1943, o drama romântico só ganhou lançamento dois anos depois, por insegurança do estúdio quanto ao sucesso comercial. 

Caprichos do Destino

FICHA TÉCNICA
Título original: The Strange Affair of Uncle Harry
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Siodmak
Roteiro: Thomas Job
Elenco: George Sanders, Geraldine Fitzgerald, Ella Raines, Sara Allgood, Moyna McGill
Duração: 80 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O solteirão Harry Quincey, chefe da equipe de design de tecidos em uma pequena cidade, vive com duas irmãs egoístas. Quando começa a namorar uma colega de trabalho, elas começam a interfeir.

A cena mostra George Sanders, na pele do tímido Harry, tentando se entender com a charmosa Debora, interpretada por Ella Raines. A trama era um estudo sobre o egoísmo e a repressão sexual.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é uma homenagem à bela atriz Ella Raines, que parecia ser uma promessa de estrela da Hollywood nos anos 1940 mas logo em 1950 foi para a televisão e nunca mais teve o mesmo destaque.


Nas Rendas da Sedução

FICHA TÉCNICA
Título original: Falbalas
França
preto e branco
Direção: Jacques Becker
Roteiro: Becker e Maurice Aubergé
Elenco: Micheline Presle, Raymond Rouleau, Jean Chevrier, Gabriele Derziat, Françoise Lugagne
Duração: 111 minutos

Sinopse: Philippe Clarence, um famoso estilista francês, seduz a noiva de seu melhor amigo. Porém, pela primeira vez em sua vida, o amor é verdadeiro.

O filme francês é considerado também um retrato da altasociedade do país nos anos 1940. Os figurinos, claro, eram muito elegantes e a presença de Micheline Presle virou clássica. O clipe traz a canção Mon Amant de Saint Jean.

E POR FALAR NISSO...

Em 2009, o estilista Jean Paul Gaultier, um dos mais famosos da moda francesa, explicou que baseou toda a sua coleção no filme estrelado por Micheline Presle. A entrevista foi realizada em Atenas.



A Casa do Medo

FICHA TÉCNICA
Título original: The House of Fear
Inglaterra
preto e branco
Direção: Roy William Neill
Roteiro: Roy Chanslon
Elenco: Basil Rathbone, Nigel Bruce, Audrey Mather, Denis Hoey,Paul Cavanagh
Duração: 69 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Neste filme, Sherlock Holmes viaja com seu amigo, Dr. Watson, para a Escócia, para desvendar uma série de assassinatos que começou quinze anos antes.

O filme, encerrava, junto com A Mulher de Verde, a série que durou de 1939 a 1945. Os assassinados da história pertenciam a um grupo de sete amigos. Recebiam antes um envelope que continha sementes de laranja, com o número de pessoas que ainda restava.

E POR FALAR NISSO...

Detalhe da abertura de todos os filmes da série. O seriado cinematográfico, que por coincidência durou o mesmo tempo da Segunda Guerra Mundial, teve grande repercussão e popularizou de vez os personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson.

A Ilha dos Ressuscitados

FICHA TÉCNICA
Título original: Isle of the Dead
Inglaterra
preto e branco
Direção: Mark Robson
Roteiro: Ardel Wray
Elenco: Boris Karloff, Ellen Drew, Marc Cramer, Katherine Emery, Alan Napier
Duração: 71 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Numa ilha grega, durante a guerra de 1912, os habitantes são mantidos virtualmente como prisioneiros por causa da ameaça de uma praga sinistra.

O roteiro falava também sobre a ameaça de uma vampira que rodeava a ilha. Boris Karloff vivia o general Nikolas Perides, que tentava se proteger ao encontrar o túmulo da esposa vazio.

E POR FALAR NISSO...

O clipe junta três filmes que Boris Karloff estrelou, com produção do famoso Val Lewton, especialista em terror. A música é The Real Life of Angel Deverel, com Philippe Rombi.

Amigo da Onça

FICHA TÉCNICA
Título: The Naughty Nineties
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Jean Yarbrough
Roteiro: Edmund Hartman, John grant
Elenco: Bud Abbott, Lou Costello, Alan Curtis, Rita Johnson, Henry Travers
Duração: 76 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Os amigos Bud e Abbott de repente se vêem num barco que navega o rio Mississipi, e onde existe um cassino. E, claro, arrumam muita confusão com os jogadores.

Abbott e Costello são artistas cômicos que se apresentam no teatro do navio. Nos anos 1940, a dupla cômica estava cada vez mais em alta, com seu humor singelo. Em alguns anos produziam mais de dois filmes por temporada.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra uma apresentação da dupla na televisão americana, com legendas em japonês. As histórias de Abbott e Costello sempre foram ingênuas, o que garantiu aos dois um público fiel entre os americanos. No Brasil eles demoraram um pouco a fazer sucesso.


Regresso Daquele Homem

FICHA TÉCNICA
Título original: The Thin Man Goes Home
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Robert Riskin, Dwight Taylor
Elenco: William Powell, Myrna Loy, Lucille Watson, Gloria DeHaven, Anne Revere
Duração: 100 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: O casal de detetives Nick e Nora Charles viaja para a cidade onde vivem os pais dele, Sycamore Springs. Mas todo mundo acha que eles estão investigando algum crime.

Foi o penúltimo dos seis filmes da série com os personagens criados pelo famoso escritor Dashiel Hemmett. Powell e Loy continuam com a química de sempre em cena e o roteiro misturava comédia e suspense.

E POR FALAR NISSO...

A elegância sempre foi a marca registrada da dupla em cena. Neste filme, apesar de garantirem ser uma viagem de férias, um assassinato que acontece na cidade faz com que voltem à ativa.

Aqui Começa a Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Week-end at the Waldorf
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Robert Z. Leonard
Roteiro: Vicki Baum e Sam Spewack
Elenco: Ginger Rogers, Lana Turner, Walter Pigeon, Van Johnson, Edward Arnold
Duração: 130 minutos
Gênero: comédia musical

Sinopse: Vários hóspedes do famoso hotel Waldorf, em Nova York, durante um fim de semana. Entre eles uma famosa estrela de cinema, Irene Malvern (Ginger Rogers), tão famosa quanto temperamental.
O roteiro cruza várias histórias que acontecem no mesmo local. A principal mostra o encontro da estrela de cinema vivida por Ginger Rogers com o coronel James Hollis (Van Johnson), que está afastado do exército e vai se submeter a uma delicada cirurgia. O clipe mostra a rumba do cubano Xavier Cugat que animava muitas cenas.

E POR FALAR NISSO...

O clipe é uma homenagem a Ginger Rogers, com cenas de vários filmes, e destaque para Assim Começa a Vida. Judy Garland chegou a ser considerada para o papel. A música é Pumping Blood, com Nonono.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sem Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: Without Love
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Harold Bucquet
Roteiro: Donald Ogden Stewart
Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Lucille Ball, Keenan Wynn, Carl Esmond
Duração: 111 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o cientista Pat Jamieson conhece Jamis Rowan, mulher solitária e já sem esperanças de casar.

Spencer Tracy e Katharine Hepburn voltaram a se encontrar depois de alguns fracassos que tiveram separados. Na trama, eles interpretam duas pessoas independentes que se casam por conveniência.

E POR FALAR NISSO...

Lucille Ball também tinha participação de destaque na comédia romântica, na pele de uma amiga mais despachada de Jamie (Hepburn). E o filme fez o sucesso que se esperava.

Waterloo Road

FICHA TÉCNICA
Título original: Waterloo road
Inglaterra
preto e branco
Direção: Sidney Gilliat
Elenco: John Mills, Stewart Granger, Alaistar Sim, Joy Shleton, Allison Legatt
Duração: 73 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: John Mills interpreta um soldado que, terminada a guerra, volta a morar em Londres e precisa salvar sua esposa dos avanços de um cafajeste vivido por Stewart Granger.

Ficou sem título brasileiro por que não foi exibido no país. O roteiro era centrado no bairro de Waterloo, localizado na região sul de Londres, e seus personagens típicos.

E POR FALAR NISSO...

A área de Waterloo também inspirou uma série apresentada pela televisão britânica e que tem o mesmo nome: Waterloo Road. Mas é bem mais atual e fala de luta por sobrevivência.


Quando os Destinos se Cruzam

FICHA TÉCNICA
Título original: Confidential Agent
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Herman Shumlin
Roteiro: Robert Buckner
Elenco: Charles Boyer, Lauren Bacall, Victor Francen, Wanda Hendrix, George Coulouris
Duração: 118 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Durante a guerra civil espanhola, emissário republicano viaja para a Inglaterra para negociar a compra de carvão mineral. Mas ele vai encontrar muita resistência no país.

O roteiro, baseado num livro de Graham Greene, mostra o agente sendo ameaçado por integrantes do fascismo, que tentam convencê-lo a passar para o outro lado.

E POR FALAR NISSO...

A publicidade destacava a presença da jovem e linda Lauren Bacall, outra vez contracenando com um ator mais velho, Charles Boyer. Mas ela já estava comprometida com outro quarentão, Humphrey Bogart.

Capitão Kidd

FICHA TÉCNICA
Título original: Captain Kidd
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Rowland Lee
Roteiro: Norman Raine, Robert Lee
Elenco: Charles Laughton, Randolph Scott, Barbara Britton, John Carradine, Gilbert Roland
Duração: 90 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: O pirata Capitão Kidd e seu bando enterram um tesouro numa caverna da ilha de Madagascar e depois vão para a Inglaterra, onde o capitão convence a realeza a apoiá-lo num projeto.

Charles Laughton interpretou o pirata e seu histrionismo coube muito bem no personagem. A história mostra que o capitão ficava viciado na procura por tesouros.

E POR FALAR NISSO...

O teaser de apresentação do filme destacava as brigas e as cenas de procuras por tesouros, que chamaram a atenção do público. O humor também fez parte da receita.


A Batalha de San Pietro

FICHA TÉCNICA
Título original: The Battle of San Pietro
Estados Unidos
preto e branco
Direção e roteiro: John Huston
Duração: 38 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: Documentário dirigido por um dos maiores cineastas americanos, John Huston, a respeito de uma batalha ocorrida na comuna italiana de San Pietro Infine, e decisiva para a Segunda Guerra Mundial.

O filme é notório pelo realismo, marca de Huston. Justamente por isso, o Exército americano vetou sua exibição ao público. Com o tempo, porém, tornou-se um clássio.

E POR FALAR NISSO...

Em 1991, o documentário foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos "por sua significância histórica, cultural e estética."

Espírito Indomável

FICHA TÉCNICA
Título original: Back to Bataan
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Edward Dmytryk
Roteiro: Ben Barzmann e Richard Landau
Elenco: John Wayne, Anthony Quinn, Beulah Bondi, Felly Franquilli, Richard Loo
Duração: 95 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Quando forças americanas são obrigadas a ocupar Bataan, o coronel Joe Madden se oferece para organizar uma guerrilha com os filipinos, a fim de deixar os japoneses mais distantes.

John Wayne fazia um personagem atípico em sua carreira, um militar obcecado pelo combate e que nem ligava para as mulheres. Já seu subordinado, o capitão Andrés Bonifácio, vivido por Anthony Quinn, se envolvia com uma integrante da resistência filipina (Felly Franquilli).

E POR FALAR NISSO...

Na breve cena, a personagem de Felly Franquilli garante que os soldados estão dispostos a lutar até morrer. A história era baseada em fatos reais, e Bataan foi uma das batalhas mais importantes do conflito.

Sangue sobre o Sol

FICHA TÉCNICA
Título original: Blood in the Sun
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Frank Lloyd
Roteiro: Lester Cole
Elenco: James Cagney, Sylvia Sidney, Porter Hall, John Emery, Robert Armstrong
Duração: 98 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Nick Condon é um repórter de jornal que trabalha em Tóquio mas se recusa a seguir a política japonesa e seu governo anti-democrático.

O roteiro, claro, era bastante crítico ao governo japonês, que havia acabado de ser vencido na Segunda Guerra Mundial. Ao ver que o jornalista interpretado por Cagney não iria colaborar, as autoridades o interrogam e depois resolvem deportá-lo.

E POR FALAR NISSO...

A aventura acrescentou um outro ingrediente ao jeito durão de James Cagney nas telas: o judõ. Naquele tempo o esporte não era tão popular quanto hoje.

Tarzan e as Amazonas

FICHA TÉCNICA
Título original: Tarzan and the Amazons
Estados Unidos
preto e branco
Direção: Kurt Neumann
Roteiro: John Jacoby
Elenco: Johnny Weismuller, Brenda Joyce, Johnny Sheffield, Henry Stephenson, Maria Oupenskaya
Duração: 76 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Boy, o filho de Tarzan, está estudando numa escola da Inglaterra. Enquanto isso, um bispo tenta forçar uma jovem a se casar com um traficante de pérolas. Mas Tarzan e Jane irão ajudar a garota a fugir.

A produção trazia uma nova Jane, ou melhor uma nova atriz para viver a mulher de Tarzan: Brenda Joyce. Foi a primeira de suas cinco atuações na pele da personagem. Já o filho do casal, Boy, voltava a ser interpretado por Johnny Sheffield.

E POR FALAR NISSO...

Trailer da aventura, que apresentava clássicos perigos, como a areia movediça. Na trama, até mesmo a macaca Chita virava alvo da curiosidade de um cientista. Foi um dos maiores sucessos da série de Tarzan nos anos 40.